domingo, 6 de março de 2022

QUANDO SENTIR ORGULHO NÃO É DEFEITO...

  🌼  🌼 🌼   
...é quando se trata de um sentimento saudável de admiração por alguém a nós ligado por fortes laços afectivos. Seja ele orgulho filial, maternal, ou, de amizade. E não é necessário que o orgulho se deva a actos heróicos ou de grande monta. Basta que toquem, fortemente, uma corda sensível no nosso coração. No presente caso, refiro-me aos dois primeiros. Mas vou começar pelo princípio. Em virtude dos longos anos que já dura a minha navegação pelo mundo da blogosfera e, também atendendo à minha já provecta idade, muitas têm sido as vezes em que lamento pelo futuro deste meu Cantinho. Cheguei a escrever um texto a que dei o título de um livro de MST: "Não te deixarei  morrer...". Claro que, no meu caso, fiquei pelas reticências. Ora, o meu filho, que parece ler-me o pensamento, presenteou-me neste meu aniversário, ocorrido num dia do mês de fevereiro último, com algo que me desmoronou de felicidade e alegria: Dedicou-se, durante noites e noites, roubando horas preciosas ao seu descanso, - lá longe, algures nos Países Baixos - à recolha de publicações do meu blogue, ilustradas por fotos, a maioria também minhas. Enfim...coisas que só alguém com uma grande capacidade de entrega e dedicação consegue fazer. Dessa forma, chegou pois, às minhas mãos, um livro que, com orgulho, passo a partilhar convosco.

**********
A capa:


E a contracapa:


Eis algumas das publicações que o meu Luís seleccionou:
( Algumas já nem eu me lembrava)

Infelizmente, as fotos que eu fiz não fazem jus à beleza da edição.





Este texto é, por assim dizer, o epílogo.
O prefácio é uma dedicatória do meu filho com uma foto minha, com ele ao colo, de quando era pequenino.
Essa parte, é pessoal e intransmissível.



Muito fica para vos mostrar, do muito que já todos, ou quase todos, conhecem. Talvez, de quando em quando, eu fotografe e publique algo mais. Agora, já posso partir tranquila e, quando isso acontecer, deixarei como maior legado estes meus desabafos e pensamentos em algo físico e palpápel. 
Quem me diria, heim? 
Eu, simples aprendiz de coisa nenhuma, 
rabiscando pensamentos em versos, sem arte nem sabedoria, 
ter impresso  um livro de poemas? 😊


OBRIGADA, MEU FILHO.

❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤


❤❤❤


38 comentários:

  1. Que coisa linda! Maravilhoso presente e carinho do teu filho! Isso é mesmo coisa pra guardar, ler, reler e sempre se emocionar...Valeu! Parabéns aos dois! beijos, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes, querida Chica? O meu filho sabe o quanto o meu blog é importante para mim, o tempo que lhe dedico e como dou especial valor a tudo aquilo que o dinheiro não pode comprar. Desde pequeno que nos meus aniversários e no Natal me escrevia pequenos poemas. É muito sensível e dedicado.
      Também o meu neto mais velho, neste meu aniversário, me ofereceu um poema. Enfim, só mimos e alegrias. :)
      Um beijinho e o meu agradecimento.

      Eliminar
  2. oi Janita
    O verbo 'orgulhar' é esse sentimento bom mesmo ,de satisfação e alegria e faz bem sentir orgulho pelo filho amoroso. Quando os filhos nos surpreendem o motivo é este _de felicidade.
    Parabéns ,Janita e saiba que é bem merecido, seu cantinho
    é muito fofo. Trata de diferentes assuntos, sentimos mudanças sensíveis ao longo do tempo que aqui venho e sua gentileza é o seu referencial... E é provocativo (no bom sentido), incitando sempre a a nossa volta.
    Abraços, amiga e bom domingo e boa semana
    ( estou sentindo sua falta nos meus desenhos fotográficos, aqui do lado de cá, dias muito frios apesar do sol que aparece mas é só 'pra inglês ver' e o povo todo agasalhado, no sol .No meu País estariam todos de shortinhos e camisetas.(risos) E, nada a reclamar _ estou amando!
    Beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi, amiga Lis.
      Se já voltou estarei lá para a ler e maravilhar-me com as tuas fotografias e belas palavras. Tenho andado um pouco desatenta dos blogs amigos, já que estes tempos conturbados nos têm dado volta à cabeça com tanta violência e sofrimento.

      O meu rapaz tem um temperamento muito semelhante ao meu. É amoroso e dedicado, mas quando tem de ser duro e verdadeiro, doa a quem doer, ele não se acobarda. Embora seja mais diplomata do que eu. :)

      Beijinhos e obrigada, amiga.
      Boa semana.

      Eliminar
  3. Essa é uma grande e maravilhosa surpresa que qualquer pai (neste caso mãe) regista para sempre como uma das coisas mais tocantes que algum dia lhe foi oferecido. Quase como se isso quisesse atestar um saldo positivo de toda a vida comum.
    Parabéns à mãe, um voto de admiração ao Luís.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo tão certo o que disse, Luís. Foi-me muito gratificante ler as suas palavras, onde o apreço por estes gestos de enorme valor para nós, pais, com os filhos ausentes, está bem patente.
      Muito, muito grata, por estar comigo/connosco, neste momento tão importante para mim.

      Um enorme abraço.

      Eliminar
  4. Que maravilhoso e amoroso presente, lhe fez o filho, Janita. Razão mais que evidente para se sentir orgulhosa.
    Parabéns aos dois.
    Abraço, saúde e uma boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito grata, amiga Elvira, pelo seu sentido comentário.
      Quando abri o embrulho e reconheci o meu Cantinho no livro, nem queria acreditar.
      Desfiz-me em lágrimas e, de imediato, ainda sem fala, lhe fiz uma vídeo chamada. Também o vi comovido e feliz ao mesmo tempo.
      Acho que foi um momento bonito. :)

      Um grande abraço, Elvira, e muito obrigada.

      Eliminar
  5. Boa tarde
    Neste caso, quem tem orgulho de quem ?
    É um orgulho ser mãe de um filho orgulhoso da sua mãe 💕

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste caso caro JR, o orgulho é mútuo, está bom de ver.:))
      Do Menino de sua Mãe e da Mãe do seu Menino! 💕
      (roubei-lhe os corações)

      Obrigada, um abraço.

      Eliminar
  6. Na minha modesta opinião és muito merecedora dessa surpresa do teu filho que com toda a certeza o fez por saber o que sentes por ou nas palavras depositadas neste teu espaço e tens razão em sentir orgulho. Parabéns aos dois!
    Beijocas e uma boa tarde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fatyly, nós mães merecemos tudo, e todos os filhos nos gostam de surpreender com pequenos/grandes mimos, mas nem todos os filhos dispendem do seu tempo a ter trabalho para isso. E olha que o meu rapaz tem o tempo dele todo preenchido com muito, muito trabalho. Isso foi o que mais me comoveu.

      Muito grata por tudo e um grande abraço.
      Boa semana.

      Eliminar
  7. Uau!
    Mas que surpresa mais linda. Já posso imaginar a alegria e o orgulho com que recebeu esta "filho" mais novo. Aposto que os seus olhos brilharam, cheios de lágrimas. O Seu Filho tem a minha admiração. Como eu a compreendo. Um livro é um sonho realizado passado para o papel. Parabéns Janita, pelo Filho que tem! 🌹
    Lembro-me tão bem, desse "Não Te Deixarei Morrer"🍀

    Beijos e um bom Domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi mesmo uma linda e comovente srpresa, Cidália.
      Não é tanto pelo livro, sabe? - já que nunca tal me havia passado pela cabeça, uma vez que não desenvolvo nenhuma actividade digna de relevo. É o facto de ver o meu blogue e muitos dos meus melhores momentos, perpetuados em formato papel. Isto da blogosfera, com esta plataforma, ou outra qualquer vá, um dia vai tudo desaparecer.

      Um grande e grato abraço, Cidália.
      Boa semana.

      Eliminar
  8. Emocionante!!
    Luís, you’re the best!! : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim é, Catarina. E fico feliz por o teres referido, embora saiba que o Luís não é o melhor nem o maior, mas é seguramente, um dos...
      Beijinhos e boa semana. :)

      Eliminar
  9. Olá, Janita

    Congratulo-me com esse gesto de amor do seu querido filho.
    E tem razão em estar orgulhosa. Ver os seus pensamentos
    e publicações perpetuados é deveras gratificante e ainda
    mais porque vem de um acto de amor.
    Muitos parabéns, minha amiga!
    Beijos
    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seguramente, este gesto do meu filho foi, essencialmente, um acto de amor, sim, Olinda. Se bem que, nesse acto, tenha havido muito da sua capacidade de entrega.
      Muito grata pelas suas palavras amigas.
      Um beijinho e votos de boa semana.

      Eliminar
  10. Só um filho atento e que a conhecesse muito bem poderia ter essa excelente ideia e por outro lado com muita sensibilidade.
    A seleção do seu Janitinho (palavra dele) deve ter sido criteriosa e fico com a curiosidade se foi ao gosto dele ou se ele escolheu aquilo que supôs que a mãe gostasse mais. Ambas têm valor, mas são diferentes formas de sensibilidade (creio que a Janita percebe o que quero dizer).
    Pela amostra comoveu-me a escolha do seu poema-desabafo Renúncia que escreveu a 6 de Novembro passado e publicou a 9 e o qual motivou o meu comentário baseado no ensinamento budista - não busque no mundo o que está dentro de si.
    Tem um filho muito atento à mãe, e isso é muito bom para si.
    Boa noite Janita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, Joaquim.

      Como não fui consultada para nada e desconhecia o que o Luís andava desde há meses a fazer, posso garantir que a escolha de tudo o que faz parte deste livro foi do seu livre arbítrio.
      Embora, como é evidente, o meu filho me conheça bem e saiba aquilo que mais me diz. A prova disso, é uma publicação que dediquei ao meu Tio João, irmão mais novo de minha Mãe, que foi marinheiro.
      Gostei muito de verificar como o Joaquim guarda na memória, pormenores acerca das minhas publicações. Fico-lhe muito grata por isso, Joaquim.
      Um abraço e votos de óptima semana.

      Eliminar
  11. Querida Janita, que ato emocionante, que surpresa mais querida, imagino, sim, a sua felicidade.
    Na verdade são dois orgulhos diferentes, um do filho amoroso que fez a mais linda surpresa, captou e deixou registrado todos os sentimentos da mãe, e o outro em ver o blog formatado num livro! Deve ter sido muito bom, uma grande alegria que você merece, querida amiga!
    Mil parabéns ao seu filho, são gestos lindos demais!
    Um beijinho e desejo uma linda semana, folhado muito esse livro que deve ter ficado bem ao seu gosto.
    Fico feliz por você!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Taís.
      Que bom ter aqui as suas palavras amigas e tão estimulantes!
      Muito grata por ter vindo e deixar-me o seu sempre grato carinho, que recebo reconhecida.
      Sim, há gestos que comovem e quem é Mãe sabe da importância que têm para nós.
      Muito obrigada, querida amiga Taís, pela minha felicidade a ter tocado também.
      Um beijinho enorme e grato, com votos de boa semana.

      Eliminar
  12. Um acto de amor e uma prenda verdadeiramente ETERNA.
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal e qual, amigo Pedro!
      Beijinhos e uma boa semana.

      Eliminar
  13. Que maravilhosa decisão e amor do filhão nesta dedicação de tempo para fazer uma remexida no Cantinho e provocar esta bendita emoção para um coração de mãe. Lindo demais Janita. Você merece e assim o Cantinho fica para nos aconchegar por mais tempo com suas belas postagens.
    Parabéns ao filho e a você.
    Abraços com carinho e feliz semana com leveza.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente, caro amigo Toninho.
      Esta decisão e brilhante ideia que o meu filho teve, trouxe-lhe muito trabalho extra à sua já trabalhosa vida, mas ele sabia que seria bem empregue, pois conhece-me bem e sabe da importância que dou aos sentimentos e a este tipo de dedicações.
      Obrigada pelas suas palavras amigas.
      Um abraço e votos de excelente semana.

      Eliminar
  14. Parabéns ao filho e à mãe por tão bela iniciativa!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mãe agradece, em seu nome e no nome do filho.
      Muito obrigada, Leo! :)

      Abraços.

      Eliminar
  15. Ai meu rico filho, meu amor, meu querido, meu tudo!

    Querida amiga, um grande abraço de parabéns por tudo isso e mais aquilo. Os festejos geram alegrias, contentamento e emoções e às vezes até incluem uma ou outra lágrima. Pois olha, juntei tudo isso no momento em que li este teu texto, emocionante texto. E ao lê-lo pensei que tu és bem capaz de ter dito (mais ou menos) o que escrevi, em destaque, deste meu comentário.
    Muitas vezes não nos apercebemos o quanto é importante a nossa existência para muitos que passam pela nossa vida, que nos ouvem (ou leiem), e nos dedicam sinceras amizades, virtuais embora e no entanto não menos verdadeiras. Bem vistas as coisas (e sem que o saibamos) cada um de nós é, certamente, especial para alguém e alguns de nós poderemos ser especiais para muito outros. Porque a amizade é importante, à que cultivá-la.
    Beijinhos com sorrisos aos molhos. é_è

    §-já cozi a posta da pescada (eheheheeeehhhh)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Ai meu rico filho, meu amor, meu querido, meu tudo!"
      Sim! E depois?

      Pois, querido amigo, é como bem dizes, não retiro uma vírgula a nada, exceptuando isso da pescada, que não percebi nada e nem quero perceber, pois coisa boa não deve ser.

      Todos somos importantes, mais que não seja, aos nossos olhos.
      Beijinhos também para ti e se já cozeste a pescada...come-a.😋

      Eliminar
  16. Que gesto lindo e carinhoso, que decerto permanecerá sempre na tua memória.
    Tu és importante, não só para o teu filho, mas para todos nós que te lemos e seguimos.
    A amizade nunca se deve desperdiçar.

    Com carinho deixo um beijo amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito grata pelo teu lindo e sentido comentário, Manu.
      Provavelmente entre todos os visitantes e olheiros deste blog, haverá quem tenha dado um sentido diferente ao acontecido e por mim aqui contado. Quem sabe considerem que aquilo a que chamei, e chamo, de orgulho legítimo, considerem vaidade e exibicionismo.
      Mas olha amiga, para esse lado é que eu durmo melhor...

      Muito grata pelas tuas palavras amigas.
      Beijinhos e abraços.

      Eliminar
  17. É a maior felicidade da vida: amar e ser amado.

    Muito bonito o gesto do filho e a mãe é merecedora!

    Vê? As suas palavras tocam quem lê.

    Um abraço do Algarve,

    Sandra Martins

    PS - Quanto ao post das florinhas amarelas, eu é que sou uma grande nabiça! Nem que me pintasse chegava lá. Eu bem dizia que havia de aprender alguma coisa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Sandra, todos os filhos amam as suas mães e vice-versa.
      Infelizmente, nem todos têm a felicidade de ser pais, mas haverá sempre quem os ame, certamente.

      Quanto ao postal anterior, pois é, se fosse de outro modo não se chamaria Desafio...😅

      Um abraço meu, daqui de onde me encontro.

      Eliminar
  18. Às vezes, não sabemos o que dizer, pois o gesto, a atitude já nos diz tanto que pode parecer redundância qualquer palavra ou palavras diante de tais situações, minha amiga. Sabê-lo que tão ternamente “o menino de sua mãe” cuidava dessas memórias, dessa conversa consigo mesma e com os outros, é um sol que brilha todos os dias, como os filhos!
    Abraços, minha amiga!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo o que diz, querido amigo.
      Compreendo e concordo.
      Se bem que eu, por norma, mesmo quando não tenho palavras e quero estar presente, deixe o meu abraço.

      Grande abraço, José Carlos e muito grata pelo seu bom-senso.

      Eliminar