sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

VAMOS CANTAR ÀS JANEIRAS?

 🎵🎵🎵🎵🎵🎵🎵


Imagem retirada da Net.

Bom dia, queridos leitores

Bons dias vos venho dar

Vamos cantar as Janeiras

Se é que as sabem cantar.


Diga-me lá, senhor Pedro

Com franqueza e sem temor

Se tem voz para acompanhar

Este cântico de louvor


Levante-se lá Dona Elvira

Diga-me de sua justiça

Senhora Mestra de Contos

Cante Janeiras - sem preguiça.


Diga lá senhor António

Com vai a sua voz

Se tem força na garganta

Traga as Janeiras a nós.


E por aí fora eu iria

Assim o tempo me chegasse

Como esta ideia veio tarde

E o tempo me escasseia 

Cantem vós - 

como se fosse eu que cantasse.

🎵🎵🎵🎵


Beijos e Abraços.

Bom Ano e até breve!


❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤


28 comentários:

  1. Que legal,adorei cantar contigo! Lindo dia de Reis! bjs, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Legal mesmo, querida Chica! :)
      Ainda bem vieste acompanhar esta Janeirada.
      Beijinhos e tudo de bom.

      Eliminar
  2. BRILHANTE. Deixo o meu aplauso e elogio
    ........
    Vamos cantar as janeiras
    Num cantar meu e teu
    Sendo das vozes primeiras
    Ninguém canta como eu
    .
    Feliz dia de Reis … Bom ano de 2023.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Rycardo.
      Vamos lá ver se consigo ficar à sua altura...:)

      Podias dizer que sou eu
      Quem canta melhor - com mais jeito
      Elogiando o cantar teu
      Tenho eu de cantar a preceito.

      Bom Ano com saúde e alegria.

      Eliminar
  3. Ora vamos lá!
    «Vamos cantar as janeiras
    Vamos cantar as janeiras
    Por esses quintais adentro vamos
    Às raparigas solteiras
    Vamos cantar orvalhadas
    Vamos cantar orvalhadas
    Por esses quintais adentro vamos
    Às raparigas casadas
    Vira o vento e muda a sorte
    Vira o vento e muda a sorte
    Por aqueles olivais perdidos
    Foi-se embora o vento norte
    Muita neve cai na serra
    Muita neve cai na serra
    Só se lembra dos caminhos velhos
    Quem tem saudades da terra
    Quem tem a candeia acesa
    Quem tem a candeia acesa
    Rabanadas pao e vinho novo
    Matava a fome à pobreza
    Já nos cansa esta lonjura
    Já nos cansa esta lonjura
    Só se lembra dos caminhos velhos
    Quem anda à noite à ventura»

    Gostaste?
    Beijinho, Janita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei muito, António!! :)

      Não haveria de gostar
      Eu que me dano p'ra cantigas?
      Com essas Janeiradas todas
      Cansaste a voz das raparigas!

      Beijinhos.
      ( mais logo irei ouvir a tua Música.)

      Eliminar
  4. Bom dia.
    Uma tradição que infelizmente vai perdendo o uso.
    Felizmente aqui na terra o nosso rancho folclórico ainda nos vai fazendo uma visita nesta altura do ano.
    Bfs

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, JR!
      Tem mais sorte do que eu.
      Por estas bandas nem a criançada já canta de porta em porta.
      Bom fim de semana.

      Eliminar
  5. Só tu para versejar assim!!! : ))
    Aqui estou para cantar as janeiras convosco.
    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já sabes como eu gosto de versejar, Catarina. :))
      Ainda bem que vieste, isto sem ti não teria graça nenhuma.
      Beijos.

      Eliminar
  6. quadras bem "janeiradas"...

    um abraço para a Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Maceta!! :)
      Um abraço e bom fim de semana.

      ( Por aqui chove torrencialmente)

      Eliminar
  7. Me me associo ao canto
    Faço-o a minha maneira
    sem ritual ou pureza
    não é do meu cabedal
    cantar bem alto as janeiras
    Como vês, não levo jeito, mas canto as janeiras com você. E deixo também minha saudação ao Dia de Reis.
    Os Ternos de Reis quase desaparecidos por aqui.
    Bom final de semana,
    beijinhos, minha amiga!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo José Carlos, pode cantar como bem quiser e mais gostar.
      Com ou sem música, gosto sempre do seu Canto. :)
      Um grande beijinho, com votos de bom fim de semana.

      Eliminar
  8. Até breve. Gostei bastante da poesia!

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts interessantes. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desejo que o Jovem Jornalista fique no ar por muitos e bons anos. se possível até envelhecer.
      Grata pela visita e um Bom 2023 para si.

      Eliminar
  9. Ando tão murcha que dispenso que me venham à porta cantar as janeiras. Porém, gostei muito da sua cantilena :)
    .
    Beijo
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Veja lá se arrebita, Cidália.
      Com cantigas ou sem elas a vida é bela.:)
      Beijo e tudo de bom.

      Eliminar
  10. Finalmente consigo comentar.
    Por aqui ainda se cantam as Janeiras de porta em porta.
    Quando cantava no coro também fazíamos isso.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico contente por te levantarem o cerco, Leo!
      Este aborrecimento tem calhado a todos.
      Esta e outras tradições vão acabando por morrer, há que reanimá-las, pelo menos, aqui pela blogosfera. >:)
      Um abraço.

      Eliminar
  11. Salta daí minha querida amiga
    Vem comigo de porta em porta
    Porque sou uma danada formiga
    Que em nada se importa!
    :))))
    Nunca cantei as Janeiras tradição que só conheci cá em Portugal e por aqui nunca ninguém o fez.
    Beijos e um bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo chovendo a potes
      Dá cá a mão minha amiga
      Vamos cantando às sortes
      E bebendo umas goladas
      Para aquecer os cangotes.
      Eheheheh

      Na prática, também nunca cantei, mas canto agora e ainda vou muito a tempo. :)
      Beijinhos e bom fim de semana.

      Eliminar
  12. Por aqui ainda se vão cantando...não na cidade, mas nas aldeias em redor. Quem as canta são os rapazes em idade de casar (isso ainda existe?), não as raparigas...vê tu! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Ana!
      Na cidade não faria qualquer sentido cantar as Janeiras, realmente. Ninguém conhece ninguém e fora dos Santos Populares, nas ruas ninguém canta. Estas tradições foram criadas pelas, e para, as pessoas simples dos meios rurais como forma de convívio.
      Não sei se a Ana me pergunta se ainda existem estes cantos, ou rapazes em idade de casar. :)) Se for a segunda hipótese, acho que não. Nem rapazes nem raparigas...Pois se o próprio casamento e até o namoro, está a cair em desuso...

      Beijinhos, Ana.
      Bom Ano!

      Eliminar
  13. Gostei de ler, mas cantar eu não canto sob pena de avariar o pc e ele faz-me falta. Alem de que tem chovido de mais ultimamente e não me esqueço de que quando menina eu entoava alguma canção que ouvia, minha mãe logo dizia "vamos ter chuva".
    Abraço, saúde e Bom Ano 2023

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ohhhh, que pena Elvira!
      E eu aqui a contar com a amiga para cantar comigo.
      Mais chuva é que não...só se for lá para o tempo do calor. :)
      Um forte abraço e muita saúde.

      Eliminar
  14. As Janeiras não sei cantar, mas louvo a tua ideia de tão bem versejares.
    Beijinhos Janita😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 😊 Não cantas, mas apareceste, Manu.
      Até já julgava que andavas zangada comigo... 😉
      Beijinhos, amiga.
      Bom Ano! 🌺

      Eliminar