quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

O CANTO DO CISNE.

 


O teu canto mavioso
Encanta qualquer pessoa
Uns dias cantas alegre
Outros, é a tristeza que entoa


Só o cisne canta ao morrer
Anunciando a sua morte
Tu vais cantando por querer
Dar aos outros entender
Que morres...
mas sem morrer...


E sou eu que vou morrendo!

_________________


Da Net.


Não julguem por eu cantar
Que a vida alegre me corre
Eu sou como o passarinho
Tanto canta, até que morre

(Quadra do Cancioneiro Alentejano)

=======================================


32 comentários:

  1. Muito bela a sua publicação de hoje. Cantando resiste-se.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, cantar sempre. Como diz o ditado popular: "Quem canta seus males espanta" :)
      Muito obrigada.

      Um abraço

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Cantam com mais vontade, aqueles cujo canto vêem ser apreciado com simpatia e encanto. :)
      Obrigada e um abraço, Leo!

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Com graça ou sem graça, cá vou cantando graciosamente...cheia de graça. :)

      Saudações poéticas.

      Eliminar
  4. Boa tarde

    Há quem cante por cantar
    Há quem cante por prazer
    Quem cante para não chorar
    Como gosto de cantar
    Cantarei até morrer.

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cantando escondo a tristeza
      que vai no meu coração.
      Parecendo cheia de leveza
      canto e choro na certeza
      de viver numa ilusão.

      Boa noite, JR! :)


      Eliminar
  5. O meu pai ouvia muito este canto e eu achava-o tão tétrico talvez por não perceber as palavras. Sinceramente não gostei porque olhei para o vídeo e sem vergonha não percebi patavina. Pus outra vez mas sem olhar para o vídeo e fiquei apenas pelos acordes. Desculpa Janita mas não sei mentir. Quanto às tuas palavras sentidas e profundas gostei, mas todos nós vamos morrendo...mas calma lá um cadixixinho por dia:))))
    Quanto ao passarinho mais otimista e a respectiva quadra gostei imenso, mas eu que não canto nada, mas felizmente também um dia partirei porque não quero ficar para semente.
    Gosto muito de música mas cantar? mataria quem me ouvisse:))))

    Mais uma vez não leves a mal pf.
    Beijocas e uma boa tarde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos lá ver se eu consigo perceber aquilo que tu não entendeste.
      Certamente deu para perceber que o vídeo é uma composição de Schubert cantada por um tenor alemão, creio. Está legendado em castelhano, idioma que gosto muito, entendo razoavelmente e penso que a maioria dos portugueses também.
      Tendo por título "O Canto do Cisne", óbvio que é triste, tão triste, como triste é morte.
      Agora, se dizes que não olhaste para o vídeo, olha...temos pena. Assim, sem ler as legendas também eu eu não teria entendido patavina.🙄
      O que não impediria de entender a profundidade do tema. Mas, claro, gostos não se discutem.

      Não cantas nada
      e
      quando estás do contra...
      ...também és lixada!!
      Só por isso,
      estás desculpada.
      😂 😂

      Beijocas.

      Eliminar
    2. "Agora, se dizes que não olhaste para o vídeo, olha...temos pena. Assim, sem ler as legendas também eu eu não teria entendido patavina." disse isto e se olhei/vi o video ia lendo as legendas sim mas muitas palavras não percebi porque não domino o castelhano. Depois ouvi sem olhar para ver se apanhada a onda do cantor e sinceramente amiga repito o que disse.
      Jamais em tempo algum sou do contra porque sim já que digo a minha verdade sentida ao invés de muita gente deste mundo de cabos, que diz que gostou muito e nem sequer leram ou ouviram.
      Bom fim de semana amiga e obrigado por tudo

      Eliminar
  6. schubert, aliado de um pardal
    :-)
    criativo
    :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai, ai, estes leitores (alguns) dão cabo de mim!! :-))

      O passarito é um tentilhão, não é pardalito, nem pardaloca.
      E tenho a certeza que Schubert gostaria tanto do seu canto e dele ser aliado, quanto aliado do canto do tenor. 👏 Acho que até apludiria o canto do canoro.👏
      😊

      Eliminar
    2. O meu passarês, como se vê, é fraco
      😊

      Eliminar
    3. Não é forte, não! Em compensação, será por certo grande, o seu palmarês noutras áreas. Nomeadamente a poesia. 😊

      Eliminar
  7. Ora, pois, vamos fazer coro. Primeiro com você, depois com Martinho da Vila:
    “Canta canta, minha gente.
    Deixa a tristeza pra lá.
    Canta forte, canta alto,
    Que a vida vai melhorar.
    ...
    Que a vida vai melhorar.
    Que a vida vai melhorar.
    Mas eu disse: Que vai melhorar.
    Que a vida vai melhorar.
    Ora se vai melhorar.
    Que a vida vai melhorar.
    Mas será que vai melhorar?

    Abraços, minha amiga Janita!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora aqui está quem embarca no meu barco e gosta do que eu gosto.
      Mas, meu querido amigo, como sei que a vida por cá não vai melhorar coisa nenhuma, prefiro este cantar do Martinho:

      Chama-se: "Dar e Receber"

      Com o meu canto
      Eu quero lhe encantar
      Lhe embalar com o meu som
      Embriagar
      Fazer você ficar feliz
      Cantarolar
      Lá, lá, lá, lálá, lá, lá.
      Eu quero dar
      Eu quero dar
      E receber
      E receber
      E receber
      Fazer, fazer
      Me refazer fazendo amor
      Sem machucar seu coração
      Sem me envolver.

      Mas se você se apaixonar
      E me quiser numa total
      Vai ter que ficar comigo
      Coladinho ao meu umbigo
      De maneira visceral
      Vou expor minhas entranhas
      Lhe darei muito prazer
      E bem prazeirosamente
      Vou abrir mão dos meus sonhos
      Prá viver só com você...

      Se o José Carlos quiser ver e ouvir este tema, cantado em parceria com a nossa fadista Kátia Guerreiro, é só copiar o link do vídeo e ver no seu PC. Valeu? 👍

      Abraços, meu Amigo e obrigada.

      Eliminar
    2. Faltou o mais importante:

      https://www.youtube.com/watch?v=fp9fg6GK5PU

      :-)

      Eliminar
  8. VALEU!
    Valeu mesmo... Gostei da dupla e da música,
    Por aqui já diria que você sabe onde as cobras dormem,
    Bela partilha!
    Abraços, Minha amiga!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico muito contente por ter gostado, José Carlos.
      É uma bela canção que gosto muito e já em tempos coloquei no meu espaço.
      Nada como sabermos onde dormem as cobras, só assim podemos prevenir-nos. Como? - andando sempre com um frasquinho do antídoto contra a mordidela das bicharocas. 👍

      Abraços grandes, Amigo!

      Eliminar
  9. Vamos animar comadre!
    Beijinhos, bfds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora amigo Pedro, quem é que quer ter uma vida sempre cheia de animação? Se não fosse o desânimo de certos dias, que valor teria a alegria?

      Beijinhos, bom fim-de-semana.

      Eliminar
  10. Oi Janita
    Cheguei tarde aqui e ja rindo dos comentários
    Tem um zoologico aqui nesse finalzinho (risos )_ de pardal a Shubert mordidela de bicharocos, cobras dormindo ...
    Bom mesmo foi a cancione do cisne _ vou dormir só embalada, morrendo não, amiga
    Muitos abraços,Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para ti nunca é tarde, Lis!
      Haverá sempre um lugar à tua espera.
      É verdade... Desde víboras, a passarada, aqui não falta nada.
      Até Música Clássica. Só faltou mesmo a Margot Fonteyn e o Rudolf Nureyev, a dançar em pontas o belo bailado "O Lago dos Cisnes" que tantas vezes vi na televisão. Já que 'in loco', estava vedado à minha bolsa.
      Dormir, querida Lis, é morrer sem sentir.

      Abraços apertados.

      Eliminar
  11. Olá, Janita, gostei muito de ler seu poema, um canto de delicadeza e sensibilidade.
    Quanto ao vídeo, O canto do Cisne, de Schubert , é belíssimo.
    Um ótimo final de semana, com saúde e paz.
    Abraços, Janita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, caro Pedro Luso.
      Um gosto e uma honra receber a sua visita.
      Muito lhe agradeço a generosidade imerecida, meu amigo.

      Também a si desejo um excelente fim-de-semana, muita saúde e tudo o que a vida tem de bom.

      Um grande abraço.

      Eliminar
  12. Gostei muito do vídeo e do teu poema, embora algo triste.
    Ânimo amiga. Todos vamos morrer, mas enquanto cá andamos, vamos alegrando os que nos acompanham e tu sabes fazê-lo muito bem com os teus bonitos posts.

    Beijinhos amiga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deixa lá, querida Manu. Talvez amanhá ou depois, já que gosto de andar ao sabor da minha vontade, apareçam por cá umas coisas engraçadas, para espantar tristezas e maus-olhados. 😍

      Beijinhos, amiga.

      Eliminar
  13. Sublime
    este Canto do Cisne
    Comovente
    o que tal canto te inspira

    Abraço, minha amiga

    ResponderEliminar
  14. Sem dúvida, sublime.
    Também adoro cantar, pena que acho que já só canto como o Cisne...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar