domingo, 17 de janeiro de 2021

VEM À JANELA.

 Enquanto cirando pela casa, aos domingos de manhã, gosto que me cheguem aos ouvidos sons de vozes. Se vierem aompanhados de música que eu goste, melhor. Se não, por lá continuam a falar e a cantar, sem que eu os cale  nem lhes dê atenção.

Hoje, a meio da manhã, os acordes do Cante levaram-me a correr da cozinha ao quarto. Lá estavam Pedro Mestre - o Mestre da viola campaniça -  e amigos.




Com grande pena minha, mal cheguei abalaram eles.  Logo depois abalei  eu, que a papelada no escritório não se compadece com o confinamento e há que preparar e organizar o que tem de ser organizado. Os dias passam velozes e o ano do nosso descontentamento cada vez se afasta mais.

Valeu-me ser rápida no clique, caso contrário, nem teria  como ilustrar estes pouquíssimos minutos de encanto que usufruí com o meu Cante.




«VEM À JANELA» , a cantiga  que me ficou a saber a pouco, por não a ter ouvido toda,  não a encontrei pelos caminhos Youtubescos. Depois de muitos e infrutíferos minutos de pesquisa, acabei por a  vislumbrar AQUI. Todavia, o ritmo é outro numa versão mais moderna e a fugir um pouco ao tom do Cante.


"Há várias vidas dentro do Cante Alentejano e da tradição"- disse Pedro Mestre numa entrevista há uns anos atrás.  

Sem dúvida, Mestre Pedro, sem dúvida... Eu que o diga!



========================
==============

35 comentários:

  1. Existem cânticos e tradições que nos ficam na memória a vida toda! :)
    --
    Penso, nos raios de luz que acolhem
    -
    Beijo, e um excelente Domingo. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é verdade, Cidália! :)
      Um abraço, boa emana.

      Eliminar
  2. Entre outras razões, para ler a palavra cirando que eu adoro valeu a pena ler
    😊

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Presente do indicativo do verbo «cirandar», Miguel!!🤩

      Obrigada.

      Eliminar
    2. Exatamente. Muito cheiro a Aquilino no ar
      😊

      Eliminar
  3. Cantares alentejanos ouvi-os muitas vezes a certa altura...
    Boa semana, Janita.
    : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando menos espero, o Cante lá me vem trazer o Canto dos meus antepassados e a saudade daqueles ares, Catarina.

      Obrigada. Boa semana também para ti. 🥰

      Eliminar
  4. Nada mais gratificante que embalar nossos dias com sons que nos inspiram e ou que nos fazem reviver tempos felizes de idade e de uma saudade. Nossos cantos, nossas tradições sempre com carinho.
    Abraços Janita e feliz semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Toninho.
      É mesmo isso que diz.
      Foi gratificante ouvir e reviver tempos idos e felizes.

      Muito grata pelas sua vinda e palavras amigas.

      Um abraço e uma boa semana.
      Saúde para si e os seus.

      Eliminar
  5. "Todavia, o ritmo é outro numa versão mais moderna..."
    Recriar a voz do povo
    é, talvez, a melhor forma
    de a fazer perdurar
    Meu Sangue Mouro
    senti-o lá todo
    nesse tão belo cantar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O novo Cante já náo tem o ritmo dolente de outrora e ainda bem, Rogério. Agora é cantado com adaptações mais ritmadas, ainda que mantendo as suas características típicas.
      Ainda bem que gostou.

      Um abraço e boa semana.

      Eliminar
  6. Tem músicas assim, ficam na memória e podemos cantá-las e ouvi-las a qualquer tempo. Conheço pouco o lado musical de Portugal, já de poetas sou fanzoca e leio muitos Gostei do canto alentejano de Pedro Mestre. Janita. Um abraço e semana feliz ok?
    desejando uma boa semana,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Lis!

      Para nós portugueses, sobretudo o povo Alentejano, o Cante é como o Fado. Um sentimento enraizado no coração.
      Ambos fazem parte do Património Imaterial da Humanidade, mas já antes desta honra lhe ter sido atribuída, pela UNESCO, já o Cante era o embalo e o refúgio das gentes alentejanas, quando trabalhavam de sol-a-sol.

      Fiquei feliz com o teu agrado. :)

      Um grande abraço e tudo de bom para todos aí.

      Eliminar
  7. Ir só à janela.
    Devia ser mais assim.
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, Pedro! A mãe dela pô-lo fora, mas ele quer é falar com ela nem que seja só à janela. :)) Felizmente, por lá as casas são/eram todas baixas, senão já viu o torcícolo que os moços apanhavam?!
      Beijinhos, boa semana

      Eliminar
  8. Bom dia Janita, moça bonita!

    Amo esse v[contagiante ritmo, abracei minha gatinha e sai danlando oela sala.
    Bjsss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi, Diná! :)
      Mas...moço bonito não era Seu Nacib?

      Fui dar uma espreitadela nos seus blogues, mas fiquei logo presa a um: "Alma Cigana". Logo eu que sinto correr-me nas veias o sangue ardente desse povo nómada... Já lá estou a seguir já a tenho ali na minha lista. Adorei!

      Dance, sim. SEMPRE!

      Um beijinho e obrigada por ter vindo. 😘

      Eliminar
  9. Para além daquela janela,
    há um mundo de música alentejana
    e sonhos vencidos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anima-te, Amiga de longe e de perto.
      A vida continua e tu não és Mulher de sonhos vencidos...
      Força!

      Um grande abraço amigo, Teresa.

      Eliminar
  10. Mulher atarefada, a vida assim o exige.
    Também gosto muito do cante alentejano e gostava de te fazer uma surpresa, vamos ver se consigo.
    Há pouco tempo acabou o programa The Voice Portugal, que visa descobrir jovens talentos musicais.
    Conheci o Luís Trigacheiro que foi uma autêntica surpresa. Vai ao YouTube, está tudo lá, escreves The Voice Portugal, eu não consegui colocar aqui o link

    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Manu.
      Já tive uma vida mais atarefada, agora nem tanto. Quando tomamos para nós, determinadas responsabilidades, há que levá-las a cabo seja em que dias for.

      Essa bela canção, que até nos faz arrepiar cada pêlo do corpo, cantada pelo Luís é algo indescritível.

      Vamos ver se consigo colocar aqui o link directo para que todos juntos possamos cantar com ele.

      AS MONDADEIRAS

      Obrigada, querida Manu.
      Um grande beijinho.

      Eliminar
    2. Eu aprendi a cantar
      Lavrando em terra molhada
      Lá na solidão do campo
      Pensando em ti, minha amada
      Quantas papoilas se avistam
      Além naqueles trigais
      Tantas como beijos deram
      Mondadeiras e zagais.


      🥰 😍

      Eliminar
  11. Amiga Janita, também gosto de ouvir sons de vozes pela manhã, tenho a sorte da minha casa ter ao lado uma escola primária, logo o "chilreio" das crianças é para mim o mais belo canto. Aliás foi uma das muitas coisas que senti falta no primeiro confinamento.
    Também tenho um fraquinho pelo cante e pelo Alentejo. Embora já seja da parte da tarde estou a deliciar-me com o vídeo (:
    Também vi o Luís Trigacheiro no Voice, e fiquei agradavelmente surpreendida pela sua prestação e por terem chegado à final vozes a cantarem em português.
    Beijinho e boa semana , com saúde e trabalho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também em tempos havia uma escola aqui ao fundo da rua. Hoje, é um clube de motoqueiros, como os classifico e a quem lhes passou a licença...preciso dizer mais? Aos domingos também tu deves ficar em silêncio, Fê!! :) As crianças estão em casa.

      Cantar em portugês, qualquer um canta, voz como o do meu conterrâneo é que há poucas.

      Beijinhos e um bom dia, querida Fê.

      PS- O meu trabalho não é remunerado...quem trabalha e ganha, não faz mais do que a sua obrigação em 'chamar a si' a responsabilidade que lhe cabe. Estás a ver a diferença?

      Eliminar
  12. Confesso que gosto do cante na harmonia das suas vozes porque assim fui habituado/educado a ouvi-lo.
    Não que eu seja contra a novas roupagens e que, quando bem vestidas, devem ser apreciadas e nunca excluídas; afinal a melodia é a mesma embora as "vozes" soem noutros acordes e tonalidades.
    Bêjos e risadas!

    §-chamaste-me gato e senti vontade de ronronar mas logo as minhas penas me lembraram que "o meu miar" soa mais a cacarejar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva, Kok! :)

      Eu sei, amigo. Gostas do Cante e gostas do Alentejo. As paixões não se explicam; sentem-se e pronto. Se as novas roupagens cobrirem sem desvirtuar, venham elas. O Cante dos velhos tempos era muito lento. Quem sabe não tenha vindo daí a fama - injusta, diga-se - de chamarem preguiçosos aos alentejanos, né?

      Bêjos e abraços. 😁

      Eliminar
  13. Adoro o Cante Alentejano.
    E gostei muito do vídeo!
    Grata pela partilha.
    Abraço, saúde e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu é que lhe agradeço por ter vindo ouvir o que eu ouvi e gostar do que eu gosto, amiga Elvira.

      Um abraço e muita Saúde.

      Eliminar
  14. Delícia de página.
    gosto muito de vir aqui.
    Um abraço e boa noite.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo, SilvioAfonso, muito obrigada pelas suas gentis palavras e pela cordial visita ao meu cantinho.
      É uma honra recebê-lo neste humilde espaço.

      Um abraço e Saúde.

      Eliminar
  15. Que posso dizer a uma alma irmã do meu ser alentejano?!

    Desejo muita saúde. Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Ana!

      Que bom ver que regressou às lides.
      Não precisa dizer muito. Só a sua presença me aconchega o coração me faz sentir mais perto do Alentejo.

      Um forte abraço virtual com votos de saúde e paz.

      Eliminar
  16. Com a tradicional roupagem ou com novos sons, o que importa é não deixar cair o Cante.~
    Bji.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, José...que bom vê-lo de volta.
      É isso mesmo, meu Amigo!

      Um beijinho.

      Eliminar
  17. O povo alentejano tem um sentir único, fruto da herança cultural e da geografia. Sou fã.

    Um beijinho, Janita :)

    ResponderEliminar