domingo, 27 de fevereiro de 2022

AS GUERRAS SÃO SEMPRE MASCARADAS DE NOBRES INTENÇÕES...


 ...Quem o afirma - e bem - é Eduardo Galeano.

Por favor, oiça com atenção e repare quão bate certo com a guerra actual. As justificações, ao longo dos tempos, têm sido mais que muitas, disparatadas e cobardes, mas esta é de bradar aos céus: acabar com os drogados e nazis do regime ucraniano./. 

"Até Quando?"




Breve nota biográfica do escritor:

"Eduardo Galeano (1940-2015) foi um escritor e jornalista uruguaio. É o autor da obra-prima: "As Veias Abertas da América Latina".
Eduardo Hugles Galeano nasceu em Montevideo, capital do Uruguai, no dia 03 de Setembro de 1940. Com 14 anos de idade vendeu a sua primeira charge política. Trabalhou como pintor de letreiros, datilógrafo e caixa de banco. Iniciou sua carreira de jornalista no final dos anos 60, como chefe de redação do semanário “Mancha”. Foi editor do jornal Época.
Em 1971, escreveu a sua obra prima “As Veias Abertas da América Latina”. Em 1973, com o golpe militar no Uruguai, Galeano é preso e exila-se na Argentina, onde lançou ”A Crisis” uma revista sobre cultura. Em 1976, com o golpe militar do general Jorge Videla, Galeano exila-se em Espanha. Nessa época inicia a trilogia “Memórias do Fogo”. Em 1985, com a redemocratização do Uruguai, Galeno retornou para Montevideo.

Em 1989, a trilogia “Memórias do Fogo” foi premiada pelo Ministério da Cultura do Uruguai. Galeano é autor das obras, “O livro dos Abraços” (1991), “Futebol ao Sol e à Sombra” (1995), “De Pernas Pro Ar” (1999) e “Dias e Noites de Amor e de Guerra” (2001)."

Litografia de Pablo Picasso. Paloma - 1949

=====================================

25 comentários:

  1. "os loucos conduzem os cegos" muito certo. Assim sendo digo:

    Uma guerra entre irmãos que não deve estimular a nossa tomada de posição por nenhum dos líderes desta atrocidade, os que estão directamente envolvidos e os que estão a deitar gasolina na fogueira. A nossa opção deve ser a Paz.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esperemos que o mundo não esteja tão cego (e acredito que não está) a ponto de se deixar guiar, de momento, por este louco.

      Não queiramos tapar o sol com a peneira Luís. Nesta atrocidade, como diz e bem, o líder que deu início à guerra sabemos todos qual foi.
      Quanto à Paz desejada, estou pouco crente nas boas intenções russas. Se o homem quisesse paz não teria iniciado a guerra. Pobre Povo russo que, sem medo, enfrenta a dura investida militar, mas não deixa de se manifestar a favor do país invadido.
      Mas é claro, a "guerra pede armas e as armas pedem guerras"...
      O povo sofre e morre? Paciência...! Que sei eu de política e das estratégias que as mentes dos senhores do mundo congeminam e determinam?

      Um abraço.

      Eliminar
  2. Já tinha visto e interiorizado as palavras de Galeano.
    A obra deste uruguaio fala por si.

    Bom domingo, Janita, beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, António. A obra e o seu percurso de vida.

      Bom domingo.
      Beijinhos.

      Eliminar
  3. De boas intenções está o inferno cheio! - diz o povo.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diz o Povo e com razão.
      Só que o Povo agora está mais informado e já não vai em cantigas.

      Abraço e bom domingo.

      Eliminar
  4. Impensável, o que está a acontecer. Só não entendo é porque o "Ocidente" não percebeu o que aí vinha. Putin é um louco, a ser parado enquanto é tempo.
    bjis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há muito que a sua ( dele) "conversa" vinha indiciando que andava a tramar algo, é verdade. Mas como poderia o mundo ocidental prever o que ia naquela cabeça tresloucada e ambiciosa?
      Sim, Putin não tem escrúpulos, mas infelizmente há mais loucos como ele. O doido varrido da Coreia do Norte, brinca com o lançamento de mísseis como se fosse um garoto travesso, sendo olhado com um sorriso complacente pelos lambe botas que o rodeiam.
      Enfim, a Mãe Natureza já não sabe o que fazer com filhos tão desnaturados.

      Beijinhos.

      Eliminar
  5. Infelizmente é assim.
    Abraço, saúde e bom domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É assim, mas o que o Putin não esperava nem Galeano o suspeitaria se cá estivesse, é que este súbito desejo de paz por parte do invasor, se deve ao bloqueio informático e bancário por parte do resto do mundo. Onde também há loucos, é certo, mas que ainda sabem discernir que se lhe derem azo, o homem vem e faz o que fez o outro maldito, que preferiu suicidar-se a enfrentar os seus crimes.

      Bom domingo, Elvira!

      Eliminar
  6. Maldito seja Putin. Que ardas no inferno
    .
    Saudações poéticas … Domingo feliz
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Frio e calculista, Putin há muito andava a congeminar o ataque.
      Agora, não quer que os meios de cpmunicação russos falem em invasão. Hipócrita! Também que mais haveria a esperar de um ex-agente do KGB? Essa gente tem pedras no lugar do coração.
      Só o defende, ou põem paninhos quentes neste seu acto cobarde, aqueles que dele dependem.

      Saudações e boa semana.

      Eliminar
    2. Boa noite
      Infelizmente pouco adiantam as as nossas palavras de protesto.
      Há com certeza quem possa e deva fazer algo contra esta situação. Esperemos que esses senhores feudais saibam tomar as devidas medidas para que tudo se resolva como deve ser o que aliás já nem devia ter começado.

      JR

      Eliminar
    3. Engana-se! Isso de pensar que a.nossa voz não conta e que haverá quem tenha poder e obrigação de intervir, é uma desculpa para assobiarmos para o lado. Amanhã voltarei para desenvolver a resposta. Estou no telemóvel e não consigo responder cabalmente. Boa noite.

      Eliminar
    4. Volto, porque lhe disse que voltaria, amigo JR, mas pouco mais tenho para acrescentar. A não ser que a nossa voz, juntando-se a outras vozes, pode ser uma arma poderosa. Pelo menos no mundo democrático ocidental. Até a Leste a palavra tem peso. Veja como o povo russo, mesmo sabendo que navega em águas perigosas, reclama a favor do país cobardemente invadido.

      Um abraço e um bom dia.

      Eliminar
  7. Pois... Até quando... Palavras sábias. Adorei ouvir o Vídeo. Obrigada Janita

    Boa noite. Beijos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...até quando houver sobre a terra, feras sanguinárias disfarçadas de homens-cordeiros.
      Bom dia, amiga Cidália.

      Eliminar
  8. Olha!
    Coincidimos na escolha
    embora tenha acrescentado outra

    «A Humanidade não é uma abstracção retórica, é carne sofredora e espírito ansioso, e é também uma esperança inesgotável. A paz é possível. Mobilizemo-nos para ela.»

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu, Rogério, do muito que gostaria de lhe dizer, ainda que Saramago não seja por mim chamado, por gosto ou pertinência, só acrescento isto:

      "Que faremos, então? Mobilizemo-nos todos para a LUTA pela paz."

      É isso que a Ucrânia está a fazer. Mobiliza meios de LUTA para defender o seu território do usurpador cobarde.

      Abraço

      Eliminar
  9. "Até quando?". Lucidez é o que nunca faltou ao meu vizinho distante. Um vídeo excelente que despe os senhores da guerra. Comove-nos o sofrimento do povo ucraniano e nos assusta que a guerra possa espalhar-se e os seus efeitos serão devastadores em quaisquer circunstâncias.
    Um boa noite, Janita!
    Abraços, minha amiga!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro José Carlos, só um louco pode usar como chantagem, a ameça de usar armas nucleares. Nenhum senhor do mundo aprendeu com a última Grande Guerra? É lamentável!

      Tudo de bom por aí, e um grande abraço amigo.

      Eliminar
  10. A pomba branca só serve para cagar na testa do facínora.
    Arda no Inferno.
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta pomba de Picasso, se o Pedro reparar, está toda a perder as penas. Arrancadas por algum enegúmeno, ou, por perda natural da sua fé na alvura pacífica.

      O Pedro lembra-se do que eu disse no Devaneios sobre esta serpente venenosa? Mantenho e reforço; até o seu andar serpenteante me lembra uma víbora.

      Num aparte, deixe que lhe manifeste um outro meu receio que, tomara sejam "coisas" da minha cabeça: Será que a China tão caladinha e silenciosa, não estará à espera da oportunidade para fazer o mesmo com Taiwan?

      Beijinhos, boa semana.
      ( a minha, só recomeça na 4ª feira.)

      Eliminar
  11. O vídeo de Galeano que desconhecia diz tudo numa verdade nua e crua!
    A UE ainda acreditava neste "homem de cera", mas eu nunca gostei dele nem dos seus comparsas.
    Ainda ontem ou anteontem ao falar para os seus a dizer que deu ordens para a "persuasão(não sei se é este o termo) de militares para o nuclear" vi bem as expressões de espanto dos que o ouviam numa de "nem quero acreditar". Se descobrirem o vídeo vejam.
    Mais quando se fala dos russos eu devo dizer que não é a maioria e ver a sua coragem em manifestações contra o "Gajo" e saberem que podem ser preso, torturados e mortos também têm a minha total solidariedade pela imensa coragem e muitos tão jovens.
    Fico por aqui, porque qualquer guerra me faz lembrar que tantos, mas tantos jovens foram apenas e tão só "carne para canhão" por ordem do maldito Salazar.
    Beijos e um bom dia com o desejo das tua melhoras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fatyly, fiquei imensamente satisfeita com o teu comentário. Lúcido, objectivo e, tal como se esperava, de alguém que considero frontal e sem medo de chamar os bois pelos nomes.
      Odeio subterfúgios, nins e outras formas de tapar o sol com a peneira, como infelizmente se vê em alguns - poucos - blogues do meu blogobairro.
      Só não vê, onde se esconde a verdade, quem não quer ver ou tem o rabo preso a compromissos obsoletos e inomináveis.

      Muito grata por me fazeres acreditar que nem tudo está perdido.
      Um abraço e um bom dia, que deveria ser de chuva para lavar as almas e verdejar os prados...

      Eliminar