quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

SER POETA É SER MAIS ALTO É SER MAIOR.

 ****************************

"A minha língua é o lápis onde escrevo a cor dos meus sentimentos."

****

Quem diz isto é Alice Neto de Sousa a jovem que há cerca de um ano fala de poesia na RTP África, no programa «Bem-Vindos».


"Eu era pequena. Escola primária, inocente, mas curiosa nas palavras. Peguei nos lápis - aqueles com todas as paletas de cores: amarelo torrado, azul marinho. Cores.
Com o lápis na mão, sem nem esconder a minha confusão, olhei para o lápis e para mim.
Que eu ainda era da altura de a língua afiar, tocar os sinos presos na garganta, dizer o que sinto - e me espanta.
Professora?
Sim?
O que raio é um lápis cor de pele?
Levei uma reprimenda. Uma criança de tão tenra idade a questionar a autoridade?
E olhava para o lápis, olhava para minha pele - olhava fixamente para aquele lápis cor de pele.
Poeta.
Naquele dia desisti de falar de unicórnios e fazer citações porque ser-se poeta é falar de emoções. 
Ignorar o vazio do mundo, fazer dos ouvidos mudos. Porque preferem um poema com o sol no canto do papel, as nuvens pintadas a azul, sem a dor no fundo. Falar do que incomoda? Andar a afiar a língua? Que é que isso importa? 
E eu sei: podia ser menos uma poeta a falar sobre racismo. Mas preferiam o quê? Que em vez do lápis a carvão pegasse uma arma na mão?
(...) 
Mãos ao alto, levanta a poesia. Esta poeta cor de pele já pintou a carta de alforria."

--------------------


Por favor, vejam primeiro o vídeo que após ser publicado nas redes sociais, veio dar a conhecer a Portugal de lé a lés, e ao mundo, esta jovem nascida em Lisboa.
Só depois, leiam AQUI  o artigo - (com o sugestivo título Alice no país dos lápis de cor) - publicado ontem no Diário de Notícias na página "Sociedade", com a entrevista à jovem Alice que não quer nem admite ser vista como Poetisa. Ela é, e faz questão que lhe chamem POETA. Saibam tudo da história que envolve a ascenção desta jovem que tem a poesia na alma e na voz.


Flores minhas para Alice


❤  ❤  ❤  ❤  ❤  ❤

31 comentários:

  1. Obrigado
    por me teres dado
    a conhecer
    quem não conhecia.

    Alice, um nome a não esquecer

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por nada, Rogério.
      Esta Alice, movida por uma força interior invejável, é digna de ser ouvida e lembrada.

      Um abraço.

      Eliminar
  2. Já conhecia.
    Ela é extraordinária.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Maravilhoso de ouvir tão bela voz a declamar tão belo texto poético. Não existem pessoas brancas, pretas, amarelas... existem PESSOAS.
    Adorei, adorei, adorei OUVIR
    .
    Saudações cordiais
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo esse o adjectivo indicado, Rycardo. MARAVILHOSO.
      Como não sei se leu, e considero isto importante, vou repetir o está escrito logo no início do artigo: a jovem Poeta escreveu para várias redacções a propósito de um poema seu ter sido incluído numa colectânea de poemas, no Brasil. Nenhuma quis saber, ninguém se interessou. Só a RTP África a acolheu e entrevistou.
      Agora...todos correm atrás da Alice... Assim, é a selva do mediatismo. Quem quer ver reconhecido o seu talento tem de desbravar o mato de certas mentalidades, quiçá, à catanada... :(
      O último parágrafo é de minha inteira responsabilidade (que assumo).
      Obrigada.
      Saudo-o cordialmente.

      Eliminar
  4. Oiço bastantes vezes o programa e calhou ouvir esta jovem linda de morrer e com as palavras tão certas num poema excepcional.
    Li agora o artigo do jornal que referes e fiquei a gostar ainda mais dela pela sua simplicidade.
    Subscrevo as tuas palavras: "SER POETA É SER MAIS ALTO É SER MAIOR."
    Obrigada pela partilha.
    Beijocas e um bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Creio não ser apenas a sua simplicidade que cativa nesta jovem com o dom do pensamento poético. É o seu enorme talento, que manifesta naturalmente, sem ostentações de saber, de ser Maior.
      Ela sabe que o é. Assim como sabe que o "lápis cor de pele", não é da cor da sua pele...o resto é fácil de deduzir.

      Obrigada, Fatyly.
      Um beijinho e bom resto de semana.

      Eliminar
  5. Vi-a e ouvi-a num dos canais da TV.
    Fiquei encantada!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E quem se não encanta com tão encantadora forma de expressar Poesia?

      Obrigada, Leo.
      Um abraço.

      Eliminar
  6. Não conhecia.
    E fiquei a gostar.
    A poesia tem de se renovar a si própria. E acho muito bem-

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabia que gostaria, Miguel.

      A renovação na Poesia
      É necessária, é urgente
      É deixar falar a alma
      É deixar falar quem sente.

      Obrigada, Miguel. :-)

      Eliminar
  7. Boa tarde
    Perante o que acabo de ler e ouvir, só me resta dar os parabéns a todos aqueles que se preocuparam para que esta poeta seja hoje reconhecida nas redes sociais .
    Parabéns ao jornalista, ao seu jornal e claro á grande poeta Alice Neto.
    São estas noticias que fazem a gente feliz .

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade tudo isso que diz, JR.
      Sabe? Posso ter muitos defeitos, que os tenho e sei disso, mas há uma qualidade de carácter que me reconheço, fico contentíssima, feliz mesmo, com a felicidade e o sucesso de quem o merece. de quem não se deitou à sombra da bananeira e, à custa do seu esforço e resiliência - paravra tão em voga e eu uso pela primeira vez - consegue atngir os seus objectivos.

      Sim, são notícias destas que nos fazem felizes.
      Obrigada.

      um abraço.

      Eliminar
  8. Quem é grande de carácter não sente necessidade de se pôr em "bicos de pés".

    Simplesmente transparece. Mau grado evidentemente as más-línguas, que gostam sempre de denegrir.

    Já requisitei o livro da nossa "conversa" de ontem. Esse da Leslie Wolfe não conheço. Li "A Rapariga sem Nome" e "A Rapariga que sobreviveu". Estou agora a ler "A Rapariga do Fim".

    Um abraço do Algarve, Janita!

    Sandra Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sandra, vou aproveitar essa dica do «pôr em "bicos de pés"» expressão que li há tempos num blog que sigo, escrito por um anónimo/a a "malhar" em alguém que se tinha expressado de peito aberto e bem identificada, sem essa pretensão de se elevar: Eu!
      Pois não gosto de generalizar, já que nem sempre a pessoa se coloca em «bicos de pés» quando não dá o justo valor a outrém.
      Simplesmente não lhe presta a justa atenção.

      Mudando de assunto, pois eu pensei que a Sandra se referia a esse livro quando me disse isto no final de um comentário:

      "PS - A propósito de outro post, estou a ler e a gostar muito de Leslie Wolfe. Obrigada por isso também!

      E qual era o "outro post"? - pois foi este em que respondi isto a um leitor - que, por sinal, anda desaparecido - :

      N'A Rapariga que Roubava Livros, já ouvi falar mas não li o livro nem vi o filme. Neste momento a rapariga que tenho entre mãos é "A Rapariga da Rosa", uma excelente obra da autora Leslie Wolfe, de suspense e mistério. Um estilo de escrita que sempre me entusiasmou, pese embora o meu lado romântico que, de quando em vez, aplaco com um ou outro livro de Nicholas Sparks.
      :)) Os mal-entendidos também se desfazem, não é verdade?

      Um forte abraço, Sandra.

      Eliminar
    2. Pela primeira parte da sua resposta, deduzo que não me expliquei bem.

      Por "pôr-se em bicos de pés", refiro-me a quem se quer mostrar melhor do aquilo que é.

      No caso da jovem Alice, tal não é de todo necessário. Ela já tem bastante talento.

      Quanto ao livro, foi de facto um mal-entendido da minha parte.

      Se me permite, e porque li a sua resposta à Manu, desejo de todo o coração que corra tudo bem. Vai correr, vai ver!

      A minha mãe também já operada ás cataratas. No particular da primeira vez e no público da segunda. Da segunda correu tudo lindamente.

      Volte quando puder, nós estaremos por cá.

      Um grande beijinho Janita!

      Sandra Martins

      Eliminar
    3. Obrigada Sandra.

      Um beijinho.

      Eliminar
  9. Que poema lindo!
    A Alice Neto é genuína, simples e com óptima dicção.
    A continuar assim terá um futuro brilhante, espero não me enganar.

    Beijinhos amiga Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida amiga, a César o que é de César...!!

      Quem me deu a conhecer esta jovem Poeta, foste tu através do WhatsApp. Vi o vídeo, adorei e respondi-te que me havia emocionado. Nunca mais pensei nisso.
      Depois, li a notícia com a entrevista à Alice Neto, fiquei a conhecer melhor a jovem e decidi que deveria prestar-lhe esta justa homenagem em nome da Poesia que tanto gosto.

      Não me sentiria de bem com a minha consciência se o não dissesse agora aqui.

      Amiga, se eu não aparecer por aqui durante um tempo, não te preocupes. Acabei de receber uma chamada do HSJ a comunicar-me que tenho amanhã a cirurgia à catarata do olho direito. Assim...de repente. Vou pedir a Santa Luzía que olhe por mim.

      Beijinhos e abraços.

      Eliminar
    2. Espero que tudo corra bem. Eu também vou ser operada , mas só em Março, ando muito cegueta
      Beijinhos

      Eliminar
    3. Compartilhando com a Manu e desejando que a cirurgia seja um sucesso, Janita .Gosto de ler os comentários dos amigos comuns,principalmente e descubro que a sua agenda amanhã trás novidade. Tudo vai dar certiho,amiga . E vais ficar,lendo mil vezes melhor.
      E aproveito para dizer que gostei de conhecer a menina Alice.
      Abraços

      Eliminar
    4. Eu tive consulta em 05 de Janeiro e o médico disse-me que a operação iria demorar uns dois a três meses. Agora, ser avisada mesmo na véspera é que não contava.
      Esta noite nem vou pregar olho. :) Durmo amanhã durante o dia.
      O SNS está a funcionar bem para estes lados.

      Se Deus quiser vai correr tudo bem, comigo e contigo, amiga.
      Beijinhos

      Eliminar
    5. Oi, Lis, nem te vi chegar.

      Muito grata pelo carinho, amiga.
      Pensei que já tivesses viajado.

      Um grande e forte abraço, querida, Deus te oiça, e eu fique a enxergar tudo como manda a lei.
      Beijinhos.

      Eliminar
  10. Uma bela figura de carne e osso que exala poesia. E como ela toma a sério a palavra e se constitui uma bela inventora.
    Obrigado pela partilha!
    Um abraço, Janita!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...carne, osso e... cérebro!
      Inventores são todos os poetas e escritores.
      Bendita imaginação a dela.

      Um abraço, José Carlos.

      Eliminar
  11. Li nos comentários que irias fazer uma intervenção cirúrgica e deixo aqui a minha maior força e vai correr tudo bem.
    Abraço-te com carinho e respeito.

    ResponderEliminar
  12. Já reparei nesse talento, casualmente ao passar pela RTP ÁFRICA.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  13. Obrigada, Janita, por ter dado a conhecer esta jovem poeta. Fiquei com curiosidade e vou tentar vê-la e ouvi-la.
    Um xi-coração e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  14. Menina linda!
    Poeta ou Poetisa, que importa?
    O que interessa são as emoções.
    Gostei muito de ouvi-la, e de ler
    da entrevista...
    Obrigada, Janita.
    Beijos
    Olinda

    PS - que a operação corra bem.
    Bj

    ResponderEliminar
  15. Gostei bastante!

    A cor é insignificante.
    Somos todos humanos!

    Beijinhos e um excelente fim de semana

    ResponderEliminar