quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

LIÇÃO DE TANGO.

 🎼🎼  🎼🎼



🎶

Os cinco tipos de Tango que talvez nem todos conheçam:

 1 - Tango de Salão

O Tango de Salão costuma dançar-se num ambiente mais social. Isto significa que é menos dramático e mais relaxado.

2 - Tango Milonguero

O ritmo da Milonga, como estilo musical, é o mais rápido de todos os Tangos. Isto, obviamente, faz com que a forma de o dançar seja muito diferente. 
 
3. - Tango Canyegue.

Também conhecido como Tango Orilhero, é o mais antigo de todos os estilos. Tanto assim é que já se dançava nos Bairros de Buenos Aires nos princípios do século XX.

4 - Tango Nuevo.

É, sem dúvida, o mais flexível de todos os tipos de Tango.  Funciona com diferentes ritmos musicais. Desta forma, podem ser incorporados passos de estilos bastante variados, como a salsa e o swing. Dança-se com mais fluidez, com movimentos contínuos e sem os cortes do Tango tradicional.  O Tango Nuevo tem uma forte dose de intensidade emocional e dramática.

5 - Tango de Fantasia.

Também conhecido como Show Tango.  Este é o estilo que costuma ser dançado em competições, espectáculos e exibições. Nesta modalidade os movimentos são mais distanciados porque o abraço não é tão apertado. Desta forma, os bailarinos têm mais liberdade para se mover e  dançar criando figuras de maneira semelhante ao Tango de Salão.

Depois desta explicação, espero que estejamos preparados para dar início ao baile...



E a bailar vos desejo,

FELIZ FIM-DE-SEMANA.

🎵🎵🎵🎵🎵🎵

39 comentários:

  1. Não sabia que havia tantos géneros de tango.
    Mas eu ainda conheço mais um: o TANGO ASSASSINO... vale a pena ouvir, se não conhece.
    Continuação de boa semana, amiga Janita.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De facto não conhecia, Jaime!
      A minha natural curiosidade, levou-me a viajar pelo Youtube de versão em versão até que cheguei AQUI ! A Astor Piazzolla a quem os argentinos chamaram; o assassino do Tango.
      Um site que aconselho vivamente ao amigo Jaime, e a todos quantos quiserem, a não perder a leitura deste testemunho e do percurso de Piazzolla até chegar onde chegou.
      Permita que lhe diga, meu amigo, é a este tipo de intercâmbio de conhecimento, que eu mais aprecio e valorizo nesta nossa 'actividade' blogueira.
      Já lá dizia alguém que, apesar dos pesares, ainda considero amigo: "Com tudo e com todos aprendemos". Nada mais certo!

      Um grande abraço com o meu profundo reconhecimento, amigo Jaime.
      Um beijo.

      Eliminar
  2. Minha querida Janitamiga
    Tal tá a moenga! Tangar... aos 81 anos. Nem com o Gardel muito menos com mil e oitenta e nove executantes de banduñol. Diz-se que para tangar são precisos dois que saibam (ou ainda consigam...) mexer as gâmbias e eu para sair à rua já tenho de usar uma bengala de quatro patas.
    Em casa ando mais ou menos escorreito, mas quanto a danças já me bastam as que vejo na TV e são bem amargas: na Ucrânia, no Brasil, na TAP, no Governo, etc.
    Portanto, muito obrigado por me fazer recordar o tango que dancei sem grande qualidade tenho de reconhecer e confessar... 🤢🤢🤢
    Beijos & queijos
    Henrique

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu querido HenriquAmigo...pudesse eu valer-te e terias de novo vinte anos!! Se não na força e pujança, pelo menos na capacidade de dançar uum Tango, comigo...😊
      No entanto, não desanimemos, pois ambos ainda temos capacidade mental para manter o bom humor.
      As outras danças, mormente a da invasão da Ucrânia, não é tango que se dance. É mais uma Kalinka que, mais dia menos dia, há-de Trepak, na cabeça, sem juízo, de quem merece uma valente 'cossada'.

      Beijinhos com amizade.

      PS- Já estive na tua/Nossa Travessa, mas tirando aquela valiosíssima lista de curiosidades, do teu amigo, é demais para a minha camioneta...

      Eliminar
  3. Puxa, sempre bom aprender! Quanto a conseguir dançar é outra coisa...Deixaria minhas pernas engambeladas e ainda faria o parceiro cair,rs... O sem jeito passou por aqui no quesito danças,rs...beijos, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 😊 Vai aprendendo a teoria, Chica, depois, na prática, é só desafiares a tua cara-metade. Mais queda menos queda sempre põem as pernas a mexer. 😍
      Beijinhos, amiga.

      Eliminar
  4. Respostas
    1. É por isso que tanto te admiro e gosto de ti, querida Leo...nunca te recusas a um bom desafio...👍 👏
      Beijinhos. 😘

      Eliminar
  5. Vim agradecer suas palavras carinhosas no meu blog, (Minha Literaturinha) e dizer que também tenho uma enorme empatia por você querida.
    Não sabia que tinha tantos tipos de tango. Na verdade não sei muito sobre danças, mas sempre bom aprender.
    beijinhos bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente, Larissa, o seu blogue ficou ao fundo da minha lista e recusa-se a actualizar as suas publicações. Tal como acontece co a Travessa do meu amigo Henrique. Lamento!

      Beijinhos e grata pela gentileza de vir ver dançar o Tango. 🌺

      Eliminar
  6. Boa tarde
    Só conhecia mesmo um tango e claro o de beber que é cerveja com groselha.
    Embora goste de dançar, nunca gostei muito dessa dança.

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem parece coisa de quem tem sangue latino...😜
      Boa tarde, JR!!

      Eliminar
  7. Lições de tango, lições de vida.
    Quando se tem uma dançarina como Manuela, que guia o seu parceiro no mundo sensual do tango é uma maravilha. Para conhecê-la, é preciso buscar o filme de Robert Duvall de 2002. O título brasileiro é O tango e o assassino. A história é um déjà vu, mas as aulas de tango enquanto ele espera a sua vítima podem ser interessantes.
    Por enquanto, vou verificar o cabedal da minha professora, que não é portenha, quantos tipos de tango ela domina, rsrsrs.
    E vamos bailar para estarmos em forma que a vida aqui não está para brincadeira com a direita querendo golpear a democracia...
    E sem anistia!
    Um bom final de semana, minha amiga!
    Beijinhos,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Voltei para dizer-lhe que aceitei a sugestão feita ao Jaime. Tomei-a para mim por achar que poderia fazê-lo. Ali, encontramos a dramática história de Astor Piazzolla, em página de El País, que vale a pena conhecer e buscar outras referências.
      Obrigado pela partilha!

      Eliminar
    2. Também conheci a Manuela do filme de Robert Duvall, amigo José Carlos. A sugestão do Jaime levou-me lá.
      Se acaso reparou bem na figura e nas feições do personagem masculino, talvez tenha visto, como eu, a semelhança com Astor Piazzolla. Foi isso que me levou a ir mais longe.
      Fiquei muito feliz pelo seu interesse em seguir a minha sugestão.
      Grata lhe estou eu, meu querido Amigo.
      Um beijinho e um forte abraço.

      (Oxalá os ânimos acalmem por aí, a situação política parece complicar-se. Vandalismo e selvajaria, nada resolve. )

      Eliminar
  8. Bom fim de semana, Janita.
    Gostava do tango. Agora esta um pouco fora dos meus habitos culturais... : )
    Isto hoje vai sen acentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também gostava e ainda gosto, Catarina...não sei é se conseguiria dançar como outrora. :)
      Com ou sem acentos eu percebo sempre o que dizes. No problem.
      Beijos , amiga.

      Eliminar
  9. Pensava que só havia um género de tango. Estamos sempre a aprender. Grato pela partilha.
    .
    Cumprimentos poéticos.
    .
    Poema: “” Quero sempre dizer que te amo ””…
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Afinal, havia outros...!! :)

      Cumprimentos, Rycardo e obrigada!

      Eliminar
  10. Por acaso é das coisas que mais aprecio numa dança é o tango. lembro-me do tango dos barbudos :))
    Adorei cada "definição " do tango :)

    Beijos. Boa noite!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Cidália. Para além do Tango assassino há também o dos barbudos. Já nem me lembrava desse. :)
      Um beijo e uma boa noite.

      Eliminar
  11. Eu sou assim mais para o pé de chumbo.
    Beijinhos, bfds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é o único, Pedro.😊

      Beijinhos.
      Bom fim de semana.

      Eliminar
  12. O Pedro é pé de chumbo e eu amigo dum bom garfo. Hoje é dia de ir a Montalegre ver as bruxas e de passagem degustar um belo dum cozido à portuguesa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahh...um belo dum cozido à portuguesa! 😋
      Adoro e ando com saudades...
      Já as bruxas, dispenso!
      Depois conte lá no seu canto, como foi!
      Boa noite.

      Eliminar
  13. Não conhecia. Sou uma nulidade a dançar tango, ainda se fosse uma valsa, dava um jeito.
    Bom fim de semana.
    Beijinhos amiga Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma Valsa também se arranja, Manu.
      Um PassoDoble, um Bolero, tudo o que tu quiseres. 👍
      Bom fim de semana, amiga
      Beijinhos

      Eliminar
  14. Quem entra na dança ... dance bem, não vá o par ficar lesionado 😉
    Beijinhos, Janita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso digo eu, António.
      Suporto tudo menos que me pisem os calos! 😁
      Beijinhos e até amanhã.

      Eliminar
  15. Tomo de empréstimo o samba de Benito di Paula:
    "Tudo está no seu lugar
    Graças a Deus, graças a Deus
    Não devemos esquecer de dizer
    Graças a Deus, graças a Deus
    (Manda ver! Manda ver! Manda ver"
    Viu? Vi. Excuse me.
    Mas hoje a música é outra: tango.
    Dançá-lo bem não é para todos. Dá-se-lhe um jeito, isso sim. Dramático, exige paixão. Quase fatal?
    Tudo de bom por aí, com umas danças
    calminhas que fazem bem à saúde.
    Beijo, Janita.



    ResponderEliminar
  16. E eu, tomo de empréstimo ao Agostinho.
    Repito: Graças a Deus, Graças a Deus,
    que tudo está no seu lugar!
    Dança lenta?
    Sai já um Slow...😊
    Bem-Haja, meu Amigo. 🙏
    Um beijinho e muita saúde.

    ResponderEliminar
  17. Desconhecia que havia tantos tangos e sempre dancei o normal:))) e hoje já dancei muito com a vassoura e a esfregona:)))
    Adorei a jarra que maravilha.
    Também para ti um bom fim de semana!
    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A jarra não e apenas uma bela jarra, Fatyly.
      Não se fala em Tango e se apresenta como sua representante, uma bonita jarra. Clica lá no centro e verás que danças ao som de belos ritmos e em vários idiomas. Como para dançar o Tango são precisos dois, tanto a vassoura quanto a esfregona, serão um par melhor do que um marmanjo quaquer que te pise e não te acompanhe...:)))
      Beijos dançantes e um fds.

      Eliminar
  18. Adoro o tango, que não sei dançar como não sei dançar qualquer outro tipo de música. Meu marido era um grande dançarino. Tão bom que consegui levar-me pela sala, sem que eu tropeçasse nos próprios pés nas pouquíssimas vezes que me convenceu a dançar.
    Mas como dizia, gosto tanto do tango, que já escrevi uma história em que a protagonista era bailarina. Lembra-se?
    Abraço, saúde e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá diz a canção:
      "Para escolher um marido
      Nada há como o dançar
      Se ele não acerta o passo
      Melhor será não casar".
      Agora compreendo porque o vosso casamento tem sido tão duradouro... :)
      Assim à primeira - e sem o título - não estou a lembrar-me da história, Elvira. Vou pensar!
      Um abraço e um bom fds.

      Eliminar
  19. Pelo que vejo, na teoria, é entendida em tangos. E na prática, como é?
    Por mim, quando praticava, nos bons velhos tempos, era uma das minhas danças preferidas e não mau praticante, diziam....
    Conheço o tango publicado na jarra, mas não me ocorre o nome dele.
    bjis e bfs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, José, como vai?
      Quando era exímia dançarina deste ritmo e de outros, não tinha a menor ideia da teoria que tenho hoje. Agora que sou entendida na teoria, por ironia do destino, não sei sequer se dançaria a Valsa. Creio que sim, que me sairia menos mal.
      Pena que os nossos caminhos se não tivessem cruzado na juventude. Agora, é tarde para dançarmos o Tango...
      Beijinhos, bom fim de semana.

      Eliminar