sábado, 5 de março de 2022

DESAFIO... [ REEDIÇÃO]

 ******************************

Tal como prometido, eis as duas outras fotografias que compõem a solução deste desafio.



Assim sendo, eis o nome dos participantes que acertaram, em pleno, ou parcialmente, no nome desta flor, uma vez que através de pesquisa, conseguiram chegar ao nome de elementos da família. À excepão de uma participante que baseou a sua resposta no conhecimento directo.
Portanto, as participantes mencionadas nesta reedição seguem por ordem aleatória e por terem referido plantas pertencentes à familia Brassicaceae. Lamento contradizer a minha referência no pedido de nomes não científicos, mas foi a maneira que encontrei de ser justa para com aqueles que mais se aproximaram do nome vulgarmente conhecido destas flores, através da pesquisa realizada em prol desta minha proposta de diversão.

Cidália: "A Brassica rapa L., comummente conhecido como nabo, é uma planta crucífera de raiz tuberosa e folhas comestíveis. À planta em flor comercializada é dado o nome de grelos-de-nabo ou simplesmente grelos e à rama sem flor chama-se nabiça."

UmaMaria: "Flor de mel, da família das Brassicaceae, é uma flor que tem origem no Mediterrâneo e na Europa, e que conquistou grande público com seu doce cheiro."

Rosa dos Ventos:  "Diplotaxis tenuifolia:
Na realidade, rúcula é um termo vernáculo utilizado para identificar espécies diferentes, mas idênticas na sua morfologia e sabor. Pertencem à mesma família (Brassicaceae) mas são de géneros diferentes."


José (500): "A colza, também conhecida como colza oleaginosa, é um membro de floração amarela brilhante da família Brassicaceae, cultivada principalmente por sua semente rica em óleo, que naturalmente contém quantidades apreciáveis ​​de ácido erúcico.
A colza ou couve-nabiça (Brassica napus) é uma planta de cujas sementes se extrai o azeite de colza, utilizado também na produção de biodiesel."

Catarina: As plantas sugeridas pertencem igualmente à família Brassicaceae.

Resumindo e concluindo, quem disse que por aqui - blogosfera - com tudo e com Todos aprendemos, sabia do que falava, pois até quem elabora as publicações fica mais rico, não só pelo conhecimento adquirido, como pela riqueza no cultivar da Amizade e da Partilha.

Resta-me agradecer a TODOS s vossa colaboração.


❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤


26 comentários:

  1. Respostas
    1. Bem dito, Rycardo!
      PARABÉNS A QUEM CONCORREU!!
      Quem nunca arriscou, nunca perdeu nem ganhou.

      Cumprimentos e bom fim-de-semana.

      Eliminar
    2. Essa é uma grande verdade
      .
      Abraço … domingo feliz
      .
      <

      Eliminar
  2. Gosto muito destes desafios.
    Venham mais!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também, Leo!! :)
      Porque não nos desafias tu? Com tantas coisas interessantes à tua volta, poderias fotografar alguma e desafiar-nos.
      Anda lá, mete mãos à obra.

      Abraço, bom fim-de-semana.

      Eliminar
  3. Eu não concorri, talvez por saber que não ia acertar.
    Parabéns aos que acertaram
    Beijinhos amiga Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, Manu...até me deixas triste.
      Não concorreste por saber que não ias acertar?
      E como sabias isso se nem tentaste? Arrisca mais, Mulher.
      Eu então só gosto de reptos difíceis. Gosto de me desafiar, de saber até onde consigo chegar.

      Beijinhos, amiga Manu.
      Bom fim-de-semana.

      Eliminar
  4. Olha fui mesmo burra porque agora mesmo retirei o molho de nabiças para fazer sopas e não é que estavam três flores a gozar comigo?
    Parabéns aos que acertaram e que venham mais desafios
    Beijocas e boa tarde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estas flores, também foram de um molho de grelos que me deram por alturas do Carnaval. Como tinha o frigorífico cheio e não me apeceu cozinhá-los e congelar, foram ficando até se transformar num jardim de florzinhas amarelas. 😊
      Como bem disse a Cidália: isto é a flor dos grelos!!
      A maior parte das pessoas não sabe porque nunca os deixaram grelar, óbvio!

      Beijos e tarde boa.

      Eliminar
  5. Já vi campos de colza na Colúmbia Britânica. São lindíssimos.
    Também gosto de desafios. Fáceis ou difíceis, se eu chegar a tempo e a horas, cá estou eu a participar. ; ))
    Thanks!!!
    : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também os vi, Catarina...agora, quando pesquisei para responder ao meu amigo 500.
      Estes meus desafios em que não uso o email para as respostas, acabam por ser rápidos. Depois de alguém acertar não sei como continuar sem confirmar o acerto, daí, por vezes não chegares a tempo.

      Por nada, foi um prazer.
      Eu é que agradeço. 😊

      Eliminar
  6. Eu tive mesmo de pesquisar 😊

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, acredito que nunca tenhas visto, aí na capital, a flor dos grelos, Manela. 😊

      Beijinhos, obrigada

      Eliminar
  7. Aproximo-me de uma vendedora de flores e peço: dê-me um ramo de brassicaceae. Sujeito-me a que a vendedora me olhe de lado e pense que estou a gozar!?!?!?
    Isso é lá nome que se dê!!! 👀

    Pronto, já passou, agora vou beber um chá!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó homem, mas tu não percebeste que isto se vende no Mercado de Almada e não na florista?
      Deixa lá, olha também eu ainda agorinha estive a corrigir o texto que tinha uma data de erros de ortografia... mentira, era só um. Ehehehehe

      Estive a fazer sopa de feijão manteiga e penca da Póvoa. Queres cá vir jantar?
      Beijinhos. 😊😊

      Eliminar
    2. Há uma florista a vender flores, claro, no Mercado de Almada. Quando passar por lá pergunto-lhe pelas brassicaceae.
      Qualquer atitude de fúria por parte da senhora florista, será imputada à tua responsabilidade.

      Penca da Póvoa? Mas isto aqui é só nomes estranhos, é?
      Fuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

      Eliminar
    3. Vós, mouros almadenses, não percebeis nada de hortaliças, está visto!!!😂😂

      Eliminar
  8. Parabéns aos vencedores e à autora do desafio.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E parabéns também ao Luís que participou.
      Obrigada.
      Um abraço.

      Eliminar
  9. Eu baseei-me na minha horta :) Outros nomes mais sofisticados não sabia :)
    .
    Beijos e um bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Cidália baseou-se na experiência, que vale mais do que mil teorias. 👍 😊

      Um abraço, obrigada e um bom domingo!

      Eliminar
  10. Não deu para participar, sabe que desafio é comigo mesmo rs
    Gostei da florzinha_ talvez descobrisse_ aqui meu tempo está mais curto,os dias são mais curtos e há muita conversação e passeios pela cidade. Mas, sempre voltarei a Janita .
    Bom domingo, querida amiga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom e gratificante, para mim, é saber que a amiga Lis nunca esquece este Cantinho!!
      Mil beijos e abraços de estima e gratidão, querida amiga.
      Continue a desfrutar da companhia dos seus familiares.
      Esse é um prazer que não tem nada que se lhe compare.

      Abraço apertado, amiga.

      Eliminar
  11. Estou desolado Janita. Como não percebo nada de flores (sou um autêntico nabo) e como levo os seus desafios muito a sério, desloquei-me propositadamente a um horto (ou viveiro de flores) que fica a uns 8 quilómetros de minha casa (ao preço da gasolina veja a despesa) e mostrei a fotografia no meu telemóvel a um empregado e foi ele que me disse tratar-se de erva-canária. Infelizmente o dono tinha saído, porque esse de certeza que tinha acertado, mas o empregado, embora só trabalhe ali há 2 semanas, tinha a obrigação de saber. Estou chateado e se não fosse o preço da gasolina ia lá novamente para descompor o fulano e chamar-lhe incompetente, mas o dono também tem culpa, porque contrata pessoas sem conhecimento na matéria e sem currículo para a função. Agora que me diz que é a flor do grelo ou da nabiça (ainda não percebi muito bem, porque afinal a Janita só refere essa Brassica qualquer coisa em latim, sem dizer o nome portuga) mais valia eu ter ido à praça que é aqui bem mais perto.
    Ora bolas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joaquim.
      Estou, literalmente, a chorar de tanto rir.😂😂😂
      Mas, olhe, eu expliquei bem, com as palavras que o meu amigo gosta, ou seja, eruditas, que a «Brassica rapa L» é nada mais nada menos, do que o nabo.( Não o Joaquim, claro) Que é uma planta crucífera de raiz tuberosa e folhas comestíveis. À planta em flor ( a que eu vos mostrei) é dado o nome de grelos-de-nabo ou simplesmente grelos e à rama sem flor chama-se nabiça."
      Está lá tudo explicadinho, justamente à pessoa que acertou em cheio. Deixe lá o pessoal do horto em paz. Coitados! não queira arranjar bodes expiatórios. A única culpada nisto tudo, sou eu!! Sou marota, fazer o quê? 😉

      Um beijinho... para o compensar do tempo perdido e do prejuízo.😂

      Eliminar