sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

Pequeno Poema

 ******************************************

Eu, no dia do meu baptismo.
😊 






Quando eu nasci,
ficou tudo como estava.

Nem homens cortaram veias,
nem o Sol escureceu,
nem houve estrelas a mais...

Somente,
esquecida das dores,
a minha Mãe sorriu e agradeceu.

Quando eu nasci,
não houve nada de novo
senão eu.

As nuvens não se espantaram,
não enlouqueceu ninguém...
Para que o dia fosse enorme,
bastava
toda a ternura que olhava
nos olhos de minha Mãe... 😊 

[ Poema de Sebastião da Gama ]





Bem-Hajas, Zé!

😘😘😘


*************************************

38 comentários:

  1. Não se lembra mas, acredito que, quando nasceu... o Céu ficou mais azul e as estrelas iluminaram mais fortemente a noite, tal era a beleza de bebé, que a Janita irradiava.
    .
    Saudações cordiais e poéticas
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tão querido o seu comentário, Ricardo...Muito obrigada!😊

      Cordiais saudações, com votos de bom fim-de-semana.

      Eliminar
  2. Sorri pela foto tão típica da época:)
    Este poema do Sebastião da Gama sempre me fez confusão porque quando nascemos com toda a certeza que somos o centro das atenções e refere o olhar da mãe.
    A canção de parabéns o primeiro vídeo é na era moderna e o último ´s nos "antigamente, mas gostei.
    Termino dando-te os meus parabéns pelo dia de hoje e que contes muitos
    mais e que tenhas tido um dia feliz.
    Beijocas sinceras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando nascemos, cara Fatyly, somos essencialmente o centro da atenção e do olhar da nossa progenitora. Só a realeza é o centro das atenções de muita gente, até do mundo. diria eu. :)

      Adoro este poema. Diz-me tanto, tanto.
      Mais não direi pois creio que não irias compreender.
      Quando menciono aqui o meu aniversário, é sempre este poema que publico.

      Obrigada, beijos e um bom fim-de-semana.

      Eliminar
  3. Era uma bebé muito bonita, pois então!
    O poema é bonito e sem peneiras. Adorei :)
    -

    Bom fim de semana, e que a Paz se instale!
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 😊 Por acaso não acho que fosse uma bebé bonita, Cidália.
      Não aqui. Há no meu olhar, um espanto pelo que me rodeava, que ainda hoje se mantém.

      Um beijo e um bom fim-de-semana.

      Eliminar
  4. Um belo poema de um poeta pouco divulgado.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um belo poema, sim. Há na sua simplicidade, uma grandeza que nem todos entendem.
      Um abraço.

      Eliminar
  5. Parabéns!!
    Não pareces ter a idade que tens. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahah...Querida Catarina, eu tenho a idade que a minha mente e o meu coração tem.😊
      Obrigada.
      Beijos.

      Eliminar
  6. Parabéns!
    E as tuas melhoras!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, querida Manela.
      Um grande beijinho. 😊
      Bom fim-de-semana.

      Eliminar
  7. Que bebé linda!
    Parabéns querida amiga.

    Beijo enorme

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito grata, querida Manu!😊
      Um beijinho grande.

      Eliminar
  8. Bom dia
    Quando eu crescer e for grande, quero que me cante os parabéns em Swing.
    Beijinho.

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheheheh...para isso preciso saber a data do seu aniversário, JR.

      Um abraço amigo.😊

      Eliminar
  9. Olá! Com que então outro aniversário, ahn. Todos os anos é a mesma coisa, e depois queixas-te que estás velha, né?
    -...
    -À queres mesmo fazer anos todos os anos? Atão tá bem! Mas como andas sempre resmungando das rugas, e das artroses, e "ai as minhas costas", e os calos nos pés, e... e...
    -...
    -Ok, ok, pronto já não digo mais nada. PARABÉNS e até pró ano! (chiça, não se pode dizer nada que fica toda enxofrada).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Kok!!!

      Pois é!
      Na passada sexta-feira
      caí eu na asneira
      de fazer anos. Que tola!
      Pois fazê-los não perece
      de quem tem muito juízo.
      Mas sabe tão bem, tão bem,
      receber beijos e abraços,
      carinhos sem ser esperados
      que mando às favas o siso,
      as rugas e o prejuizo
      e volto de novo a fazê-los.

      Não fora eu resmungar,
      ser azeda e refilar
      queria ver se encontrarias
      mais alguém para te aturar...😂😂😂


      Beijos e abraços, Amigão! 🌞


      Eliminar
    2. https://www.ip.usp.br/site/wp-content/uploads/2020/05/abra%C3%A7o.jpg

      Eliminar
    3. Que abraço bom, Kok!!

      Vê lá se sentes este meu:
      https://br.pinterest.com/pin/768708230119233921/

      😊

      Eliminar
  10. O calendário diz que estamos a 26 de Fevereiro.
    Não preciso de mais para te desejar um dia feliz.
    Grande beijinho pleno de amizade e consideração.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois diz, António...e diz muito bem.

      Fui eu que te quis enganar
      só para ver se me vinhas visitar. 😁😁

      Beijinhos e muito grata pela consideração, sempre e há muito, retribuída.

      Eliminar
  11. Claro que gostei demais do Happy Birthday to you, com muito swing. E aproveito para deixar um abraço e desejo de muitas felicidades para uma sempre clarividente Janita. E gostei também do poema de Sebastião Gama que não o conhecia.
    Um bom final de semana, Janita. Clarividente, mas continue cuidando das vistas,
    Um abraço, minha amiga Janita!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, amigo José Carlos, cuidar da minha visão é prioritário.
      Depois, vem tudo o resto, no qual incluo os amigos virtuais.

      Muito obrigada por tudo o que bom tem trazido ao meu cantinho, querido amigo.
      Beijinhos e abraços.

      Eliminar
  12. Parabéns Janita!
    Os Peixes quando nascem navegam nas nuvens!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito grata, querida Leo.
      É verdade. Isto de ser Peixes e ter pavor das águas abaixo do pescoço, só me poderia levar a navegar nas nuvens. 😂

      Grande abraço.

      Eliminar
  13. Que bebé linda 😘 parabéns

    Beijinhos e um excelente fim de semana

    ResponderEliminar
  14. Quando nasceu nem eu dei por isso, mas aos vinte já dava e agora ainda dou mais.

    ResponderEliminar
  15. Embora a hora tardia
    cá vai
    uma prendinha minha

    https://youtu.be/BMqYJXPXQtw

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Rogério.
      Muito gira e divertida, esta sua prendinha..😊

      Um abraço

      Eliminar
  16. Ora, ora!!! Ainda bem que vi essa data querida não muito tarde, mas valendo ainda, querida amiga!!!
    Quero que a felicidade sempre seja sua companheira, querida Janita, quanto mais tempo ela estiver ao seu lado, mais feliz ficarei, amiga!
    Desculpe só ter visto hoje, aqui são 23:00, aí 3 horas a mais.
    Beijinho, e cuide-se bastante, querida, leveza na sua vida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Taís, sempre generosas e amigas as suas palavras.
      Muito obrigada.
      Desejo que a Vida lhe traga em dobro tudo o que de bom me deseja.

      Um beijinho grande, cheio de amizade e gratidão.

      Eliminar
  17. Mesmo atrasada não quero deixar de lhe dar os parabéns e desejar que o seu ano pessoal que ora iniciou lhe traga saúde, a alegria de poder abraçar o Noah e a felicidade que merece. Que seja um ano inesquecível.
    Abraço, saúde e bom domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Elvira chega sempre em tempo, pois vem de coração limpo e aberto. Muito obrigada.

      O meu Noah está muito querido. Quando falámos por vídeo- chamada, deu-me muitos beijinhos, soprados das palmas das suas mãozinhas, e não parava de repetir...bó-bó...😊

      Que a vida lhe dê o mesmo que me deseja, em dobro.

      Um abraço.

      Eliminar
  18. Feliz aniversário, Janita, ainda que chegue um bocadinho atrasada.
    Boa escolha do poema. É curioso que me lembro dele muitas vezes. E a ternura encontrada nos olhos da mãe tem sido partilhada ao longo da sua vida, como acontece nestas páginas. Obrigada, Janita, muitas felicidades, muita saúde e um xi-coração.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há atrasos que nem se sentem, pois chegam sempre a tempo, Maria Dolores. 😊 Muito obrigada!
      Como já disse ali atrás, adoro este «Pequeno - Grande - Poema".
      Aliás, gosto muito de toda a poesia de Sebastião da Gama.

      Um beijinho grato e tudo de bom também.

      Eliminar