sexta-feira, 25 de junho de 2021

Um Soneto Por Semana. #16

 

Foto minha.


Temo que a minha ausência e desventura

Vão na tua alma, docemente acesa,

Apoucando os excessos da firmeza.

Rebatendo os assaltos da ternura.


Temo que a tua singular candura

Leve o tempo fugaz, nas asas presa

Que é quase sempre o vício da beleza,

Génio imutável, condição perjura.


Temo; e se o fado meu, fado inimigo

Confirmar impiamente este receio,

Espectro perseguidor que anda comigo,


Com rosto, alguma vez de mágoa cheio,

Recorda-te de mim e diz contigo:

"Era fiel, amava-me e deixei-o."


Soneto de Manuel Maria Barbosa du Bocage


===============================

----------------------



26 comentários:

  1. Genial Bocage capaz do maior sarcasmo como da ternura...
    bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Maceta!
      É essa característica tão peculiar de Bocage que nos faz gostar tanto dele. Homem culto e sensível, capaz de escrever os mais belos poemas, quando veste/vestia a pele da devassidão, cuidado com o seu vernáculo. Pior do que a de um reles estivador... :)

      Um abraço grato pela sua visita.

      Eliminar
  2. Não me recordo de ter lido este soneto, bem ternurento

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que o não conhecia, José. Desse modo, tenho a satisfação de o ter surpreendido com este belíssimo e terno Soneto.

      Beijinhos.

      Eliminar
  3. Olá, Janita.
    Não conhecia o soneto. Fez-me lembrar 'Camões, grande Camões, quão semelhante...'
    Gostei da repetição de 'Temo', porque há tantas coisas que tememos na nossa vida!
    Um beijinho, Janita, e um fim de semana muito feliz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, Mª Dolores!

      Fico satisfeita e feliz quando consigo trazer-vos algo que gosto e também vos agrada. Quando é inédito, melhor.
      Este nosso Bocage sempre nos surpreende. :)

      Um beijinho com o meu desejo de um excelente fim de semana.

      Eliminar
  4. Este soneto é uma maravilha!
    Beijinho, Janita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, sim, António.
      Um soneto maravilhoso e digno de figurar na minha galeria. :))

      Beijinhos amigos.
      Feliz fim de semana.

      Eliminar
  5. Gostei muito da partilha! :)
    .
    Sonhei ser o calafrio do momento ...
    .
    Beijos, e um excelente fim de semana..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu, Cidália, gostei muitíssimo que tivesse gostado. Como não haveria, não é?

      Beijo meu e Feliz fim de semana.

      Eliminar
  6. Um artista de rua e um soneto lindo do nosso Bocage.

    Beijinhos Janita
    😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Manu.
      Este artista de rua não está aqui à toa. Repara na sua mão colocada sobre o lado esquerdo do peito...não te parece querer arrancar o coração e entregà-lo a quem o fita de frente e fotografa? Este fabuloso homem-estátua estava na Rua de Santa Catarina e, quando o nosso olhar se cruzou, senti algo a faiscar em mim...Creio que foi "paixão" ao primeiro olhar...
      Pareceu-me a foto mais adequada a este poema.
      Repara no último terceto que coloquei em itálico:

      Com rosto, alguma vez de mágoa cheio,

      Recorda-te de mim e diz contigo:

      "Era fiel, amava-me e deixei-o."
      .

      Beijinhos, Manu! 😘 😘

      Eliminar
  7. Boa tarde
    Não conhecia mas os poemas do Bocage têm a sua característica própria.

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, Joaquim.

      Este nosso Poeta de olhos azuis, rosto moreno e meão na altura, foi, todo ele, de uma surpreendente forte personalidade e enorme talento poético. Dono de um sentido de humor raro e especial.

      Bom fim de semana. Obrigada.


      Eliminar
  8. Bocage. Um dos meus cromossomas de setubalense
    😊
    Gostei

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por isso, o Miguel também tem o seu lado poético muito especial e próprio. 😊
      Folgo que o Soneto lhe tenha agradado.

      Obrigada.
      Um abraço.

      Eliminar
    2. Acredito que sim
      Pelo menos cá dentro da minha tortuosa mente
      Se calhar estou muito enganado 😊
      Foram muitos anos a passar pela estátua dele, olhar para cima, e vê lo a analisar tudo lá de cima
      😊

      Eliminar
  9. A tua maneira de ver:
    "parece querer arrancar o coração e entregá-lo a quem o fita de frente e fotografa"
    é o que mais aprecio neste teu "poste". e o poema é lindíssimo.
    Beijinhos.

    §-ainda que atrasados lá te "deixei" felicitações pelo teu bambino.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora conseguiste surpreender-me Amigo Kok!😊
      Mas gostei muito que tenhas gostado do que eu disse à Manu.

      Já li as tuas felicitações e te as agradeci, embora de uma forma algo atabalhoada pois o Blogger anda apostado em me desiquilibrar com as suas minhoquices. Haja quem tenha paciência para lidar com eles... a minha já se esgotou.

      Sim, este poema do Bacage é muito bonito e eu fico que tenhas gostado.

      Beijinhos amigos.

      Eliminar
  10. Rua de Santa Catarina, acertei?
    Belo soneto!
    Beijinhos 😊

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é! Eu disse-o ali em cima à Manu. 😊
      Estimo que esteja tudo bem contigo.

      Beijinhos.

      Eliminar
  11. Ó pá, não li o comentário...
    Ontem fiz 400 km de Alentejo...o que valeu foi o ar condicionado!
    Só tive tonturas no estacionamento do Hospital. Mas, depois, sentei-me direitinha, fixei um ponto e passaram. Na viagem não tive!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E foste tu a conduzir? É obra de louvar. 🌻
      Feliz, certamente estás... tens de estar.
      Andas sempre a morrer de saudades da tua bebé...😋

      Beijinhos.

      Eliminar
    2. Claro que fui a conduzir! Adoro conduzir! 😊

      Eliminar
  12. Ainda há pouco li Bocage no Pacto Português, e agora aqui... :)
    Gostei, Janita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai, sim? Fui ver o Pacto e...credo. Este Bocage é bem mais ternurento e menos desbragado. :))

      Beijinho.

      Eliminar