sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

NABICE POÉTICA. #1

 



Nabo Poético. 

Sem que me tenha apercebido,

Um pequeno nabo ficou esquecido

na gaveta do armário frio

 onde se guardam os alimentos. *

Quando o encontrei,

com espanto me deparei

com uma coroazinha de pequenos rebentos.


Confinada mas não de ideia estagnada

logo a minha mente fervilhante, 

 para o tempo ocupar

engendrou um esquema 

para vários postais publicar.


Agora é só ir olhando

 o desenvolver da folhagem

e sempre que haja uma significativa

 evolução

o irei fotografando para fazer 

a devida exibição.


Boa?

* Frigorífico

🌱

E agora, façam o favor de admirar o meu abacateiro





🍃

34 comentários:

  1. Que legal,Habita! Nos alegramos com essas pequenas coisas,né? Muito bom . Acompanhar! Bjs chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chica, estou aqui a rir porque clicaste na tecla H que fica mesmo chegadinha ao J. Habita não ficava mal, mas não soa lá muito bem, pois não?! 😅

      Beijinhos, amiga. Bom fim de semana.

      Eliminar
  2. Gostei da floração do nabo, Janita- penso que talvez um copo mais largo ou mais um tiquinho de agua ajudaria no crescimento e na respiração dele rs , enfim nao entendo de nabos_ se está dando certo vamos acompanhar ok? está bonito!
    Aqui, muito calor passando dos 40°_ nós e as plantas precisando de algumas chuvas_ o sol não quer dar trégua. Indelicado e insistente, bilha o dia inteiro.
    Abraço, Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lis,
      Isto do nabo vai ser coisa para demorar, já fiz antes esta experiência com uma pequena batata doce e só passadas duas ou três semanas começou a ganhar raiz.
      Sabes que o tubérculo não pode ficar muito dentro de água e se encher demais o copo ele balança e não segura. Mas vamos ver no que isto vai dar. 😊
      Um pouco dessa indelicadeza do sol, mas só um pouco, precisavamos nós por aqui.

      Beijinhos, Lis. Conto contigo para apreciações nabais futuras.

      Eliminar
  3. É a chamada horta poética e literária
    😊
    Criativo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal e qual, Miguel.😊
      Mas como não me fui eu lembrar dessas 3 letrinhas para titular esta série de postais? Se me der na cabeça ainda mudo...

      Obrigada, um abraço.

      Eliminar
  4. Maravilha da natureza que inspira no que se respira.
    A poesia e a planta sem rimas mas em sintonia bela.
    Belo abacateiro.
    Abraços e feliz leve fim de semana Janita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi, Toninho.
      Nestas coisas hortícolas, sobretudo no que ao nabo respeita, conta mais a inspiração do que a respiração, sabe? O cheiro do nabo não é lá muito inspirador.

      Feliz fim de semana também para si, Toninho.
      Obrigada pela visita.

      Eliminar
  5. Este nabo ficou embasbacado com tamanha nabice :))))
    Beijinhos, bfds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro.
      E esta naba ainda está a rir desde que leu o seu comentário. 😅 😂

      Beijinhos, bom fim de semana.😊

      Eliminar
  6. Bom dia
    A ideia é excelente , só espero que não dê nabos com duas pernas , pois desses já há muitos .

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. JR
      A ideia não é fazer reprodução da espécie, é ver se a rama cresce e se transforma numa trepadeira, como me aconteceu com uma batata doce. Pendurei-a na janela da cozinha. 😊

      Eliminar
  7. Se fosse eu, começava logo a pensar numa maneira de o cozinhar. Por isso, é que o raio dos quilos não se vão embora!

    Segundo ouço dizer, quando o abacateiro começar a dar frutos não pára. Digo isto porque têm vindo parar muitos a minha casa, dados por alguém que tem um.

    Fico á espera de ver a evolução do nabo!

    Um abraço do Algarve e votos de bom fim - de - semana!

    Sandra Martins

    PS - O Noah tem andado desaparecido..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, não, Sandra. isto para cozinhar não dava. Já estava muito engelhado. Vamos ver o sai daqui, precisamos é ter paciência.

      O abacateiro é um fruto, mas o procedimento foi igual. Caroço na água até meio até ganhar raiz por baixo e rebentos por cima. Após isso transplantei-o para este vaso onde ainda se encontra. O próximo passo será colocá-lo na terra. A escolha do local é que vai requerer pesquisa na Net.

      O Noah, está muito crescido, um dia destes aparece. 😊
      Obrigada por perguntar.😊

      Beijinhos e bom fim-de-semana.

      Eliminar
  8. De nabos está o mundo cheio, rotundos uns, mais escorreitos outros. Veja lá que até se desenvolvem no frigorífico! Em terra devidamente adubada, à temperatura adequada e humidade 'au point' como é que eles não se irão desenvolver e, quiçá, multiplicar-se!... (Tenho que consultar o Seringador ou Borda d'Água).
    Abacates?, venham eles.
    bjis.

    (PS: no postal de ontem referi-me a chá com ou sem uma pitada de álcool. Queria referir-me ao seguinte: nos anos 60/70, as socialites, para além de porem a escrita em dia dizendo mal das ausentes, lanchavam na Ateneia, no Porto, e com a fatia de bolo ou pastelinho tomavam 'chá frio' (leia-se: uma chávena de um verde branco fresquinho). Daí a minha aluão. Desta não sabia, pois não?
    + 1

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Belo e elucidativo comentário.
      Fiquei por dentro de uma série de coisas. Efectivamente desconhecia esse chá 'frio' tomado pelas grã-finas, na Ateneia.
      Obrigada, José.

      Um beijinho

      Eliminar
  9. Olha que um nabo assim é de acarinhar talvez dando-lhe espaço num canteiro e ele agradecido te presentei com descendência do tipo: "crescei e multiplicai-vos"!
    Abacateira? É dai que vêm os abacates? Eu pensava que eles vinham dos supermercados. ô_ô

    Beijinhos coroados com sorrisos

    §- a máquina do café decerto que te respondia: estou a aquecer...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes o que tenho com fartura e se reproduz como se fossem ervas daninhas, Kok? Espinafres. É um mar deles, parecendo querer invadir todo o espaço saibroso que os rodeia.
      Para ter abacates tenho de transplantar do vaso para a terra.

      Beijinhos, Kok! :)

      Eliminar
  10. Olha que bela surpresa! Vou acompanhar a evolução.
    A mim só me acontece esse florescer sem graça, nas cebolas que ficam esquecidas :)
    O abacate cresce a olhos vistos.
    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)) Nas cebolas é diferente, Manu. Isso que tu vês são espigos verdes, que crescem, mas de folhas não têm nada.
      O abacate deu-se bem debaixo das escadas, não ficou exposto aos rigores do Inverno e está muito viçoso.

      Beijinhos, Manu.

      Eliminar
  11. A atenção que estás dando
    a essa raiz tuberosa
    é a mesma que estou a dar
    ao meu abacateiro
    que está longe
    de me dar confiança
    em chegar até à Primavera...

    Vamos ver!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Rogério ou algum dos vizinhos deviam tê-lo coberto fazendo uma espécie de tenda, com uns paus cruzados e um plástico. Esteve exposto à geada e agora necessita de cuidados redobrados.
      Espero que se aguente até à Primavera, depois é fácil.

      Um abraço.

      Eliminar
  12. Boa!!
    O abacate vai crescer a olhos vistos. : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei da exclamação, Catarina. :)) Estava a ver que ninguém lhe pegava.
      Também vos darei conte do crescimento do abacateiro, ok?

      Beijinho.

      Eliminar
  13. Tenho um abacateiro como vizinho do lado e até ganhei há dias um abacate.
    Quanto a nabos nem esquecidos nem lembrados! :)
    Cá vou vendo a evolução.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Toda a fruta que estiver para o teu lado do muro, pertence-te, Leo. O meu vizinho tem uma laranjeira, do meu espaço aéreo já tenho grangeado algumas laranjas. :) Dulcíssimas, por sinal.

      Quanto a nabos também não sou grande apreciadora, mas quando faço cozido à portuguesa (com todos) gosto de os juntar. Provavelmente esse ficou esquecido, do último cozido do ano passado. :)

      Beijinhos

      Eliminar
  14. Vai demorar a dar fruto. O Nabo dá para semente!:)
    -
    A voz que me afaga e endoidece
    .
    Beijo, e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como se diz lá para a Beira Baixa, Cidália: "Tenho tempo que ainda sou nova." :))

      Beijinhos

      Eliminar
  15. Respostas
    1. Já experimentei em tempos, Eufrázio. Pareciam lianas a trepar e a agarrar-se a tudo quando era objecto resistente. :)
      Obrigada, um abraço.

      Eliminar
  16. Este não é o lado sinistro do confinamento Janita, é o lado criativo, gostei !
    Lembrei-me agora deste proverbio antigo:
    "A abóbora e o nabo, ao fim de três dias, enganaram o diabo", pode ser que o teu nabo, engane o malfadado "diabo" que anda por todo o lado à espreita (;

    Beijinho e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Isso do lado sinistro já estava criada a Etiqueta e não vale a pena abrir mais nenhuma.
      Não conhecia esse ditado, não. Duvido é que este pobre e raquítico nabo tenha tais poderes de ludibriadar seja lá o que for, porém...nunca fiando!

      Beijinho, bom fim-de-semana, Fê!

      Eliminar