quarta-feira, 8 de março de 2023

DA NASCENTE ATÉ À FOZ.

 =====================

Foto minha...obtida a partir do recesso do meu lar...


Águas de prata de rios murmurantes

Brotam da nascente, com fúria, com dor

Correm dos meus olhos lágrimas pujantes

Pela dor que sinto,  por ti, meu amor.


Já foste corrente, forte e indomável

Hoje és só restos, 

sobras de um festim...


Quem me dera voltar à saudável nascente. 

Somos hoje a Foz

 onde  jazem os despojos 

- de ti e de mim.





--------------------------

34 comentários:

  1. Se isso é um auto-retrato ... a coisa está feia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, não é. No entanto, a 'coisa' não está tão mal quanto parece nem tão bem quanto eu gostaria.
      Bom dia. :)

      Eliminar
  2. Bom dia
    É sempre mais difícil voltar à nascente, mas o percurso fica para sempre na memória .

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde, caro JR.

      E o que interessa é o percurso. Aí sim, temos o livre arbítrio, já que para nascer não somos tidos nem achados.

      Eliminar
  3. Os percursos da águas da vida vão alternando; umas vezes calmos, outras tumultuosos e voltam a ser serenos. E é nessa inconstância que vivemos cada momento que passa.
    Um grande beijo, Amiga.
    Os teus poemas são lindos. Não desistas de os escrever.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom ver-te novamente, querido Kok!
      Andes tu por onde andares, sempre vens no aniversário da nossa querida e saudosa Teté.
      Ainda ontem, no post anterior, falei nela - e em ti - com a Catarina.
      Beijinhos grandes Amigo, e cuida-te.

      Eliminar
  4. Esqueci-me de referir:as flores no cabeçalho: são lindas.
    São exóticas? ó_ò :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seu maroto...sabes bem quem me ofereceu as flores do cabeçalho. 😊 Foi pelo elogio da Catarina que eu falei em ti...
      Exotismo e beleza é contigo!! Com quem mais? 🙏

      Eliminar
    2. Olha quem apareceu por aqui. O Kok que ainda ontem foi mencionado.
      : )

      Eliminar
  5. Que o percurso seja calmo e prazeroso.
    Adorei estes teus versos.
    Beijinhos amiga Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A vida, querida Manu, é como uma montanha russa, tanto estamos em cima como descemos a pique. Temos mais é que nos ir aguentando.

      Beijinhos e obrigada pela tua generosa apreciação, amiga.

      Eliminar
  6. Um poema a duas vozes? Ou a três vozes? Vozes que não se respondem, mas dialogam. Não se veem, mas se pressentem e se fundem na breve história, na tenção que emana destes versos, na própria contensão dos sentimentos, no próprio rigor da forma.
    Um intenso poema que a corrente não leva, traz...
    "Mulher, se Deus não criasse você...", um versinho de Vinicius de Moraes para saudar o Dia Internacional da Mulher....
    Beijo, minha amiga!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo José Carlos, creio que isto foi mais um diálogo falando de mim para mim, logo, é mais uma espécie de monólogo. 🧐
      Ah, se Deus não criasse a Mulher, o mundo não seria o Mundo de maravilha e mistério que é, verdade?
      E o Dia Internacional do homem?.... Lamento, mas só festejo o Dia da Mãe.
      Tudo o resto já considero discriminatório, vistam lá os poetas o Dia com a roupagem que bem entenderem.

      Beijos e abraços, meu querido Amigo!

      Eliminar
  7. Espero que seja apenas poesia e NÃO um estado de alma e vivência
    Linda foto
    .
    Feliz dia internacional da mulher
    .
    Poema: “” Mulher: a flor, o perfume do mundo ””…
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Inexplicavelmente fui resgatar o seu comentário que marcava uma pausa de oito horas. Inaudito! Eu tinha lá ido espreitar havia menos de 4 horas e não havia lá nada.
      Obrigada, Rycardo. Poesia é poesia... :)

      Eliminar
  8. Respostas
    1. Foi escrito num dia em que me sentia triste, querida Leo.

      Abraço grande!

      Eliminar
  9. Sinto-me particularmente incomodado por me lembrar das mulheres apenas uma vez por ano.
    Faço-me entender? Espero que sim!
    Beijinho, Janita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se isso te incomoda tanto assim é porque pensas como eu.
      Então, o melhor é não aceitar a discriminação mascarada de homenagem. O que passou já lá vai, há é que lutar todos os dias ou sempre que haja necessidade de puxarmos pelos galões da igualdade...Faço-me entender? Espero bem que sim!!
      Beijinho, António.

      Eliminar
  10. Bonito poema. Adorei a imagem!!
    .
    'Nem só de flores vive a Mulher'...
    .
    Beijo, e um excelente dia... (Da Mulher🌹)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem razão Cidália, só flores e mimos neste dia e indiferença nos restantes, não interessa a nenhuma mulher.

      Um abraço.

      Eliminar
  11. Os meus mais respeitosos cumprimentos à Janita, no Dia Internacional do Ser Mais Extraordinário da Criação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pela parte que me toca, meu Amigo José, sinto-me lisongeada.
      Um beijinho e obrigada.

      Eliminar
  12. Muito bonito o poema e a foto que o ilustra. Parabéns.
    Abraço , saúde e Feliz Dia da Mulher.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grata, Elvira!
      Um abraço e haja sempre saúde que o resto virá também.

      Eliminar
  13. Fico muito apreensiva com as correntes... mesmo que as veja ao longe.
    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São mais perigosas as correntes e remoinhos das águas dos rios do que as vagas alterosas do mar. No Guadiana, muitos têm sido os jovens serpenses que lá perderam a vida. Um deles, era filho, único, de um casal meu amigo.
      Beijinhos.

      Eliminar
  14. Que maravilha foto e poema 5*****
    Beijos e um bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grata, Fatyly. Desejo que esteja tudo bem contigo e com os teus.
      Beijos e tudo de bom.

      Eliminar
  15. Um poema de desalento.
    Mas a foz tem os seus encantos, há um mar onde podemos mergulhar, fazendo esquecer a nascente... e os despojos...
    Magnífico poema, gostei imenso.
    Continuação de boa semana, amiga Janita.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem razão amigo Jaime, temos de olhar o avançar da vida com optimismo. Na Foz, passamos de água insípida ao tempero da água com sabor a sal. Depois, é lá que podemos mergulhar a fundo, em novos mundos por descobrir.
      Um beijo amigo e bom fim de semana.

      Eliminar