quinta-feira, 30 de março de 2023

PALAVRAS DE ALGUÉM. # 7 _ "Inadjectivável"

 

Os ponteiros por vezes encravam e param, mas a palavra, essa,
está sempre em franco movimento.

(...)

"Inadjectivável". Eis a palavra para o que não há palavras, a palavra que o povo ainda não conseguiu encontrar para quando não tem palavra. Pragmaticamente, haverá diferença entre o popular "Não há palavras" e o erudito "Inadjectivável"? 

Há. Como numa viagem de comboio entre o Porto e o Entroncamento, indo uns em 2ª classe e outros em 1ª, mas saindo depois no mesmo destino."

   ---------------
( E esta, heim? Tão simples quanto isto. A fina ironia no seu melhor.)

Palavras de José Ricardo Costa, Professor, Filósofo, Cronista e autor de um blog  (clique)- do meu blogobairro,  a quem a palavra certa no momento exacto nunca falta. 

As coisas que eu tenho aprendido com este grande senhor da palavra, torrejano de alma e coração - se também de nascimento é que já não sei - não têm conta nem medida.
Apesar de JRC nem ter conhecimento da minha existência, agradeço-lhe pelo muito que me tem ensinado.





23 comentários:

  1. Subscrevo inteiramente e aprendi mais alguma coisa. Obrigada amiga!
    Beijocas e um bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, querida Fatyly, que bom ver-te de novo a circular pelo blogobairro. Sinal de que o pior já passou!
      Vim, em passo de corrida, auscultar a opinião dos amigos sobre as doutas sabedorias deste Sr. , só mais logo terei tempo para visitar os visitantes, e até, quem não me visita...ou seja, passear e ver as vistas da vizinhança. 😊
      Beijinhos e tudo de bom.

      Eliminar
  2. É mais fácil dizer " Não há palavras", do que o palavrão inadjectivável...
    .
    Saudações cordiais e poéticas
    .
    Poema: “” Mulher: O equilíbrio do mundo ””…
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É tudo uma questão de saber quais as palavras que nos faltam, caro Rycardo. Ah, pois é! 😊

      Saudaçõs blogueiras

      Eliminar
  3. As palavras, já dizia Cecília Meirelles, estranha potência a vossa. E este senhor nos ensinou como usá-las mostrando que não há diferença, mesmo quando há, ainda que não haja. A sutileza com que nos explicou o sentido das palavras nos deixou com os olhos luzidios ao percebermos a diferença não no sentido, mas nas camadas sociais. Mas vale um comboio nos trilhos do que o comboio de palavras, é o que revela a capacidade de condensar deste senhor.
    Um bom dia, Janita!
    Abraços,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querido Mestre e Amigo, explicar a diferença daquilo que não existe, mas aparentemente está bem à vista, só é possível para os dotados de conhecimento e do uso certo, no momento exacto, da palavra. Como é o caso do meu amigo José Carlos , de José Ricardo Costa e de mais uns quantos, poucos, que visito neste vasto mundo da ficção virtual. Que sendo 'virtuais', existem. Tão vivos e reais quanto as palavras que deles lemos.
      Parece um trocadilho, mas não é. 😊
      Do coração agradeço a sua vinda a este post, meu Amigo.
      Beijinhos.

      Eliminar
  4. Valeu a pena passar por aqui.
    Trabalho acrescido, pensar no que a escrita oferece.
    Beijinho, Janita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Preciso é, estarmos predispostos a ir ao encontro das Palavras, de quem as sabe usar e usa com mestria, não é António?
      Beijinho amigo e grato.

      Eliminar
  5. Só que a tal palavra que nos falta é, por vezes, um verbo, um substantivo e até um advérbio!
    Mas gostei de conhecer o tal senhor torrejano que tanto pode ser de Torres Novas ou de Torres Vedras...

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal e qual, minha sábia amiga.
      Nem sempre as palavras que faltam ao 'povo' são adjectivos, logo, o "Inadjectivável" de José Ricardo Costa, acaba de cair por terra!... 😊
      JRC vive em Torres Novas, como podes verificar no Jornal 'Torrejano' onde este senhor escreve amiúde.
      Ora clica lá AQUI e comprova por ti, enquanto lês mais uma excelente crónica de sua autoria.
      Eu sei, porque o acompanho há vários anos e fui seguindo os seus passos através dos seus posts.

      Grande abraço, Leo.

      Eliminar
    2. Gostei do pouco que li!
      É praticamente meu vizinho!

      Abraço

      Eliminar
  6. Vou começar a seguir esse blog.
    Sempre aprendendo... aqui e lá. : ))
    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Prefiro o português europeu.... "sempre a aprender"

      Eliminar
    2. Mas olha, Catarina que eu uso muito os verbos no gerúndio, jeito de falar próprio do Alentejo. Pensar que isso nos chegou do outro lado do Atlântico tem tanto de certo quanto de errado. :) Talvez os primeiros portugueses a colonizar o Brasil tenham ido do Alentejo, daí essa predominância.
      Na zona centro é mais frequente usar os verbos no presente do indicado. Estou a fazer, comer, aprender...Não acho isso relevante.
      Fazes bem em seguir o "Ponteiros Parados", é um excelente blog com uma prosa excepcional.
      Beijinhos.

      Eliminar
    3. Não corrijo quando o gerúndio é usado por outros em determinados contextos e frases. A não ser que seja gramaticalmente incorreto.
      Quando posso, dou preferência ao infinitivo.
      Tens razão quando afirmas que o gerúndio é mais usado no Alentejo. Eu acrescento, tb no Algarve.

      Eliminar
    4. Tens razão...olha que atestado de parvoíce me passei.
      O estado verbal correcto será o infinitivo e não como disse, 'presente do indicativo'. Bem, lá terei que ir de novo frequentar as aulas da escola primária....
      Já pareço o Raúl Solnado quando nos fazia rir com os seus monólogos disparatados. falava no nome dos rios e depois rematava...gramática! Assim estou eu! 😋
      Ainda bem que o Professor não me conhece, se não vinha já disparado de lápis vermelho em punho.
      Até amanhã, Catarina.

      Eliminar
    5. 😒 🙏 🌺
      Shame on me 😊

      Eliminar
  7. Chapeau para o autor.
    Vou espreitar o blogue.
    Beijinhos, bfds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que goste. Pedro.
      Beijinhos, bom fim de semana.

      Eliminar
  8. Mais um blogue que gostei de conhecer.
    Grata pela partilha.
    Bom fim de semana
    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar