domingo, 13 de março de 2022

Aprender Com Mahatma Gandhi

 

********************************************



Tive de ouvir várias vezes este vídeo para conseguir fazer a tradução mais ou menos correcta, para quem tenha dificuldade em perceber castelhano. De antemão peço desculpa se acaso os entendidos deste idioma, do nosso país vizinho, encontrar falhas no texto, mas fiz o melhor que pude e soube. Obrigada.

*****


"Quando Gandhi estudava Direito numa Universidade em Londres, havia um professor de seu nome Peter que não gostava dele.

Um dia, no refeitório da universidade, Gandhi fez menção de sentar-se perto do dito professor.

Diz ele rapidamente: -"Espera, espera,  aluno. Não sabes que as águias não se misturam com os porcos" (cerdos)?

Ao que Gandhi respondeu - "Tem razão Professor, desculpe, me voy volando ( saio voando)".

Pegou no seu tabuleiro e afastou-se.

O prof. despeitado, por entender que estava sendo ele chamado de porco, decidiu vingar-se. No exame, apresenta-lhe uma pergunta muito difícil à qual Gandhi responde literalmente, deixando-o sem fala. No final do exame quando o aluno se afastava chama-o e pergunta-lhe:

"Se visse na rua uma bolsa com dinheiro e outra com sabedoria, qual seria a que pegava"?- Resposta de Gandhi: " A bolsa com dinheiro, professor"- "Mas a sabedoria é para mim mais valiosa"- Responde Gandhi- "Compreendo, mas cada um agarra no que mais precisa"

Quando o resultado do exame lhe foi entregue, viu que o professor havia escrito; "Idiota". Imperturbável, o aluno dirige-se-lhe e interpela-o: "Perdão professor, o senhor só assinou o exame, pode atribuir-me a nota, por favor"? 

Moral da história: Se nós permirtirmos que uma ofensa nos atinja, sofreremos dano, se não, essa ofensa reverterá  para a sua origem.

Não permitis que ninguém, ninguém, ninguém, deposite o seu lixo ( basura)  na vossa mente nem infernize a vossa vida."


*********






Estarei com a Ucrânia até ao fim.










34 comentários:

  1. Um professor sem nível anulado por respostas de grande inteligência.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na Universidade, quando a mentalidade do aluno já está formatada, por tudo o que aprendeu até aí, poderá o carácter de um professor não fazer muitos estragos, se for ele uma pessoa sem carácter.
      Agora, imaginemos no Ensino Básico, denominação actual para a nossa antiga Escola Primária, quando um aluno tinha/tem a desdita de ter como Mestre-Escola um indivíduo do calibre deste professor.
      Desde que li o comentário do Luís, que não sai do meu pensamento aquele diálogo que tive com a minha santa Mãe, quando soube que a tirana e balofa professora Cravo Rosa, famosa pela sua palmatória de cinco buracos, ia fazer parte do grupo de docentes naquele início de ano na escola da minha freguesia, que eu iria frequentar pela primeira vez.
      - Mãe, se for a Cravo Rosa a minha professora, eu não vou à escola.
      - Então? Queres tanto aprender a ler e ficas analfabeta? - Disse a minha saudosa Mãe.
      - Fico, mãe, fico...! Eu fujo!

      Acho que foi desde essa altura que a crença num Deus Maior que todos os deuses se cimentou no meu coração e na minha alma.
      "Calhou-me" a Professora melhor e mais bondosa, que alguma vez aquela Escola conheceu. Durante os quatro anos em que fui sua aluna, deu-me dois 'tabefes' bem merecidos, no terceiro ano escolar, porque desobedeci à sua ordem de silêncio absoluto, quando estivesse a receber na sua sala de aula alguma outra colega. Pensando que a senhora professora não ouvia, puz-me a cochichar para a minha colega de carteira...Abençoadas palmadas!

      E pronto, agradeço.-lhe a oportunidade de dizer-lhe que a minha noção de justiça, já vem de longe.
      Um abraço. :)

      Eliminar
  2. Tua tradução está ótima e adorei a história!
    Como a gente aprende, querida amiga, até nossos últimos dias...
    Tenho de colocar 'mais em prática' esses ensinamentos.
    Um beijinho e um feliz domingo!!!
    Saúde e paz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Taís.
      Por aquilo que conheço de si, a minha amiga pertence àquele grupo de pessoas inteligentes e sábias, que sabem usar a sua razão sem deixar os seus créditos por mãos alheias. Dá e recebe na mesma medida. Com honestidade e sem cobardia. É um privilégio tê-la como amiga.

      Um grande bem-haja e um forte abraço de muita admiração e respeito.
      Beijinhos e boa semana.

      Eliminar
    2. Amiga!! Não mereço tanto elogio, você é muito generosa, também tenho enorme admiração e carinho por você. Muito obrigada pelo carinho! Mas, com certeza aprenderei sempre, a vida é uma caixinha de surpresas, às vezes nos pega de mau jeito...Mas já tenho tempo suficiente para não deixar as mágoas me atingirem, mas nem sempre consigo... por isso aprenderei até meu último suspiro, estou dramática hoje! 😄😄😅
      Beijinho, uma ótima semana.

      Eliminar
  3. Mahatma Gandhi era um homem sábio.
    Abraço, saúde e bom domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E tão incompreendido foi, Elvira. Parece que este mundo de vilanagem, não é para gente boa e sábia.
      Um abraço, bom domingo, boa semana.

      Eliminar
  4. Gostei muito de ler e é isso mesmo que devemos aprender a fazer. Leio muito de Mahatma Gandhi e não me canso!
    As flores ali em cima são bonitas!
    Beijocas e um bom domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na verdade, nunca li muito acerca de Gandhi, talvez o tenha conhecido melhor desde que a Internet apareceu na minha vida.
      Mas prefiro pouco e bom, como em tudo na vida.

      As flores do cabeçalho são da minha magnólia que, por ora, ainda está em botão.
      Beijo, bom domingo, Fatyly.

      Eliminar
  5. Bem traduzido, agradável de ouvir/ler.
    Bom domingo, Janita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom ter-te agradado, António.
      Fico contente que tenhas vindo ler/ouvir.

      Beijinhos, bom resto deste domingo luminoso e soalheiro

      Eliminar
  6. Bom dia
    Por acaso já tinha lido algures esta história, e na minha opinião não foi por acaso que hoje quis a visse-mos e tirar-mos essa lição ao publicar a foto abaixo.

    Bfs
    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está tudo interligado, meu amigo. Da mesma forma que nós, amigos virtuais, nos interligamos uns aos outros.
      Gostei da sua oportuna observação.
      Um abraço amigo, JR!

      Eliminar
  7. Respostas
    1. Sabe, Francisco? Tanto nesta coisa das lides blogosféricas, como na vida real, nunca dou por mal empregado o meu trabalho, quando sei que não vai cair em "saco roto". :)
      Muito obrigada.
      Bom Domingo.
      Um abraço

      Eliminar
  8. Bela história com bons ensinamentos.
    Não sou águia nem sábia mas ninguém me ofende porque eu não me aproximo de cerdos! :))

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa, querida Leo! :)))
      É isso mesmo... longe e ao largo de cerdos e gente obtusa.

      Um forte abraço. Bom domingo.

      Eliminar
  9. Gostei bastante.
    Bom trabalho!.

    Beijinhos e uma excelente semana

    ResponderEliminar
  10. E o professor deve ter arrancado os cabelos :)))
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E se ele os não arrancasse, arrancava-lhos eu de boa vontade! :))
      Beijinhos, boa semana, Pedro.

      Eliminar
  11. Muito bom o texto, Janita
    Vem a mente a frase icônica de Gandhi ,
    _ 'olho por olho e e o mundo acabará cego', Talvez já esteja!
    ná penso ser a melhor solução. Gosto do perdão.
    No caso do professor'idiota' , aí sim, flechada inteligente e certeira.Confesso que se precisar também uso essa minha arma rs (grande aliada - a palavra)
    Beijos e obrigada pelo comentário_ deixei lá uma resposta,ontem já quase cochilhando...
    boa semana , Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lis, não sei se o mundo está cego ou se lhe convém fingir que não vê. Nem todos os crimes têm perdão, minha amiga.
      No caso do prof. preconceituoso e de má índole, nada como a palavra certa no momento oportuno, como o vídeo nos diz.
      Se acaso eu me tivesse deparado com este texto, talvez eu o não tivesse publicado pondo em dúvida a sua veracidade. Porém, há sempre uma nota positiva e um voto a favor da credibilidade de um facto, quando parte de alguém que dá a cara.
      Foi assim que, em lugar de colocar simplesmente o vídeo, me dei ao trabalho de escrever eu o texto a partir das palavras ouvidas. De resto, nada mais sei.

      Obrigada pela resposta lá no teu cantinho, Lis. :)

      Beijos e boa semana.

      Eliminar
  12. Janita querida,
    Grande sabedoria nessa
    História.
    Precisamos de referências
    para seguirmos nosso
    aprendizado.
    Grata por compartilhar.
    Bjins de boa semana.
    CatiahoAlc.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Catiaho
      Sim, só com bons mestres poderemos aprender a crescer interiormente, fazendo por nos tornarmos melhores pessoas.
      Grata pela visita.
      Beijo e boa semana.

      Eliminar
  13. Que bom se fossemos todos filhos de Gandhi,
    com a bandeira da não violência para não gerar a violência.
    Creio perfeita tradução e nobre sua partilha Janita.
    Ainda sonho com uma humanidade que se espelhe em Gandhi, Madre Teresa, por um mundo melhor e mais leve.
    Grato pela partilha.
    Beijo no coração e feliz semana no sonho da paz lá.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Façamos por tentar entender o mundo, Toninho.
      Sinceramente, não me está a ser fácil encarar com bonomia o que vemos diafriamente desfilar na frente dos nossos olhos. O não olhar a meios para alcançar os ignóbeis fins, como se vê a cada passo, anda a pôr-me doente.

      Um abraço grato pela visita.

      Eliminar
  14. Ora cá está um bom exemplo. Gostei da publicação e da "lição" que o aluno deu ao professor . :))

    Beijos. Votos de uma excelente semana.

    Beijos. Votos de uma excelente semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, só um Homem de muito valor e saber, se comportaria com tanta diplomacia perante esse diabólico professor.
      Se fosse eu, mandava-o logo abaixo de Braga. Não tenho saber nem paviência para lidar com bestas.

      Beijinhos, boa semana, Cidália.

      Eliminar
  15. E as lições de vida se nos oferecem a todo instante... É preciso saber apanhá-las ao perceber a sua grandeza, como mais ou menos disse um homem chamado Gandhi.
    Uma boa semana, minha amiga!
    Fraternal abraço,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito grata por me acompanhar nesta minha Cruzada, meu amigo José Carlos.
      Boa semana com saúde.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  16. Gandhi é desde à muito uma inspiração para mim.
    Só mesmo uma excepcional inteligência aliada a uma visão de futuro esclarecida lhe permitiu atingir o elevado grau de sabedoria que lhe conhecemos.
    Obrigado pelo teu texto. Beijinhos é_é («« isto é 1 sorriso)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora, Zé...deixa-te de salamaleques, até pareces um desconhecido.

      Ainda bem que me dizes que isso é um sorriso. Perturbada do jeito que ando, era capaz de confundir isso com um piscar de olho.
      Beijinhos, moço!

      Eliminar