quinta-feira, 29 de agosto de 2024

____REEDIÇÕES____ *

 

Foto Minha


COM AS GAIVOTAS



Contente de me dar como as gaivotas

bebo o Outono e a tarde arrefecida.


Perfeito o céu, perfeito o mar, e este amor

por mais que digam é perfeito como a vida.


Tenho tristezas como toda a gente.

E como toda a gente quero alegria.


Mas hoje sou de um céu que tem gaivotas,

leve o diabo esta morte dia a dia.


 Eugénio de Andrade in “Os Amantes Sem Dinheiro”


As próximas publicações deste espaço, não sei em que dias nem durante quanto tempo, conforme o determinar a minha vontade e estado de espírito, serão dedicadas a reeditar os momentos que foram importantes para mim. Quer tenham sido pelas memórias trazidas pelas fotos ou por outro motivo qualquer. 





--------------------------------------------------------


40 comentários:

  1. Um poema com muitos ingredientes que dão para pensar. A tua foto está muito bonita e digo o mesmo do cabeçalho é maravilhoso. Quanto ao resto respeito muito e que seja feita a tua vontade.
    Abraço e um bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito sinceramente, não ando numa boa fase. Achei preferível escolher bons momentos anteriores, quer sejam escrita da minha lavra quer seja prosa ou poesia de outros. Ou isso, ou deixava o blog em standby...
      Obrigada, Fatyly.

      Eliminar
  2. Edições, reedições, o que importa é a presença.
    Beijinho, Janita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal e qual o que penso, António.
      Beijinho.

      Eliminar
    2. Concordo absolutamente com as palavras do António.
      Como também desejo a sua presença no futuro.
      Dois amigos meus desde a primeira hora.
      Abraço-vos com carinho da aldeia do Düssel 🌻

      Eliminar
    3. É inútil insistir, Teresa. O António já me deu a entender que não volta atrás.
      Abraço-vos a ambos.

      Eliminar
  3. Não há nada melhor que fazer o que nos apetece, quando nos apetece!
    Isso é que é a verdadeira liberdade que não tem preço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já que na vida real estamos condicionados aos ditames da sociedade, que pelo menos no blog possamos ser livres, não é verdade?
      Obrigada.

      Eliminar
  4. E eu ansioso por Outubro e pelas gaivotas em Gaia.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Creio que o Outono em Portugal é mais do que o Abril - que diz a letra da canção, não é mais que uma cantiga, Pedro!
      Nesse mês fui mãe pela 1ª vez. Um deslumbramento! :)
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Bom dia
    Eu da minha parte cá estarei sempre que possível a acompanhar a sua vontade e comentar quando assim achar melhor.
    Abraço

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu, amigo JR, terei muito gosto nisso.
      Obrigada!

      Eliminar
  6. Alentejanitamiga
    Juntar um poema do Eugénio de Andrade com uma fotografia tua é obra, tanto mais que a tua imagem também poderia ser de cabeçalho.
    Do poema do Eugénio de Andrade quem eu para para me pronunciar, Apenas gostei e está tudo dito.
    Beijos & de Almodôvar
    Henrique
    HENRIQUE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá poder podia, HenriquAmigo, porém, não abrangia a página e, para pouca fartura... :)
      Almodôvar também tem queijos?
      Então, meu Amigo, aí vai um abraço e dois beijos junto a um queijo da Amareleja. 🥠

      Eliminar
  7. Poesia muito linda e tua foto maravilhosa!
    Adorei! Ótimo dia e que nunca faltem gaivotas!
    beijos, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enquanto houver mar e peixinhos a nadar, haverá sempre gaivotas, querida Chica. Estejam elas em terra, no ar ou no mar.
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Claro que sim Janita! Era o que mais faltava era um hobby tornar-se uma obrigação.
    Um abraço,
    Sandra Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente era o que mais faltava era termos que obedecer a regras da blogosfera...mas, da maneira como isto anda, só sei que já nada sei.

      Um forte abraço e obrigada, Sandra!

      Eliminar
  9. Estás então numa de tirares do baú dos teus textos, sacudindo-os da poeirada e dando-lhes novas visões, reavivando-os e oferecendo-os aos amigos assim numa espécie de doce encanto como se de uma gulosa sobremesa se tratasse. Afinal o que é doce nunca amargou e relermos o que então nos deu prazer, renovado prazer nos dará.
    Tal como os habituais sempre renovados beijos abraçados com sorrisos *_*

    E já que falo em sorrisos: achas que a electrónica pode substituí-los?
    Já há tanta coisa electonicamente eliminada que... o´_ò

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Kok!
      Quando me entras portas adentro trazes-me sempre uma lufada de ar fresco. :))
      É verdade! Abri este baú e remexi até ao fundo e vi com tristeza ( tristeza, por desinteressantes) quão tristes estão a ser estas publicações. A culpa é minha, claro, e não sinto lá muita vontade nem ânimo para arribar. Gosto mais de andar pela vizinhança a mandar bitaites do que permanecer no Cantinho e investir em coisas que atraiam as atenções... 😁
      Enfim, deve ser assim que acontece quando se está moribundo.

      Se te referes à IA, acho que não. Essa tal inteligência artificial pode forjar muitas tretas, mas jamais substituirá o calor e o aconchego de um sorriso.

      Beijinhos e afagos sorridentes. 😊

      Eliminar
  10. Mas...
    Mas...
    E se eu não quiser reedições?
    E se eu quiser coisas novas e virginais?
    O que quero ver é a Janita a pegar na máquina fotográfica (seja o que ela de que tipo for), sair de casa ou não sair (até pode ir somente até ao jardim, ou ir ter com o Zé do talho) e fazer uma fotografia do que lhe cativar o olhar.

    Fica o desafio... mas quase de certeza a Janita vai-me mandar dar uma volta ao bilhar grande.
    :-D

    ResponderEliminar
  11. O Remus aceita o que eu lhe der e não reclama, ora essa! 😏
    Mas, eu sei que a intenção é boa e até não me custaria nada para além de me dar o ensejo de sair de casa, nem que fosse ir até ao meu jardim/matagal! Até aí tudo bem. E depois o que faço com essas novas fotografias? Acha que eu tenho pachorra para recolher toda a informação a explicar a diferença entre uma cameleira e uma japoneira, ou uma sardinheira e uma malveira? Só de pensar nisso sinto as 'fontes' a latejar. Este rapaz só pensa em coisas que me dão o trabalho que recuso ter...Bolas!
    De qualquer maneira vou pensar nisso com carinho... 😊

    Abracinho! 🤗

    ResponderEliminar
  12. Rogério V. Pereira29 agosto, 2024 21:17

    A foto, é tua
    Mas essa gaivota é a minha!

    https://conversavinagrada.blogspot.com/2019/10/a-gaivota-do-conto-contado-realidade.html

    Ah!, Sinto-me Eugénio...

    Beijo, voando em bando

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se a gaivota é tua, então, voou até aos Jardins do Palácio de Cristal que foi onde a fotografei. Esta, a última que acabo de republicar...Se falo de reedições....há que dizer a bota com a perdigota. ;)
      Ora te sentes Saramago,
      ora Papa, ora Cardeal
      e agora sentes-te Eugénio?
      Tá mal, Rogério,
      tá muito mal.
      Já eu, faça bem ou faça mal
      sinto-me sempre EU!

      Beijo, desasado!

      Eliminar
    2. Rogério V. Pereira29 agosto, 2024 23:49

      Com essa tua resposta, querida amiga
      fizeste-me sentir Janita

      Eliminar
    3. 😃 Porque será que com este teu comentário se me insuflou o ego e, confesso, até fiquei a (re)considerar se tá bem ou tá mal, o que antes renego?
      Apanhaste-me em cheio, meu amigo! 😇

      Eliminar
  13. Respostas
    1. O que se passa consigo, José?
      Por favor, envie mail a explicar se há algo que eu devia ter captado no ar e deixei escapar.
      Fique bem e saiba, a minha amizade por si é sempre igual.

      Eliminar
  14. Reedição ou não — temos aqui uma excelente publicação.
    A POESIA luminosa do Eugénio de Andrade sintoniza com a tua maravilhosa fotografia.

    Diz ao pequeno príncipe holandês de nome NOAH, que também eu ano os Países Baixos 🇳🇱 e os seus moinhos.

    Abraço grande e solidário da Aldeia do Düssel 🌸

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela tua aceitação, Teresa.
      Quando ao Principezinho holandês, por enquanto ainda é cedo dar-lhe o teu recado. Um dia, quando ele tiver autonomia, poderá ter conhecimento que a avó paterna teve um espaço na Internet, o qual denominou "O Cantinho da Janita".

      Quem sabe ele seja o meu maior admirador e se orgulhe tanto da avó quanto desses belos moinhos que caracterizam o país que o viu nascer? Aí, falar-lhe-ei de ti, amiga Teresa Hoffbauer!

      Grande abraço. 🤗
      🌷 🌼

      Eliminar
    2. são as mais belas as palavras mais humildes...

      Eliminar
    3. Oh, Maceta, se aquilo que acabei de ler, corresponde ao que eu penso ser, encheu-me o coração de uma enorme gratidão.
      Muito obrigada. 🙏

      Eliminar
  15. Uma gaivota voava, voava
    ....

    Bom fds Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Zaratustra!
      Voava e voam! Se bem que, sem me deter na metáfora da canção de Ermelinda Duarte, ainda hoje vi, na praia deserta de pessoas e povoada de gaivotas, só uma meia-dúzia delas esvoaçava sobre as ondas que rebentavam na areia da praia. No areal, quase em circulo, havia montes delas pousadas na areia. O que esperariam elas? Infelizmente, não levei nada com que pudesse registar aquele concílio...
      Bom fds, Zaratustra. 🤗

      Eliminar
  16. Só para dar as boas tardes e dizer que tem resposta ao seu pedido acima.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde, José.
      Grata por ter acedido ao meu pedido, já li e respondi de imediato.
      Tudo de bom e cá fico a aguardar o seu regresso.
      🤗

      Eliminar
  17. Voltei pra avisar que acaba de entrar céu teu lá! Obrigadão! Podes ver aqui:
    https://ceuepalavras.blogspot.com/2024/09/blog-post.html

    beijos, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigadão, querida Chica! 🙏 🌼
      Mais logo irei espreitar.
      Beijinhos

      Eliminar