segunda-feira, 13 de março de 2023

CHILREIOS E VOOS RASANTES.

------------------------------  


Embrenhei-me na floresta
 para desvendar um mistério
que muito me fascinava.
Como viveriam as aves? 
Como foram lá parar;
quem foi que as colocou ali...

A bela e livre passarada?

Aventureira  que sou fui indo
 de trilho em trilho, 
como se fosse entendida. 
Vi um pisco de peito ruivo, olho vivo e redondinho
Parei...fiquei encantada!

Fitámo-nos mutuamente e ali ficámos os dois
como que paralizados;
Ele, seguro no galho,
 talvez querendo ser gente;
Eu, querendo ser passarinho.
Murmurei-lhe palavras doces,
 fingindo voar baixinho.

Foi aí que o conquistei...
O pisco voou até mim,
e veio pousar no meu ombro. 
Bem perto do meu ouvido,
chilreou 
um canto doce...
diria até, com olhar algo atrevido! 

Fotos minhas - obtidas sem sair do recesso do meu Lar - 




-----------------------------------

--------------------

28 comentários:

  1. O meu passarinho vem para a minha mão.
    E chama-me sempre que eu entro em casa.
    O Artur é um pândego.
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Artur é o Rei do canto e do encanto da família Coimbra. 😊
      Tanto quanto sei nem sequer vive em cativeiro.
      Vive livre pela casa. Como não ser feliz e alegre?!
      Beijinhos, boa semana, Pedro.

      Eliminar
  2. Poesia e fotos lindas,Janita! Tão bom observar a natureza... Vim deixar beijos praianos ,chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grata por te lembrares de vir até cá, querida Chica.
      Aproveita bem essas férias praianas que o outono vem a caminho.
      Beijinhos grandes também para ti, amiga.

      Eliminar
  3. Adorei o poema, é magnífico.
    Mas cuidado, que o pisco é atrevidote...
    Boa semana, amiga Janita.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bondade sua, amigo Jaime!
      São apenas palavras simples, que qualquer pessoa sabe escrever sem precisar possuir conhecimentos aprofundados de métrica nem de ritmo poético. É deixar que as palavras se soltem e levantem voo, quais pássaros livres. 😊
      Este era atrevidote, sim!

      Um beijo com votos de excelente semana.

      Eliminar
  4. Bom dia amiga.
    Adorei estes momentos .
    E não é mesmo para ser agradável .
    Tenho a sorte de morar onde todos os dias oiço pássaros a cantar e sempre fico encantado ao ouvi-los .

    JR.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde, amigo JR!
      Fico muito feliz por ler as suas simpáticas palavras e saber do seu agrado.
      A beleza está mesmo é na passarada e nos seus gorjeios, que vão alegrando o nosso amanhecer.
      Um abraço.

      Eliminar
  5. Numa floresta encantada tudo pode acontecer. Até Mário Quintana.
    Beijinho, Janita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E a floresta encantada é aqui, neste bocadinho da blogosfera. 😉
      Sim, Mário Quintana estará sempre ( ou quase) onde eu estiver.
      Beijinhos, António!

      Eliminar
  6. Dizem que as aves são poesia! :) Gostei muito da sua partilha. Obrigada, Janita!

    Beijo. Votos de uma excelente semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ou, então, é o contrário...a Poesia são aves que levantam voo em cada verso que se escreve.😊
      Eu é que lhe agradeço o prazer da sua companhia, Cidália.
      Obrigada.
      Um abraço amigo e que tenha uma boa semana.

      Eliminar
  7. Parece que andam todos com problemas no Blogger, seja nas publicações ou nos comentários. Eu - o diabo seja surdo, cego e mudo - não tenho desses problemas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai não que não tem...então para onde voou o comentário que lá deixei onde lhe dava conta dos meus produtos hortícolas, que tanto gosto me deu em contar? Quem o fez sumir como que por encanto? Eu não fui...

      Eliminar
    2. Fui à procura do dito comentário que não aparece junto da mensagem e encontrei-o no arquivo geral de comentários. Mas não vem marcado como Spam, está arquivado junto dos outros, muito caladinho como se não tivesse culpa de nada. Nestes casos só temos acesso a duas linhas e não a todo o conteúdo. Ainda lá vou voltar e dar-lhe umas voltas a ver se consigo ler o que lá escreveu. Até porque tratando-se dos meus tomates é assunto do maior interesse!

      Eliminar
    3. Procure, procure, mas sem esse ego tão inflamado.
      Os tomates de que eu falei foram os do meu quintal.
      Se melhores ou piores que os seus,
      será sempre um mistério que nunca será desvendado.

      Eliminar
  8. As aves são lindas. O poema é fascinante de ler
    .
    Uma semana feliz. Saudações poéticas.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fascinante é a sua simpatia, caro Rycardo.
      Muito obrigada.
      Saudações encantadas e votos de óptima semana.

      Eliminar
  9. Que maravilha teres a possibilidade de fotografar passarinhos, são lindos e ainda acompanhados com um bonito poema feito por ti.
    O poema do Mário Quintana foi a cereja no topo do bolo.
    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Manu...em casa não é a mesma coisa do que perder-me literalmente pelas florestas e paisagens inóspitas, por onde andam as equipas de filmagem, mas dá para ter uma ideia ainda que ligeira dessas sensações. Depois, é só ficar muito quietinha com a objectiva a postos...😊
      Ontem fotografei umas paisagens lindíssimas.
      Vamos ver se a inspiração não me foge para escrever umas palavrinhas bonitas, quando as publicar.
      Beijinhos, querida Manu, boa semana. 🌺

      Eliminar
  10. Respostas
    1. Era mesmo, Miguel!
      Tão cativante foi o passarinho, que me deu ares de ser um grande passarão.
      Tenha um bom dia. 😊

      Eliminar
  11. Adorei a poesia! Muito fofinha! Amo a natureza e os bichinhos!


    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom saber que você gostou, Emerson.
      Muito obrigada.
      Também passei pelo seu espaço, para conferir, e achei bastante interessante o tema abordado, ainda que nos leve algures onde mora a nostalgia. Quando puder voltarei a passar e dir-lhe-ei isto onde deveria ter dito.
      Fique bem.

      Eliminar
  12. Estive tão assoberbado nos últimos dias que, somente hoje, pode encontrar este harmonioso conjunto. Ouvir o poema de Quintana em sotaque português, tão claro, tão melodioso, embora saibamos que Quintana é português, brasileiro, angolano, sueco, russo, porque é tão universal a sua poesia, que atravessa as fronteiras sem deixar as suas terras gaúchas. Mas foi muito bom ouvi-lo neste sotaque. Como foi bom ouvir o teu sotaque no poema da tua lavra, tão universal quanto o Quintana, a nos dar conta da sua intimidade com o prisco. E endosso as palavras do Jaime, cuida-te com este prisco, que ele é mesmo atrevidote... Aliás, deixa-o, deixa-o... não faz mal nenhum!
    Uma boa quarta-feira,
    beijinhos,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssimo amigo José Carlos, já sentia saudade de ler as suas tão estimulantes palavras.
      Sempre me deixa com um sorriso nos lábios e não é somente pela forma bondosa como se refere aos meus escritos tão simples,
      É que, aqui e ali, consegue sempre pontuar o que escreve com uma nota de bom humor.
      Como não sentir estima por alguém que nos puxa o ânimo para cima, quando sentimos tanta incompreensão e até maledicência por parte de gente derrotista e até maldosa?
      Muito grata, meu amigo.
      Um beijinho com carinho.

      Eliminar