quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

O DESESPERO DO POETA.

 **********************


O desespero do Poeta

são "Os Dias". *

Esse somatório de 24 horas

de que nunca sabemos 

quais são as horas 

da noite ou do dia.

Alimenta-se de Luz, Música,

de Fantasia, 

e de Palavras .

Suas 

e

dos outros que até 

ele chegam.

Raramente entendo

 o que me diz,

numa primeira leitura,

mas, 

volto sempre.


Enquanto não apreendo

a crueza dos seus sentimentos,

cobertos pela luz diáfana

dos seus versos,

não desisto,

não o abandono sozinho,

às suas lembranças tristes

de MENINO...

Será a isto  que chamam de: 

SOLIDARIEDADE

AMIZADE

[ou será]

MASOQUISMO?


 Alusão a ESTA publicação.

Aguarelas da autoria do Autor em destaque.
Mas... pertença minha!! 
😊 

  

************************************

26 comentários:

  1. Sempre a surpreender-me, não mereço tanta atenção, fico agradecido à autora de tão interessante publicação.
    Boa Noite, um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se é verdade que um blogue precisa ser alimentado para sobreviver, não é menos verdade que é obrigação dos seus autores dar-lhe o melhor alimento que encontrar.
      A busca do 'belo' não é algo que esteja sempre presente em nós, de modo que procurar a beleza, onde sei que ela mora, é algo que não descarto. Pelo contrário, vou ao seu encontro.
      Não sei o que o Senhor das Nuvens merece, mas sei o que eu mereço, e o que merecem os meus leitores. Eu, e eles, merecemos o melhor.

      Bom dia.
      Um abraço

      Eliminar
  2. As aguarelas são muito bonitas.
    Especialmente para um trambolho como eu.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também eu, Pedro, sou uma negação em matéria de artes plásticas.
      Mas, assim como até a poesia se aprende, ( tanto que existem escolas e professores de ) creio que se tivesse tido oportunidade de despertar esse lado ertistico em mim, talvez descobrisse algum talento por aqui escondido...Quem sabe com o Pedro não se passe o mesmo?! :-)

      Beijinhos.

      Eliminar
  3. O poeta é masoquista.
    Ora aí está uma definição com a qual eu concordo
    :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É masoquista o poeta e, não o são menos, os adoradores de poesia...:-))

      Eliminar
  4. Boa tarde
    Confesso que me sinto perdido com este tipo de publicações ás quais tenho pena de não ter possibilidade de as comentar.

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro amigo JR.
      Aqui está um comentário que não consigo entender, por muito que me esforce. Ninguém pede que sejam cantadas loas à publicação actual, que se disserte sobre a pintura renascentista, impressionista, abstracta, etc, etc...- Pedi?

      Mas, meu caro amigo, as aguarelas estão à vista, gostou, não gostou? As minhas palavras com pretensão a poema - que ao menos uma vez, também eu possa permitir-me ser pretenciosa - aqui estão. Será que é tão difícil escrever meia-dúzia de palavrinhas a esse respeito?
      Desculpe, mas há coisas que não entendo nem nunca irei entender.
      De qualquer maneira, agradeço-lhe imenso a sinceridade, que valeu por mil palavras ocas.

      Um abraço amigo!

      Eliminar
  5. Como não tenho engenho e arte para comentar este poema, resta-me apreciar estas lindas telas. Sabes que sou uma amante de pintura, embora de um género bem diferente.

    Beijnhos amiga Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não te acanhes nem atemorizes, amiga Manu...aqui, que eu saiba, não moram génios, nem eu os conheço para aqui trazer.
      Mais ou menos dotados, somos todos seres normalíssimos da costa. :-)
      Não sei se a este género de pinturas já foi atribuído alguma denominação, se o autor por aqui passar e quiser, que me/vos elucide.
      Eu gosto destas que adquiri e escolhi. Não preciso de as entender, basta que me agradem ao olhar e toquem a minha sensibilidade em algum ponto. De resto, não sou crítica de arte de coisa nenhuma. Ou gosto ou não gosto!!

      Qual é o género de pintura da qual és amante? Desculpa, mas se algum dia o soube, sinceramente, esqueci.

      Beijinhos, querida Manu!

      Eliminar
  6. Concordo um pouco que o "Poeta é masoquista" então quando está mergulhado na melancolia!! :))
    Adorei, tal como adorei as telas :) 🌹😘

    *
    Beijos, e um excelente dia :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os poetas, Cidália, podem ser tudo o que quiserem, até fingidores. Tudo, menos o que nós quisermos.

      Um abraço.

      Eliminar
  7. Para começar, falo das aguarelas. Gostei muito, principalmente da primeira.

    Embora esteja a tentar deixar de ir atrás de tudo o que gosto, gosto sempre de saber. Posso mudar de ideias ou até para uma prenda.

    Quanto ao poema também gostei. Achei comovedor.

    Notam-se duas qualidades pouco habituais hoje em dia: a honestidade e a solidariedade.

    Quanto a esta última, se é verdade que "quem está bem não se lembra de quem está mal", também é verdade que, por vezes, somos surpreendidos e a encontramos onde e em quem menos esperávamos. Falo por experiência.

    Obrigada Janita. Hoje precisava de algo assim.

    Um grande abraço!

    Sandra Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só posso concordar consigo Sandra, e também ficar contente, pelo seu contentamento com esta minha modesta publicação.

      Apareça sempre que o desejar, no pouo que eu possa contribuir para lhe lavar a alma, será muito para mim.

      Um forte e grato abraço.

      Eliminar
  8. Trair e coçar é só começar. Isto é só um pretexto para dizer-lhe que fui à fonte dos “dias” e bebi poesia suficiente para me aclarar a visão e encher a boca de palavras, luz e palavras, que não me bastam, pois, como na poética, tenho as mãos vazias, aí entra o poema dedicado a mostrar-me que as gaivotas que voam sem estarem perdidas acima do mar também o fazem por minutos, horas ou dias, sem que eu descubra o que quis dizer com esta imagem pendente, mas asseguro que gostei das aquarelas, sobretudo, do seu modo de dizer que o poema objeto das suas incursões cumpriu o seu papel.
    Meu abraços, Janita!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não gosto do verbo trair, coçar onde se tem comichão já sabe bem e alivia. Quanto às fontes, amigo José Carlos, servem justamente para que se lá vá provar a água mesmo sem sede. Nem as fontes têm todas a mesma nascente nem a água tem toda o mesmo sabor. Se se gostar, óptimo, voltamos quando algo nos impelir, se não gostarmos nada se perdeu. Verdade?

      Abraços querido amigo.

      Eliminar
  9. Nem todos os poetas são tristes.
    Gostei da aguarela!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não. Mas todos usam a melancolia, como motor de arranque para a poesia.
      Tens bom gosto!

      Abraço.

      Eliminar
  10. Bonita homenagem Janita , e nem precisava ir lá porque reconheço os enigmas do poeta e gosto disso _amigos que reconhecemos de imediato,
    os poemas são únicos! Inclusive ,melhor presente não há que as aquarelas, ele é craque na técnica dos papéis e pincéis molhadinhos. Gosto muito.
    Tem tanto incluído na Amizade que é a melhor ideia e podemos exercer aí a solidariedade _ o masoquismo é uma pratica de comportamento que indica dor então descartemos , amiga.
    Um abraço e bons dias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Lis. Vamos já começar pelo fim para descartar o masoquismo, pois não existe nada pior do que o auto-flagelamento.
      Coisa doentia essa, não?
      No mais, estamos em sintonia, amiga. Vamos acrescentar essa parte à quota da Amizade, fica melhor e é indolor. :)

      Beijinhos grandes, querida Lis.

      Eliminar
  11. Belas telas. Gostei de ver e ... ler.
    .
    Saudações poéticas.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  12. Duas belas aguarelas de que gostei bastante.
    Um abraço e continuação de uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que é belo, é sempre bonito de ver.
      Obrigada, Francisco.
      Igualmente para si.
      Um abraço.

      Eliminar
  13. Não sei interpretar pinturas e como tal vou apenas pelo gosto ou não. E estas são de facto muito belas e gostei muito.
    Fizeste uma alusão ao poema de um senhor e para mim não vejo masoquismo algum, apenas amizade/solidariedade porque li o do senhor branca nuvens negras e estão lá estampadas muitas emoções numa qualidade poética simples mas imensamente entendível. Digo isto porque já ando há uns tempos a ler o espaço dele mais antigos o que faço sempre para apanhar "o fio à meada" e se gostar entro e começo a comentar se não parto para outro.
    Adorei vir aqui e também lá e em breve irei seguir e ponho na barra lateral do meu como mais "um livro de bolso" se ele assim o permitir:).
    Tiro o meu chapéu aos dois porque merecem!
    Beijocas e uma boa tarde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida, Fatyly.

      Não costumo prestar muita atenção aos comentários que ficam nas postagens passadas, até porque quase nunca dou por elas uma vez que não subscrevo comentários. Mas como esta é uma publicação especial dado ser dedicada a um companheiro de jornada blogueira e é recente, li e vou responder apenas a uma parte - a que me diz respeito, o resto é contigo e com o autor do "Brancas Nuvens Negras", mas creio que ninguém precisa de autorização para colocar na barra lateral do seu espaço, os blogs que bem entender.

      Sobre esta parte que escrevi...

      "Será a isto que chamam de:
      SOLIDARIEDADE
      AMIZADE
      [ou será]
      MASOQUISMO?"


      Não me referia ao poeta/pintor e sim, a mim.
      A segunda parte do texto é toda a falar de mim.
      Volta a ler sff.
      Não foste só tu a não perceber, mas como se diz que a poesia (aqui, pigarreio) não se explica, olha...cada um que a interprete como quiser.
      Mas, como a coisa já lá vai, abri uma excepção. ;)

      Quem é boazinha, quem é?

      Beijocas.



      Eliminar
  14. Janita quando escrevi isto "Fizeste uma alusão ao poema de um senhor e para mim não vejo masoquismo algum, apenas amizade/solidariedade" julgo entendível que me referi à tua, repito às tuas palavras versus alusão daí dizer o que disse.
    Desculpa se me expressei mal mas acho que não:)
    Beijos e obrigada pela excepção:)

    ResponderEliminar