terça-feira, 12 de janeiro de 2021

AINDA NA SENDA DAS METÁFORAS....

 ...Recolhi na Net este simples e belo poema.  

Escrito pelo Poeta Castro Alves, está  recheado de lindas e subtis metáforas.

Vamos ver quem as consegue identificar?

Fotografia minha.



O Laço de Fita
de Castro Alves 

Não sabes, criança? Estou louco de amores…
Prendi meus afectos, formosa Pepita.
Mas onde? No templo, no espaço, nas névoas?!
Não rias, prendi-me
Num laço de fita.

Na selva sombria de tuas madeixas,
Nos negros cabelos da moça bonita,
Fingindo a serpente qu’enlaça a folhagem,
Formoso enroscava-se
O laço de fita.

Meu ser, que voava nas luzes da festa,
Qual pássaro bravo, que os ares agita,
Eu vi de repente cativo, submisso
Rolar prisioneiro
Num laço de fita.

E agora enleada na ténue cadeia
Debalde minh’alma se embate, se irrita…
O braço, que rompe cadeias de ferro,
Não quebra teus elos,
Ó laço de fita!

Meu Deusl As falenas têm asas de opala,
Os astros se libram na plaga infinita.
Os anjos repousam nas penas brilhantes…
Mas tu… tens por asas
Um laço de fita.

Há pouco voavas na célere valsa,
Na valsa que anseia, que estua e palpita.
Por que é que tremeste? Não eram meus lábios…
Beijava-te apenas…
Teu laço de fita.

Mas ai! findo o baile, despindo os adornos
N’alcova onde a vela ciosa… crepita,
Talvez da cadeia libertes as tranças
Mas eu… fico preso
No laço de fita.

Pois bem! Quando um dia, na sombra do vale
Abrirem-me a cova… formosa Pepita
Ao menos arranca meus louros da fronte,
E dá-me por c’roa…
Teu laço de fita.


*****************************************
-----------------------------------


23 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada, Ricardo.
      É simples, é belo, é um poema que me enternece.
      Ainda bem que lhe agradou.

      Abraço.

      Eliminar
  2. Que lindo Nita 😊🍀
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És tu, Nina? 😊
      Ah, marota que te afastaste e me deixaste mais só!

      Beijinho. 😘

      Eliminar
  3. Boa escolha
    a permitir
    que te diga
    Janita
    quão é impossível
    o exercício que propões

    Toda a metáfora
    nos inspira
    no momento em que é lida

    Se amanhã ler Castro Alves
    neste mesmo poema
    terei sentimentos diferentes

    A metáfora é um desafio ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se o poema leu, e não se inspirou
      que pena Rogério,
      é porque o seu coração não palpitou!

      Empolgada estou eu. Não tarda nada lhe direi porquê.
      Aguarde-me no e-mail.

      Bom Dia! 🙂

      Eliminar
  4. Um poema de que gostei muito.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É terno, é simples, é bonito.
      Seria impossível a Elvira não gostar.

      Um abraço e muita saúde também para si.

      Eliminar
  5. Que raio esconde o laço de fita???
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu lhe respondo, amigo Pedro:

      O Laço De Fita
      esconde, em cada verso,
      o que todo o coração apaixonado
      sente no peito, quando o amor
      nele palpita!
      🙂

      Beijinhos.

      Eliminar
  6. Bom dia
    Olha a menina que andou andou
    caiu no laço logo lá ficou
    dá-me um abraço
    isso é que eu não faço
    Olha a menina que caiu no laço.

    O poema é lindo.

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom Dia, JR.

      Vamos fazer de conta que somos meninos
      e brincar de roda,
      como quando éramos pequeninos?

      Caiu a menina,
      caiu o menino
      brincaram de roda
      saltando e pulando
      a Fita do Laço
      não foi um percalço
      foi uma brincadeira
      de quem se diverte
      de alma sã e inteira.

      Um abraço e obrigada, amigo JR! 🙂

      Eliminar
  7. Lindo poema!
    Será que todo ele é uma metáfora?
    "Todos os meus afectos ficaram presos,", será que os afectos não serão uma boa prisão?

    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este poema é tido como o exemplo das metáforas poéticas, querida Manu.
      Claro que a prisão dos afectos é a mais bela prisão, mas é prisão voluntária que dói, e, quanto mais dói, mais nos prende. 🙂

      Beijinhos, Amiga!

      Eliminar
  8. Bela foto e belo poema.
    Castro Alves era um metafórico militante.
    E eu que sempre detestei laços no cabelo mas nessa época também não sabia o que era uma metáfora!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era sim, senhora.
      Durante o exercício da tua profissão, provavelmente analisaste este poema com os teus alunos.
      A vida, querida Leo, é uma eterna aprendizagem.
      Então, se formos para o campo dos sentimentos, que, ora embelezam ora toldam a alma humana, nem os próprios se conhecem.

      Um beijinho. 🙂

      Eliminar
  9. Parece que este amor não foi platónico... Houve uma noite de amor pela certa!!
    Vi o teu dedal... lembrei-me que não possuo um... talvez porque raramente cosa.
    : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, mas tenho um outro dedal de prata trabalhada, lindo, lindo, que me foi legado por uma parente afastada. Acho que o deves ter visto no meu Abcedário Fotográfico. :)

      Beijinhos, Catarina.

      Eliminar
    2. Fiquei tão vaidosa com o dedal que só agora reparei que nem fiz menção à noite de amor. Mas não, Catarina.... Aquilo da alcova e do desentrançar das tranças, foi uma espécie de "suponhamos"...😊

      Eliminar
  10. Nem me atrevo.
    Sou péssimo a figuras de estilo
    😊

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 😊 Não me diga, Miguel...pois não diria!!

      Obrigada e um abraço. 😊

      Eliminar
  11. Amiga Janita,

    Este poema é todo ele composto por metáforas. Cada uma mais bela que a anterior.
    Nunca me prendi com laços de fita, os meus cabelos não davam para isso (:

    Um beijinho


    ResponderEliminar
  12. Ah esses laços de fita hein Janita
    Usava muuito na minha adolescência para prender os cabelos longos, e havia quem gostava ... acabei envolvida nas metáforas e nas minhas doces lembranças. Nostálgico Castro Alves _ e sabe fiquei foi presa nesse laço de fita azul da sua foto.
    Que venha metáforas que nos faça sonhar ,
    Abraço,Janita

    ResponderEliminar