quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

Amar Sem o Fogo da Urgência

 ❤




Na tua urgência de viver,
De forma desenfreada,
Esqueceste que eu existia.
Amei-te e sofri calada. 


Mas hoje no Outono da minha vida
E no tempo do teu já quase Inverno
Vens suplicar o meu amor
Não sei se ceda ao teu pedido terno.


Penso - É feito de fogo urgente 
O amor vivido na juventude
Talvez agora os beijos da tua boca


Saboreados com vagar, lentamente
Me saibam melhor sejam mais doces
Venham reacender a antiga fogueira louca


 ❤ ❤ ❤  ❤  ❤  ❤

25 comentários:

  1. Gosto da feição contemporânea deste soneto, minha amiga. Pela referência às metáforas do outono e do inverso, fez-me lembrar um conto de Fialho de Almeida, A Velha. “Uma história um poucochinho triste”, como diz o narrador. Sem spoiler. Lá, como aqui, o eu e tu dialogam sobre a possiblidade do reencontro, sabendo que tal possiblidade só é conhecida porque, aqui, neste soneto, o Eu a nomeia, a inscreve. Nota-se, ainda queira mostrar alheamento, o jogo institui-se, a ilusão reina, o que nos leva a supor uma “harmonia” entre o Eu e o Tu ou a possibilidade de recuperar o vivido.
    A arquitetura métrica talvez denuncie a instabilidade do Eu, mais desabrido, mais contido, medindo o passo seguinte ao imaginar que “os beijos da tua boca saboreados com vagar... seriam diferentes do “fogo urgente do amor vivido na juventude".
    Uma boa noite, minha amiga Janita!
    Beijinhos,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, querido amigo José Carlos!

      Conheço essa história "um pouco triste", como adverte o seu autor. Felizmente, para essa e outras 'velhas', haverá sempre uma chama de afecto que lhes aquece o coração magoado.
      A minha chama 'literária' chega-me, atravessando o Atlântico, nas palavras do meu dilecto amigo. 😊

      Muito grata por isso.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Nunca é tarde...
    Se a química está lá...
    Beijinhos, bfds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal e qual, Pedro!
      Se restar alguma química - se...nada garante - mas se restar, quantas fogueiras não despertam sob as cinzas aparentemente apagadas? 😊
      Beijinhos, bom fds.

      Eliminar
  3. Nessas coisas eu já estou para lá do inverno. Nem vale a pena pensar mais nisso. Há muitas outras coisas que ganharam importância na minha vida, acordar todos os dias ainda a respirar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim como a Fénix renasce das cinzas também os afectos podem renascer. Lá dizia o 'outro' : "O lume ao pé da estopa vem o diabo e sopra-lhe". 😊
      Mas mesmo sem lume nem diabo, só o acordar vivo e com motivos para manter viva a chama prazeirosa da escrita, já é uma forte razão para desejar acordar. Então não é?!
      👍

      Eliminar
    2. Já me havia apercebido e congratulo-o por isso! 😊

      Eliminar
  4. Bom dia
    Um soneto feito com uma grande delicadeza e com uma chama que não se apaga .

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sobretudo, a chama da esperança, caro JR.
      Essa, tento mantê-la sempre acesa.👍
      Boa noite e obrigada.

      Eliminar
  5. Excelente!
    Beijinho, Janita, boa tarde de sexta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, agora, António!
      Que bom ter-te agradado este meu devaneio. 😊
      Beijinhos.

      Eliminar
  6. Houve, há tempos e outros tempos hão-de vir. Tempos de desvarios e tempos do reconhecimento de erros e má fortuna, ardente ou não. Se possível, por que não uma reconciliação, mesmo que sem a fogosidade louca da juventude?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, porque não?
      Preciso é que a chama ainda arda e tenha algum calor.
      Caso contrário, não!
      Beijinhos e bom fds, José.

      Eliminar
  7. Soneto deslumbrante que me fascinou ler.
    .
    Saudações poéticas. Feliz fim de semana.
    .
    Poema: “”Idosos, lágrimas caindo””…
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grata pelo apreço, caro Rycardo.
      Saudações e um bom fim-de-semana.

      Eliminar
  8. Belo soneto mas além da química também tem que haver a física! :))

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha amiga, física e química têm de andar sempre juntas, se não a faísca não ateia fogo algum...😂

      Abraço

      Eliminar
  9. Respostas
    1. Muito obrigada, Amiga Elvira.
      Um forte abraço e tudo de bom.

      Eliminar
  10. Muito, mas muito bonito e com uma grande dose de verdade. Gostei imenso. Também gostei da foto e do teu belo rabinho de cavalo:)))
    Beijocas e um bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade tão possível quão possíveis são as palavras fictícias, querida amiga!! 😂
      Beijinhos e bom domingo, que o sãbado já foi.

      Eliminar
  11. Nunca deixes apagar a paixão, nunca é tarde para amar.
    Bonito poema.
    Beijinhos amiga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou fazendo os possíveis, querida Manu.
      Sobretudo, para manter viva a a paixão por este convívio virtual.
      Se bem que nós já sejamos 'velhas' conhecidas, verdade?! 😊
      Beijinhos e abraços, Amiga!

      Eliminar
  12. Gosto de ver o quanto de poeta todos tem.
    Aqui uma bela inspiração, que faz reacender a chama, que espera o amor e faz um canto belo num poema, que vem do coração ornado de esperanças.
    Belo trabalho Janita.
    Aplausos..

    ResponderEliminar