segunda-feira, 9 de maio de 2022

A VIDA É BELA.

 *************************




É já tarde na noite
e a praia está deserta.
Rebenta o mar
sobre os rochedos.
Um ar cálido,
espesso de salitre
e de lembranças,
banha-me a cabeça.
Fecho os olhos.
Inalo.

Deixo-me levar.
E logo penso
__como quase sempre
que me ocorrem estas coisas__
em Proust.
Mas não li Proust.

Que importa.

A vida é bela.
Quem precisa
de Proust?

 

Poema de Roger Wolfe 
Tradução do original por Luis Filipe Parrado 

*******

Nota:  Roger Wolfe é um poeta, contador de histórias e ensaísta inglês que vive em Espanha desde a infância. O espanhol é a sua língua literária principal e o seu estilo está algures entre o expressionismo e o realismo. 

[ O Proust do poema é Marcel Proust, o autor da saga em 7 volumes: "Em Busca do Tempo Perdido"]



----------------------
💙💛
-----------------------------------


36 comentários:

  1. "... e o resto é conversa!"
    Lembrei-me desta expressão agora. Acho que posso aplicá-la aqui.
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que sim, Catarina.
      Eu até diria mais..."caiu aqui como sopa no mel" :))

      Beijos.

      Eliminar
    2. ah... essa expressao tambem conheco!! : ))

      Eliminar
    3. ...ou, assentou que nem uma luva! Esta expressão também conheces? ;))

      Eliminar
  2. Gostei da foto desse mar tranquilo e do poema deste autor que desconhecia.
    Beijinhos amiga Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também eu o não conhecia, Manu.
      Fui encontrá-lo por aí, num site de poesia, e...chamei-lhe um figo. Para sermos felizes e apreciarmos as belezas que abundam na Natureza, não necessitamos ser conhecedores dos grandes pensadores. Basta que sejamos naturalmente simples e pensemos pela nossa cabeça.
      E o resto? O resto são cantigas!! :))

      Beijinhos, amiga.

      Eliminar
  3. Desconhecia este autor mas ele tem toda a razão o Proust é um "chato".
    Gostei.
    Um abraço e boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por ser um ilustre desconhecido, ainda hei-de procurar mais histórias e poemas de Roger Wolfe para partilhar convosco, Francisco. Quanto a Proust não confirmo nem desminto, creio que será tudo uma questão de gosto.
      Abraço, boa semana

      Eliminar
  4. Não conhecia e gostei da sua simplicidade nas palavras e sim a vida é bela e temos que aproveitar o que a natureza nos oferece.
    Fotos lindíssimas
    Beijos e uma boa tarde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tinhas razão!! :( Cá está ele...temos de andar sempre em cima disto senão é o descalabro. Que tristeza!!
      Logo irei ler com atenção e se for o caso, responder-te.
      Inté. :)

      Eliminar
  5. A minha cunhada mais velha está a "despejar" a casa de família que herdou dos pais e queria que eu trouxesse esses sete volumes em português! (•‿•)
    Tomara eu livrar-me dos milhares de livros que tenho!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha que pena, Leo. Era mesmo disso que eu estava à espera.
      Ter acesso à colecção que compõe a saga "Em Busca do Tempo Perdido", em livros a sério. E em português e tudo. A tua cunhada onde mora? Se ela ainda não se desfez dos livros e quisesse darmos ou vender, a um preço módico, eu ia lá buscá-los. Fala com ela. :)

      Abraços.

      Eliminar
    2. Ela partiu para Lisboa hoje e penso que os levou para os deixar numa livraria que recebe livros "velhos" lá no bairro de S. Bento onde vive.
      Como parte para Paris na 4a feira talvez não tenha tempo.
      Vou perguntar-lhe.

      Abraço

      Eliminar
    3. Agradeço-te, querida Leo, mas vejo já não ser possível a minha ida, uma vez que a tua familiar parte amanhã para Paris.
      Um dia destes vou a um alfarrabista que conheço e, se ainda estiver no mesmo sítio, poderei adquiri-los, se os tiver, e, quiçá...depois arrepender-me... por trazer mais tralha para casa. :)

      Beijinhos e obrigada

      Eliminar
  6. Roger Wolfe? Não conheço, ouvi agoira falar pela primeira vez.
    A vida é bela, nós é que damos cabo dela.
    Boa semana, Janita, beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes crer, António. Assim nós dessemos mais valor às coisas belas e simples da vida e seríamos bem mais felizes.

      Beijinhos.

      Eliminar
  7. Também não li Proust Janita ,mas tem uma frase dele que gosto:
    _'deixem as mulheres bonitas aos homens sem imaginação."
    Dito isso, quem precisa deles? (risos)
    Gostei muito do seu mar revolto e da página primaveril.
    Fica meu abraço nessa última semana aqui do seu lado, amiga .
    Se houver próximas, posso chegar-te a ti. Tudo é possível
    quando sentimos que a vida é bela !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na Net há muitas citações dele e até já alguém teve a gentileza de me informar como obter essa colecção online, mas não há nada como ter um livro nas mãos e poder folheá-lo.
      Que tudo te corra bem, querida Lis.
      A volta ao teu Lar doce Lar, algum dia haveria de chegar.
      O tempo não pára nem descansa.

      Beijinhos, amiga.

      Eliminar
  8. Sim, é.

    E que fácil é esquecermo-nos disso. "Mea Culpa".

    Mas hoje, dia de aniversário dos meus afilhados e dia em que soube da doença de alguém chegado, é assim que vou pensar!

    E, mais uma vez, ao vir aqui aprendi: não conhecia Roger Wolfe.

    Um abraço do Algarve, Janita!

    Sandra Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, querida Sandra.

      Fico de coração apertado quando a leio e sinto em si essa tristeza tão profunda. A vida mesmo sendo bela também tem muitas dores, preocupações, doenças, e faz-nos sentir muita dor com perdas irreparáveis de entes queridos.
      Todos sabemos isso e já todos passámos por isso.
      Temos de aproveitar o que nos vai ficando de bom.
      Parabéns aos afilhados pelos seus Aniversários e à Madrinha que tanto lhes quer.

      Beijinhos meus para todos.
      Fique bem, Sandra.

      Eliminar
  9. Interessante o poema mas, acho negativa a referência a Proust nesses termos, ele pergunta "quem precisa de Proust? “ eu respondo: ele precisa e só não se deu conta disso porque não o conhece.
    Não percamos Proust de vista.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também achei este poema deveras interessante por isso o publiquei. Na verdade, ninguém sente a falta do que não conhece e, até acredito que nem todos os que conhecem Proust, gostem dele. Por enquanto não me posso pronunciar, mas vou fazer tudo por o trazer debaixo d'olho, prometo!

      Bom dia.
      Um abraço.

      Eliminar
  10. De frente para o mar ao sabor da brisa, quem precisa de Proust?
    Um poema gostoso de ler e se imaginar, entrar mesmo nele.
    Linda partilha Janita.
    Abraços e feliz semana de levezas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, amigo Toninho, perante a grandiosidade do mar, tudo o resto é de somenos importânca!
      Obrigada e um grande abraço.

      Eliminar
  11. O mar revolto é bonito de ver.
    Ao longe.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu fascínio e o meu maior medo, Pedro. O mar e a sua imensidão! Esteja calmo ou enfurecido.

      Beijinhos

      Eliminar
  12. O mar encanta e fascina. Fantástico poema, beijos ;) https://botecodasletras2.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mim, fascina-me e amedronta-me. Desde que o conheci!!
      E nunca tive uma má experiência com ele. :) Talvez, por o ter conhecido já na adolescência.

      Abraços.

      Eliminar
  13. Ontem já tinha comentado mas na volta não chegou até a ti ou foi para o SPAM:)))
    Gostei muito do poema e sim há que valorizar as pequenas coisas da vida que todos temos e cada um aprecia o que quer porque "gostos não se discutem".
    Gostei muito das fotos.
    Beijos e um bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou lá ver agorinha mesmo pois estou de saída e só volto ao fim do dia.
      Beijinhos, Fatyly.

      Eliminar
  14. Não conhecia o autor, e Proust, bem, quem quer saber? Mas que o poema é bonito, lá isso é.
    bjis.
    (Viu mail?)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, José!
      Sim, vi, mas só vou responder agora. Ontem não tive tempo nem disposição para nada.

      Beijinhos

      Eliminar
  15. Foi o que vim fazer aqui: em busca do tempo perdido. Um inspiradora fotografia e um poema cativante. Tinha lido o poema antes sempre comentá-lo. Renovei a leitura. E não alinhavo nenhum comentário, basta a emoção de lê-lo, de senti-lo tal como você o fez. Um belo par, poema e fotografia.
    Beijinhos, minha amiga!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Beijinhos, amigo José Carlos, e muito grata pela sua enorme generosidade. 👍

      Eliminar