sábado, 14 de janeiro de 2023

CAPRINOCULTURA.

 🐐  🐐  🐐  🐐  🐐  🐐


"Orgulhosamente Só ?"




Mesmo sabendo que a razão não estava do seu lado
Teimou em continuar igual ao que lhe foi criticado.

Sei que ninguém tem o direito de recriminar ninguém
Respeitar actos alheios é de bom tom e fica bem.

Mas quando vejo: vaidade, preconceito, arrogância, afinal.

Sinto vontade de dizer : duas cabras teimosas
Acabam caindo da ponte e deixam sempre tudo igual.

- Não ganha um nem o outro -
É esta a verdadera ilação da Guerra das Rosas.


 

Moral desta historieta :
A vaidade é uma condição capaz de induzir o homem a acreditar que a qualidade de suas virtudes é o único espelho capaz de guiar o resto do mundo...







------------------------------------------------

-------------------


36 comentários:

  1. Teimosia e vaidade nunca fizeram bem pra ninguém e assim, isso pelo menos, não muda com o tempo, não achas? Gostei de ler! beijos, chica e ótimo domingo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste caso talvez seja somente teimosia, sem vaidade, mas como não conheço bem o carácter da pessoa...imaginei a meu bel-prazer.
      Chica, desculpa a tardança na resposta, mas só hoje o teu comentário estava na cx. de spam, junto com um da Catarina e dois do Pedro.
      Beijos, boa semana

      Eliminar
  2. Isto necessita pesquisa da minha parte.
    Apenas um esclarecimento, entretano: qual é o significado de "homem" no teu parágrafo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deveria ter escrito homem com letra MAIÚSCULA, Catarina.
      Na altura quis referir-me à pessoa do género masculino. Mas, agora, pensando melhor, creio que pode associar-se à Humanidade, uma vez que a Mulher também faz parte deste jogo de palavras.
      O resto, não sei qual será o tipo de pesquisa que poderá conduzir-te ao meu pensamento, quando escrevi o texto. :)
      Beijo.

      Eliminar
    2. Eu não associo “homem” à humanidade na sua totalidade. Não quero ser representada por um Homem. Eu quero ser incluída na Humanidade, composta por homens e mulheres. : ))
      Pensei que te estivesses a referir a um caso em particular, quanto a teimosia, vaidade e preconceitos... daí não ter a certeza como comentar. A canção da Shakira tem alguma coisa a ver com todos estes “predicados”? Terei que prestar mais atenção à letra da canção.

      Eliminar
    3. E fazes bem em não te reveres na Humanidade representada pelo Homem, já todos sabemos que a Humanidade é composta por todos os seres HUMANOS, óbvio!! :)
      Só para não te deixar tão 'às escuras' só acrescento mais uma coisa e não direi mais nada, já que o suspense também faz parte desta publicação: A minha alusão à Guerra das Rosas, diz respeito ao filme com esse nome. Uma comédia algo negra, que vi uma vez no cinema aquando a sua estreia por cá, e outra na TV. Não sei se conheces.
      A canção da Shakira reflecte essa faceta 'guerrilheira', mas não só.
      E pronto!!
      Bom domingo. :)

      Eliminar
    4. Gosto muito de Shakira como cantora. Sabia que tinha escrito uma canção tendo o seu ex em mente, mas nunca a tinha ouvido. Segundo li já há dias, tem tido um tremendo sucesso no youtube.

      Eliminar
    5. Suponho que o sucesso se deva ao facto das pessoas - youtubers ou utentes das redes sociais - gostarem de alimentar guerrinhas. Se for para falar da vida de famosos, então, pior.
      Boa semana, Catarina.

      Eliminar
  3. Tem que haver dois teimosos, eu falo por experiência própria, mas isso são outras histórias.
    Valeu a boa música que gostei muito.
    Beijinhos Janita😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais, querida Manu.
      Mas há uma 'ligeira' diferença entre teimosia e obstinação. Teimar, mesmo sabendo que estamos a fazer/dizer mal é mais burrice do que teomosia, não achas? Isto, em referência ao que escrevi e só eu sei onde quis chegar...:))
      Beijinhos, bom domingo, amiga Manu.

      Eliminar
  4. Passando por aqui para desejar BOM FIM DE SEMANA!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço o seu simpático desejo e retribuo, naturalmente.
      Bom domingo! :)

      Eliminar
  5. Se a humanidade fosse representada mais por mulheres o mundo não seria tão desigual, desumana, cruel. O que apresentas é uma realidade do que se passa no querer ter o poder absoluto e nada importa matar seres indefesos onde vale tudo numa "teimosia" ganânciosa. Não me revejo de todonestas convulsões onde o homem é...fico por aqui!
    Enfim fizeste-me pensar o que foi muito bom e gostei da música.
    Beijos e um bom domingo

    Gostei da música

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha que tenho sérias duvidas, Fatyly!
      Se o mundo fosse totalmente governado por mulheres, talvez não fosse o mar de rosas que imaginas.
      Existem mulheres que ficaram na História - não só de Portugal - e não foi por terem sido umas santinhas.
      A crueldade e o egoismo não tem género, sabias? Como já disse algures, por aí, não gosto de generalizar. Cada caso é um caso.
      Neste meu caso, ou melhor, neste caso, o homem não tem razão nenhuminha...e mainada! :))

      Já eu não gosto tanto assim desta música, aliás, não aprecio a Shakira. Ela veio à baila por causa da sua disputa com Gérard Piqué se enquadrar nesta publicação, nada mais... ;)
      Beijos e boa semana, incluindo o domingo.

      Eliminar
    2. Claro que não seria só por mulheres, talvez me te expressado mal. Diria mais mulheres e não só mulheres.

      Eliminar
    3. Agora, compreendi!
      Boa semana.

      Eliminar
  6. Bom dia
    Acho que percebi a mensagem , mas como também eu tenho um pouco desses defeito , especialmente teimosia , prefiro apenas refletir na mesma e tentar melhorar o meu próprio orgulho.

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faça isso, amigo JR. Tente melhorar o seu lado mais inflexível e machista, se acaso for o caso. Quando achar que o outro lado tem razão, não tenha problemas em dar 'o braço a torcer'.
      Isso só enaltecerá o seu carácter. Nunca o contrário! :)
      Bom domingo, boa semana.

      Eliminar
  7. Bom Janita vou ser sincera, não entendi a história rsss
    Mas te desejo um ótimo domingo repleto de alegria.
    Abraços carinhosos, Larissa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não faz mal, querida Larissa!!
      Isso é bem melhor do que deitar-se a adivinhar o inadivinhável...😊
      Abraço com igual carinho.

      Eliminar
  8. Gostei muito do moral da suas palavras!

    Beijos. Bom Domingo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora, amiga Cidália...quem sou eu para sacar moralidades do que quer que seja?
      Beijinhos e tudo de bom para si e família.

      Eliminar
  9. Trago-vos uma fábula contada pelo Millor no seu livro Fábulas fabulosas para dialogar com a trazida pela amiga.
    Entre o frio e o quente e o dentro e o fora
    à maneiras dos... coreanos
    Na província de Usai, Lin-Sen era conhecido pelas suas malandragens. De modo que, ao vê-lo chegando ao portão de sua casa, o acadêmico Kin-Kon-Kun disse pros dois amigos que fumavam com ele, o fumo da paz do futuro:
    - Quero ver se consigo... - E, voltando-se para Lin-Sen, assim que este abriu a porta: - Lin-Sen, todos dizem, nesta província do Oriente, que você sabe todos os truques e malandragens que estão nas 0nze mil enredações do Dai-Min-Sou. Então os meus dois amigos aqui apostaram comigo, e eu apostei com esses meus dois amigos aqui aqui, como, faça você o que fizer, não será capaz de me convencer a sair pro jardim.
    E Lin-Sen, com a sabedoria que tinha, respondeu:
    - Vossa Senhoria aposta apenas por saber muito bem que eu não aceitaria um desafio perdido. O inverno este ano está muito gelado, e este é o dia mais frio do ano. Mas, com a natureza a meu favor, se vossa Senhoria quiser apostar o contrário, garanto-lhe que, faça o que o que fizer, resista como possa, eu o obrigarei a entrar em casa.
    O acadêmico topou, e foi para o jardim e disse:
    - Vamos obrigue-me agora a entrar em casa.
    - Não posso! - respondeu Lin-Sen - Confesso que não posso. Já esgotei a minha capacidade intelectual ganhando a primeira aposta.
    Moral: Quem não está bem por dentro nunca está bem por fora.
    Beijinhos, minha amiga Janita!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só mesmo o Millôr Fernandes, tão malandreco quanto o conhecedor das malandragens orientais, para escrever tão fabulosa Fábula.
      Meu amigo JC, como a minha capacidade intelectual é algo tão surpreendente, que até a mim, por vezes, me surpreende, não vou aceitar que Lin-Sen ganhe a aposta pois ali houve uma vitória fraudulenta, sabia? Isso de trocar as voltas ao académico Kin-Kon-Kun, levando-o ao engano até ao jardim, dá-me o direito de criar uma nova moral para a fábula fabulosa, se bem que não seja favorável ao académico.
      Então, é assim, veja lá o o ilustre Mestre se concorda:
      Mais vale um bom perito em malandragem do que três académicos estudiosos e cheios de letragem.
      Esta, modéstia àparte, nem o Millôr arranjava melhor. Valeu?

      Beijinhos e abraços, meru amigo José Carlos!

      Eliminar
  10. Ninguém teima sozinho. Na história, a teima não tem a razão por motivo, mas outras coisas como o poder e a subjugação.
    Abraço, saúde e boa semana

    ResponderEliminar
  11. Na 'minha' história não há subjugação nem a tentativa de vergar o outro pela força do poder, Elvira.
    É mais a prepotência de fazer as coisas à sua maneira, mesmo sabendo não ser certo tal procedimento.
    Complicado tentar entender o inentendível.
    Um abraço, boa semana.

    ResponderEliminar
  12. Nunca ouviu dizer que não há um teimoso sozinho?
    Olhe mais uma prova.
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, Pedro...é como dançar o Tango; são precisos dois. :))
      Beijinhos, boa semana

      Eliminar
  13. O meu comentário não ficou??
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficar, ficou, mas nos bastidores.
      Boa semana, beijinhos.

      Eliminar
  14. Vaidade, preconceito e arrogância é do que mais se vê.
    Coisas que os próprios não veem...
    Boa semana, amiga Janita.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...e egoísmo e indiferença, Jaime.
      Interessando apenas somar e seguir caminho, sem olhar para trás e muito menos para os lados, ou seja, para o que o outro diz...
      Boa semana, um abraço

      Eliminar
  15. Todas as guerras acabam em destruição.
    O desejo de aniquilar o outro é uma estupidez.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por isso, não há guerras construtivas.
      A própria palavra já é sinónimo de destruição.
      Dialogar...quem pensa nisso antes de guerrear? Ninguém!
      Mas deviam...!
      Abraço e uma boa semana.

      Eliminar