sexta-feira, 4 de março de 2022

DESAFIO...

 **************************

...simples, para todos acertarem!! 😄

Eu coloco uma imagem e respectiva questão, em poucas palavras. A vossa resposta só terá que obedecer a uma regra ainda mais simples, ou seja, respondendo apenas com o nome da planta e, eventualmente, da flor.  Nada mais fácil, como poderão constatar. 

Vamos a isso?


Qual o nome desta flor ou da planta que a dá? 

Qualquer dúvida ou esclarecimento, ser-vos-á

fornecido aqui no blogue.

Podem começar!! 😄

❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤

37 comentários:

  1. Respostas
    1. Os narcisos, António, inclinam-se para mirar os próprios umbigos.
      Estas florzinhas mimosinhas e simples, olham-nos de frente, olhos nos olhos. 😄
      Tenta lá de novo, sff.

      Abraços.
      PS- Andas a poupar e começaste pelas palavras, está visto.

      Eliminar
    2. Não, meu querido amigo! Isso é um arbusto. Isto não.

      Anda lá que eu aposto que já viste destas flores. Ou será que aí em Almada nunca viram disto?... Ó pra mim a cofiar a barba...sem barba, mas muito pêlo na venta.😄
      Tenta lá de novo, sff.

      Eliminar
    3. Amigo António, mil desculpas.
      Ontem nem reparei nesta tua nova sugestão.
      Mas não, não é.

      Beijinhos gratos.

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Tenta lá de novo que eu sei que tu sabes, Fatyly. 😄

      Eliminar
    2. Também não é o Trevo, Fatyli, de seguida farei a reedição.

      Eliminar
  3. Diplotaxis tuinifolia! :)

    Abraço amarelo de amizade

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Leo, não quero nomes científicos, ok?
      Quero linguagem popular...😄
      Senão...não perceno nada.

      Abraço de todas as cores, sobretudo: verde e amarelo. Ehehehe

      Eliminar
    2. Não encontrei o nome popular! :))

      Abraço

      Eliminar
    3. Querida Leo, o nome é rúcula. Será, quiçá, uma prima afastada desta espécie de flor comestível. :)
      Abraço.

      Eliminar
  4. Estou presente mas não sei, julgo ser uma planta silvestre.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se é silvestre não sei, Luís.
      Esta nasceu e cresceu aqui, na minha marquise. 😄
      Abraços.

      Eliminar
  5. Outra hipótese:
    Flor do tojo.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...morninho, morninho, MORNINHO!!!
      Para a próxima acertas...😄

      Abraços.

      Eliminar
  6. Respostas
    1. Também não, querida Leo. A flor de urze tem cores lindíssimas, mas em tons rosa-lilás. Um arbusto muito conhecido em Trás-os-Montes com o nome torga. Aliás, como sabes, foi daí que o nosso contista/poeta/médico, transmontano, Adolfo Correia da Rocha, se inspirou na escolha do seu pseudónimo literário.

      Insiste, amiga, insiste. Pesquisa que vais achar. Mais perto até do que pensas. :)

      Abraço persistente. :))

      Eliminar
  7. Muito bem!

    Já há muito tempo que não havia um desafio por aqui.

    É um assunto no qual não sou nada versada e a pesquisa não é muito fácil mas, mesmo assim, vou arriscar um palpite: carqueja.

    Alguma coisa vou aprender, de certeza.

    Um beijinho Janita!

    Sandra Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bem, não senhora. Muito mal. Por este andar fico sem ninguém que queira acertar no nome da flor.
      Lá mais para diante darei algumas dicas, mas gostava que se esforçassem um bocadinho.
      Pois, carqueja também não é Sandra. Vamos aproveitar o fim de semana para pesquisar? Bora lá, então.

      Beijinhos, fico a aguardar mais palpites.

      Eliminar
  8. Boa tarde
    Se não me engano são chupas. aqui na minha zona . São flores campestres com um caule sumarento.

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, esta erva-azeda - como se chamam na minha terra essas plantas que nascem espontâneas no campo, com um caule longo e sumarento - já se aproximam mais destas "ervas", mas não são uma e a mesma coisa, JR.
      Tente mais vezes, porque vai no bom caminho. :)
      Obrigada.

      Eliminar
    2. Bom dia
      Será a "Astromélia" ?

      JR

      Eliminar
    3. Não, meu amigo.
      ~Essa é uma flor sofisticada e não descende de nada comestível.Pelo menos que eu saiba.
      Bom dia de sábado.

      Eliminar
  9. Mostarda do campo, segundo as minhas pesquisas. : ))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Catarina.
      Já fui confirmar se poderiam também chamar-se assim e, sendo parecidíssimas, estas têm uma folha mais carnuda e larga.
      Quando eu vos mostrar as duas outras fotos que tirei poderão comprovar. Incrível, como duas flores de origens tão diferentes, podem ser tão semelhantes. :))

      Amanhã à tarde darei mais uma dica, ok?
      Mas vai tentando que tu és uma expert nestas coisas, Catá.

      Beijo. :)

      Eliminar
  10. Eu acho que é a flor do grelo , por tanto no nabo greleiro.
    -

    Beijos e bom fim de semana.


    ResponderEliminar
  11. Respostas
    1. UmaMaria.
      De seguida verás a resposta na reedição.
      Obrigada.

      Eliminar
  12. Respostas
    1. "Erva-canária, erva-azeda-amarela, trevo azedo, erva mijona - Oxalis pes-caprae (Fam. Oxalidaceae)"

      Como vê, meu querido Joaquim e como poderá comprovar daqui a nada, esta erva-canária está fora de hipótese.
      Obrigada.

      Eliminar
  13. Respostas
    1. José.

      De seguida verá a resposta na reedição.
      Obrigada.

      Eliminar