sábado, 20 de julho de 2024

SEM LOUCURA A BELEZA NÃO EXISTE.

 

A figurinha quase imperceptível
de calça amarela,
é ela, ou melhor: Eu

Guardo gratas recordações da minha curta estadia na capital da Baviera. Ao deparar-me com um envelope cheio de postais, senti uma grande nostalgia. Foram dias únicos que jamais repetirei. Ficam as recordações!


❤❤❤❤❤❤❤


Para completar o ramalhete...venha a beleza e a loucura!




“O manicómio é isto: existir entre mapas dispersos. Uma caligrafia visível de inenarrável loucura.”


Ao:

Rei Luís II da Baviera


Como abrir a arquitectura à opulência

Crânio da paranóia néctar de ausência

Luís da Baviera eras o néon das salas

Agora somente do cerne da loucura falas.


❤❤❤

Poema e citação de :
Manoel Tavares Rodrigues-Leal

_______________________________________


19 comentários:

  1. Estive na Alemanha, mas por pouco tempo, não tive oportunidade de conhecer a Baviera. Nem, depois, por razões profissionais, tive a sorte de lá ir parar.
    Bom fim de semana!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há oportunidades que não se repetem na vida, mas já viajou bastante, não se pode queixar. :)

      Bom fim de semana.

      Eliminar
  2. Passei por lá, há anos. Não deu para ver o que gostaria, mas o possível. Gostei da cidade, nomeadamente do seu centro histórico, monumental.
    Luís II da Baviera parece ter sido uma figura controversa: amado e odiado e terá tido uma morte não explicada.
    BFS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também andámos pelo centro histórico e o Jardim Inglês é maravilhoso. Até tinha ondas no rio Isar, provocadas por um mecanismo qualquer para o pessoal praticar surf.
      Num passeio de autocarro com guia, cuja tradução era feita mediante a escolha do passageiro carregando no botão do seu idioma, passámos por um bairro residencial chiquérrimo, onde fomos informados que o David Beckham possuía ali uma mansão. Imagine, como se isso fosse muito relevante.
      Sobre Luís II nada foi dito, ou se foi, não me recordo.
      Foi um tempo bom, mas já passou.
      Bom fim de semana.

      Eliminar
  3. When the broken mirrors arrived, we lived with the calm of African lions weary from love. The sharp edges emerged, and happiness departed. Uncertainty lingered, imposing an eternal lapse of time where my eyes struggled with the vastness of the Amazon. The dawn was filled with the barking of dogs, and all the trees stood bare. For those seeking assignment help, analyzing the impact of such imagery can provide valuable insights into literary themes and emotional expressions.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A very interesting reflection.
      Thank you for your visit, which unfortunately I will not be able to return.

      Eliminar
  4. Querida Alentejanitamiga
    «De médico e louco todos temos um pouco» - o bordão serve, no meu modesto entender para enfiar nele Luís II da Baviera, um Estado da Großdeutschland, muito conhecido pelo seu clube/tubarão o Fußball-Club Bayern München.

    Já lá fui umas cinco ou seis vezes por motivos pessoais ou profissionais. Mas nestas coisas não tenho pejo de alinhar uma vez mais com a Alentejana autora deste escrito: lá nunca ninguém me falou do rei Luís II...

    E se a loucura é um estado dentro de um Estado, consultando a Wikipédia (c'os diabos, se ela não existe lá tinha de palmilhar os calhamaços da Enciclopédia Luso-Brasileira em 23 volumes!) lá me consegui enfronhar no «rei louco».

    Tens realmente uma pontaria do catano: nunca saberia, sequer que Luís II existiu; agora, graças a ti, até já sei que também houve um Luís I bávaro... o tipo que criou a Oktoberfest, a Festa da Cerveja, onde eu (acompanhado da minha Raquel e duma intérprete viúva dum general nazi) após uns bons canecos da dita cerveja falei alemão que nem um... alemãozão.

    Não me recordo de quantos canecos emborquei, acompanhados de bertzel diversos e bons bocados de leitão. Só posso afiançar que os meus companheiros de mesa (mesa? mesão!) uns 14 ou 16 ou... me entenderam e acompanharam nuns vivas ao Eusébio e ao Beckenbauer, numa salutar confraternização luso-germânica cervejal.

    Depois fui despejar a bexiga num campo adjacente e colectivo e, por mais incrível que pareça, ainda fomos ao Teatro Nacional (Nationaltheater München) é uma casa de ópera da Alemanha, base da Ópera e do Balé do Estado da Baviera, onde decorria um concerto já não sei quem. Motivo: por várias vezes a Raquel me acotovelou por mor do meu ressonar. A viúva Frau Genevieve foi muito simpática e diplomática (aliás era condessa): deixou-me dormir e ressonar sem me dar sequer um beliscão...
    Ah grande Baviera, ah grande Munique, ah grande cerveja!!! E já agora, ah grande Luís II...
    Käse & Küssen
    Henrique

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, HenriquAmigo.

      Quando se fala de viagens e passeios, ninguém te iguala, ninguém conhece e sabe mais do que tu.
      Tiveste uma vida cheia, disso não duvido, mas sabes? O estádio do Bayern de Munique, visto por fora e já de passagem a caminho do aeroporto, foi uma desilusão. Se comparado com os nossos, claro.

      Relativamente à Oktoberfest, a Festa anual da Cerveja, quando lá estive, na 1ª semana de Setembro de uma ano já distante, ficava aí a uns 200 metros do Hotel onde ficámos instalados, de modo que nos nossos intermináveis passeios matinais, fomos assistindo à montagem dos pavilhões. Não cheguei a ver o movimento nem as tropelias dos apreciadores de cerveja alemã que lá acorrem por essa altura. A bem da verdade, nem senti pena. Para além de não ser apreciadora dessa bebida amarga, detesto multidões e ajuntamentos.

      Foi uma semana que me soube a pouco e apesar da ida a um Museu e outros locais de interesse também houve tempo e vontade de visitar a mais famosa Cervejaria da Baviera, cujo nome não me ocorre.
      Dos Reis nem me lembrei nem quis saber, calhou agora ir encontrar este Luís II que era uma loucura de bonito, sim senhor, era, mas em realezas não pensei, não.
      Adorei o English Garden, um espaço bem no centro, fora de série. E tantas outras coisas que, na altura, fui por aqui espalhando. É bom não deixar que se desvaneçam da nossa memórias os momentos que já vivemos, bem vividos e divertidos.
      Meu querido, como dizia o fadista, "pois quando a vida se acalma, o que era fulgor é saudade e a vida já não é nada". :(
      E tu, quando voltas à Nossa Travessa? Ainda ontem por lá andei e só ouvi o chilrear dos pardais e das pardalocas...

      Beijinhos para ti e para a tua Raquel, que deve morrer de saudades de ter a palrar lá por casa. :))
      Força!

      Eliminar
  5. Rogério V. Pereira20 julho, 2024 23:45

    "entre mapas dispersos" sem loucura,
    andei por tudo o que é lado,
    mas Baviera não me calhou
    e bem me podia ter calhado

    por troca, Hannover, ficou no meu rasto
    Frankfurt também por lá passei
    por Paris passeei
    vindo Argel fiz escala em Sevilha
    a viagem maravilha
    que antecipou a viagem
    vertigem
    do Porto ao Rio
    em que a mala foi parar ao Chile
    e eu fui para a São Paulo
    (mas é melhor parar aqui
    senão... nunca mais me calo)

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Rogério.

      Não te pode calhar tudo
      há que saber repartir
      o passado já passou
      mas ainda vem o porvir... :)

      E nesse porvir, quem sabe?
      Se à Baviera não vais?!
      Com toda a boa vontade
      Desse viajar sem idade
      Terás muitos passeios mais.

      Não leves muita bagagem
      Não leves nada pesado
      Vai tu com a tua vontade
      De conhecer e medrar
      Mas sempre com algum cuidado.

      Beijinhos. :)

      Eliminar
  6. Fiz algumas excursões onde conheci vários países mas só estive um dia na Alemanha que não deu para ficar com qualquer ideia. Achei tudo muito frio e escura. Não me recordo sequer do nome da cidade em que parámos.
    Hoje já não me meto em aventuras e ou loucuras:))
    Beijos e um bom domingo!

    ResponderEliminar
  7. Em tempos que já lá vão conheci vários países e também passei pela Alemanha. Não me recordo da cidade em que parámos e detestei porque achei tudo muito escuro e os alemães muito frios.
    -----------------------------------
    Este é meu segundo comentário:))) o 1º deve estar no SPAM
    Beijos e um bom domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos os meus melhores passeios foram por iniciativa do meu filho. Neste momento, está de abalada dos States onde passou uns dias em Boston. Como o apagão informático que afetou quase todo o mundo, vai finalmente regressar amanhã a sua casa.
      Aquele ano em que estive na Alemanha, foi um verão especialmente quente, tanto assim, que nunca a Festa da Cerveja, a Oktoberfest, esteve tão apetecível, embora nós já estivéssemos em Portugal.
      Andámos sempre de manga curta. :))

      Abraço e boa semana

      Eliminar
  8. Um do países que gostava de visitar era a Alemanha, acho que tem paisagens lindíssimas.
    Tenho-me perdido por distâncias mais longínquas, não se pode ter tudo.
    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se tens muita vontade, vai, Manu!
      Para quem já correu os quatro cantos do mundo, ir a Alemanha é algo que fazes com uma perna às costas.

      Acho que o meu PC precisa de ir para o estaleiro. Hoje, já me fez vários bloqueios.
      Se eu não aparecer nps próximos dias não estranhem.
      Já agendei umas coisitas, mas como a paciência não é muita fiquei-me por uma publicação de 'graça'... :)

      Beijinhos, Manu.

      Eliminar