quinta-feira, 17 de março de 2022

GESTÃO DE CONFLITOS.

 *************************



 Aqui, na travessia desta ponte, a solução parecia  ser  simples, fácil e inteligente. Bastava que um dos intervenientes na contenda se pusesse naquela posição em que ninguém se quer ver e, dizem, a Alemanha perdeu a Guerra.  Ora, como desta vez, foi  a Rússia que atacou primeiro  " de surpresa,  por trás e à bruta", que seja agora o Putin a agachar-se.
Por mim, venha o que vier...




**********************************

26 comentários:

  1. Como tu, torcendo que essa guerra idiota acabe e com a Ucrânia e seu povo no coração! beijos, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Idiota, dizes bem Chica. Tão idiota e estúpida, que só a um idiota presunçoso, cruel e desumano, lembraria. Não quer que o vizinho faça parte da NATO, pronto! Vai daí, ataca-o despudoradamente.
      Beijinhos amiga.

      Eliminar
  2. Tens um header muito bonito! : )
    Vídeo: Há uma lição a tirar aqui. O conflito nunca deu resultado.
    Quanto ao conflito presente ... suspeito que ninguém se vai agachar e muito menos o Putin.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Oferta de um amigo do peito. :)
      A ilação é claramente essa, sim. Do respeito e entendimento mútuos, é que desabrocham as boas soluções. Mas é preciso que hajam cedências de ambas as partes.
      Veremos! O Hitler também se considerava o dono e senhor, da razão e da verdade.

      Eliminar
  3. Tal como a Janita também estou com a Ucrânia no coração e nas minhas orações. Mas não acredito que Putin se abaixe. A menos que que a China lhe puxe pelo tapete, mas penso que isso não interessa à China.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já o disse à Rosa dos Ventos e digo-o novamente a si, Elvira.
      A China pode ser uma surpresa para o mundo e, para a Rússia, em especial. Se boa ou má para o Ocidente, é o que veremos.

      Um abraço e muita saúde.

      Eliminar
  4. Mas que belezura de flor!
    Claro que estou com a Ucrânia mas só posso esperar que a guerra termine e que a Ucrânia consiga renascer das cinzas.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A nossa sintonia em relação a este tema, vê-se até na hora dos nossos comentários, Leo! :)
      Quando a guerra terminar, muito há a fazer na reconstrução da Ucrânia. Os últimos rumores que chegaram de Leste é que Putin se mostra interessado em "condescender" numa posição de «Paz Provisória» até que a Ucrânia aceite as várias condições por ele impostas. Uma delas, e que mais 'comichão' lhe dá, é a desistência da Ucrânia em entrar na NATO. Invejoso e prepotente! Se fosse comigo eu aceitaria. Afinal, não fazer parte da UE é a pedra do sapato de Putin e Zelensky está já com um pé lá dentro... :)

      Abraço.

      Eliminar
  5. O fim dos "animais poderosos" em desavença vai ser esse mesmo, caírem os dois da ponte.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande parte do território ucraniano e do seu Património Cultural, já foi devastado pelo animal mais carniceiro que actualmente o mundo conhece. Quem vai cair a pique é a Rússia.
      Obrigada.

      Eliminar
  6. "Nunca algo foi tão galante, tão bem equipado, tão brilhante e tão bem disposto como os dois exércitos. As trombetas, pífaros, oboés, tambores e canhões faziam uma harmonia que nunca foi ouvida no próprio Inferno".

    Veja como esta imagem extraída do livro Cândido de Voltaire, até nos faz pensar que a guerra pode ser bela (agora não me interprete mal), quando comparada com as imagens que diariamente nos chegam, de habitações, hospitais, maternidades, ruas, vilas e cidades destruídas e gente morta e gente que perdeu tudo e com dignidade extrema só agradece por estar viva.
    A guerra é o maior dos crimes, mas não existe agressor que não disfarce o seu crime com pretexto de justiça. O presidente Biden disse que o mundo está dividido em dois, as democracias e as autocracias. A China, sempre de calculadora na mão, à terça, quinta e sábados apoia a Rússia e aos outros dias não apoia.
    Por cá, o PCP defende a posição de Putin que é o líder de um partido centrista, conservador e autocrático, a atitude do PCP só se estranha por ter tido a coragem de se demarcar e dizer de que lado está, porque o pior para os comunistas é indirectamente aceitarem as posições americanas e as da União europeia que eles sempre repudiaram.
    Neste cenário, pela honra e glória de um povo que resiste praticamente só e abandonado, só os ucranianos e o seu presidente vão ficar na história. Por muito que façam, os europeus e americanos, sentir-se-ão sempre envergonhados, sempre a medir o máximo benefício com o menor custo possível e destes não reza a história.
    PS: como só se fala disto, nem dei conta que tinha falecido William Hurt, um dos meus actores preferidos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joaquim Ramos, lamento que a minha cultura literária não seja tão vasta quanto gostaria, para poder falar consigo sobre a obra de Voltaire. Não conheço o livro que fala, mas pelo parágrafo que fez o favor de me trazer, penso que só pode tratar-se de uma sátira à guerra. Qualquer guerra.

      Quanto a tudo o resto que refere concordo com tudo. O povo ucraniano e o seu Presidente, serão sempre lembrados pela coragem e dignidade com que têm enfrentado este horror. Sim, completamente sós e entregues à sua triste sorte. Porém, não creio que só eles fiquem na História Universal. A Rússia e, sobretudo, o seu miserável presidente, ficarão lembrados pela negativa, como a mancha vergonhosa que cobriu de luto os dois Povos irmãos.
      Relativamente ao post scriptum, eu soube da morte do actor, mas
      sinceramente, não me afectou muito, não numa altura destas.
      Vi alguns filmes de William Hurt, mas aquele seu ar de pãozinho sem sal nunca me encantou. Lamento!

      Obrigada. Boa noite.

      Eliminar
  7. Antes do mais, gostava de saber o nome dessa linfa flor.
    E agora que já escrevi muito, vou ver se encontro a Paz.
    Beijinho, Janita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei, António. Vou tentar saber e depois digo.
      Se a encontrares, a Paz, diz-lhe que eu estou por aqui.

      Beijinhos, António.

      Eliminar
    2. Mas que grande barraca! Onde se lê "(...) o nome dessa linfa flor", deve ler-se o nome dessa linda flor.
      Fica tranquila que se encontrar a Paz, peço-lhe que se estenda a todo o lado.

      Eliminar
    3. Grande barraca, António? Não sei porquê.
      Nem liguei. Pois se a tecla da letra D está junto à do F, nada mais natural que esses lapsos aconteçam. Depois, como sou uma pessoa de espírito elevado, também pensei:- "Se no meu vestido de chita, caem nódoas; e não são poucas, porque não cairiam numa camisa de seda?". No problem, caro amigo.
      Manda lá a música de Paz, que do resto trato eu...

      Eliminar
  8. Boa tarde
    Palavras para quê,o vídeo é tão ilucidativo.
    Uma santa noite de iluminação para quem anda tão mal.

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, há imagens que valem mais do que mil palavras, não é?
      Contudo, a falar é que as pessoas se entendem.
      Obrigada, uma santa noite também para si, JR!

      Eliminar
  9. Já está a Ucrânia toda posta a baixo. Já terminavam que não há coração que aguente! :(
    ~~
    💙💛🙏
    Beijos. Votos de uma boa noite!

    ResponderEliminar
  10. Mande ao urso russo!
    Beijinhos, bfds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu mandava-o era para o quinto dos infernos, Pedro!

      Beijinhos, bom fim-de-semana.

      Eliminar
  11. Um vídeo que ilustra bem o estado actual do mundo com esta guerra em que quem irá cair a pique é o louco, mas todo o cuidado é pouco porque deveriam era sabotar/retirar/danificar o botão vermelho e oxalá que o povo russo que é contra esta atrocidade o faça. Sonhar é fácil amiga e eu mero peão do mundo nada posso fazer.
    Beijos e um grande abraço de conforto, optimismo e esperança.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, Fatyly.
      Sofremos com quem sofre, revoltamo-nos com quem mata e destrói, mas nada podemos fazer senão cada um ir ajudando na medida do possível. A solidariedade da Polónia, de Portugal e outros países, no acolhimento e ajuda humanitária tem sido comovedora.

      Um beijo e bom fim-de-semana.

      Eliminar
  12. Qualquer guerra faz muito mal ao ser humano, menos aos insensatos. E essa que se desenrola no leste europeu, aos nossos olhos, não faz o menor sentido, sobretudo se levarmos em conta a beligerância dos ataques russos à nação ucraniana. Não faz o menor sentido o sacrifício de tantas vidas humanas e o despedaçamento do território ucrânio pelo fogo pesado. Tudo pela hegemonia de territórios ou regiões para se sobrepor a outras nações. Resta-nos esperar que o bom senso seja chamado, a qualquer momento, antes que seja tarde.
    Beijinhos, minha amiga Janita. Aproveite o final de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querido amigo, creio bem que a insensatez já é tanta e tão entranhada no ser humano, que raia o primitivismo cruel. Não há nada que justifique os crimes horrendos que nos entram em casa em tempo real. Temo que já seja tarde demais para qualquer mostra de bom senso por parte de quem desencadeou este genocídio sem perdão.
      Muito obrigada, José Carlos.
      Cuide-se, porque o outro "meliante" ainda anda à solta.
      Beijinhos com amizade.

      Eliminar