terça-feira, 23 de julho de 2024

TERÇAS-FEIRAS MUSICAIS.

 


 

Leonard Cohen
 21/09/ 1934 - 07/11/ 2016.
(Dance Me to End of Love )


Nota breve: Embora esta canção tenha a estrutura de uma música de amor, foi inspirada no Holocausto. Cohen disse certa vez:
 "É curioso como surgem as canções, porque a origem de cada uma tem um grão ou uma semente que alguém lhe entrega... O processo de escrever uma canção é misterioso".



 Leonard Cohen foi um cantor, compositor, poeta e escritor canadiano. As suas obras focaram a religião, política, solidão, sexualidade, perda, morte e relações amorosas. 

Cohen, em 1976

E, já agora, mais um vídeo, aliás, a minha primeira escolha.
Mas, como não soube nem quis, fazer a tradução, tendo em conta que nem todos os meus visitantes e amigos dominam a Língua de Shakespeare, optei pelo primeiro. Se bem que um não tire o valor do outro. Então: Dance Me  To End of Love .





*************************************

38 comentários:

  1. Se não é o melhor para lá caminha.
    Curiosidade: foi esta canção que me fez ser fã de Cohen.
    Beijinhos, Janita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nisto de poetas e cantigas nunca se sabe quem é o melhor, já que os gostos são muito relativos, António.
      Ainda mais curiosa é a coincidência de também ter sido esta canção, que um querido amigo trouxe até mim, há uma boa dezena de anos, e me deu a conhecer este cantor.
      Por onde andas, RR, meu grande Amigo?
      Beijinhos, António.

      Eliminar
  2. Rogério V. Pereira23 julho, 2024 13:13

    A menina dança?

    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei! Com este calor que me faz mergulhar na banheira de água fria, sinceramente, não seria dançar o que mais me apetecia...
      Beijinho.

      Eliminar
  3. Uma belíssima canção, de cuja inspiração não sabia. Ambos os vídeos são, à sua maneira, gostosos de ver.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostosos, é? 🙄
      Gostar, eu gosto é de gelados, de gaspachos e de tudo o que refresque este meu espaço onde bateu o sol a tarde inteira. ..

      Eliminar
  4. Teresa Palmira Hoffbauer23 julho, 2024 15:05

    A qualidade literária das letras do artista judeu Leonard Cohen é frequentemente comparada com as músicas do Bob Dylan, mas até agora tem sido muito pouco analisada em sua profundidade e complexidade.

    Cinco estrelas ⭐️ para os dois vídeos.

    Abraço da amiga sem vontade de dançar 💃

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, querida Teresa.
      Contigo sempre se aprende algo mais. Não sabia que Cohen era judeu, se eu já gostava dele agora gosto ainda mais!

      Sim, o calor abrasador que nos tomou de surpresa, não convida à dança, lá isso é verdade.

      Um beijo amigo e tudo de bom.

      Eliminar
  5. Mesmo com consciência que deve cair o "carmo e a trindade", digo que não sou fã da voz de Leonard Cohen.
    Gostei de saber mais coisas sobre ele, nomeadamente a nacionalidade. Não o imaginava canadiano.
    Por acaso, há uma música popularizada pelos "Police" (embora eu prefira outra versão) que também parece romântica mas, não é de amor que fala. De todo.
    Um abraço,
    Sandra Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada disso, Sandra, aqui não cai nada, nem Carmo nem Trindade!
      Cada um é livre de gostar de quem gosta e de o apregoar aos quatro ventos. Era o que mais faltava...!

      Um abraço. 🤗

      Eliminar
    2. Voltei Janita.
      Hoje tive oportunidade de ver o 2º vídeo. Achei ainda mais interessante a sua introdução porque diz que a música foi inspirada no Holocausto mas, o filme é acerca de uma história de amor.
      Sei porque fui pesquisar. Aprendi também isso graças á sua publicação.
      Um abraço,
      Sandra Martins

      Eliminar
    3. Volte sempre que quiser, Sandra, para mim é um gosto ler as suas opiniões.
      Pois é, e quantas histórias de amor terão acontecido ou sobrevivido ao famigerado Holocausto? Provavelmente nenhumas, no entanto, lembrei-me de uma série televisiva que muitas lágrimas e revolta me ter provocado. Teve como principal protagonista a então jovem Meril Streep e o título foi precisamente "Holocausto".
      Mais recentemente tivemos o filme "A Lista de Schindler" que não sendo uma história de amor pessoal, Steven Spielberg soube transformar numa história de amor no colectivo.
      Enfim, o bom e o mau sempre juntos em mensagens de esperança.
      Um abraço.

      Eliminar
  6. Boa tarde
    A primeira vez que ouvi esta canção fiquei louco de paixão, até porque estava na altura muito bem acompanhado

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora vejam só, como o Joaquim se deixa envolver por canções que lhe toquem as cordas sensíveis do coração. Gostei de saber!
      😊
      Tenha uma boa noite, JR!

      Eliminar
  7. Quero saber quando aqui vai aparecer o Quim Barreiros ou a Rebeca e afins:

    Ou até a Rosinha:
    https://www.youtube.com/watch?v=uUtC1qHG2vI

    Isto sim, é música.
    :-D :-D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olhe Remus, não que eu tenha algo contra esses cantores, longe disso, mas quando pensei criar esta rubrica de música seria para dar a conhecer os cantores e as canções da minha preferência.
      Quem gostar do Quim e da Rebeca vê o Domingão... 😅

      Agora, esse vídeo que me sugere, da Rosinha e da Bárbara Tinoco, gostei muito, sim senhor. Fiquei a pensar se seria a dos telhões do amor dela ou do 'pacote', mas não, esta canção é um espanto. É música e da boa!
      Já vai para a lista.
      Gracias! 🙏 🌼
      Beijinhos. 😘

      Eliminar
  8. Respostas
    1. Só poderia ser do teu agrado, querida Catarina! 😊
      Já regressaste?
      Beijinhos. 😘 😘

      Eliminar
  9. Não conhecia, mas gostei bastante!

    Beijos e Abraços,

    BLOG | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Isabel!
      Ontem ficou sem resposta porque estava a descansar no Spam.
      É essa, também, a função desta rubrica musical. Dar a conhecer os meus gostos a par de músicas a quem as não conhecia.
      Beijos e obrigada pela visita.

      Eliminar
  10. O BARDO.
    Tantas e tão inesquecíveis baladas.
    Companhia frequente no meu carro.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então, esta é especialmente para si, Pedro!

      https://www.youtube.com/watch?v=n_56ep729TE&t=26s

      Beijinhos

      Eliminar
  11. Ontem, andei meio ausente da internet e não vi esta publicação.
    Na música sou um zero, mas tenho ideia de conhecer o autor de qualquer lado, será possível? Talvez de algum filme!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fez bem em ter ido arejar as ideias! Não que precise, vá, mas sair do ninho e do limbo :) só faz bem...
      É possível sim, não propriamente no cinema, mas muitas das suas canções foram BS de muitos filmes.

      Eliminar
  12. Adorei ouvir de novo e fizeste uma boa escolha!
    Beijos e um bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei que tivesses gostado, Fatyly.

      Beijinhos e tem cuidado com o calor.

      Eliminar
  13. Boa escolha, um nome que a história e a arte vão lembrar nos tempos...

    abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nos tempos, para além deles e depois de nós....

      Um abraço, Maceta!

      Eliminar
  14. Querida Alentejanitamiga
    Poizé, a vida de jornalista, aliás como outra qualquer, tem alto e baixos - e também médios (mais parecendo que estou a relatar um desafio de futebol, mas juro que não) - o que proporciona, por diversas vezes, encontros que nem poderia sonhar que aconteceriam.
    Porém, a maioria dos encontros decorre do esforço e do denodo e da paciência e da vontade do escriba, Foi um acaso que me levou a conhecer pessoalmente o Leonardo Cohen, mais precisamente no «Montreal velho», ou seja no bairro da classe trabalhadora de Little Portugal em Saint-Laurent Boulevard, onde, deslumbrado, o ouvi cantar essa maravilha chamada «Hallelujah».
    Conversámos um bom bocado, apresentado eu pelo meu Amigo Charles Petit Martgnon, jornalista do quotidiano «Journal de Montreal». Foi uma conversa curta, Cohen cantaria mais, mas chegou para eu ficar seu fã para sempre.
    Como o meu sogro - depois da morte repentina da esposa em Lisboa na minha casa e no dia de aniversário dela! - fora viver para Montreal com duas filhas que para lá tinham emigrado (de Goa para Lisboa e dela para Montreal) contactei episodicamente com o Leonardo, em brevíssimos momentos. Só soube da sua morte por notícia enviada por uma das minhas cunhadas, Já então estave de ml com a chamada «comunicação»...
    Beijos & queijos de Aljustrel
    Henrique

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo perfeitamente o alcance das tuas sábias palavras, HenriquAmigo! Nada nesta vida se consegue sem esforço.
      Por vezes, acontece haver rivalidades nas profissões de maior notoriedade e não raras vezes surgem acusações, sobretudo no jornalismo actual, que se fossem apuradas não teriam o menor fundamento.
      Mas deixemos isso de lado, pois são águas em que não sei navegar.
      Nota-se em ti, ainda o bichinho da escrita hábil do profissional que um dia foste. Por saber isso te dediquei o tal post 'Enigma' em que entrevistavas Indira Gandhi. Ah, pois...não foi somente pelos teus lindos olhos. Eheheheh

      Beijinhos e abraços, Amigão

      Eliminar
  15. Para onde foi o meu comentário?
    Bem, vou ali aos 'achados'...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para onde foi não sei, António!
      Fui agorinha ao spam e lá não estavas.
      Mas...estás a ficar pitosga ou quê?
      O teu comentário foi logo o primeiro, se é que não escreveste mais nenhum depois daquele.
      Agora até a mim levaste ao engano... 😊
      Beijinhos!

      Eliminar
  16. Sou uma eterna romântica e estas músicas deixaram-me a sonhar. Boa escolha.
    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manu, apesar de se dizer que o romantismo caiu em desuso, nos tempos que correm, o que seria da vida sem o romance?
      Beijinhos. :)

      Eliminar
  17. Uma excelente escolha. Sempre gostei de o ouvir , embora esta canção seja a minha preferida. Como só sei Português e mal, gosto ou não gosto de um/a cantor/a pela musicalidade ou pelo tom da sua voz, ou ainda pela música do tema, nunca pelo tema. Exemplo sempre adorei o Imagine de John Lennon e só acerca de 10 anos li a tradução e soube o que dizia o poema.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Elvira, no YouTube encontramos versões de canções com tradução em português.
      Quanto a isso eu nunca me atrapalho. Como também não domino bem a Língua - os meus conhecimentos de inglês são muito básicos - peço a letra original e o tradutor faz o resto.
      Um abraço.

      Eliminar
  18. Respostas
    1. Não só não está como lhe enviei um novo, ao qual também não obtive resposta. Algo se passa de anormal com o seu ou o meu espaço e conta Google. O quê, não sei!

      Eliminar