terça-feira, 15 de março de 2022

Tirano Sem Perdão!

 Gosto, quando vejo pessoas que manifestam o seu repúdio sobre o invasor desalmado com ambições a Czar. 
A mandar e desmandar, governar e desgovernar. No país dele e nos que não lhe pertencem. Sem olhar a meios para alcançar os seus tenebrosos e cruéis fins. Pessoas que falam abertamente, sem medos nem pruridos, sem receios nem mais-mais, sem meias palavras, nem rodeios.  Gente corajosa e certa do que é justo, como o povo russo que vimos manifestar-se nas ruas de Moscovo, a favor do irmãos massacrados em cidades ucranianas, indiferentes ao peso da brutalidade policial russa.

Reconheço que entre os blogues que fazem partem dos espaços que visito, neste mundo virtual, há quem seja totalmente a favor da Paz. Da bandeira branca. São poetas de alma e coração, na eterna procura da beleza terrena, crendo que mesmo no lodo podem nascer flores. Compreendo-os. 
Porém, outros há que abordam este tema da guerra, este acto ignóbil de um tresloucado, falando nos mil e um motivos, mas sempre rodeando o cerne da questão, ou seja, quem deu o primeiro passo invadindo o país vizinho e o vem preparando desde há muito. 
Ele é o enriquecimento através do fabrico de armas bélicas, ele é o poderio do jogo de interesses,  quase como se houvesse necessidade de guerras para escoar as ditas cujas. Como se a vida de crianças e civis inocentes, fossem meros peões nesse ciclo vicioso. Invocam mil e um pretextos para falar sem nada dizer. Até há quem tenha o desplante de insinuar a pouca instrução dos que condenam as "matanças" sem lhes alcançar o objectivo.  Julgam-se as supra sumos da sabedoria. Que eu saiba, AQUI e AQUI e AQUI, vive Gente culta e informada.

Tal como disse o Papa Francisco, no seu importante e comovedor discurso ao mundo, apelando à necessidade urgente  "de pôr fim a esta barbárie, antes que as cidades da Ucrânia se transformem em enormes cemitérios"...eu penso e digo o mesmo. Há que travar este louco.
Para isso, Zelensky precisa da ajuda de Todos os Países. A imagem daquela senhora grávida, que se encontrava na Maternidade de Mariupol, que foi bombardeada, ficou com uma anca desfeita e graves ferimentos expostos, não me sai da cabeça. A senhora faleceu hoje e o bebé também não resistiu.  Enegreci por dentro.
Esta guerra miseravelmente cobarde, que os russos despoletaram, não tem nem pode ter perdão, nem compreensão. Muito menos entendimento.
Como sou uma simples cidadã, sem conhecimentos dos meandros em que se movimentam os políticos, sequer pretendo conquistar honras nem glória, solidarizo-me com a Ucrânia e o seu povo, à minha maneira.Tenho um laço em forma de coração azul e amarelo, na vidraça da janela  do meu actual escritório, antigo quarto do meu filho, e uma espécie de bandeira, feita de dois panos, com as cores da bandeira ucraniana a esvoaçar ao vento...amanhã vou ver se encontro uma bandeira a sério, numa loja de chineses...

Os panos esvoaçavam, mas no justo momento do clique, uma 
rabanada de vento enrolou-os em cima do parapeito.


  Estarei com a Ucrânia até ao fim.


34 comentários:

  1. Todas as opiniões são respeitáveis, no entanto, nos blogs que sugere como corajosos, envio-lhe um link para verificar se esse não deverá ser retirado dos exemplos que refere.

    https://24.sapo.pt/opiniao/artigos/como-amar-um-escritor-que-afirma-que-vota-na-extrema-direita-por-ter-vizinhos-arabes-e-nao-se-sentir-seguro

    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A opinião da Patrícia Reis - que não conheço - vale o que vale.
      Leio o escritor A. Rentes de Carvalho ainda não sabia da existência do seu blogue. Desde que o descobri, e já lá vão uns nos largos, nunca perdi um seu artigo. Nunca lhe notei tendências xenófobas. Se pertence à extrema-direita ou outra qualquer facção política nunca o demonstrou, nem isso me interessa. Gosto de ser eu a fazer a avalição do carácter das pessoas e não será um artigo de uma jornalista que me vai influenciar.
      Não, o "Tempo Contado", conta!
      Obrigada.
      Um abraço.

      Eliminar
    2. Ele próprio confessou numa entrevista. Certamente não pensa que a escritora que produziu a crónica inventou o facto.

      Eliminar
    3. Luís, não li a entrevista que fala.
      Penso que o que está neste momento em causa, não é a posição partidária ou sequer ser-se contra ou a favor do multiculturalismo ou ser-se de esquerda ou de direita, mas sim o branqueamento com que me deparo a cada passo, do nome do verdadeiro culpado nesta invasão de um território livre. Não me refiro a si, não precisa pôr na minha boca palavras que eu não disse.
      Obrigada

      Eliminar
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    6. Eu sei que não era comigo. Mas só não compreendo como pode considerar corajoso alguém (o tal escritor) que vota na extrema direita porque tem vizinhos árabes e não gosta deles, afinal vota nos mesmos que estão dos dois lados da guerra. E os povos?
      Aliás, no link que sugere nem sequer está a condenação de Putin, está apenas uma consideração de carácter muito geral a propósito de um livro.

      Obrigado, desculpe a tertúlia.
      Um abraço.

      PS - Eliminei dois comentários para resumir apenas em um. Obrigado.

      Eliminar
  2. O que me deixa furioso é que ainda há gente a defender, ou pelo menos tentar explicar, as acções deste canalha assassino.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já somos dois, Pedro. Porquê essa relutância em apontar o verdadeiro culpado desta barbárie? Falta de coragem pelo receio de represálias?
      Beijinhos.

      Eliminar
  3. Este "senhor" não tem mesmo perdão e devia de ser julgado por crimes de guerra.
    Um abraço e boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De "senhor", Putin não tem nada, é um animal carniceiro e frio.
      Foi treinado para matar. Abatê-lo seria fazer um favor ao mundo e justiça a todos quantos por ele foram mortos e mandados envenenar e torturar.
      Obrigada, Francisco.
      Um abraço.

      Eliminar
  4. Gostei imenso deste teu "abre-olhos" e ou "grito de revolta" sobre este crápula. Não fui aos que indicas bastou-me ler-te e claro que estou igualmente ao lado do povo ucraniano, como estive ao lado dos que nos/me defendiam na guerra que vivi em Angola, e também o que este besta fez na Síria em defesa de um outro louco.
    Não é tempo de procurar culpados mas deixo esta pergunta: Na UE que de união não tinha nada como foi possível não terem entendido os sinais? Foi preciso rebentar esta guerra para agora sim a UE está toda unida, ou seja correm sempre atrás do prejuízo.
    Digo apenas isto sobre a imagem que não te saí da cabeça: A minha filha mais velha nasceu à 5,30 da manhã ao som da artilharia pesada. Fui para um pequeno quarto com mais umas quantas mulheres e os seus filhos. Às 7h metade da maternidade foi à vida com uma bomba e fugimos por escombros e não consigo dizer mais nada.

    Beijos e um bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos sabemos que esta não é a primeira nem será- ou será?- a última guerra, mas nesta todos vimos como tudo começou, quem atacou quem.
      O que dizes sobre a UE não é novidade, embora a Rússia não faça parte dos Estados membros e, não obstante a ameaça que há muito pairava no ar, nada poderia ser feito. Mas agora é diferente, Todos os países têm obrigação de intervir nesta carnificina encetada por um louco varrido. Se ele não respeita as convenções, não merece ser respeitado.

      Obrigada, abraço.

      Eliminar
  5. Bom dia querida Janita. Hoje não podia deixar de entrar para lhe dar um abraço pela coragem do seu texto. A minha indignação é do tamanho da sua e gostaria de perguntar a esses sábios o que pensariam se a Espanha se lembrasse de bombardear Portugal a tordo e a direito e assim ficasse com uma nação ainda maior. Afinal somos só um rectangulozinho à beir- mar plantado...
    Janita, obrigada pela coragem e além do abraço deixo mil beijinhos e votod se saúde para todos
    Emilia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, querida Emília.
      Muito, muito grata pela solidariedade e por ter vindo trazer-me as suas palavras, também elas de coragem e muito valor humanista.
      É isso, depois de anexar a Crimeia, o déspota, aprendiz do nazista-mor, quer ir por aí fora. Imperaliasta nojento!

      Um grande bem-haja, Emília.
      Forte abraço com votos de saúde e paz.

      Eliminar
  6. São obscenas as cenas dos bombardeios russos ao território ucraniano. Não há lições geopolítica que nos convença de que não está havendo um genocídio escancarado. É lamentável que se destrua um país do modo como o fazem os russos, Sabemos que seria possível um modo mais racional de contornar a “geopolítica” e salvar as vidas e o território ucraniano, mesmo sabendo que não há santos nessa batalha. Não estômago para se acompanhar as cenas de guerra, ainda que as imagens já nos cheguem depuradas do sangue derramado.
    Um abraço, minha aguerrida amiga!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querido amigo
      Todas as guerras são tragicamente obscenas. Pelas vidas que levam, pelos monumentos que destroem, pelo retrocesso que provocam na História da Humanidade.
      Mas esta, em pleno século XXI, é algo que a Europa não vai perdoar nem esquecer.
      Creio que não estou a conseguir digerir os acontecimentos e controlar as minhas emoções.
      Vou ter de parar, mais dia menos dia... :(

      Um abraço grande, meu amigo.

      Eliminar
  7. Sou claramente contra o novo candidato a czar. O que ele tem feito, o que faz, são aberrações próprias de um super ditador que tem vivido sob os auspícios de vários países, uns ditos democráticos, outros nem tanto.
    Na guerra de que tanto se fala não há inocentes. Naturalmente, tendemos a defender o país mais fraco. Neste caso, a Ucrânia. O que a comunicação dita social nos relata - nem tudo, é verdade - é mau demais para que possamos ficar tranquilos.
    Mais do que temer as diatribes de Putin, temos que perceber o que anda o resto do mundo a fazer.
    "Zelensky precisa da ajuda de Todos os Países". Pois aqui é que está o busílis. Não só não a vai ter como alguns outros (países) estão estrategicamente a colocar-se ao lado da Rússia, colocando-se como isentos. China, Índia e mais.
    Apesar de tudo temos que ser realistas.
    Se dependesse de mim, a guerra nem sequer tinha começado.

    Beijinho, Janita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes António? - Ou muito me engano ou a Rússia ainda vai ser surpreendida pela China.
      Quem viver, verá.

      Um grande abraço, amigo António.

      Eliminar
  8. Boa tarde
    Não tenho o poder de escrever textos sobre esta calamidade, porém duma coisa tenho a certeza , qualquer que seja o apoio dado á Ucrânia, seja ele de que forma for é o melhor que devemos fazer, com a intenção de deitar abaixo esse crápula que não é digno do ar que respira .
    Um bem haja a todos os que contribuem para esse fim .

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cada um de nós, lá vai ajudando a Ucrânia à sua maneira, como pode e sabe, amigo JR!

      Bem- Hajam todos os seres de boa vontade. E são tantos, Graças a Deus.
      Boa noite.

      Eliminar
  9. Também chocada, Janita ,com as cenas da guerra que vimos ontem ,pela gravação que fizemos do Jornal de domingo (do Brasil)_a mãe e seu bebê ,não tem como se comover e se indignar. E vemos a a cada momento que abrimos os noticiários.
    Será o que o que estão esperando mais? Já é hora de fazer parar essa barbárie ! entendo pouco dessa política imunda ,mas algo precisa ser feito para frear esse Putin.
    E já há reflexos na vizinha Polônia, (muito próximo do País que agendamos viagem), andamos apreensivos , principalmente com o espaço aéreo. Mas, continuamos crendo no melhor a acontecer, Janita
    Deixo abraços e beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga Lis, escolheste uma excelente altura para sair do teu País.
      Creio que se estiveres junto dos teus familiares mais próximos, sentirás mais aconchego e tranquilidade.
      A Polónia está a ser incansável no acolhimento e ajuda aos refugiados ucranianos. O mundo está a dar uma lição de humanismo incrível, que envergonharia qualquer ditador metido a besta, se acaso tivessem vergonha.

      Um grande beijinho e que tudo corra a vosso contento.

      Eliminar
  10. Nem sei que digam Janita!
    Ando desolada com tais acontecimentos que não se vê o fim. Esse assassino do Putim, devia de levar um míssil pelo #u a cima e pronto. não sobrava nada. :(((
    .
    Beijo. Boa tarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também sinto que já não sei que mais diga ou faça, para acalmar esta inquietação que se apoderou de mim, Cidália.

      Um beijinho.

      Eliminar
  11. Tempos tristes. Inimagináveis.
    Um abraço, Janita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Completamente inimagináveis, querida Luísa.
      Fiquei tão contente quando aqui te vi, que fui logo dar-te as boas-vindas.
      Fazes-me falta, Luísa!

      Um grande abraço, apertado.

      Eliminar
  12. Comungo inteiramente da sua indignação.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca me senti assim, Elvira.
      É que se juntou tudo para me desmoronar o ânimo. :(

      Um abraço e que haja saúde.

      Eliminar
  13. Partilho dos mesmos sentimentos que tão acertadamente descreves no teu texto.
    Para um gajo destes não têm que haver contemplações. E não é só pela Ucrânia, pois ele já fez o mesmo noutros países, só que não tão perto, logo com menos impacto e visibilidade. Não o sancionaram em devido tempo e chegámos a isto.
    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo inteiramente contigo, amigo.
      Desde há muito que este tirano andava a fazer o que lhe dava na telha, e nenhum dos manda-chuva teve a coragem de o sancionar.
      Até armas químicas usou na Síria o desgraçado maldito. Qual criança caprichosa resolveu tomar para si tudo o que puder, julgando que o mundo é uma bola que ele chuta a seu bel-prazer. Animal predador é o que ele é.

      Beijinhos, Zé.
      Obrigada.

      Eliminar
  14. Não consigo entender a lógica de quem quer afastar a NATO e se aproxima do ocidente usando a força das armas!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E desde quando existe lógica nas mentes tortuosas de quem, como a deste monstro, ataca um país de surpresa e sem motivo?
      O intuito dele era travar o processo de desenvolvimento da Ucrânia, não contava era com a adesão do mundo a esta causa.
      Agora fala-se numa "Paz provisória", entretanto, logo de manhã, dez pessoas que se encontravam numa fila para comprar pão, foram barbaramente mortas a tiro por militares russos. A minha indignação cresce a cada dia.

      Abraço

      Eliminar