quinta-feira, 8 de agosto de 2024

PLANTAS AROMÁTICAS - SÃO COMO CARTAS DE AMOR; QUEM AS NÃO TEM? 😊

 ******************************************


Salsa, 
coentros, hortelã
 e alecrim
São tudo temperos que eu uso...

Em caldeiradas uso a salsa






Os coentros, na açorda e no cação de coentrada






Na canja e na capirinha
A folhinha de hortelã...
E, quando asso um bom naco de vitela,
Coloco-lhe por cima uns raminhos de alecrim


Sem nunca esquecer a boa batatinha assada...
Que nunca cai nada mal.


Há lá comidinha melhor do que esta minha,
temperada e confecionada com os temperos 
que crescem no meu quintal?!







33 comentários:

  1. E no jardim dão um cheirinho bestial.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se no jardim, o cheiro é bestial e se confunde com todos os outros, imagine o Pedro o quanto é bom ter floreiras que, em vez de flores, têm ervas aromáticas nos parapeitos das janelas?! 😊
      É algo tao inebriante que somente sabe quem as tem.
      E nem é preciso ter quintal nem jardim.
      O Pedro sabe disso tão bem quanto eu.
      Beijinhos.

      Eliminar
  2. Também uso algumas vezes todas as que mostras mas não tenho nenhuma envasada em casa. Tivesse eu um quintalinho que bom que seria e não iria pedir à vizinha:)
    Maria Betânia para mim é uma diva!
    Beijos e um bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tens e poderias ter se quisesses, Fatyly.
      Se tivesses um quintalinho, o mais provável seria queixares-te, na mesma, ou das ervas daninhas que crescem abrutalhadas sem a mínima cerimónia, ou do bom que seria viveres num apartamento onde pudesses colocar floreiras à janela. Ficando ao teu critério ter flores ou algo tão ou mais perfumado ; como as plantas aromáticas. 😊
      Beijos, Fatyly.

      PS - se gostarias mesmo de ter uma hortinha, inscreve-te aí, na tua Junta de Freguesia, a um espaço nas hortas comunitárias.
      Eles cedem-te um parcela da terra e tu cavas, semeias, plantas e colhes.

      Eliminar
    2. Amiga poderia ter floreiras penduradas nas janelas das duas marquises fechadas mas apenas para o lado de fora onde se encontra a grade. Mas é proibido por lei ter vasos pendurados por fora porque se caí sobre alguém pode matar. Plantei muito na casa da filha nos anos que tomei conta das duas netas daqui.
      A Junta daqui não cede terrenos para hortas comunitárias mas nunca perguntei na junta onde mora a filha.

      Eliminar
    3. Minha amiga, falei nisso das hortas comunitárias por falar, ainda se tivesses uma família numerosa, fazia algum sentido, assim, para ti sozinha, não! Vais comprando o que precisas que a idade já não dá para grandes esforços. Deixa-te disso, aproveita mas é para passear que já trabalhaste muito.
      Beijinhos.

      Eliminar
  3. Já fiquei com água na boca! E ainda nem sei onde e o que vou comer ao almoço, pois decidi ir dar uma curva e almoçar pelo caminho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se o Tintinaine decidiu ir dar uma volta e comer pelo caminho, não fique com água na boca. Sozinho ou com a patroa, podem aparecer por aqui. Ervas aromáticas há com fartura, cação também se arranja, ali na loja do peixe congelado. Cozem-se uma batatinhas, fazemos o molhos de coentrada e o almoço fica pronto num instante.
      Para si, tenho maduro branco e tinto, para a a sua senhora um refresco de limão feito na hora, com limões acabadinhos de colher, para mim, bem... para mim, um Casal Garcia Sweet geladinho e será um banquete para todos.
      Se nada disto vos agradar, então, vamos ali ao restaurante o Escondidinho ou a outro, mas aí, a conta é por vossa conta!😊

      Eliminar
    2. Já reparou que fiquei gaga? Deve ser da emoção!!

      Eliminar
    3. Obrigado pelo convite, felizmente não foi o único que recebi, mas acabei por almoçar sozinho. A minha viagem foi para norte, Barcelos está impossível, por causa das obras nas estradas, mas o dever obrigou-me a entrar nessa confusão.

      Eliminar
    4. Mas então...não percebi!
      Enfrenta a odiosa confusão
      Mete-se a viajar para Barcelos,
      Terra de sua eleição..
      E acaba por almoçar sozinho?
      Que dever foi esse que o desviou
      Do seu caminho?!

      A vida tem imponderáveis que nem os mais ponderados podem prever ou evitar.
      Saúde e longa vida é o que mais lhe desejo, caro Tintinaine.

      Eliminar
  4. Bom dia
    Gostei muito dos temperos , mas adorei a Maria Bethânia .
    Fantástico.

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando escrevi o título tinha em mente as cartas de amor do Tony de Matos, mas pareceu-me ficar um pouco piroso, tanto mais que eu nem o apreciava por aí além ( que a Teresa Guilherme não me leia senão fica piurça ), então, optei por esta da Bethânia com aquele seu vozeirão de arrepiar.
      Fico feliz com o seu contentamento caro JR!
      Muito obrigada.

      Eliminar
  5. Alentejanitamiga
    Sem ofensa para os restantes euká sou completamente coentrado! Não quero com isto dizer que rejeite a salsa, os orégãos, a hortelã, o tomilho, o manjericão ou mesmo o cebolinho; mas nada deles se compara para mim aos sacrossantos centros.
    E, coisa curiosa, a cozinha goesa, herdeira da lusitana adubada com temperos locais usa e abusa dos... coentros. Que, por incrível que pareça, também a cozinha hindu - que não tem nada ou muito pouco com a goesa - também usa os coentros e de que maneira. Uns bolos de farinha de grão, os bojés (que levam também cebola, gengibre, alho e...) fritos são acompanhados por um molho mais ou menos consistente - o chutney (leia-se chateni) de... coentros!
    E por aqui me fico; aqui nas Residências Montepio de coentros nicles; safo-me aos domingos quando vou a casa. Ali há sempre algo em que a coentrada reina.
    Alto; não me fico aqui. Sabem o que diz o Zequinha ao Toninho: «Ai, queridinho, adoro a cu... ups, coentrada!...»
    Beijos & queijos de Monsaraz
    Henrique

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu conheces tudo homem de Deus, até percebes à brava de culinária, meu querido HenriquAmigo.
      Esses bolinhos de grão com todos esses condimentos devem ficar de estalo, só não aprecio o sabor do tomilho.
      A tua Raquel deve ser uma excelente cozinheira, aproveita quando vais a casa. A cozinha goesa é ao jeito que tu gostas, picante e saborosa.
      Sobre os gostos desse Zequinha, também a Rosinha gosta de cuentrada, ela é que o diz...não sou eu a inventar coisas. ;))

      Beijocas e abraços.
      Ah, é verdade, hoje ao comprar no super um queijo amanteigado de Seia, automaticamente, vieste-me ao sentido... 😊

      Eliminar
  6. Gosto de tudo o que por aqui vai: ervas aromáticas e Maria Bethania.
    Reparei numa resposta a um comentário acima que refere o Restaurante Escondidinho. Tenho um colega de trabalho, que é natural do Porto, que também me falou no mesmo restaurante.
    Por mera coincidência, andei no principio de Junho pelo Porto e foi num restaurante situado no Cais da Ribeira, chamado Escondidinho que prove e adorei as famosas tripas. Será o mesmo?
    Um abraço Janita!
    Sandra Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Directa ao assunto do restaurante, Sandra, em Passos Manuel há "O Escondinho" que, por sinal até fica um pouco escondido, mas na Ribeira também há outro, onde já assisti a uma noite de fados enquanto jantava na companhia de familiares e de uma amiga. Já lá vão uns bons anos, por isso actualmente não sei se ainda será o mesmo.
      Se o proprietário é o mesmo não sei. Por cá temos bons restaurantes.

      Um abraço, Sandra.

      Eliminar
  7. Em tempos havia por aqui uns vasos com algumas aromáticas, que de um modo geral aprecio, conforme os pratos que as requerem.
    O Escondidinho (só conheço o da Rua de Passos Manuel) é para visitar quando o Rei faz anos, mas lá que vale (valia, não sei), lá isso...
    A Maria Bethânia tive o prazer de a ver/ouvir há já muitos anos, no Coliseu do Porto, a que se seguiu tempos depois (ou terá sido ao contrário?) a Gal Costa. Inesquecíveis, ambas!
    Um bom dia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse tal de Passos Manuel, conheço-o mas nunca lá entrei. Os azulejos exteriores dão-lhe um ar requintado. Quanto a preços não faço a mínima ideia, José. Mas se for para celebrar uma data especial...uma vez, não são vezes. : )

      Uma boa noite, meu amigo.
      E a Zorra?

      Eliminar
  8. Ervas aromáticas não faz rima com Bethânia mas que sabe bem, sabe.
    Beijinho, Janita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas o título da canção já rima , ou melhor, combina com o do meu post! Ahhhhhhhhhhhhhhhh...................
      Depois não gostas do que eu digo e acusas-me de mau feitio, tá bem tá!
      Beijinhos, António!

      Eliminar
  9. Gosto muito dos teus temperos e também os uso nos meus petiscos.
    Curiosamente nunca provei cação.
    Cozinhar ao som de uma bela canção tudo sai bem :)
    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes que eu, alentejana, não gosto muito de cação? Acho-o um peixe com pouca ou nenhuma gordura. Gosto de peixes gordos.
      Por isso, querida Manu, também não perdes grande coisa. 😊
      Já as ervas aromáticas enriquecem o paladar de qualquer cozinhado. Tomilho e cravo de cabecinha é que eu não gosto.
      Claro, com música tudo sabe melhor...!! Eheheheh
      Beijinhos, Manu!

      Eliminar
  10. Rogério V. Pereira08 agosto, 2024 21:49

    Vou aprender a rezar
    para pedir ao Senhor
    que te traga
    cá a casa
    para me cozinhares o jantar

    O impossível
    é tão só e apenas
    aquilo que ainda não aconteceu

    Beijo, com água na boca

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu querido amigo, sabes quais são os impossíveis da vida?
      Aqueles a quem a Vida deu oportunidade de se tornarem possíveis e, de tão distraídos andarem com a possibilidade de realizar sonhos que julgavam possíveis, deixaram passar ao lado.
      Depois, ficou tarde, tão tarde que o impossível morreu assim mesmo: IMPOSSÌVEL!
      Mas não fiques com água na boca. Quando aí for a Dona Amélia ou a tua filha mais velha, pede-lhes que te façam o assado...e pensa que fui eu que aí estive.
      Afinal, assim como assim, a utopia já faz parte de ti.
      Beijinhos e sorrisos com amizade fraterna e solidária. 😊

      Eliminar
  11. E a segurelha, conhece?
    A Zorra está preguiçosa...
    Um bom dia para si


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não senhor, não conheço!
      Fiquei agora a conhecer porque pesquisei e soube para que servia e quais as suas propriedades terapêuticas...só não soube uma coisa:--------o seu sabor! Sabe a quê?

      Se a Zorra anda preguiçosa não a force a trabalhar, deixe-a descansar. Quando a caloraça passar ela voltará de sua livre vontade.
      Obrigada, igualmente, José.

      Eliminar
  12. Tudo muito bonito... Mas e o resultado final?
    Queremos ver os pratos confecionados pela Janita e dignos de Master Chef.

    Para primeiro prato, em jeito de entrada, venha a tal canja com hortelã. Fico aqui à espera, sentadinho como convém, que ela me seja apresentada.
    :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, não Remus, nem pensar! Encafuar-me na cozinha com este calor? E logo canja que só é boa quentinha e comida no frio, para aquecer.
      Nã, nada disso, saladinhas e olha lá...
      Isto é só para preencher o blog. Enquanto uns, os escribas de profissão, vão inventando umas coisas, e outros, os fotógrafos, vão mostrando as fotos que tiraram quando o tempo convidava ao passeio, o que há-de fazer uma pobre blogger sem nada de reserva senão a sua simpatia e necessidade de companhia?
      A vida nem sempre mostra a verdade das vidas de quem por aqui anda, meu querido. Cada um sabe a dor que carrega...

      Lá mais para o fim do Outono, às portas do Inverno, fica prometida a canjinha com a folha de hortelã a flutuar, ok? 😊
      Forte abraço, que vale o mesmo que um prato de canja...ehehehe

      Eliminar
  13. Confesso que tenho apenas uma vaga ideia da segurelha, mas não qual o seu uso (chá, em assados, em saladas?) ou sabor. Hei-de indagar e se e quando, souber lhe direi. Já agora, que estamos com a mão na massa, sabe o que são as beldroegas?
    Votos de uma boa noute, bem dormida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas, é claro que sim!
      Beldroegas eu sei o que é. Lembro-me da minha santa mãezinha fazer sopa dessa planta/erva - que nasce espontânea nos campos em dias de verão. A sua folha carnuda é óptima. Há quem a coma crua em saladas, como os agriões, mas eu não consigo.
      Por aqui tb aparecem, mas dão-nas aos coelhos.
      Por acaso tenho dormido bem apesar do calor.
      Pedi à minha médica e ela receitou-me um medicamento fraquinho que favorece o sono. As insónias são horríveis, já estou cansada de tanta coisa má na minha vida.
      Uma boa noute também para si, José.
      Obrigada.

      Eliminar
  14. Está ali uma vírgula a mais, após o "quando". Acontece!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, não se preocupe, nem reparei.
      Mais vírgula menos vírgula, o importante é estar aqui. 😊

      Eliminar