sexta-feira, 27 de maio de 2022

A TALHE DE FOICE.

 🚕    🚗   🚙

-------------------------

Oferta de um companheiro, nestas andanças blogueiras,
 artista plástico e poeta,
que há muito saiu da blogosfera.


Só Faz Falta Quem Cá Mora.

 

O despeito é um defeito que não se escolhe ou prefere
        Mas quando direccionado 
É algo que magoa e fere.

Posso ser -  e sei que sou - sem nenhuma paciência para pessoas com"frescuras"
Sei que não suporto ouvir, queixumes de gente fútil 
          com pseudo desventuras.

Mas também devo dizer - ao pôr a mão na consciência
Devia calar - e não calo - palavras de irreverência.

Não o faço por despeito desta ou daquela atitude 
           que a mim me não favoreça
Somente porque me irrita ver gente de papo cheio (
e bem cheio )
  queixar-se, só para ouvir 
          quem o consolo lhe ofereça.

  Quando eu quiser  sair do convívio virtual                     faço as malas, vou embora

  Vou de queixo levantado, não devo nada a ninguém,

só faz falta quem cá mora. 

 




==================================
💙💛
========================


35 comentários:

  1. Respostas
    1. Se o meu amigo se refere ao silêncio sepulcral que a minha presença ruidosa provocaria na blogosfera, penso que isso seria um alívio para muito boa gente. Acontece que tal ainda não está para breve. Não agora, depois que ri a bom rir com uma certa missiva endereçada a um certo enfermo, "Pauvre, pauvre J.". É que tenho de ficar atenta a uma melíflua e dissimulada Orquídea, não vá ela aproveitar-se do doente, debilitado e carente.
      Percebeu alguma coisa? Se Sim marque 1 se Não marque 2, se ficou na dúvida quanto à minha sanidade mental...fique calado!
      Abraço

      Eliminar
    2. Marco 2.
      Quanto ao silêncio, o que quis dizer foi, "o silêncio em que fica aquele que se vai embora" .

      Eliminar
    3. Quem vai embora, sem partir para o além, parte sempre para outro lugar qualquer, se calhar até com mais som.
      😊

      Eliminar
    4. Desculpe, por vezes, esqueço que no novo modelo de comentários, primeiro temos de seleccionar a opção e lá saio como anónima.

      Eliminar
  2. Cada um que se vai embora, é um pedacinho que morre de saudade, aqueles que ficam. Gosto imenso desse vídeo.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mim, a ausência de algumas pessoas que nunca me foram caras, não me aquenta nem desaquenta, outras ausências afectam-me profundamente. Todavia, não creio que fosse o meu caso. Mas, sossegue amiga, ainda nâo estou a pensar calçar as pantufas e, mais, quanto mais me aferroam mais a minha Musa vem a correr ter comigo. E esta, heim?

      Um forte abraço de Amizade, Elvira.
      Haja Paz e Saúde.

      Eliminar
  3. Quem vai sempre deixa um pouco de si e leva um pouco de nós.
    Aqui estamos mesmo de passagem e numa plataforma qualquer é certo que vamos desembarcar, que a bagagem seja sempre cheia de coisas boas para levar aos nossos dias.
    Um abraço e feliz fim de semana Janita com paz no coração.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lindas palavras, amigo Toninho.
      Porém, lembre-se: o Poeta é um sonhador!! :)
      Grande abraço e o meu agradecimentol.

      Eliminar
  4. Calma, tenha calma.
    Ir embora é um disparate.
    Nem pensar!
    Beijinhos, bfds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Descanse amigo Pedro, por enquanto estou de pedra e cal.
      Isto são arroubos de certos desencantos, mas nada que o tempo não cure. :)
      Obrigada, um beijinho e votos de bom fim-de-semana.

      Eliminar
  5. " Quando eu quiser sair do convívio virtual faço as malas, vou embora".
    E as malas não pesam muito?
    Vídeo excelente.
    Beijinhos, Janita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. António, pela amizade que me liga a ti depois de tantos anos de convívio virtual e algumas horas de convívio pessoal, deixa que te diga: SIm, se eu, quando um dia for embora, levar na bagagem tudo o que publiquei, as lágrimas que chorei, a alegria imensa que senti e os afectos que nasceram - alguns também morreram - dentro do meu coração, as malas vão ter um peso tamanho que nem sei se as levarei, se as deixarei ficar e abalo de mãos a abanar...

      Beijinho António.

      Eliminar
  6. Bom dia
    Começo pelo vídeo que gostei imenso desta versão e do quadro que está espetacular .
    Sobre o pensamento acho que é sempre muito discutível dizer que só faz falta quem cá mora em quase todos os aspectos .

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qual pensamento, amigo JR? O que escrevi baseou-se em acontecimentos reais.
      Um abraço. :)

      Eliminar
  7. Respostas
    1. Deixa lá, minha querida Rosa dos Ventos!!
      Tu és demasiado pura, demasiado sensata e benevolente, para entenderes as almas atormentadas e descrentes.
      O que foi escrito e o que escrevo, assim, ao correr da pena, são tumultos de uma alma que não nasceu para ser entendida.
      Um forte abraço.

      Eliminar
    2. Nenhuma mulher nasceu para ser entendida!
      Somos mais para o desentendido, dá jeito e pensam que nos têm por tolas! (◔‿◔)
      Mas aqui sou mesmo tola!

      Abraço

      Eliminar
    3. Algumas mulheres parece que nasceram com o rabo virado para a Lua. São entendidas, compreendidas, amadas, etc, etc. Se calhar, por não serem nada tolas...😊
      Abraço.

      Eliminar
  8. A imagem é um must, Janita. Bem conseguida e bem merecida.
    O poema é outro must, claro e conciso e sem rapapés.
    Já a mala, nada de pressas amiga; ainda há muito para dizer, escrever e ler, sempre com sorrisos no horizonte.
    Beijos ^_^

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querido Kok.
      A imagem veio ter-me às mãos. Estava encafuada num ficheiro existente no meu PC antigo. Foi uma oferta do Pepe, um amigo espanhol que tinha também um coração do tamanho do mundo. Estava sempre a aproveitar fotos minhas para elaborar lindíssimos trabalhos que me oferecia. Creio que nesse tempo, ainda eras um ilustre desconhecido para mim.
      Foi a partir dos Enigmas do Rui e dos célebres Encontros, que ficámos a conhecer-nos. Sabes, Zé? Tudo passa! Passa a animosidade, passam as picardias e, quando olhamos para trás, vemos que, afinal, aquilo que pensavamos ser, não era!

      Sim, tentemos manter no horizonte, sorrisos, esperanças e que se faça luz em certos espíritos conturbados.
      Beijos e abraços, Zé!

      Eliminar
  9. Olha que as malas pesam muito, nem penses em ir embora.
    Quero morar aqui durante muito tempo.
    Gostei da canção e da placa oferecida por alguém que fez jus à grande poetisa que és.
    Bom fim de semana
    Beijos amiga Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manu, no dia em que eu decidir, despeço-me à francesa!!
      Vocês nem vão saber nem notar que eu já parti.
      Partirei tão tranquila e sem identidade, como quando entrei.

      Beijinhos.

      Eliminar
  10. Muito bom, hein? Eu costumo dizer: eu sou de quem está comigo. Quem não está, é porque não quer estar. Paciência.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais, Carlos! É tal e qual isso. Quem quiser estar do meu lado vai ter de me aceitar tal qual sou. Com defeitos e qualidades, sim, que também as tenho. :)
      Um abraço e muita sorte, caro amigo.

      Eliminar
  11. Isso mesmo. Só faz falta que está.
    .
    Cumprimentos. Feliz fim de semana.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O seu comentário estava em Spam, Rycardo.
      Que praga!!
      Já cá está a brilhar à luz do dia.

      Saudações

      Eliminar
  12. Bem!
    A imagem está uma maravilha.
    O poema é bem bonito e certeiro. Porém, não me perece que nos vá deixar... Foi só para a rima, certo?!
    .

    Beijo, e um bom fim de semana.
    .


    Beijo, e um bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Certo, Cidália. Não sou mulher de ameaços. Já tenho feito pausas e a primeira logo no início do blog foi de sete meses.
      Um dia senti saudades de escrever, postei uma espécie de desafio de leituras e ganhei logo duas leitoras. Depois, foi sempre em frente. 😊
      Beijo, bom fim de semana.

      Eliminar
  13. Bom seu amigo, o Pepe.
    Isso de ir embora, nem pensar; sem dar cavaco, muito menos. Os seguidores /amigos merecem mais, mesmo aqueles que não são assíduos, como eu não tenho sido (por razões que nada têm a ver com o Cantinho).
    bji.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu amigo, do dizer ao fazer ainda vai uma distância considerável. Depois, há sempre mais maneiras de ficar em contacto com os amigos, sem ser pela blogosfera.

      Beijinhos e obrigada.

      Eliminar