sexta-feira, 17 de março de 2023

NESTE LIVRO QUE VOS DEIXO...

 ...um dia, quando eu partir para um lugar sem retorno, não há um Conto, uma história.

São pedacinhos de mim traduzidos em versos simples, sem nenhuma fama nem glória.





Será nestes pedacinhos,
 que os meus netos 
irão saber 
o que sentiu a Avó. 
Quais foram os seus sentimentos, 
o riso, o choro, a emoção,
vivida em tempos virtuais
 e de doce
bem-querer.



Pode haver um apagão, o final da blogosfera, 
mas n'Este Livro que Vos Deixo,
enquanto o tempo for tempo,
sabereis que houve um tempo
em que eu tive tempo para 
tudo! - Para o sonho,
para o delírio!
E que
 também houve espaço
para uma
 saborosa  quimera.





Enquanto me recordarem viverei
para todo o sempre!

***

Nota: O livro, é a recolha de alguns poemas e textos do meu blog, oferta do meu filho, como presente no meu aniversário em 2022.
 Obrigada, filho!

❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤


28 comentários:

  1. Nada melhor do que me remeter ao silêncio, melhor e maior forma de respeitar esta publicação.
    Curvo-me diante de ti, dos teus mais queridos e da realidade que por aqui se vai espalhando.
    Beijinho, Janita.

    ResponderEliminar
  2. Amigo António...e eu, curvo-me perante a tua sensibilidade, pois entendes perfeitamente, quão importante é para mim este espaço.
    Igualmente o entende o meu filho. Foi com lágrimas de emoção que recebi este presente de valor incalculável. Pelo tempo dispendido na procura de textos e poemas que melhor me retratassem, passou certamente muitas horas sem dormir. Que melhor prenda uma Mãe pode receber do que o tempo, o esforço e o carinho do seu filho?
    Obrigada, António!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. Podes crer, Leo!
      Quando o recebi fartei-me de chorar de emoção e alegria.
      Beijinho

      Eliminar
  4. Uma prenda maravilhosa que, imagino, lhe caiu de forma deliciosa e emocionante no coração
    .
    Saudações poéticas.
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi isso mesmo, Rycardo.
      Foi uma prenda de coração para coração.
      Saudações emocionadas.

      Eliminar
  5. Boa tarde amiga
    Não sabe como fiquei sensibilizado com esta publicação.
    Ê que se um dia alguém me desse uma prenda destas, eu seria um homem muito feliz mesmo.
    Amiga você merece.

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei, mas calculo, amigo JR!
      É meter mãos à obra e criar o seu espaço na blogosfera, antes que isto vá tudo para o 'espaço'. :)
      Obrigada pelo carinho.

      Eliminar
  6. Um presente original e de sensibilidade única.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando criança e até ser adolescente, o meu filho escrevia-me também versos. Tenho guardado esses pequenos/grandes tesouros. Acho que ambos temos uma pequena costela poética. :)

      Eliminar
  7. O que fica escrito em livro será sempre uma belíssima recordação :))

    Beijo. Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Recordação que nem o tempo destrói, Cidália!
      É essa a diferença entre o palpável e o imaginário.
      Não precisa de luz nem baterias...:)
      Beijos e um excelente fim de semana também.

      Eliminar
  8. Que maravilha de presente, amiga. Que sensibilidade e amor representa. Parabéns, pelo maravilhoso filho que tem.
    Abraço, saúde e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Elvira!
      É muito altruista, o meu filho. Mas também tem um pouco do mau génio da mãe, ah, pois tem! :) Não há bela sem senão.

      Um grato abraço e óptimo fim de semana.

      Eliminar
  9. Tão significativa esta entrega, esta prova do amor filial. Tarefa ingente encontrar as palavras que traduzam a emoção desta homenagem. Sempre fisgamos o que eles pensam; mas eles não diferentes. É guardar-se, pois irão outras emoções, pois não param de nos surpreender para revelar o amor que sentem...
    Beijo, minha e bom final de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Sant'Anna, sinto que ficou algo preso, aí nas entrelinhas, mas eu, com a minha peculiar ligeireza de gazela, ;) com um salto, apanhei no ar...
      Sinto, igualmente, que a próxima emoção a que o amigo alude, será o alvitre - assim que eu comece a dar mostras de precisar de ajuda e companhia - de que o melhor para mim será a ida para um Lar onde tenha cuidados, ainda que não conheça lá ninguém e sinta falta do aconchego do meu lar?
      Pois, não sei. Só sei que eu sou dura na queda...e , até lá, muita água vai ainda correr debaixo das pontes.

      Um beijo amigo, José Carlos.

      Eliminar
    2. Talvez eu tenha sido contido nas minhas palavras. Em situações semelhantes, as palavras escorregam por entre os dedos e não chegam à mente e, em seguida, ao papel. Com duas filhas que, diariamente, me surpreende com manifestação de carinho, de afeto virão, jamais pensaria em um Lar. Quis dizer ou pedir-lhe para guardar-se, pois outras manifestações de carinho como esta o teu filho ainda a surpreenderá. Sem falar de Noah, o garoto esperto, que surpreende o tio distante, imagina, o a avó próxima!
      Nem sempre traduzimos bem em palavras as emoções que nos tocam mais fundamente, minha amiga Janita!
      De todo modo, é sempre um pretexto para enviar mais beijinhos e abraços,

      Eliminar
    3. Ora, José Carlos, não se preocupe a pensar se houve, ou não, contenção naquilo que escreveu. Os dias são mais preenchidos uns do que outros e nem sempre o ânimo e a boa disposição favorece a nossa eloquência .
      As coisas são o que são e não adianta fazer ajustes e remendos. Talvez essa parte me tenha escapado e eu lhe tenha dado uma interpretação diferente.
      Respeito-o e considero-o muito, Caro Professor, para me dar ao desplante de, explícita ou implicitamente, lhe dirigir qualquer crítica. Jamais o faria!
      Aceito o pretexto para os ósculos e os amplexos...😊
      Um forte abraço, meu amigo.

      Eliminar
  10. Não sei o que dizer! Há coisas que se sentem e mais nada, impossível reproduzi-las em palavras.
    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só o facto de ter vindo já me basta!
      Compreendo bem essa incapacidade em manifestar por palavras o que sente, o que ficou por dizer, mas sentiu.
      Um abraço, Tintinaine e obrigada.

      Eliminar
  11. Boa noite, Janita, enquanto estivermos por aqui devemos
    desfrutar a vida e procuramos dar amor a quem merece
    para ficarmos um pouco neles quando partirmos.
    Um ótimo fim de semana, com muita paz.
    Grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, Pedro!
      Este seu comentário tem, para mim, um duplo valor e significado. Muito grata, por ter vindo.
      Sim, dar amor ao próximo é sabermos usar de sensibilidade nos actos e palavras. Muitas vezes, porém, quando alguém tem um deslize nesse aspecto, não falta quem lhe caia em cima de pau na mão, usando de epítetos pouco abonatórios, esquecendo que nem todas as ovelhas do mesmo rebanho são iguais. Aí, há que perguntar: "Para onde foi o amor, a solidariedade que apregoamos?"
      Sinto que o Pedro Luso foge a esse tipo de pessoas revelando um carácter de boa e sã índole. Daí que agradeça, duplamente, a sua vinda.
      Forte abraço.

      Eliminar
  12. Ainda bem que hoje vim até ao Cantinho.
    Também eu não sei que dizer que não esteja já dito. O senhor seu filho merece a mãe que o gerou, isto na opinião de quem pouco ou nada os conhece.
    Beijinhos e bfs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, ainda bem que veio, José! Mas, se viesse amanhã, ainda cá o encontrava. :)
      Não se preocupe com o que já foi dito, cada pessoa é uma pessoa diferente, com o nosso rico idioma não faltam palavras e, quando a emoção no-las rouba, só a presença basta.

      Fiquei feliz por o rever por cá. Volte sempre, meu Amigo.
      Um beijinho e um excelente fim de semana.

      Eliminar
  13. Hoje, Janita, não podia passar por aqui sem deixar algumas palavrinhas, pois, como mãe e avó, este teu post sensibilizou-me muito .Este presente que recebeste, de certeza que é uma daquelas joias raras, muito valiosas que tantos têm de guardar num cobre bem trancado para que não sejam roubadas. Esta preciosidade terá o melhor lugar do mundo, o teu coração, onde ficará até que a vida te
    dê o teu último instante e depois, outros corações a conservarão, mantendo assim a tua eternidade. Augusto Cury. num dos seus livros diz que a pessoa fica eterna no significado que deu às pessoas com quem conviveu e este presente é a prova do grande significado que tens dado à vida dos que te amam. Se me permites, Janita, gostaria de te dizer que, quando voltei do Brasil, tive que lá deixar muitas coisas, mas trouxe uma " joia rara que guardo, religiosamente até hoje. Numa pastinha fui guardando bilhetinhos que os meus filhos deixavam espalhados pela minha cama, primeiro uns rabiscos, depois já uns desenhos mais perfeitinho e por fim, lindas cartinhas onde escreviam aquilo que o coraçãozinho deles sentia. Guardo até hoje essa preciosidades e olha que o meu filho mais velho tem já 46 anos. E sabes qual foi o meu melhor presente no último Natal? Foi ver a alegria dos meus netos mais velhos quando lhes entreguei as pastas onde guardava os desenhos que faziam quando passavam o fim de semana connosco ( moravam na Régua ) Ficaram tão felizes por ver que a avó tinha guardado aquelas pequeninas coisas que, com tanto carinho, faziam para nós . Foi uma alegria enorme para mim, como deves calcular e tenho a certeza que, também eles vão conservar aquela recordação da vovó, quando ela se for. O mesmo estou a fazer com a minha netinha mais nova de 4 anos e ela já diz que " é para guardar na pastinha, vovó " . Amiga, quero que me desculpes a interferência, deixando aqui o meu " desabafo ", mas, com ele quis mostrar-te o quanto fiquei emocionada com a tua partilha; para mim, estas atitudes dos nossos filhos, levam-nos a continuar a acreditar no ser humano, apesar de todas as noticias más que nos entram pela casa dentro todos os dias- Há por esse mundo fora, gente maravilhosa, que passa a vida a vida a fazer o bem, mas parece que querem que os esqueçamos e, desses, ninguém fala, Se há meia dúzia de bárbaros neste nosso planeta, há milhões de heróis anónimos que devem ser lembrados e, se ainda queremos que haja mais, temos que dar o exemplo e ensinar os ossos pequeninos o verdadeiro significado da palavra humanidade- Querida Amiga, já me alonguei muito e, mais uma vez peço que não leves a mal ter deixado aqui o meu testemunho. Eu só tenho a agradecer esta partilha e também devo dar-te os parabéns por teres criado o teu filho com valores tão essenciais à vida de todos nós Muito obrigada e que a vida continue a abençoar-te com muito amor, carinho e saúde. Um bom fim de semana. Beijinhos
    Emilia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Emília.
      Quando por cá passar não se iniba de escrever tudo o que a publicação ditar ao seu coração, o que deve ou quer dizer.
      Quando abrimos os comentários ao público é suposto que sejam expostas as próprias ideias ou opiniões. Coincidam elas com as nossas ou não. Desde que haja bom trato e educação, podemos concordar ou discordar. Mal iria o mundo se todos pensassemos da mesma maneira.

      Fale dos seus familiares, fale das suas vivências, fale de tudo o que lhe aprouver. Li atentamente as suas palavras sentidas e agradeço reconhecida, a confiança que em mim deposita. Acredite que não há a mínima razão para lhe desculpar o que quer que seja, não só porque estou em tudo de acordo consigo, como porque esta interacção só nos enriquece e valoriza o que escrevemos.
      Muito grata, querida Emília.
      Um beijinho grande e um feliz fim de semana.

      Eliminar
  14. Olá, Janita, que belíssimo presente do seu filho, quer ele que tudo fique registrado com total segurança. Essa nossa fase da blogosfera é ótima, nela deixamos nossas profundezas, mas sem confiar muito de que um dia não desapareçam. O livro, ao contrário da Internet, ficará não apenas na memória, mas também fisicamente no coração de seus filhos e netos, terão seu espírito guardado para recordação.
    Um ótimo final de semana, muita paz.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Tais!
      É verdade, foi uma surpresa e tanto que o meu filhote me fez chegar às mãos. É claro que a selecção feita nâo abarcou nem
      um terço do conteúdo do blog, nem fazia sentido que assim fosse, pois também há por aqui muita 'palha' que, se se perder não me vai fazer muita alta. Foi uma escolha segundo o seu critério e penso que escolheu bem.
      Agradeço-lhe as palavras simpáticas e cordiais e também lhe desejo muita tranquilidade, paz, saúde e muito amor.
      Um beijinho, Tais, e bom fim de semana.

      Eliminar