segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

Tentativas Frustradas.

 

Fonte do desenho



O Falhanço.

Comprei tela e tintas raras
para te pintar de corpo inteiro
pensando que seria de caras.
Engano meu.

  Comecei o esboço 
pelo pescoço,
olhei  melhor e vi,
 afinal não tinhas;
tive de o rasgar.

Comecei de novo
não quis desistir
pintei o teu rosto
para me distrair.
Ficou distorcido
com olhos fundos,
 na testa.
E o nariz? -  tanto fiz e desfiz
que ficou o do Pinóquio.
Pior ainda: adunco, caído.
Ou seria arrebitado?
 Empinado?
Chatice!
Meu Deus, quem és tu, figura bizarra, 
só te vejo em sonho
cantas qual cigarra...

Formiga eu não sou, sequer borboleta
e sei que não sou uma
 marioneta.
Só choro ou rio se me emocionar.
Só que contigo já não rio nem choro
fiquei indiferente à tua conversa
 de  treta.

Em branco a tela deixei
pois de corpo inteiro
não te consegui pintar.
Oh, 
mas que desgosto!...
Agora, sim,
acho que vou chorar.

 😳

[ Para ler em voz alta, tom declamativo e dramático, sff. ]

------------------******---------------------


34 comentários:

  1. Não, não chores, Janita!
    Falhas na pintura, mas és absolutamente magnífica na escrita!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tarde demais, amiga de longe, já chorei. E sem vontade. Chorei de dor, na cadeira do dentista!

      Um abraço.

      Eliminar
  2. Olhe que ler o poema em voz alta tem outra pinta e e outro sentido. Gostei bastante!
    Mas não chore que ficou muito bem. Nem precisa de tentar de novo :)
    ~~
    Um começo a deslumbrar, a ilusão
    ~~
    Beijos e uma excelente semana! Feliz 2021

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei, Cidália. Fiz a experência e gostei até bastante de me ouvir, em tom de lástima.

      Um beijo, boa semana.

      Eliminar
  3. Nada de tristezas, podes não ter jeito para a pintura, mas para escrever és mestre.
    Experimenta pintar flores, é bem mais fácil.
    Gostei da tua foto de cabeçalho :)

    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, Manu. Se tu soubesses as dores que me têm afligido.
      Até me parecia que a vida já não tinha sentido.

      Um beijinho, Amiga!
      ( amanhã, escrevo)

      Eliminar
  4. Tentei ler em voz alta e consegui. Já o tom declamativo e dramático ... um falhanço!!!
    Que desgosto! 😎
    Beijinho, Janita, boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ler em voz alta ajuda-nos a colocar a voz e a emprestar um tom dramático à narrativa. Neste caso... ao desalento, à frustração, ao desengano, ao ter de dizer adeus... 😯

      Beijinhos, António.

      Eliminar
    2. Não, Teresa. O dente ainda ficou. O adeus foi à dor que desde o natal me andava a torturar. Foi desvitalizado e, na opinião do dentista e minha, enquanto pudermos conservar estes que a mãe natureza nos deu, não precisamos comprar dos outros. :)

      Beijinhos.

      Eliminar
  5. Boa tarde
    Não percebi bem a ideia mas penso que não foi com a intenção de se menosprezar no desenho.

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não? Pois não, JR, tem razão.

      Boa noite e um abraço

      Eliminar
  6. Se gostas de pintar, não desistas, volta a tentar!

    Bom Ano Janita, um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai, volto, volto. Depois de tudo o que tenho sofrido desde a semana do Natal, estou pronta para tudo, Adélia!

      Um beijinho e BOM ANO para todos vós.

      Eliminar
  7. Minha Alma, pegou na deixa
    E ei-la
    em tom pausado
    respeitando o requisito
    quando se ouve um grito
    lançado por Meu Contrário

    Pára!
    Ela
    não pode deixar a tela
    deve insistir
    Ela
    Escolheu mal o modelo
    Devia ter começado
    por escolher pintar
    um rosto de menino
    e tentar desenhar-lhe
    um rasgado sorriso

    Rogério, recomenda-lhe isso

    E aqui me tens Janita
    cumprindo ordens
    do Meu Contrário

    Pinta um belo sorriso
    de menino
    e, se possível, rasgado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sua Alma anda piegas
      não lhe dê muitos ouvidos
      Seu Contrário, ajuizado,
      piegas está a ficar.

      Apele para o seu EU
      esse é que o mantém
      em forma,
      na forma de suportar
      todos os desaires da vida

      Não desistirei, contudo
      o menino irei pintar
      de sorriso largo e doce
      só porque gosto de si
      e a si quero agradar.

      Um abraço.


      Eliminar
    2. Não importa
      nem conta
      o que pensa do meu EU
      O que conta
      é o que fará
      sem que me ponha
      de ponta

      Eliminar
  8. Gostei do desenho e do tom fantasmagórico do mesmo, e do complemento com o poema
    Gostei 😊

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fantasmagórico o tom do esboço?!
      Isto ainda vai entrar nos eixos, vai ver... 😂

      Eliminar
    2. Um pouco
      😊
      Se calhar é erro de interpretação meu

      Eliminar
    3. Não, não, Miguel.
      Gostei da interpretação. Há por ali algo meio obscuro, há sim senhor! Os eixos a que me refiro passaria por pôr tudo às claras...tout nu como dizem os franceses. 😊

      Eliminar
  9. Quem me dera desenhar assim!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Respostas
    1. Lê, se quiseres, claro, primeiro em silêncio, depois em voz alta como se estivesses a dizer um poema de grande valor. Vais ver como resulta. :))

      ( isso de estar em moda o - "Ai, eu fiz isto ou disse aquilo, com toda a humildade" - já me soa a falso, então, eu mostro-me como sou na minha plena consciência de que valho tanto quanto valem os humildes...não o sendo nem gostanto de o ser...:) )

      Olha, aqui está um bela citação para ser usada na blogosfera.

      Eliminar
  11. Gostei da foto no cabeçalho!
    Mulher bonita!
    : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Continuando... TU, parca em palavras, EU, perdulária, desbarantando-as ao vento, digo-te, querida e estimada Catarina, companheira destas andanças:

      Não sei se a Mulher da foto de cabeçalho é, no incólucro que lhe cobre a essência e para o qual nada contribuiu, portanto não tem nenhum mérito nem descrédito, é bonita ou feia.
      Mas essa Mulher é a autora deste blogue, que não deve nada a ninguém e tem um rosto. Tem alma e tem coração!

      Beijinhos. :)

      Eliminar
    2. Estás muito filosófica hoje! :))

      Eliminar
    3. Ahahahahah...a ideia era mesmo essa.
      Já me conheces. :))

      Eliminar
  12. Amiga Janita a culpa do fracasso não é tua, é do desenho (:

    Para a próxima escolhe esboço mais formoso (;

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, minha querida, não foi fracasso.
      Foi mesmo um falhanço total e absoluto.
      Se acontece aos melhores, como poderia eu sair triunfante de um desenho tão difícil de fazer?

      Beijinhos e Bom Ano!

      Eliminar
  13. Fui lendo em silêncio e no final já estava era rindo muito Janita, das tentativas e erros, dos tais 'falhanços' rs
    É assim, que se faz bons pintores.
    No entanto, já sabes melhor que ninguém desenhar palavras e dar-lhes vida, amiga. Quem me dera ter o dom de escrever e encantar fazer os outros sorrir e chorar! Gostei muito do desenho inacabado.
    grande Ano para Ti.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)) É muito bom quando conseguimos despertar em alguém algum tipo de emoção, Lis.
      Diz-se que fazer rir é mais difícil do que emocionar os outros até às lágrimas. Fico muito contente por teres chegado ao final da estorinha a rir. Eheheheheh

      Um Ano Bom em todos os sentidos, querida Lis.

      Beijinhos

      Eliminar