domingo, 20 de dezembro de 2020

LENDA DA VELA DE NATAL.

 Lenda antiga de origem austríaca

Autor desconhecido




Era uma vez, um sapateiro pobre que vivia  numa cabana perto de uma humilde aldeia. Como gostava de ajudar os viajantes que passavam junto à sua casa durante a noite, o sapateiro deixava uma vela acesa todas as noites na janela da casa, para lhes iluminar o caminho.

Certa altura, deu-se uma grande guerra que fez com que todos os jovens partissem, deixando a aldeia ainda mais pobre e triste. Ao verem a persistência daquele pobre sapateiro, que continuava a viver a sua vida cheio de esperança e bondade, as pessoas da aldeia decidiram imitá-lo. E, na noite de véspera de Natal, todos acenderam uma vela nas suas casas. Iluminando, assim, toda a aldeia.


À meia-noite, os sinos da igreja começaram a tocar, anunciando a boa notícia: a guerra tinha acabado e os jovens regressavam às suas casas! Todos gritaram:

 “É um milagre! É o milagre das velas!”. A partir daquele dia, acender uma vela na véspera de Natal tornou-se tradição em quase todas as casas.

*

E vós, estimados leitores, acendeis a vossa Vela,

 de modo a iluminar quem anda às escuras?



Fotos Minhas.


******************************************



30 comentários:

  1. Conheço essa lenda de origem austríaca.
    Há uma enorme variedade de lendas sobre a origem das velas do Natal.
    Não prescindo da COROA de Natal com as suas quatro velas, referentes aos quatro domingos de Advento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazes bem, Teresa. Há que manter vivas as tradições.

      Um abraço.

      Eliminar
  2. Gostei de ver as tuas fotografias e de reler a lenda das velas. Continuo a ter uma grande “paixão” por lendas e contos.
    Bjos
    : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Catarina. :)
      Também me apaixono por tudo o que faz vibrar as minhas emoções.
      Esta Lenda, talvez pela persistência do bondoso sapateiro, mexeu comigo. Só por isso a trouxe.

      Abraços! :-)

      Eliminar
  3. ❤️Natal, é amor em ação. Toda vez que nós amamos, toda vez que nós doamos, é Natal❤️

    Bom dia de domingo, querida amiga Janita!
    Hoje venho especialmente para lhe desejar um Feliz Natal como puder passar, amiga.
    É tempo de simplicidade e alegria.
    Muito obrigada por tudo neste ano.
    Acender a vela para iluminar o semelhante é lindo e necessário. Ser suporte
    Seja muito feliz e abençoada!
    Bjm carinhoso, fraterno e natalino

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estimada Roselia.

      Estou profundamente grata pelas suas visitas e amigáveis palavras durante todo este ano difícil para todos nós.
      Desejo muito que 2021 seja um ano melhor em todos os aspectos.

      Um grande e sentido abraço com a estima que me emerece.

      Muito Obrigada. Sempre!

      Eliminar
  4. Há velas sempre acesas na minha casa, mas no Natal acendo uma a condizer com a época.
    Gostei muito da lenda.
    Que haja luz na tua vida, hoje e sempre.

    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu, querida Manu, és daquelas pessoas que entraram no meu coração e de lá nunca saíram. O mérito é todo teu.
      Bem-Hajas por ser a Mulher que és.

      Um beijinho grande, Manu e obrigada!

      Eliminar
  5. .´Conhecia esta lenda. Acho que tem o seu quê de misterioso...
    .
    Um domingo feliz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como misteriosas são todas as Lendas.

      Dias Felizes, Ricardo.
      Tão bons, quanto os novos tempos o permitirem ser.

      Eliminar
  6. Boa tarde
    As velas fizeram com que a esperança não acabasse
    Um santo Natal para todos.

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, JR!

      Sim, se não queremos soçobrar num mundo depressivo e triste, há que manter viva a chama da Esperança.
      Muito Obrigada pelos seus bons votos que faço meus.

      Um abraço.

      Eliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Coloque a sua vela, junto à Árvore de Natal que tem na sua janela. Verá que todos os seus vizinhos e restante pessoal da sua rua, vai reparar e seguir-lhe o exemplo.
      Será uma rua divinamente iluminada, em louvor à Estrela que brilha no seu Céu, Rogério.
      Não pense nas guerras, essas passam umas e vêm outras.
      Pense diferente...

      Um abraço.

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. E macacos me mordam a mim, por ter comentadores que preferem levar a Lenda à letra e não olham para as mensagens que se lhes tansmite...
      Aposto que a sua "Estrela que brilha no seu Céu", empalideceu...

      Eliminar
  8. Não conhecia esta lenda, que está bem apanhada.
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estamos sempre a aprender, José.
      Não duvide.

      Beijinhos.

      Eliminar
  9. Sou mesmo analfabeta!, lool não conhecia a lenda. Gosto de acender velas quando au acho que necessito de "arrebitar" gosto perfumadas, claro. :) Obrigada pelo que me ensinou!
    .
    Coisas de uma Vida
    .
    Beijo, e uma excelente noite.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não se preocupe, Cidália, ninguém pode saber tudo.
      O que é de enaltecer é o gosto que se tem em aprender e na descoberta do desconhecido.

      Um beijinho para si.

      Eliminar
  10. Nao conhecia esta linda lenda de natal
    Da vontade de apanhar o aviao e ir ja oara a laponia passar o natal
    😃

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, Miguel, que comentário encantador.😃
      Adorei. Não precisa, este ano é o Menino Jesus que traz os presentes. Não se esqueça de colocar a meia ou sapatinho,
      na lareira.

      Um abraço natalício.

      Eliminar
  11. Já conhecia mas foi bom recordar.
    E sim eu acendo sempre uma vela pelo Natal.
    Abraço, saúde e Bom Natal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei de saber que acende a vela, mas deve colocá-la de modo que ilumine lá para fora.

      Um abraço e Festas Felizes, Elvira.
      Acima de tudo, com saúde.

      Eliminar
  12. Querida Janita,
    As lendas sempre me levam para mundos encantados e cheios de magia, por isso gosto tanto delas (:
    As velas representam o princípio criador, a luz do sol, que dá vida a tudo, e favorece a transmutação das energias.
    Nesta época, transmutar toda a energia negativa em pura luz e amor, deve ser e tem que ser mesmo uma prioridade.
    A minha já está acesa junto das tuas!

    Feliz Natal minha amiga !
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é verdade, querida Fê.
      Todas as Lendas fazem parte do nosso imaginário, desde as mais engenhosas e inverosímeis, às mais simples e humildes, mas todas elas de encantar.
      Nunca me deixei envolver pelo misticismo de quase todas as Lendas, porém não lhes sou de todo indiferente, mau grado a minha permanente noção do que é real e visível aos olhos. Enfim, no fundo gosto de pairar entre o sonho e a realidade.

      De coração te agradeço que juntes a tua vela acesa pertinho das minhas, como juntas em pensamentos e não só, temos vivido desde há longos anos.

      Bom Natal, querida Fê.
      Sê Feliz, da maneira como sempre foste: a fazer os outros felizes.
      Bem-Hajas.

      Muitos abraços e um grande beijinho.

      Eliminar
  13. Que bonito Janita, não conhecia a lenda das velas.
    E como estamos precisando delas para iluminar essa escuridão que iniciou e não tem dia para acabar!!
    As lendas geralmente são passadas de geração em geração e há sempre uma magia e encantamento. Gosto delas.
    Ah sim como vi aqui vários comentários do Rogério retirados rsrs e como acabei de sair da página dele depois de comentar a mensagem dizia que só aceita os da equipe, e fechadíssimo) O que houve? ele está bem ou só se zangou e fechou o blog? fiquei triste, é um amigo de pouco tempo mas já gostava das 'tiradas' dele.
    Bom, um dia pode voltar.
    Que venha as luzes, Janita !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lindas são as Lendas e as palavras sempre plenas de simpatia da Lis. Muito agradecida pelas suas visitas sempre bem vindas.

      Quanto ao Rogério também não sei o que lhe deu, mas compreendo que esta quadra lhe traga muita saudade, dor e tristeza. Talvez, por isso, prefira isolar-se durante um certo tempo.
      Um dia ele volta.

      Um beijinho e Festas Felizes, Lis

      Eliminar
  14. Eu conhecia uma "lenda" dum sapateiro mas esta não conhecia e aprecie-a (não duma vela mas sim) à luz do candeeiro que me "alumeia" o recanto onde escrevo.
    Agora e futuramente das duas uma: sempre que acender uma vela ou vou-me lembrar do sapateiro, ou vou pensar que é Natal!
    Já viste o que me arranjaste? ö_ö

    Beijinhos "alumiados" com sorrisos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Afinal, quantas Lendas de sapateiros é que haverá? Se calhar muitas! Havia um sapateiro que morava paredes-meias connosco lá no Alentejo. O homem enviuvou e nunca mais tal pessoa sorriu nem gracejou. Uma das suas filhas foi minha colega de escola, na rua nunca brincou. E a tua Lenda como é, Kok?

      Lembra-te de mim de qualquer maneira, seja à luz da vela ou do candeeiro a 'pitrol'.

      Beijinhos e um sorriso algo triste.

      Eliminar