quinta-feira, 25 de julho de 2024

PARA CONTRARIAR.

 (Reedição)





Cansei-me de ser metódica
De fazer tudo certinho
Estendo as meias descasadas
Estendo a camisa pelo colarinho

Peças grandes e pequenas
Estendidas por tamanhos?
Há gente muito certinha
Mas de mente são tacanhos

Ora eu que sou do contra
De tudo faço diferente
Até me parece afronta
Tudo o que faz certa gente

Vai daí no meu estendal
Estão cuecas misturadas
Com túnicas, e o avental
No final vai misturar
Peças de lingerie encarnadas…

🌞 🌞 🌞 🌞 🌞 🌞

31 comentários:

  1. No que toca ao que dizes eu nunca fui metódica na lavagem e no estender da roupa e sempre fiz da mesma maneira. Como dizia o meu avô "piquinhices tem o diabo"!
    Beijos e um bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pela parte que me toca sou minimamente metódica. Gosto de ter as minhas roupas "em dia"... Não acumulo demasiada roupa para lavar nem para passar a ferro, se bem que haja muita roupa que já a 'passe com as mãos' em cima da cama, como atoalhados, roupa de dormir e interior. Longe vão os tempos em que rudo tinha de levar o calor do ferro.
      Isto, que escrevi, é tudo fogo de artifício! :)
      Tem um bom dia e recebe um abraço meu.

      Eliminar
  2. Agora deu-lhe para ser desarrumada? Tudo o molho e fé em Deus, como na bola? Preguicite aguda? Mas, lá está, após a retirada das meias, cuecas, avental e tudo o mais, tem que casar as peças que o merecem, como as meias, que essas não podem ficar solteiras.
    Por mim, não no pendurar da roupa, é conforme: umas coisas têm que estar em su sítiu, outras, ao calhas e depois para as encontrar é o caraças e arrepelo-me todo.
    Faça favor de ter um bom dia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Embora já feche os olhos a 'muita coisa' ainda não atingi os níveis que relato nos versos.
      Acrescentando um pouco mais ao que disse à Fatyly, um dia olhei para esse estendal lá no alto e reparei nas peças de roupa todas alinhadinhas por tamanhos, vai daí cheguei a casa e escrevinhei estes versos, coisa que, até para isso, já me vai faltando paciência...
      Um bom dia também para si, meu querido amgo!

      Eliminar
  3. Bom dia
    Nunca pus roupa a secar
    porque nunca precisei
    Também nunca fui do contra
    Mas dos versos eu gostei

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com os estendais portáteis que se podem colocar em marquises e varandas, qualquer homem mais tradicional que não queira ser visto a fazer «tarefas de mulher», pode pôr roupa a secar.
      A não ser que tenha máquina de secar ou leve a roupa à lavandaria. Eu não faço nem uma cousa nem outra, tenho um belo terraço onde posso secar a minha roupinha ar ar livre, como se fazia em tempos idos.

      Também gostei muito dos versos da sua quadra, caríssimo Joaquim. :)

      Eliminar
  4. Cá em casa, no que respeita, o 'imediato 'fica fora do baralho. É mais, e sem a mais pequena resmunguice, levando uma enorme vantagem sobre o imediatismo.

    Beijinhos, Janita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Imediato, só conheço o Oficial substituto do Comandante de um navio, António!

      Beijinhos e abraços.

      Eliminar
  5. Com horários e sendo "euzinha" para tudo, não tenho tempo nem paciência para arrumar a roupa no estendal.
    Não obstante, confesso que tenho uma "balda": as molas em cada peça de roupa, por norma, têm que ser iguais.
    Pois...
    Um abraço,
    Sandra Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá está, Sandra...cada m***** com a sua mania!
      Sem ofensa! :))

      Um grande abraço!

      Eliminar
  6. A máquina de secar foi uma das melhores invenções. Estendais por aqui não é muito hábito. Mas lembro-me o que a minha mãe me ensinou quanto a pendurar roupa no quintal. E se a memória não me falha, também deu sugestões à senhora que a ia ajudar - “lavadeira” era o termo usado - de como “fazer” um bom estendal.
    : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Catarina, concordo, mas eu é que nunca senti necessidade de a adquirir e agora muito menos.
      Achei graça a esse termo de "fazer um bom estendal"... :))
      Abraço.

      Eliminar
  7. Um poema que não conhecia e que agradeço a reedição porque gostei muito de o ler.
    Eu não procuro alinhar as peças de roupa mas procuro que cada peça fique bem direita e apanho-a peça a peça e como apanho vou logo dobrando direitinha para guardar. Nunca passo a roupa a ferro. Foi minha médica de família que me disse como fazer, quando eu andava muito mal dos ombros e me queixei que não conseguia passar a ferro, que ela só muito raramente passava a roupa a ferro.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este reedição é de um post de 2018, agora não me dá tempo, mas mais logo hei-de ir ver se a Elvira comentou. Se não, talvez estivesse de férias lá para baixo, não sei. Seis anos é muito tempo.
      Também pouca ou nenhuma da minha roupa carece ser passada a ferro, a não ser os lençóis de cama e mesmo assim, dobro-os em quatro e coloco-lhe o ferro a vapor por cima.
      Também uso o mesmo sistema da Elvira, apanho a roupa dobro-a bem dobradinha e isso tira-nos muita canseira de cima.

      Um abraço e muita saúde, Amiga.

      Eliminar
  8. Rogério V. Pereira25 julho, 2024 16:59

    Pelas peças estendidas
    Imaginei-te com elas vestidas
    e deu para perceber tua elegância
    de tão equilibradas medidas

    Exactamente para tal esconder
    nada ponho no estendal
    vai tudo para a máquina de secar
    e ninguém de mim diz mal

    (mas juro que sou elegante...)

    Bjinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vá lá, és diferente do Villaret que dizia:
      Ó minha descaradona
      Tira a roupa da janela
      Que essa camisa sem dona
      Lembra-me a dona sem ela. : ))

      Beijinho.
      ( eu sei que és e sempre foste elegante, Rogério. No trato e no retrato. )

      Eliminar
  9. Gostei da reedição deste poema
    Quanto à roupa, tento comprar roupa que não precise de ferro, estou como a Elvira, só passo lençóis. Acho que é tempo perdido estar agarrada a uma tábua.
    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já consumimos energia eléctrica em tanta aparelhagem que temos de a poupar de alguma forma... :) Esta de não passar a roupa já ´representa uma boa poupança.
      Achei-te graça nisso de estar agarrada à tábua, quando estamos é agarradas ao ferro. :))
      Beijinhos, Manu!

      (finalmente veio um dia fresquinho)

      Eliminar
  10. E aqui foi ontem notícia um tarado (mais um!!) que se entretinha a roubar peças de lingerie feminina.
    Há cada doido!!!
    Beijinhos, bfdfs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca imaginaria tal coisa para essas bandas, Pedro!
      Realmente, há tarados em todos os lados.
      Beijinhos, bom fds

      Eliminar
  11. Estes versos cheiram a Alentejo ao longe!
    Eu também sou um pouco assim, de vez em quando sou do contra e não adianta reclamar!
    Bom fim de semana!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredite ou não, esse aroma a Alentejo que diz emanar dos meus versos, é o melhor elogio que me poderia oferecer... : )
      Muito obrigada!!

      Eliminar
  12. sejam elas encarnadas, azuis, às riscas, somos nós e a nossa vontade

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais! Mesmo sendo de brincadeira poderia ser verdade.
      Mas não, sou pelas cores neutras e que possam ser lavadas na máquina sem manchar as outras peças de roupa.
      Gostei, Zaratustra.
      Um abraço. : )

      Eliminar
  13. No varal da Janita, há mais do que se vê,
    Entre lençóis e camisas, há segredos, eu sei.
    Aparentemente simples, a roupa está a secar,
    Mas esconde histórias que ninguém vai desvendar.

    Cuecas tímidas escondem aventuras sem fim,
    E o avental, oh o avental, tem segredos para mim.
    As túnicas murmuram contos de dias de folguedo,
    Enquanto as meias guardam um mistério com segredo.

    Então, ao olhar para o varal, não julgue só pela vista,
    Pois o que Janita esconde é uma história novelista!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, pois há Remus!
      Nem imagina a variedade de trapos que vai no meu varal!
      Ele é calcinha fio dental, asa delta e tudo quanto há de mais sexy.
      Agora deixo à sua fértil imaginação,
      como será tudo o resto que não se vê
      nem está ao alcance de qualquer olhar
      e muito menos de qualquer mão! 🙄
      😅

      Eliminar
  14. O que é tudo muito natural porque usamos vários tipos de peças de roupa ao mesmo tempo e conforme a finalidade.
    De igual modo também as despimos conforme a finalidade.
    Claro que o texto tem muita graça.
    Bom fim de semana.
    Abraço de amizade.
    Juvenal Nunes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, caro Juvenal.
      E assim com finalidades várias, se vão escrevendo uns versitos inconsequentes, com a finalidade única de alimentar um blogue.
      O meu abraço grato e amigo, Juvenal.

      Eliminar
  15. É ísso aí! Não gosto muito de gente toda certinha, que vive liturgicamente, nunca se desvia. Quem busca perfeição, já é imperfeito exatamente por isso. Parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ser certinho o tempo todo é um pouco enfadonho, lá isso é verdade, caro Menino Beija-Flor!
      Muito grata pela visita e palavras simpáticas.

      Um abraço, boa semana

      Eliminar
  16. Uma floresta com um só tipo de árvores não é nada interessante.
    Eu só não estendo a roupa porque não sei combinar as cores... e porque gosto muito de ver arcos-íris.
    Beijinhos (ia dizer coloridos, mas não me atrevo...).

    ResponderEliminar