quarta-feira, 15 de março de 2023

PALAVRAS DE ALGUÉM. # 6

 =======================

Foto obtida por mim - sem sair do recesso do meu lar - 


Muitas Razões

 

A sós, nos grãos da terra, digo sim à luz aberta dos seus poros

e, ao tumulto da ebulição, digo não. E digo sim ao futuro

com medo de quando ele chegar não me encontre.

E digo sim à pulsação serena da escrita,

pão nosso de cada dia,

águas que não se cansam de brotar de fonte escondida.

E digo sim ao perfume da memória,

e digo sim ao bulício do devaneio,

e digo sim à chama do ócio.

E desleio qualquer outro sopro a não ser o da vida

porque tenho de vivê-la atento a qualquer gesto distraído

que possa desviar-me do caminho. 

* * * 

 Texto poético de   José Carlos Sant Anna  [Clique ]




========================

==========

26 comentários:

  1. Um bonito poema e uma belíssima composição que gosto muito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O autor é um nosso companheiro de jornada blogosférica.
      Professor de Literatura - informação que obtive através de outrém - pelo que faz do pulsar sereno da escrita, o seu pão de cada dia. Dono de uma sensibilidade ímpar, possue a rara qualidade de nos trazer ao de cima o que temos de melhor.
      Um grande ser humano!
      Grata por teres vindo, Catarina. :)

      Eliminar
  2. Muitas razões para manter acesa a chama do viver em belíssimo poema, que faz olhar para dentro e valorizar cada suspiro de vida.
    Bonita e perfeita homenagem Janita com esta canção.
    Abraços e que a semana esteja leve e alegre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Toninho!
      Que bom vê-lo restabelecido e de novo a visitar-nos.
      Foi como eu disse à Catarina; o amigo Sant'Anna consegue o milagre da descoberta do nosso melhor.
      Também escreve com um sentido de humor muito subtil, sobre 'coisinhas' do dia-a-dia. Um grande Mestre da escrita!
      Muito obrigada, Toninho.
      Um abraço amigo, com os meus melhores votos de saúde e felicidade.

      Eliminar
  3. Não conhecia o autor.
    Fui espreitar.
    Chapelada!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes de sair do blog, lembrei-me a tempo e fui espreitar o Spam. Claro! Lá estava o Pedro à espera de ser libertado do cativeiro... :)
      É verdade, o autor merece que se lhe tire o chapéu!!
      Beijinhos.

      Eliminar
  4. Na imagem publicada está tudo chamuscado ou é impressão minha?
    Se é o que parece, o fogo andou perto do lar referido!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, Tintinaine!
      Nem tudo é o que parece.
      A imagem mostra uma paisagem onde as árvores vão morrendo à sede, numa floresta onde, há décadas atrás, as águas brotavam, incansavelmente, de uma fonte oculta.
      Tudo efeitos da mão nefasta de alguns seres humanos desalmados. É assim, este "Nosso Mundo"...

      Eliminar
  5. Bom dia
    Imaginei um belo poema dito ao som de um grande momento musical.
    Razões suficientes para tirarmos um minuto e pensarmos também na foto.

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Beleza e bom gosto, é o que todos encontramos no "Caderno de San". Um espaço onde a Magia e o Sonho estão sempre presentes.
      Grata, amigo JR!
      Tenha uma boa noite.

      Eliminar
  6. Imagem e poema deslumbrantes que muito gostei de ver e ler
    .
    Cumprimentos poéticos.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ao que é deslumbrante e belo, ninguém fica indiferente, não é?

      Cumprimentos, caro Rycardo.

      Eliminar
  7. Acabo de ter acesso a mais um momento ímpar na blogosfera. Este, aqui.
    Beijinho, Janita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deixaste-me sem palavras.
      Beijinho, António e a minha gratidão.
      O autor merece o teu elogio.
      Eu, apenas fui a porta-voz.

      Eliminar
  8. A fot é maravilhosa. Adorei o poema. Obrigada pela partilha, Janita!!
    .
    Sou companheira de mim ...
    .
    Beijo. Boa tarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando o li, gostei tanto que pensei logo em o partilhar com os meus leitores, Cidália.
      Eu é que agradeço ter vindo.
      Um abraço.

      Eliminar
  9. Fui conferir a postagem e, para minha surpresa, era eu um “alguém na multidão” da blogosfera. E me perguntei, pode José? A amizade sempre nos surpreende com um carinho acima da nossa expectativa e dos nossos merecimentos... E como gostei de encontrar meu texto emoldurado na sua sala de visitas. Uma honra inominável. Já encontrei emoldurada nesta mesma sala tanta gente de escol, que é um atrevimento ocupar este espaço, ainda que concedido por você. Pois, li, reli, treli meu texto. Quase o reescrevi, risos. E não resisto a uma confissão: sabia, na sala de aula, quando a frequentava como professor, (que inconfidência, minha amiga! Por que fizestes isso comigo? risos), brincava na primeira aula ao dizer aos alunos que era professor de literatura e acrescentava: “como vocês sabem, quem sabe, faz. Quem não sabe, ensina!” Ainda bem que sou um “poeta bissexto” e as aulas ficaram para trás.
    Deixo um abraço bem apertado de amizade e agradecimento por sua generosidade em acomodar-me na sua sala e deixar-me ficar. E beijinhos também

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que pode, José!
      Você tudo merece.
      Sua palavra
      entontece
      e quem
      o não esquece
      por tudo
      lhe agradece, José!
      Seu discurso
      é magia
      sua palavra
      pura poesia
      ...e por aqui me fico
      já com muita nostalgia. 😍

      Não é bem Drummond de Andrade, mas é o que me saiu do coração.
      Sei que a sua natural modéstia não lhe permite levar isto muito a sério, Mestre, então ri e eu rio também, como de resto ambos gostamos.
      Vou ficar mesmo por aqui, para não passar do riso ao pranto.

      Beijinhos e abraços e até breve, amigo José! 🤗

      Eliminar
  10. Gosto do que o José Carlos Santana escreve. E este poema, que não conhecia, não foge à regra.
    Obrigado pela partilha.
    Continuação de boa semana, amiga Janita.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Jaime.
      Se quem gosta de poesia, mas não é poeta, ama os textos poéticos do José Carlos, como não poderia um poeta apreciar outro, como é o caso?
      O que é merecido não é agradecido, por isso, nada há para agradecer. :)
      Um abraço, caro Jaime.

      Eliminar
  11. Louvo a tua disposição para divulgares deste nosso mundo da blogosfera.
    Gostei muito de ler o bonito poema, acompanhado ao piano.
    Simplesmente maravilhoso.
    Beijinhos Janita
    😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, querida Manu.
      Não é que a maioria dos talentos que admiro necessitem que eu lhes dê visibilidade. Eles já brilham pela sua luz própria, no entanto, gosto de os trazer aqui. Foi esse o motivo porque criei esta rubrica.
      Agradeço o teu louvor e fico feliz por isso, amiga, pois sei que o dizes de coração. Fiquei imensamente contente com o teu apreço.
      Um beijinho grande, querida Manu. 😘

      Eliminar
  12. Gosto muito de o ler! Mais um texto excelente.
    Olhando a tua foto de proximidade, percebi as saudades do Alentejo :)
    Enorme beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, Ana!
      É verdade, as saudades do meu/nosso Alentejo são mais que muitas. Curiosamente, à medida que os vão passando, aumentam e trazem-me mais as lembranças e acontecimentos ligados à infância, do que propriamente de coisas e pessoas ligadas às minhas idas recentes e a acontecimentos actuais.
      Enfim, coisas do coração que a razão não entende... :)

      Um beijinho grande, Ana, e um bom fim-de-semana.

      Eliminar