segunda-feira, 21 de junho de 2021

CHEGOU O VERÃO??

 Chegou o Verão, diz-me o calendário

Pois a mim mais me parece Inverno/Outono

Sem ver o Sol brilhar troquei de vestuário

Despi-me de calor e ando cheia de sono.




Se o desejares junta-te a mim, escreve um verso, 

uma quadra, o que quiseres.

Junta a tua voz à minha 

a ver se o Sol brilha. 

Pra fazer chegar o verdadeiro Verão, 

que nos anima.

Escreve o que quiseres,

 com ou sem rima.



A Foto é minha, a Orquídea é da minha mana.


********************************************
---------------------------

36 comentários:

  1. O sol anda a enganar- nos
    Mas um dia ele vai brilhar
    As roupinhas frescas vamos usar
    E a alegria irá voltar e os nossos corações animar.
    A foto linda é sinal de esperança, e outras nos vais mostrar e encher este cantinho de alegria e vontade de cantar.
    Não tenho jeito para versejar, mas não resisti ao desafio, na tentativa de te animar.
    Boa semana com 🌞
    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu, querida Manu, sinto-me enganada, ludibriada na minha confiança na chegada do Verão. Farta de andar, escada acima escada abaixo, pra guardar a roupa de agasalho.
      Hoje, timidamente, já o sol dá um meio-sorriso evitando que tenha de colocar na cama, o edredon já empacotado. Que canseira!!

      Não tens tu jeito para versejar nem eu, que escrevi ontem já perto da meia-noite, as palavras que constam nesta publicação e já fui emendar algumas que não me soavam bem. Há dias em que tudo nos corre mal. Bolas!!

      Beijinhos grandes amiga. :-)
      E VIVA o dia maior do ano, hoje!

      Eliminar
  2. Essa tua composição musical está muito linda, um show!
    E chegou o verão? Não, querida Janita, aqui estamos entrando no inverno!! Temos de passar por ele para depois esperarmos o verão chegar e trazer alegria novamente.
    Uma boa semana,
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabe amiga, Tais? Já que o verão não quer ser levado a sério, resolvi fazer-lhe a vontade. Assim, publiquei este "Summer" meio tempestuoso e pouco veranil que, por sinal, é uma delícia.
      Fico contente com o seu agrado.

      Boa semana e um beijinho amigo.

      Eliminar
  3. Entrei naquela
    De venha o tempo que vier
    Gozo a imagem da janela
    E tudo serve p´raquecer

    Se houver uma aberta
    daqui à praia
    são 100 metros em linha reta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa praia que eu conheço
      Tivesse-a eu aqui perto
      Faria os 100m a correr
      Sem tropeçar nos abetos
      Que costuma plantar
      Não ficaria à janela
      Só a olhar pra aquecer.

      Perdõe se isto mal lhe soa, mas foi o que me ocorreu.

      Abraço.

      Eliminar
  4. Por aqui chegou com muito calor.
    E a partir de amanhã com chuva e trovoada.
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito calor, muito calor, também não é a minha praia, Pedro.
      Só que a temperatura do ar caiu a pique, e uma pessoa ressente-se. Acho que por aqui vai ser o contrário. Ainda bem que ainda não temos poder sobre o tempo, senão ia ser o bom e o bonito.

      Beijinhos, boa semana.

      Eliminar
  5. A fotógrafa e a mana
    tratam flores como convém.
    E as palavras são mimadas;
    vir aqui sabe tão bem!

    Um beijinho e um dia bom, Janita, mesmo que às vezes não rime.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó que linda quadra a sua.
      Maria Dolores, minha amiga,
      Eu e mais a minha mana
      Temos muito que se nos diga.

      Tudo rima, e mesmo quando não,
      fica bonito na mesma
      o que conta é a intenção.

      Obrigada.
      Um beijinho e uma óptima semana, com sol. :-)

      Eliminar
  6. Por aqui, seguimos em tons de cinzento e com 21 graus de máxima para hoje.
    Está-se bem assim.
    Boa semana, Janita, beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui, mais pró Norte, como sabes, temos 19 de máxima, se não chover nem trovejar, também serve muito bem, António.
      Não sou muito esquisita, frio e chuva é que não me serve.

      Beijinhos e boa semana. :-)

      Eliminar
  7. Olá Janita! Mais uma bela foto. Essas orquídeas são fantásticas!
    Que o Verão que hoje começa te traga tudo de bom.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Manela.
      Tens andado muito caladinha, está tudo bem contigo?
      A minha estação do ano preferida já se foi, se bem que este ano tenha sido bastante acidentada.

      Beijinhos e tudo de bom, amiga.

      Eliminar
  8. Bom dia

    O verão está a chegar
    E o povo a ficar
    Cada vez mais animado
    Eu até já fiz dieta
    Pra ficar mais atleta
    Só que não deu resultado

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olhe que bonita maneira
      teve o amigo Joaquim
      de nos dar a conhecer
      que anda a emagrecer
      para ficar qual manequim.

      Bom dia, uma abraço. :-))

      Eliminar
  9. Linda orquidea! Feliz Verão! beijos, chica

    ResponderEliminar
  10. Por aqui, depois de ter acordado macambúzio, o Verão sorriu e o sol brilhou!
    Sou uma prosaica!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És mui modesta, isso sim!
      Na tua capacidade
      caberiam mil poemas
      cheios de tino e verdade.

      Um abraço

      Eliminar
  11. No calendário sim. Por cá está a chover e está muito fresco :))
    ~~
    Queria ser, muito mais, que um Ser
    ~~
    Beijos, e uma excelente semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por aqui, começou a querer compor-se.
      Vamos lá ver no que vai dar, Cidália.

      Um abraço e uma boa semana.

      Eliminar
  12. Serve?...

    A surpresa repete-se. Escorre-
    -nos pelas mãos a felicidade
    do líquido incontido da poesia
    Deixa-se tocar nas cordas verticais
    de versos caídos do céu...
    E nós, pasmados, queríamos Sol?!

    ...v'assim?

    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Poeta Agostinho.

      Assim, tão poeticamente,
      não dá para contrapôr.
      Poesia como a sua
      não se encontra nem na Lua
      quanto mais com um Sol
      sem chama e sem calor.

      Um beijinho grato, meu Amigo. :)

      Eliminar
  13. Dizem que o Verão habitual
    Devia hoje aportar,
    Só que p'ra ir ao hospital
    Guarda-chuva tive que usar...
    (...E foi o melhor que se pôde arranjar).
    bjis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já tinha pensado que essa sua ausência não seria voluntária.
      Porém, meu Amigo, se já foi e veio, creio que não deverá ter sido nada de muito grave.
      Na sexta-feira vou eu, e não estou com vontade nenhuma.

      Um beijinho e as melhoras, sejam para si ou familiares.

      Eliminar
  14. Olá,Janita

    Atraso do Verão

    Tardou mas chegou, o sol - outra coisa não seria de esperar
    Certamente não por culpa sua
    Mas de algo que no seu caminho se atravessou
    Já que ele está sempre no mesmo lugar...

    E isto não é poesia nem prosa, será aquilo que lhe queiras chamar.

    Beijinhos amigos
    Vitor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Vitor!

      Se deixas ao meu critério
      tuas palavras considerar
      pois será prosa poética
      o nome que lhes vou dar.

      Não será somente a Lua
      os louros arrecadar
      também o Sol tem direito
      à poesia,ao romance e ao sonhar.

      Beijinhos e abraços com amizade.
      Boa semana, Vitor.

      Eliminar
  15. Um Verão um pouco farrusco mas já cá está
    É a imparável roda do tempo que não pára

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo isso, Miguel: farrusco, pois já há bocadinho me apeteceu ouvir crepitar as chamas da lareira, que já não existe, tal o frio que a noite trouxe.
      Esperemos que o Verão não se atrase mais.
      Queiramos ou não retardar essa roda, ela é implacável no seu caminhar sempre em frente.

      Obrigada e uma boa semana. :)

      Eliminar
  16. Sim, Janita estamos no Verão
    parece que graniza, que trovoa,
    que entoa
    Mas nada que assuste o São João
    amanhã promete-nos o calor
    que de bikini é com o sol que a gente
    se abotoa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheheheheh...mas que bela poesia, querida Ângela.
      A DO REI!! :))

      Amanhã é noite de São João
      comerei a bela sardinha assada
      com pimentos de salada
      quer queiram quer não.

      Beijinhos.

      Eliminar
  17. Verão, dê o ar da graça,
    Janita quer se Alegrar.
    Que ela possa ir à praça,
    Pegar um sol e passear.

    Olá, querida amiga Janita!
    Que seja uma Estação alegre com saúde e paz!
    Tenha um Verão abencoado!
    Beijinhos fraternos de paz e bem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, amiga Roselia, muito grata pela sua generosidade.

      Muito bonita a sua quadra
      São João já nos bate à porta
      que seja também feliz
      com sol na eira e chuva na horta.

      Beijinhos gratos, amiga.

      Eliminar
  18. Abri a minha janela, chovia
    E fazia muito vento
    Senti uma aragem fria
    Fechei a janela vim para dentro
    .
    Feliz semana. Abraço
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já eu abri minha janela
      Vi Sol e vi muito céu azul
      Fiquei deveras contente
      Tudo de bom me veio do Sul.

      Um abraço, e obrigada, Ricardo. :)

      Eliminar