terça-feira, 9 de julho de 2024

TERÇAS-FEIRAS MUSICAIS.

 


Elis Regina
( O Bêbado e a Equilibrista)




Caía a tarde feito um viaduto
E um bêbado trajando luto me lembrou Carlitos
A lua, tal qual a dona de um bordel
Pedia a cada estrela fria um brilho de aluguel.

E nuvens lá no mata-borrão do céu
Chupavam manchas torturadas
Que sufoco
Louco
O bêbado com chapéu-de-coco
Fazia irreverências mil
Pra noite do Brasil

Meu Brasil
Que sonha com a volta do irmão do Henfil
Com tanta gente que partiu
Num rabo de foguete
Chora
A nossa Pátria mãe gentil
Choram Marias e Clarisses
No solo do Brasil

Mas sei que uma dor assim pungente
Não há de ser inutilmente
A esperança
Dança na corda bamba de sombrinha
E em cada passo dessa linha
Pode se machucar
Azar

A esperança equilibrista
Sabe que o show de todo artista
Tem que continuar.

❤❤❤❤❤❤❤


Elis Regina: a cantora-furacão, que viveu como quis, e partiu num momento infeliz, dois meses antes de completar os 37 anos de idade. Uma perda irreparável para a MPB.




30 comentários:

  1. E que deixou obra imortal, acrescento eu.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E acrescenta muito bem, Pedro!
      Em "Águas de Março", há como que uma tripla imortalidade.
      A magnífica voz de Elis, o poema épico de Olavo Bilac,- "O Caçador de Esmeraldas",- em que Tom Jobim se inspirou para criar essa obra-prima da MPB: (pedra, pau, água e lama, no fim do caminho, tal como vai acontecendo por lá novamente. )
      Enfim, caminhos interrompidos bruscamente.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Partiu muito cedo e gostava muito dela e do muito que ouvi desconhecia esta pérola e obrigada pela partilha.
    Beijos e um bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Elis partiu cedo demais, sim!
      Conheces a expressão que adveio daquele musical "Maldita Cocaína'"? - pois então!
      Quanto à canção, é de facto pouco conhecida. Escrita ainda no tempo da ditadura, a letra está cheia de metáforas, utilizadas para denunciar a situação política do Brasil.
      Creio ser um dos primeiros temas da cantora.
      Um abraço neste dia fresco e molhado.

      Eliminar
  3. Bom dia
    Desconhecia esta música da Elis.
    Obrigado

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Joaquim.
      É uma canção já com alguma idade, assim como eu! :)
      Obrigada, eu!

      Eliminar
  4. Com Elis, o que quer que seja brilha.
    Beijinhos, Janita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, António!
      Que bom rever-te neste passeio matinal pelas nossas ruas fresquinhas!!

      Um beijinho grande, meu amigo.
      Tudo de bom, especialmente saúde.

      Eliminar
  5. Tão linda essa música e ELIS deixou belas lembranças! beijos, chica e tudo de bom!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em Portugal estamos todos muito familiarizados com a música brasileira, desde sempre, querida Chica.
      Eu era bem criança e mesmo sem televisão, por cá apareceu tarde só em 1957, justamente no ano em que a minha pré adolescência foi bruscamente interrompida com a morte de um familiar chegado. Até aí só ouvíamos Rádio, mas as marchinhas brasileiras sabia-as de cor. :)
      Beijos.

      Eliminar
  6. A linda voz de uma mulher desassombrada, que nos deixou canções inesquecíveis.
    Um bom dia, para o chuvoso...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade, sim, desassombrada, sem dúvida.
      Gosto destes dias frescos e molhados e as minhas plantas de jardim também. :)
      Um bom resto de terça, José.

      Eliminar
  7. Em música sou um zero á esquerda, mas lembro-me da vida atribulada da Elis Regina, suponho que por causa de drogas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ouça Águas de Março ou Fascinação que vai gostar, garanto-lhe.
      :)

      Eliminar
  8. Rogério V. Pereira09 julho, 2024 13:28

    Trago dela,
    uma canção
    no coração
    não resisto
    em traze-la
    depois de ouvi-la
    na voz da Rita
    sua filha

    https://youtu.be/QBUsaeTdlIw?si=g_fq-4G0v_qLR2AY

    Beijo de terça-feira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E que me dizes desta
      versão/montagem/publicitária
      com a Elis
      e a filha Maria Rita?
      https://www.youtube.com/watch?v=9iKl3rdzixw
      Uma delícia!
      A exemplo de Sinatra e
      Nat King Cole
      com as respectivas filhas.
      Muito tempo após terem
      partido ainda nos deliciam.
      A IA é no que dá. :))

      Beijinhos de todos os dias.

      Eliminar
  9. Não sou grande admiradora da cultura brasileira.
    Sou, todavia, uma grande admiradora da ELIS REGINA.
    Abraço já com um pé fora de casa 🏡
    A partir de agora, vejo os jogos acompanhada.
    Embora, continue a apoiar os Países Baixos, é-me quase indiferente, a vitória de uma outra equipe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Poupa-te, Teresa. Agora já falta pouco, porém, com companhia tudo se torna mais suave e mais agradável.
      Não sei em que ponto vai o Europeu, mas agora, com Portugal FORA, que ganhem nuestros hermanos... :)

      Grande abraço.🤗

      Eliminar
  10. Conheço esta grande cantora e, em grupo, costumávamos ouvi-la muitas vezes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo partindo cedo ainda deixou três filhos, entre eles a cantora Maria Rita que lembra muito a mãe. Uma voz forte e bem timbrada.
      Tu e o teu grupo ouviam "Fascinação", aposto! :)
      Forte abraço. 🤗

      Eliminar
  11. Sempre gostei muito de Elis Regina e sempre a oiço com saudade.
    Boa escolha.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Elis Regina e todos os famosos que partiram cedo demais, tal como o meu ídolo da juventude; o actor James Dean, deixam em nós a sensação de algo inacabado. Algo que terminou sem que o dessemos por findo...Como que um amor interrompido bruscamente.
      Obrigada.
      Um abraço.

      Eliminar
  12. Encanta-me sempre.
    Vi-a ao vivo e a cores há muitos anos em Montreux.
    Um espanto!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Elis encanta sempre todos que a ouviram. Quer fosse ao vivo ou em vinil, mas sim, a lembrança será mais forte e duradoura para quem a viu e sentiu no momento.
      Um abraço.

      Eliminar
  13. Uma excelente escolha para as "terças-feiras"!
    É como dizes: Elis foi um furacão, um intenso raio que partiu cedo ...
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As terças-feiras é o dia que escolhi para colocar música no Cantinho, Ana. Têm acontecido tantas partidas inesperadas que acabei por ainda não ter atingido o que me propus alcançar.
      Mas lá chegarei!
      Espero e desejo que os teus olhos tenham recuperado e possas dedicar-te a fazer o que mais gostas; escrever.
      Um beijinho e boas férias.

      Eliminar
  14. Minha querida Alentejanitamiga
    Comentário a duas velocidades, ou andamentos, permitas tu - ou não, kisto de democracia já foi chão que deu uvas (de preferência daquelas sem grainhas...), vejam-se o Abascal do VOX de nuestros hermanos, a Meloni da Itália, o Kurz da Áustria, a Marine Le Pen, de França, o Bolsonaro, o inefável (pato) Donald Trump, o «honesto e verdadeiro» filho da Putina e mais, se ainda houvesse Listas Telefónicas não havia Páginas Amarelas que chegassem...

    Primeiro andamento: estragas-me com mimos! Mimos? Miminhos!!! De tal maneira que eu - que como sabes sou muito tremido, ups, tímido e envergonhado por natureza, estou de tal modo ruborizado que receio que, vê lá tu, a minha Raquel já não me reconheça. Porra! Ainda me aventa e logo estou fo..., digo, tramado.
    De qual jeito, e apesar de andar um tanto escondido, acobardando-me e discretamente escapulindo-me pelas sombras, não poderia - sob pena do pecado da ingratidão - de aqui lavrar (para a acta) o meu mais sincero agradecimento por todo o carinho que me tens proporcionado. Bem hajas!

    Segundo andamento: tive o privilégio e a honra de ter conhecido pessoalmente a Elis Regina no Rio e a quem pretendi fazer uma entrevista. Mas, ó desengano!, ela foi muito simpática para comigo para me explicar que tinha a vida tão ocupada que não lhe era possível conversar comigo. Mas, como prémio de consolação, ofereceu-me um vinil cuja capa autografou e que infelizmente quando mudei de casa creio que perdi. Puta de vida!

    E pronto, por aqui me fico. Estou a comentar ainda nas Residências Montepio na esperança - aliás bastante fundada - de regressar a penates até ao fim deste mês de Julho! Pelo sim, pelo não, bato na madeira... Embora não seja supersticioso, ele há coisas que mais vale prevenir do que remediar. Lagarto, lagarto, lagarto!!!!!!!
    Beijos:) :) :) & queijos
    Henrique (meio alentejano)

    ResponderEliminar
  15. Ora bolas, HenriquAmigo, comecei com tanta veemência a teclar como se não houvesse amanhã e, por um erro de cálculo mandei tudo para fora.
    Deixa lá, antes repetir tudo, o que me lembrar, vá, do que avariar esta engenhoca. Pois é, a passagem dos anos não nos branqueia apenas os cabelos e enfraquece as pernas, vai-nos tornando tb mais emotivos e carentes. Por isso, nunca é demais mimar quem gostamos e receber os miminhos que nos sabem tão bem.
    Vê se recuperas rapidinho para puderes voltar ao ninho e aos braços da tua Raquel.

    Muito haveria para dizer, mas ir-te-ei dizendo aos pouco, já que é um prazer estar contigo.
    Beijinhos e abraços cheios de ternura e carinho.
    Porque tu mereces!

    ResponderEliminar
  16. Sempre admirei Elis, mas desconhecia esta canção. Será sempre imortal.
    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Elis foi uma grande cantora que todos admirávamos e admiramos, talvez um pouco endeusada por ter partido cedo demais.

      Algo se passa com o meu espaço, pois continua a aparecer com este post, não obstante já ter feito outra publicação.
      Temo que me aconteça o mesmo que ao HenriquAmigo.
      Tanto mais que, tal como ele, se isso acontecer não sei que voltas dar a esta engenhoca para a pôr a funcionar como manda a lei. Enfim, mais um motivo para desanimar.
      Veremos...
      Beijinhos, querida Manu.
      Tudo de bom por aí!

      Eliminar