quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

Um Soneto Por Semana. # 10





 


Olha, Marília, as flautas dos pastores

Que bem que soam, como estão cadentes!

Olha o Tejo a sorrir-se! Olha, não sentes

Os Zéfiros brincar por entre as flores?


Vê como ali beijando-se os Amores

Incitam nossos ósculos ardentes!

Ei-las de planta em planta as inocentes,

As vagas borboletas de mil cores.


Naquele arbusto o rouxinol suspira,

Ora nas folhas a abelhinha pára,

Ora nos ares sussurrando gira.


Que alegre campo! Que manhã tão clara!

Mas ah! Tudo o que vês, se eu não te vira,

Mais tristeza que a noite me causara.


Soneto de Manuel Maria Barbosa du Bocage

Fotografias minhas.




[Parece-me que por aqui  nada clareou.]

*****************************

A todos vós, companheiros de jornada blogueira, desejo que em 2021 todas as vossas manhãs, tardes e noites, sejam claras e ditosas.


E FAÇAM O FAVOR DE SER FELIZES!







============================================
========================


============================================
================================


31 comentários:

  1. Um bonito soneto que mostra um poeta quase desconhecido ou menos bem conhecido.
    Agradeço e retribuo os votos de felicidades para 2021, com saúde.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu é que lhe agradeço os momentos de boas leituras e toda a simpatia com que me acolheu no seu espaço, ao longo destes meses, Amigo Luís. Espero e desejo, poder continuar a merecer a sua atenção e carinho.

      Um abraço e não desista de ser feliz.

      Eliminar
  2. Um bonito soneto de um poeta que infelizmente é mais conhecido pelas anedotas do que pela sua poesia. Gosto das fotos.
    Bom dia
    Agradeço o carinho e a paciência com que me aturou neste ano que não foi fácil para ninguém, e desejo que o novo ano que se aproxima, seja tão pacífico como um bebé e tão alegre como uma criança. Principalmente que nele termine esta pandemia, e a saúde e a normalidade regresse à nossa vida, como a Primavera regressa após cada Inverno. Feliz 2021
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, amiga Elvira.

      Que todos estes meses de privação dos afectos e carinhos dos nossos entes queridos e a ausência de abraços de amigos, tenham servido para que possamos colher o fruto neste Novo Ano que nos bate à porta.

      Um forte abraço e o meu muito Obrigada.

      Eliminar
  3. Um dos belos sonetos do nosso Manuel Maria Barbosa du Bocage.
    As fotografias são quase tão belas como o soneto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Teresa.

      Um grande abraço e meu Obrigada por tudo o que me aturaste este ano! :)

      Eliminar
    2. Janita, a má da fita sou eu; não és tu.
      Tu és a minha amiga da primeira hora.
      Continua como tu és, porque é assim, que eu gosto de ti.

      Eliminar
    3. Pergunta, por aí, e vais ver quão má eu sou! Eheheheh

      A santidade mora noutros cantos, minha amiga de longe!

      BOM 2021!

      Eliminar
  4. FELIZ 2021.
    Que SÓ pode ser melhor que 2020.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem razão, Pedro.
      O Ano 2021, SÓ pode ser melhor, pois pior do que este não será, não poderia ser.

      Beijinhos e BOM ANO NOVO.

      Eliminar
  5. Nã agradeças pelas belas nuvens e carradas de chuva... foi um prazer!
    Bom Ano Janita, cheio de saúde, muito amor, generoso de sorrisos, bons momentos e farto em nuvens cinzentas :) beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nã, meu querido Mau- Tempo... As tuas nuvens só me trouxeram a chuvinha abençoada que rega o solo sem fazer estragos.
      Que tudo o que desejas para mim, te seja devolvido em dobro, em triplo, ou em quádruplo, de preferência. :)

      Beijos, Ciganito Amigo!

      BOM ANO 2021!

      Eliminar
  6. Bom dia
    Que o ano 2021 floresça para todos como a arvore da foto acima.

    Joaquim Rosário

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, JR.

      Que assim seja, e seja o meu amigo a ver tudo na sua vida florescer em cor e luz.

      Um abraço e votos de BOM ANO 2021.

      Eliminar
  7. Haja chuva ou sol desejo-te um feliz 2021, com muita saúde e alegria.

    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, Manu...quem dera no mundo houvesse mais gente como tu.

      Bem-Hajas e que Deus te abençõe, a ti e aos que amas.

      Um beijinho e BOM ANO 2021.

      Eliminar
  8. Soneto fascinante de ler. Deixando votos de um
    .
    Feliz Ano Novo de 2021, extensivo à sua família e amigos/as.
    Saudações poéticas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muitíssimo grata pelas suas palavras, Caro Ricardo.

      Desejo-lhe, igualmente, o melhor neste Ano que já espreita à nossa janela.

      Um abraço e BOM ANO 2021.

      Eliminar
  9. Não conhecia este poema do Elmano, bem acompanhado pelas fotos.
    Um beijinho com votos de Bom 2021, Janita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só pela sua amabilidade em me falar no Elmano Sadino, ofereço - só a si - este belo Soneto que preteri em favor do publicado.

      Há um medonho abismo, onde baqueia,
      a impulsos das paixões a Humanidade;
      impera ali terrível divindade,
      que de torvos ministros se rodeia.

      Rubro facho a Discórdia ali meneia,
      que a mil cenas de horror dá claridade;
      com seus sócios, Traição, Mordacidade,
      range os dentes a Inveja escura e feia.

      Vê-se a Morte cruel, no punho alçando
      o ferro de sanguento, ervado gume,
      e a toda a Natureza ameaçando;

      Vê-se arder, fumegar sulfúreo lume...
      Que estrondo! Que pavor! Que abismo infando!...
      Mortais, não é o Inferno, é o Ciúme!


      Que o NOVO ANO 2021, nos traga a continuação da nossa firme Amizade, José. Nem sempre calma, nem sempre navegando num mar de rosas, mas consolidando-se na compreensão e no respeito mútuos.

      Um beijinho e BOM ANO 2021, José.

      Eliminar
    2. Muito obrigado pela gentileza com que sou tratado neste Cantinho.
      Uma vez mais, os meus votos de Bom 2021, Amiga Janita.

      Eliminar
    3. Muito Obrigada, José.

      Um beijinho, e com os mesmos votos lhe retribuo os seus.

      Eliminar
  10. O elmano sadino.
    Marca registada da minha terra
    😊
    Bom ano

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Miguel.
      Já antes me o havia dito. 😊

      BOM ANO também para si e para os seus.

      Eliminar
  11. Passei aqui para desejar um bom 2021, cheio de energia positiva e saúde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem preciso, de energia positiva, Caro Último, bem preciso.

      Muito Obrigada e o mesmo lhe desejo.

      Eliminar
  12. Obrigada Janita. Bom Ano Novo
    um beijinho
    Gábi

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito grata, querida Gábi.
      Tudo de bom para ti e os teus.

      Um beijinho e um BOM ANO.

      Eliminar
  13. 27
    🕊️Um novo ano vai começar, lembre-se de sonhar para que você continue a ter motivos para ser feliz.🕊️

    Feliz 2021, querida amiga Janita!
    Muito obrigada por desejar nossa felicidade, o mesmo lhe desejo de 💙
    Bjm festivo carinhoso e fraterno de gratidão
    🍾🏡🙌👼🍀🕊️😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tenho palavras para lhe agradecer tanta atenção, simpatia e bondade, querida Roselia.
      Um beijinho com votos do melhor, para si, e para os que mais ama.

      BOM ANO, Amiga.

      Eliminar