sábado, 12 de dezembro de 2020

Um Soneto Por Semana. # 9

 




Tu pedes-me a noção de ser concreta
Num sorriso num gesto no que abstrai
A minha exactidão em estar repleta
do que mais fica quando de mim vai.

Tu pedes-me uma parcela de certeza
Um desmentido do meu ser virtual
Livre no resultado de pureza
da soma do meu bem e do meu mal.

Deixa-me assim ficar. E tu comigo
sem tempo na viagem de entender
o que persigo quando te persigo.

Deixa-me assim ficar no que consente
a minha alma no gosto de reter-te
essencial. Onde quer que te invente.


Soneto de Natália Correia d'O Livro dos Amantes"
Tela de Alexander Sulimov.



Fotografia minha.

----------------------------------------------------
---------------------------


38 comentários:

  1. «Deixa-me assim ficar. E tu comigo
    sem tempo na viagem de entender
    o que persigo quando te persigo.»

    Amo_ras
    Amo
    As tuas
    Amo_reiras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na verdade, amigo Rogério, as amoreiras nem são minhas sequer.
      Não sendo tempo delas, mas sendo um fruto silvestre que tanto aprecio, trouxe-as comigo hoje, para matar um pouco a saudade deste dia em que as fotografei lá, na Charneca de Caparica. :)

      Um abraço.

      Eliminar
  2. Gosto do poema. Participo na homenagem a Natália Correia.
    Boa Noite. Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma Poetisa bastante frontal e que deu azo a muitas e controversas opiniões sobre si. Eu gostava dela.
      Gostei, igualmente, que o poema lhe tenha agradado.

      Um abraço , com votos de um bom resto deste dia maravilhosamente cheio de sol. :-)

      Eliminar
  3. A tela é emblemática, bem fora do comum _talvez nostálgica ,bem bonita,
    E já publiquei muito Natália Correia-gosto do estilo dela_ desse 'deixa-me assim ficar/ sem tempo de entender ...'
    Um abraço, e obrigada Janita pela escolha boa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Lis!
      Não sei se o pintor a titulou, mas o certo é que também gosto muito desta tela que até já ilustrou outros poemas publicados por mim, aqui no Cantinho. Fiquei contente por ser também de seu agrado.
      Sim, a Natália Correia foi uma grande Mulher da cultura portuguesa, que deu muito que falar.

      Um abraço e quem lhe agradece a visita e simpáticas palavras, Lis,sou eu! :)

      Eliminar
  4. Bom dia
    Gostei do soneto e tambem das amoras !
    Bfs

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde, amigo JR.
      As amoras, tão apreciadas por todos e que estavam lá, na amoreira bem ao fundo do quintal, da casa onde o meu filho morava, antes de emigrar. Tudo são saudades!

      Um bom fim-de-semana, também para si.

      Eliminar
  5. Natália Correia uma mulher rebelde, que sabia muito bem o que queria.
    Tenho toda a obra dela na estante.
    Uma amiga do nosso querido amigo Carlos.

    Gosto das amoras e da fotografia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Teresa, que bom ver-te de novo por aqui.
      Começava a ficar preocupada, receando que o "bicho" já te tivesse pegado a jeito.
      É verdade, o nosso amigo Carlos mencionava muitas vezes as tertúlias levadas a cabo lá no Bar da Poetisa, o Botequim da Liberdade, se não estou em erro.
      Vou muitas vezes ao CR reler os seus postais e passatempos.
      No dia 24 de Outubro, dia em que completaria o seu septuagésimo primeiro aniversário, lá estive a dar-lhe o meu Abraço.
      Mesmo com os comentários moderados. O que acho muito bem, para que não aconteça o mesmo que na Fonte do nosso querido amigo Rui.
      Desculpa este meu divagar. Às vezes dá-me para isto.

      Obrigada por vires visitar-me.

      Eliminar
  6. Natália Correia, uma Mulher à frente do seu tempo e sem papas na língua.
    Bonita tela.
    (Quando for a época, agradecia que me enviasse algumas amoras).
    bji e bfs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo!
      Quanto às amoras, melhor será o José trazer-mas, porque onde estavam estas já eu não posso ir. Eram dulcíssimas, mas acabaram! :)

      Beijinhos.

      Eliminar
  7. Gosto muito de amoras (e framboesas). Estas são do teu quintal?
    Também gosto muito da Natália pela sua obra e pelo seu modo desabrido como viveu enfrentando abertamente tudo e todos.
    Quando lembro de Natália lembro sempre o poema que ela dedicou ao tal deputado (Macedo?) em plena AR.

    Beijinhos sorridentes!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Morgado, era o nome o deputado

      Eliminar
    2. Kok, no meu quintal não há amoras. Se quiseres saber da proveniências destas, sobe ali uns andares e verás que te estão mais próximas do que a mim.

      É verdade, a Natália era levada da breca. Foi em plena Assembleia da República, quando se debatia a despenalização do aborto que, em resposta ao deputado João Morgado defensor de que, e passo a citar: «O acto sexual é para ter filhos», a danadinha subiu à Tribuna e deixou o Morgado de cara à banda com o seu «Truca-Truca».
      Para ti, para o meu amigo José e para quem mais quiser relembrar, fui à Net e aqui o apresento:

      Já que o coito – diz Morgado –
      tem como fim cristalino,
      preciso e imaculado
      fazer menina ou menino;
      e cada vez que o varão
      sexual petisco manduca,
      temos na procriação
      prova de que houve truca-truca.
      Sendo pai só de um rebento,
      lógica é a conclusão
      de que o viril instrumento
      só usou – parca ração! -
      uma vez. E se a função
      faz o orgão – diz o ditado –
      consumada essa excepção,
      ficou capado o Morgado.


      Beijinhos a rir.

      -------------------

      Obrigada, José!

      Beijinhos. :)

      Eliminar
  8. muito belo ! a mulher que exige o seu lugar no mundo com
    a sabedoria de quem manuseia divinamente
    o lirismo em português :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Ângela!
      Nem a própria Natália saberia definir-se melhor, enquanto Mulher e Poetisa. Gostei muito das tuas brilhantes palavras, querida parceira destes meandros blogueiros. :)

      Beijinhos, Ângela, obrigada.

      Eliminar
  9. Sabe sempre bem ler a poesia de Natália Correia!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este Soneto nem é dos seus poemas mais 'sonantes', mas gosto muito dele e foi o meu eleito para hoje.
      Folgo em saber que foi do teu agrado.

      Bom fim-de-semana e um abraço.

      Eliminar
  10. Uma açoreana que gosto de ler. Uma mulher notável!
    Gostei muito do poema que escolheste.
    A tela é linda!
    Gosto de framboesas e amoras, são do teu quintal?

    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito grata, querida Manu.
      Pela tua extrema simpatia, pelas palavras e visitas que, em boa verdade, já não dispenso. 🙂

      Beijinhos, com Amizade.
      😘

      Eliminar
  11. Bom fim de semana p'raqui!
    Amoras? Não desgosto?
    Natália Correia? Aprecio bastante.
    Beijinho, Janita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu, caro António,
      agradeço as tuas palavras
      que 'esfuziam' entusiasmo e alegria... 🤔
      Muito Obrigada!

      Beijinho e bom fim-de-semana

      Eliminar
  12. Excelente! E termina de forma sublime: "Onde quer que te invente."

    Com um ramo de :-) (sorrisos)

    Natália, Beatriz (Costa)... grandes mulheres, sem papas na língua. Todas do tempo em que os "Vascos eram Santanas".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, J.McGregor!

      Gosto sempre de o ver por cá, o que não acontece com frequência, mau grado a nossa vontade. :-)

      Em cada escolha minha pesa sempre um verso, uma estrofe ou, muitras vezes, uma só palavra que identifique o meu actual estado de espírito.
      Desta vez, esse terminar pesou muito na minha escolha e no que a minha imaginação tece.

      Há pouco tempo fui apanhada um pouco de surpresa por uma série televisiva de muita qualidade. "Três Mulheres" conta o percurso cultural, cívico e jornalístico de Natália Correia, Vera Lagoa e Snu Abecassis. A partir da biografias destas três grandes personalidades foi criada uma atmosfera imensamente interessante.

      Obrigada pelo seu bouquet de sorrisos, sempre bem-vindos.

      Eliminar
  13. Os frutos silvestres – uma fruta sempre presente na minha casa. Todos os dias.
    Os sonetos não estarão presentes, nem tenho obras completas ou parciais de poetas a não ser um livro de Neruda. E um ou outro de outro poeta.
    De qualquer forma, leio-os com prazer quando me aparecem nos blogues que visito. Uma forma de conhecer melhor os meus amigos e as minhas amigas bloguistas. : ))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Catarina, é esta diversidade de temas e gostos pessoais que se reflectem nos blogues que visitamos, já tão nossos conhecidos, que está a riqueza e a beleza da blogosfera.
      Já viste quanta sensaboria se todos falassemos do mesmo?

      :-))

      Eliminar
    2. Para falar do mesmo basto eu! Parques canadianos, patos e gansos. :))

      Posso acrescentar algo mais. Os versos - em português - de que gosto mesmo de ler desde sempre e que realmente compreendo com todos os meus sentidos são os de Sophia! Versos e os seus livros infantis que li... direi todos!

      Não estou a menosprezar os poetas da nossa praça. Refiro-me aos clássicos.

      Vejo na blogosfera poemas bem elaborados.
      :)

      Eliminar
  14. Olhei agora para a nova fotografia do teu cabeçalho. Suavidade... foi este sentimento que me veio à mente imediatamente... suavidade. : ) Suavidade to tema, suavidade da luz, composição suave. : ))) Gosto muito!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que coisas tão bonitas disseste e como me alegraste o coração, Catá! ( lá me veio o Rui à ideia)
      Ainda que toda essa suavidade que te encantou, não tenha a minha participação, já que recebi a foto de um amigo que, por sinal, deixou há muito de ser virtual, já que o conheço pessoalmente, fiquei enternecida com a tua observação.
      Obrigada! :)

      Um abraço e que tenhas um excelente fim-de-semana, Catarina.

      Eliminar
  15. Natália Correia, uma poetiza de eleição. Adoro ler tudo o que escreveu

    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, caro Ricardo.
      Tivemos e ainda temos entre nós, grandes Poetisas.
      Obrigada. Igualmente lhe desejo um bom fim-de-semana.

      Eliminar
  16. Amiga Janita, trouxeste hoje uma poeta que admiro imenso.
    Pela garra e pela força dos seus poemas, era uma Mulher de paixões, como prova o belo soneto que escolheste.

    Este escolho para ti que sei que gostas do poeta.


    O meu país sabe a amoras bravas
    no verão.
    Ninguém ignora que não é grande,
    nem inteligente, nem elegante o meu país,
    mas tem esta voz doce
    de quem acorda cedo para cantar nas silvas.
    Raramente falei do meu país, talvez
    nem goste dele, mas quando um amigo
    me traz amoras bravas
    os seus muros parecem-me brancos,
    reparo que também no meu país o céu é azul.

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Fê, minha querida Fê!

      Tão bom quando me trazes as tuas sensíveis e ternas palavras.
      Bem hajas, por tudo.

      Creio que foi com esse lindo poema do nosso Eugénio de Andrade, que publiquei estas fotos das amoras, no Verão já distante de 2016, salvo erro. :)

      Um beijinho grande.

      Eliminar
  17. O poema é muito bonito!! :))
    --
    Nos labirintos da minha alma.
    -
    Beijo e um excelente fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade que sim, Cidália.
      Obrigada e um abraço.

      Eliminar
  18. A mulher que de tão teatral se tornou a frente do seu tempo. Quase intempestiva. Marcou presença
    Gostei

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Natália Correia foi uma Mulher espaventosa, é certo, mas foi muito mais do que isso.
      Obrigada e uma boa noite.

      Eliminar