sexta-feira, 13 de maio de 2022

DESABAFOS.

 

Esta Rua não é a da Poetisa.
É a foto de uma rua da minha terra, captada em tempos de pandemia.


********

A Minha Rua

Se a minha rua falasse
E aos amigos segredasse
Meus sonhos, minhas quimeras
Feitos de pétalas floridas
Alguns de esperanças perdidas
Em noites de primavera
Toda a gente saberia
Na rua, aquilo que eu era.

Perguntariam ao luar
Nessa noite enluarada
O porquê destes segredos
Das pedras desta calçada.
E a minha rua calando
Todos os meus desabafos
A todos ía dizendo
Desconhecer os meus passos.


Poema da autoria da Poetisa Maria Noémia, que não tive o gosto de conhecer, mas que homenageio de todo o coração. Não sei em qual destes  seus dois livros:  "Folhas Soltas" ou  "A Densidade do Silêncio", o poema faz parte. Será em um deles, certamente.
Agradeço o envio do poema, e a permissão  para o publicar, a um Amigo virtual que muito estimo e considero. Muito Obrigada, José.

*********

*****************

36 comentários:

  1. Um poema "ao meu jeito". Gostei!
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também muito ao meu jeito, este bonito poema, composto por duas oitavas.
      Beijos. :)

      Eliminar
  2. Poetas que, mesmo com talento, permanecem desconhecidos.
    Obrigado pela partilha.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade. Muitos poetas, de ambos os géneros, são somente conhecidos dentro do círculo familiar e de amigos. É pena tanto talento ficar longe do grande público, mas acontece muito.
      Obrigada eu.
      Um abraço

      Eliminar
  3. Boa tarde Janita,
    Há ruas muito especiais e as das nossas origens dizem-nos tanto!
    Gostei muito deste poema.
    Muito obrigada pela bela partilha.
    Beijinhos e bom fim de semana.
    Ailime
    (Obrigada pela visita)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Ailime.
      Aquando da sua visita ao meu cantinho havia-lhe prometido a retribuição ao seu espaço, mas o tempo foi passando. Um dia destes li um seu comentário num blog que ambas seguimos e pensei: "De hoje não passa"...:) Com tantos blogs não foi fácil a escolha, mas penso que acertei. :))
      Obrigada, um beijinho e bom fim de semana

      Eliminar
  4. Que foto maravilhosa, caiu no meu gosto total!
    E o poema, como dizemos aqui, 'adorei de paixão!!'
    Vou atrás da poetisa, sem dúvida, não a conhecia.
    Beijinho, querida Janita, feliz fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga Taís.
      Esta foto já antes a havia publicado com um texto meu. Hoje, fui repescá-la porque a achei muito adequada ao Poema.
      Também tentei mas não encontrei nada sobre a Poetisa, nas internetes.
      Um beijinho grato com votos de excelente fim de semana, Amiga

      Eliminar
  5. Em Folhas Soltas ou em A densidade do silêncio o poema de Maria Noémia está bem acolhido. Este lirismo cabe em toda parte. Há uma delicadeza nos versos de “desabafos” que não me faltou vontade de conhecer essa rua (a da cumplicidade da poeta) e sua calçada com os seus segredos, ainda que “essa calçada de pedra” desconheça os passos da poeta. E gostei do modus operandi com a fotografia que captura o poema. Ou o poema captura a fotografia? Uma bela partilha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito grata amigo José Carlos.

      Um beijinho.

      Eliminar
    2. Agora que me dei conta. Não deixei um beijinho para minha amiga. Aproveito e desejo um bom final de semana!
      Beijinhos,

      Eliminar
    3. Candeia que vai na frente alumia duas vezes... 😊
      Eu dou, mesmo sem receber!
      Bom fim-de-semana, meu Amigo!

      Eliminar
  6. Boa tarde
    A foto está linda mesmo em tempo de pandemia e o poema é de uma pureza muito bela também.

    JR


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo JR.
      O tempo de pandemia foi referido por mim pois é notória a total ausência de pessoas em toda a Rua. E olhe que ela, por norma, é bem movimentada, só que o tempo de isolamento obrigou a que ninguém pusesse o nariz fora de portas.
      Obrigada.
      Boa noite.

      Eliminar
  7. Gostei do que vi/li.
    Beijinhos, Jnaita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiquei muito contente com isso, António.
      Obrigada.
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Linda a foto, belo o poema!
    Hoje, se a minha rua falasse talvez contasse o porquê do choro duma jovem peregrina que me levou a preparar-lhe um copo de água com mel e fazer com que o bebesse.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Leo.
      Só Deus sabe quantos dramas estão por detrás de cada promessa feita - e cumprida - que leva os peregrinos até à exaustão. Provavelmente, a tua rua - acaso soubesse - calando os seus desabafos, a todos iria dizendo, desconhecer os seus passos. A exemplo da Rua da "minha" poetisa. Há desabafos que são sagrados...

      Grande abraço, Amiga.

      Eliminar
  9. Gostei muito das fotos e do poema que me comoveu muito. Obrigado por este teu "desabafo" que poderia ser o meu!
    Beijos e um bom sábado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga, o título do postal: 'Desabafos' tem a ver com o teor do Poema. Aqui, nada me pertence, já que as publicações são feitas a pensar nos leitores. Neste caso, foi pelo gosto de dar a conhecer, ao pessoal da blogosfera, nomeadamente, aos meus seguidores, esta Poetisa e, em especial, este poema.
      Quem 'desabafou' não fui eu...

      Beijinhos, bom fim-de-semana.

      Eliminar
    2. Sim eu vi que não era teu e talvez não me fiz entender não nomeando a autora. Desculpa!
      Beijos e um bom domingo

      Eliminar
    3. Não há para desculpar, Fatyly.
      Maneiras de nos expressarmos, nada mais.
      Beijinhos óptimo Domingo.

      Eliminar
  10. Quase uma rua fantasma falta-lhe vida.
    Gostei do poema.
    Um abraço e tenha um bom fim-de-semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    Livros-Autografados

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se bem se lembra, Francisco, em 2020 o País parou. Até os cantares se faziam às varandas. Foi um tempo difícil de descrever. O Alentejo, já de si isolado, ficou ainda mais só.
      Muito grata e tenha um bom fim-de-semana.

      Um abraço.

      Eliminar
  11. O poeminha faz parte do livro "Folhas Soltas".
    Creio que autora teria ficado feliz com a publicação neste Cantinho.
    Por mim, tenho que dizer: obrigado à Janita e aos benévolos comentadores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grata pela informação, Amigo José.
      Como sabe, nestes casos de poesia e poemas, há aqueles que trazendo mensagens implícitas ou explícitas, podem ser ou não entendíveis por todos. Este, da "sua" Poetisa, é claro como água cristalina, logo, facilmente do agrado de todos. Ninguém aqui foi benévolo, creio bem que houve a expressão sincera do sentir de quem se manifestou.
      Quando, e se quiser, poderá enviar-me outros. Terei todo o gosto em os publicar.

      Um grande abraço de muita amizade.
      Uma vez mais, o meu sincero agradecimento.

      Eliminar
  12. Gostei
    Curioso ligar a poesia às nossas origens.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Segundo dizem os Poetas, na poesia tudo é possível.
      Porque não imaginar que seriam as pedras desta calçada, as mesmas que a Poetisa refere?
      Como vê:..."isto anda tudo ligado" . :-))

      Eliminar
    2. Minha rua, meu mundo?? não quero crer...
      nem seqer a Rua da Bestega ....

      (muito obrigado pelos elogios ao meu poema.
      creia que afagou o meu "ego" ... )

      Eliminar
    3. Não há nada para agradecer, Poeta, não foi de todo minha intenção afagar-lhe o ego. Gostei muito do poema e manifestei o meu sentir, nada mais.
      Boa noite, fique bem.

      Eliminar
  13. Desconhecia a Poetisa. Porém, adorei o poema.
    Ainda vamos voltar a ver ruas desertas...

    -

    Beijos, bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este é um poema do qual se gosta naturalmente, Cidália.
      Sem os floreados rebuscados que vemos em tanta poesia da blogosfera.
      Obrigada, beijo, bom Domingo

      Eliminar
  14. Uma rua linda, apesar de nos lembrar dois anos negros, mas gosto delas assim calmas e sem gente em dias de calor.
    O poema é lindíssimo.
    Beijinhos amiga Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foram mesmo dois anos que, a muitos de nós, acabaram por roubar o ânimo de voltar à vida que tínhamos antes. Falo por mim, querida Manu.
      Quanto ao poema, estamos de acordo! :)
      Beijinhos, Amiga.

      Eliminar
  15. A anônima é a Manu

    ResponderEliminar