terça-feira, 2 de julho de 2024

TERÇAS- FEIRAS MUSICAIS. [ ATÉ SEMPRE FAUSTO ]

 





Fausto Bordalo Dias
( O Barco Vai de Saída)









O barco vai de saída
Adeus ó cais de alfama
Se agora vou de partida
Levo-te comigo ó cana verde
Lembra-te de mim ó meu amor
Lembra-te de mim nesta aventura
Pra lá da loucura
Pra lá do Equador

Ah! mas que ingrata ventura bem me posso queixar
Da pátria a pouca fartura
Cheia de mágoas ai quebra mar
Com tantos perigos ai minha vida
Com tantos medos e sobressaltos
Que eu já vou aos saltos
Que eu vou de fugida

Sem contar essa história escondida
Por servir de criado a essa senhora
Serviu-se ela também tão sedutora
Foi pecado, foi pecado
E foi pecado sim senhor
Que vida boa era a de Lisboa

Gingão de roda batida
Corsário sem cruzado
Ao som do baile mandado
Em terras de pimenta e maravilha
Com sonhos de prata e fantasia
Com sonhos da cor do arco-íris
Desvairas se os vires
Desvairas magia

Já tenho a vela enfunada
Marrano sem vergonha
Judeu sem coisa nem fronha
Vou de viagem ai que largada
Só vejo cores ai que alegria
Só vejo piratas e tesouros
São pratas são ouros
São noites são dias

Vou no espantoso trono das águas
Vou no tremendo assopro dos ventos
Vou por cima dos meus pensamentos
Arrepia, arrepia
E arrepia sim senhor
Que vida boa era a de Lisboa

O mar das águas ardendo
O delírio dos céus
A fúria do barlavento
Arreia a vela e vai marujo ao leme
Vira o barco e cai marujo ao mar
Vira o barco na curva da morte
Olha a minha sorte
Olha o meu azar

E depois do barco virado
Grandes urros e gritos
Na salvação dos aflitos
Esfola, mata, agarra
Ai quem me ajuda
Reza, implora, escapa
Ai que pagode
Reza tremem heróis e eunucos
São mouros são turcos
São mouros acode

Aquilo é uma tempestade medonha
Aquilo vai pra lá do que é eterno
Aquilo era o retrato do inferno
Vai ao fundo, vai ao fundo
E vai ao fundo sim senhor
Que vida boa era a de Lisboa
Que  vida boa era a de Lisboa


E, Por Esse Rio Acima, partiu Fausto Bordalo Dias, deixando uma enorme saudade em todos nós.

Que Repouse em Paz.








26 comentários:

  1. Teresa Palmira Hoffbauer02 julho, 2024 02:23

    Não conhecia Morreu Fausto Bordalo Dias, o genial alquimista da música portuguesa. Gostei muito do que aqui ouvi, mas vou tentar descobrir a obra musical desse génio português.

    Continuo tão emocionada com a vitória dramática da nossa querida equipa que não consigo dormir.

    Abraço da boa noite 😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enquanto que uns chegam ao fim do seu trilho, outros, mais jovens e noutro campo, suam e sofrem para alcançar outras vitórias. Nós, querida Teresa, sofremos com e por todos, tudo em prol desta grande e valorosa Nação: Portugal!
      Beijinhos solidários.

      Eliminar
  2. Terá a homenagem devida quinta-feira lá no meu cantinho.
    Mais um que parte.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diz bem, Pedro: 'devida'. Pois ao cantautor Fausto devemos todos homenagear com o respeito, o carinho e o apoio por ele merecido.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Foi a música que escolhi para lhe prestar a minha homenagem, no Facebook
    O barco deste mágico da nossa música já chegou ao seu porto de abrigo!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Curiosamente, o Fausto que não gostava de viajar, cantou as Viagens dos Portugueses que engrandeceram este País, toalha à beira-mar estendida e além-mar conhecida.
      Grande Fausto! Merece repousar tranquilo no seu cais.

      Um forte abraço, Leo.

      Eliminar
  4. Bom dia
    Mais um grande que partiu.
    Deixou muito à música portuguesa .

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, Joaquim.
      Não foi apenas 'mais um' este senhor que agora partiu.
      Foi um dos maiores, se não o maior de todos, pelo menos, para mim, que sempre senti um certo fascínio pela sua simplicidade e verdade. Grande compositor, grande letrista, que recusava ser chamado de 'poeta'.
      Obrigada.

      Eliminar
  5. Conheço essa música, mas estava longe de saber que era do Fausto, aliás, eu nem sabia que existia um Fausto! Mesmo assim, junto-me aos vossos lamentos pela sua partida. Que descanse em paz!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É caso para lhe perguntar, sem ofensa, obviamente.
      Por onde é que o Tintinaine andou nestas décadas todas?

      Um abraço compreensivo. :)

      Eliminar
  6. Um dos maiores cantautores, que nem apreciava a exposição pública. Quem não gostava das suas músicas e poemas em que revia Portugal?
    RIP

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se o Fausto se tivesse interessado em ser um intérprete 'internacional', provavelmente teria sido mais conhecido além-fronteiras. Mas como o José referiu, o cantautor gostava do seu 'cantinho' e foi feliz na sua modéstia.
      Obrigada.

      Eliminar
  7. Luz e paz para o seu espírito. Atrevo-me a dizer que homens do seu gabarito nunca morrem. Deixam de estar presentes fisicamente, mas a sua obra dá-lhe o estatuto da eternidade, não só na nossa memória, mas na de todos os vindouros.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem razão, Elvira, assim as gerações vindouras saibam interessar-se pelos cantores portugueses de real valor, tanto quanto nós.
      Um abraço e tudo de bom.

      Eliminar
  8. Que descanse em paz e o meu obrigado pela obra que deixou!
    Beijos e uma boa tarde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Música portuguesa deve-lhe muito. Pena que não fosse devidamente apreciado em alguns círculos comerciais.
      Porém, em todas as suas actuações ao vivo, como aconteceu no CCB viu-se como era aplaudido por pessoas de todas as faixas etárias.
      Beijos e tudo de bom.

      Eliminar

  9. Sabia que existia um Fausto, mas não o associaria a esta canção. Naturalmente, não estou muito familiarizada com o seu trabalho musical.
    Gostei de ouvir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tendo a acreditar que não estás mesmo por dentro da sua música, Catarina. Este tema faz parte do seu álbum 'Por Esse Rio Acima' e é, entre outros, um dos mais conhecidos.
      Se clicares na Etiqueta com o seu nome, numa e noutra, verás que já lhe dediquei vários posts. Quem também gostava muito da sua música era - e é, creio, o Ricardo Santos que o publicava amiudadas vezes no seu Pacto Português.
      Obrigada, beijo.

      Eliminar
    2. É muito possível que o tivesse ouvido.
      Sales, isto é assim: se ligares o rádio, o que vais ouvir na rádio? Musica em língua inglesa, portuguesa, brasileira e talvez francesa e italiana como acontecia no passado. E eu? Eu oiço apenas canções em inglês e da América, porque a maior parte dos artistas canadianos vāo para os Estados Unidos. Nem as canções em francês do Quebeque passam nas estações inglesas. . Apenas me recordo de uma cançāo brasileira, que teve tanto sucesso que foi traduzida em inglês... ai se eu te pego... :))

      Eliminar
    3. Para teu conhecimento, apenas, deveria ter acrescentado que há estações radiofónicas locais com programas de várias etnias, incluindo uma estação portuguesa, que ouvia de vez enquando há já muitos anos... para continuar a estar atualizada.
      Acabei de “informar” o Google Home que gostaria de ouvir uma canção portuguesa. Acabei de ouvir “O Mare e Tu”, Dulce Pontes e Andrea Bacelli. : ))

      Eliminar
    4. R- Comentário das 21:24.
      Só tenho uma breve observação a fazer.
      Na minha opinião, um País com a envergadura do Canadá e com uma comunidade portuguesa da dimensão que julgo ter, é de lamentar que não haja uma Estação de Rádio criada por portugueses ou de parceria com entidades oficiais, que dedicasse exclusivamente à Música Portuguesa. : )
      Sonho, Utopia, Delírio meu?...pode ser, mas face ao que contas seria o ideal. :)

      --------------------
      Catarina - para a próxima experimenta pedir a esse tal Google Home, determinado cantor. É natural que, perante um pedido de música de determinado país, o "informador" te passe a informação que melhor conhece.
      Elementar, minha cara amiga!
      : ))
      Beijos ao nascer do sol (aí, que aqui já vai alto)

      Eliminar
  10. Minha querida...Infelizmente os bons estão a partir. Adorava o Fausto. Deixando um beijinho e prometendo passar sempre por aqui onde moram os amigos. Um beijinho com carinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, querida Sonhadora.
      Tens razão, amiga, mas o que penso sobre isso é que Deus considera que o Céu também precisa lá de gente boa, genuína e honesta.
      Filosofias baratas à parte ( e da minha parte) , quero dar-te um grande abraço de boas-vindas.
      Ainda bem que decidiste voltar com a tua presença sempre tão genuína e poética, engrandecer este espaço que deixaste vago na blogosfera.
      Um beijinho grande.

      Eliminar
  11. Fiz mais que isso. Procurei por uma estação portuguesa. Encontrei. 88.9 FM. O que me falta encontrar é o seu horário de programação. Não sei se é exclusivamente portuguesa. Cheguei a conhecer o fundador da programação portuguesa. Muito conhecido na comunidade. Há décadas que não via o seu nome.
    Solicitei, de facto, ao meu Google Home para me ligar à 88.9 FM. Muito gentilmente o Google Home assim o fez. A canção que estava a passar tinha o refrão (creio) Gelado. A que veio a seguir, brasileira, Quando Eu Te Pegar. Depois foi uma em língua espanhola. Neste momento estou a ouvir o Toy em Coração Não Tem Idade. Conheces? E Viana Castro?
    Agora é que eu vou ficar atualizada com a música portuguesa! : )
    Estás a ver a influência que tiveste em mim?! : ))
    Acabaram de informar que muito em breve ouviremos a locutora X que eu também conheci. Como pessoa era uma senhora muito simpática. Como locutora considerava-a extremamente irritante. Pensei que estivesse há muito reformada. Vou aguardar... : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou a ver, estou a ver...
      Só fiz bem em te espicaçar
      Tudo o que te digo
      É por te querer bem
      A teu lado sempre estarei
      Partilhando ideias contigo
      E tu, comigo, sempre a compartilhar. : )

      🌷 🤗 😘 🌼

      Eliminar