domingo, 1 de maio de 2022

MÃE...

 ...fazes parte indissociável das minhas melhores recordações de infância.

Calma, paciente, dedicada, altruista e sofridamente silenciosa.

Tantas perguntas que nunca quis fazer para não te forçar a dar-me respostas, por certo, dolorosas.

Foi um tempo sem afagos nem abraços,

sem beijos nem carinhos,

mas eu sabia que contigo estava protegida.

Foi um tempo em que abraçar ou beijar

não fazia parte da educação austera de então.

Contactos físicos ternurentos não existiam,

contactos duros com a palma da tua mão, também não.



Ao teu Pai pedia-lhe a bênção e ele estendia-me a mão que eu beijava: - "Bênção Avô"

Ao meu pai nunca pedi nada.

Ana, nome que tantas Mulheres perpetuam para além dos tempos.

Nome da Mãe de Maria, Mãe de Jesus.

José, Pai de Jesus Cristo.


Obrigada por Tudo o que me deste, Ana José, minha querida Mãe.






         

========================

16 comentários:

  1. Bom dia MÃES amigas
    MÂE é com certeza a palavra mais bela do mundo , pois ninguém pode dizer que nunca teve .

    JR

    ResponderEliminar
  2. Linda homenagem!
    Que seja lindo o dia das mães por aí! beijos, flores pra todas mamães de Portugal! chica

    ResponderEliminar
  3. Uma bela homenagem a esses seres maravilhosos que são as nossas mães.
    Gostei
    Um abraço e tenha um bom Domingo.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    Livros-Autografados

    ResponderEliminar
  4. Comovi-me com estas tuas palavras sinceras e belas.
    Beijos e um bom dia

    ResponderEliminar
  5. Publicação emocionante que me fascinou ler.
    .
    Poema: Dia da Mãe … Saudade …Abraço poético.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  6. Palavras comoventes em que me revejo.
    Feliz dia da mãe!
    Beijinhos amiga Janita

    ResponderEliminar
  7. A tua publicação sensibilizou-me.
    Lá no meu cantinho, apenas consegui dizer 'amor' e 'saudade', com a ajuda de Mariza.
    Beijinho, Janita.

    ResponderEliminar
  8. Olá, Janita
    Revi-me em tantas coisas do seu texto inicial. Às vezes pensamos que a nossa infância foi única. Palavras boas e sentidas, como as suas, Janita, mostram-nos que não e que todos vivemos situações e sentimentos semelhantes, porque o tempo (quase) o impunha.
    Felizmente, ainda tenho a minha mãe que, como hoje aconteceu, gosta de falar da sua juventude. Eu oiço-a mais do que falo e vejo, também através dela, que o tempo passa sem pedir licença. O melhor será mesmo aproveitá-lo.
    Um beijinho, Janita, e que o Dia da Mãe esteja a ser muito Feliz.

    ResponderEliminar
  9. Fiquei sem esse amor imensurável ,ainda na primeira infância , e ficaram marcas indeléveis a falta que a ausência causou na minha vida . Só comecei a celebrar esse dia depois de me tornar mãe por causa dos filhos ,mas é comovente , triste e doído.
    Homenagem bonita e um vídeo também , Janita .
    Que os filhos honrem as suas mães todos os dias !
    meu abraço e carinho

    ResponderEliminar
  10. Uma publicação simplesmente delicada e bela! Amei :)
    -
    Para todas as Mães, dos quatro cantos do Mundo.

    Beijos, bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  11. Mãe nunca se esquece, mesmo que ela não tenha sido perfeita.
    Boa semana, amiga Janita.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  12. A minha mãe era a alma da casa. Punha, dispunha ao ponto do meu pai lhe chamar " a minha ministra das Finanças".
    Ela governava o orçamento familiar que não era famoso com maestria.
    Era também uma contadora de histórias!

    Abraço

    ResponderEliminar
  13. comheço esse "universo", também não pedia nada ao meu Pai.
    a Mãe fazi-o por mim...

    emoções fortes na sua escrita,
    gosto.
    abraço

    ResponderEliminar
  14. Estive à conversa (virtual) com a minha mãe.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. A TODOS que por aqui passaram deixando as suas palavras de apreço a TODAS as Mães, deixo o meu abraço e agradecimento sincero.
    Um grande Bem-Haja a TODOS, meus Amigos.

    ResponderEliminar