quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

PréParada.

 Não foi Dona Albertina que me contactou - tomara ela que eu nem me lembrasse - fui eu que decidi não ser apanhada de novo, desprevenida, igual ao que me aconteceu no primeiro confinamento.


Resolvi dizer adeus ao moderno cabelo encaracolado e amadeixado, e assentei arraiais no salão, disposta e preparada para sair de lá pronta a aguentar-me até à Primavera sem me parecer com a mulher das cavernas em que me tornei vai para um ano. (Até a máscara foi um alívio para se não ver o buço basto e farfalhudo- lembram-se?)


Corte à vontade Dona Joana, - ele volta a crescer. Entrementes, fotografava-me e enviava para a minha mana. Em tempo real - rezavam as legendas.



Ele foi o buço, foi mãos, pés, tudo aparado e preparado. Para  mim, para meu próprio contentamento. Já basta ter de ficar em casa a sós comigo mesma, que ao menos ao olhar-me, olhe e goste do que vejo.

A minha mana diz que fiquei mais nova dez anos...Fiquei?







    😀    😀    😀   😀 

45 comentários:

  1. Também fui tirar os bigodes e o resto. Lool
    Fica muito bem:))
    --
    Sonhos guardados, matizados...
    -
    Beijo, e uma óptima noite :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu é mais buço, Cidália e dizem que pêlo na venta também.
      Embora não seja uma pessoa azeda nem ande de mal com a vida. 😀

      Boa noite também para si.
      Um abraço.

      Eliminar
  2. Ninguém merece mesmo ficar em casa confinada e não gostar do que vê no espelho...Eu ,por exemplo, estou URGENTEMENTE necessitada de um bom banho de loja, de canelos, deia de noiva,enfim,rs...beijos, ficaste linda! chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não percebi muito bem do que estás precisada, Chica, mas presumo que seja do mesmo que eu. 😀

      Beijinhos, fica bem.

      Eliminar
  3. Dois apontamentos
    Primeiro:
    Nunca desmentiria a sua mana
    O outro:
    Há mulheres lindas
    que quando tiram a máscara
    metem medo ao susto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha mana é danadinha para a brincadeira, tanto assim que, logo de seguida, me enviou o dístico.

      Concordo com o segundo apontamento.
      Tanto assim é que não tirei a minha... é natural, é cirúrgica, é das verdadeiras. Não é daquelas que mudam, conforme a cor da indumentária. 😀

      Eliminar
  4. oi Janita
    Gostei muito da homenagem ao Rogério, e como já estava fechado para comentários deixo aqui os meus parabéns pela publicação linda, pelos poemas que eu gostei imensamente.
    Bem, é isso _ sem maiores palavras que foi como pediu.
    E, li por aqui que iniciam aí outro momento 'lockdown' e fizestes muito bem ir ao salão, se reinventar e gostar de ti mesma, durante esse período. Maravilha, eu gostei do que vi, Janita.
    Agora, é curtir o espelho e esperar que a vacina que ja passa por aí, amenize a situação. Aqui, estão falando que começa na próxima semana e os números continuam crescendo e o verão levando todos pra rua. Emfim, um País gigante não sei qdo essa vacina vai atingir em massa aos 209 milhões de habitantes.
    Vamos crer!
    Um abraço e fica bem, amiga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Lis.
      Por aqui parece-me que uma grande percentagem das pessoas, anda mais interessada na campanha eleitoral do que na vacinação. Em boa verdade também não estou muito interessada em tomar a vacina, embora me digam, no Centro de Saúde, que pertenço ao grupo de risco. Hoje resolvi brincar comigo mesma e rir um pouco, preciso arejar a cabeça de certas ideias que me fazem mal.
      A ida ao cabeleireiro foi um escape. O que vem por aí já não é novo, mas assusta.
      Obrigada, Lis. Um beijinho e tudo de bom para vocês.

      Eliminar
  5. Acho que sim
    Mudar com intenção e vontade e sempre para melhor
    😊

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem sempre as mudanças na aparência significam melhorias no espírito. Antes fossem, Miguel.

      Um abraço e obrigada. 😊

      Eliminar
  6. Atitude positiva perante o confinamento. Estimo que supere com ânimo este momento.
    Boa Noite. Saúde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como já me vai conhecendo, talvez fosse dispensado o esclarecimento de que nem sempre me sinto com ânimo tão positivo. Mas vou lutando contra o meu lado mais negativista, lá isso vou.
      Gosto de o ver por aqui. Obrigada por ter vindo!

      Um abraço, com votos de muita Saúde e Esperança num amanhã melhor.

      Eliminar
  7. Ficou muito bem. Gosto dessa sua atitude positiva.
    Abraço e saúde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Elvira!

      Um abraço, com votos de Saúde.

      Eliminar
  8. Foste uma mulher muito corajosa hoje. Devo dizer que o penteado é moderno e que te faz parecer mais nova!!
    : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho de concordar contigo, querida Catarina!
      Não é para qualquer uma postar uma foto actual, depois de ter colocado no perfil outra de há mais de vinte cinco anos... 🤭
      Mesmo com a máscara, dá para ver como o olhar perdeu o brilho, os olhos ficaram mais pequenos e as pálpebras mais papudas...ahahahah.
      Não há nada mais divertido do que rirmos de nós.

      Beijinhos.

      Eliminar

    2. Quando te achei corajosa foi em relação ao teu cabelo. Um corte muito “drástico”, que saiu muito bonito. Nada a ver com as fotografias.
      Bjos

      Eliminar
    3. Eu já disse que gosto muito da foto do cabeçalho, não disse? Não me recordo.

      Eliminar
    4. Ah, Ok! Pensei, talvez, de acordo com o meu próprio pensamenteo, Catarina.
      Sim, creio que já tinhas feito referência à foto de cabeçalho. Ou tu, ou a Teresa. Sei que já havia respondido que me tinha chegado vinda dos Países Baixos.

      :)

      Eliminar
  9. Respostas
    1. Sempre gentil, Pedro. Obrigada. De qualquer modo optei por um estilo de corte de cabelo mais conservador, em relação ao que usava desde há muitos anos.
      Beijinhos, bom fim-de-semana

      Eliminar
  10. Bom dia
    Quase todos os meses vou ao cabeleireiro , mas desta vez quando quis marcar , já não havia vaga , por isso pelo menos para o cabelo, não sei quando vai ser , já que a barba vou-me desenrascando em casa.
    Bom fim de semana

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde, JR.
      Habituados que estavamos a ter quem cuidasse da nossa aparência, passamos a ter que arranjar formas de sermos nós a ter esses cuidados. Cortar o cabelo foi uma opção minha atendendo a essa privação.

      Obrigada e um bom fim-de-semana.

      Eliminar
  11. Apesar da situação não estar para graças, temos que louvar o seu bom humor.
    Abraço.
    Juvenal Nunes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Juvenal.
      Pudesse eu solucionar este terrível inimigo que, lentamente, atingiu o mundo e já ceifou milhões de vidas, eu o faria a sorrir, acredite ou não. Choros e lamentos não isolam o vírus.

      Abraço e bom fim-de-semana.

      Eliminar
  12. Vou escrever um comentário mas a medo, devo confessar, porque isto de "UM" atrever-se a tecer apreciaçõns sobre a beleza de "UMA" tem grandes hipóteses de acabar mal. Mas enfim, já que o texto o sugere (diria: ordena), aqui vai:
    -A máscara não tem grande beleza, (tenho algumas iguais), incluindo a cor que mais lembra um azul defunto do que um azul bebé.
    -Mas o lenço (écharpe?) no pescoço sim, é colorido e dá-te um "ar" jovem.
    -O olhar (sem óculos) também o conheço bem: ficamos pitosgas, né?
    -Os óculos dão-te um aspecto mais professoral; talvez que numa cor mais "viva" te alegrasse o semblante (que não deixa de ser lindo evidentemente).
    -O penteado, bem o penteado é... é um penteado... não percebo nada de penteados por isso é melhor nada acrescentar e nem tocar num cabelo.
    -À, ainda sobre o cabelo, a cor: sempre é melhor do que aquela cor roxa, ("caju" ou lá que é), e que vai mudando para um dégradé cada vez mais branco nas bases. Nem sei porque estou a referir isto; eu nem percebo de cabelos ô_ô
    -E "prontes", nada mais tendo a acrescentar termino com um grande beijinho (isto é contraproducente porque ou é grande ou é beijinho, né?, mas como já está escrito assim fica), deste amigo que se assina: kok.

    ps. a camisola (ou lá o que é) tinha mesmo que ser cinzenta?
    pss. sem esquecer os muitos sorrisos às cores! ;))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Medo, tu?... Tentarei responder às tuas dúvidas e esclarecer essas tuas ideias preconcebidas que tens a meu respeito, amigo KOK.

      1- A máscara é a recomendada pela DGS. A cirúrgica, usada nos hospitais, porque carga d'água haveria eu de usar uma bonita e diferente da maioria das pessoas?

      2- O lenco está na 1ª foto que foi tirada no mesmo local mas em Outubro do ano passado. Desta vez levei uma 'écharpe' com pompons nas extremidades. Linda, por sinal, mas estava ainda no bengaleiro, junto ao casaco.

      3- O olhar sem óculos, estava a olhar para o 'stupidphone' a mandar as fotos para a minha mana. Anyway, com ou sem óculos, está pitosga, sim.

      4 - Os óculos são recentes e nunca escolho armações a dar muito nas vistas. Gosto destes... as lentes são progressivas e têm um bom campo visual lateral. :)

      5- NUNCA pintaria o cabelo de cores acobreadas. Detesto.
      Este tom castanho dourado é muito bonito e cobre bem as brancas que já eram mais que muitas.

      Ufa!! Satisfeito? Um grande beijinho tá de bom tamanho.

      Ah, a camisola não é lisa. Tem umas barras em forma de V em tom rosa-velho do mais lindo que possas imaginar.

      E pronto, seu cusca.
      Abraço e mil sorrisos para ti que és amigo antigo e ainda mereces. 😀 😀

      Eliminar
  13. Ficaste muito bem!
    Eu também fui fazer o mesmo...ele foi mãos, pés e o cabelito, buço felizmente não tenho :)
    Espero que dure um mês.
    Confinadas, mas conformadas. :)

    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tens bigode, Manu? Mas olha que não há portuguesa sem bigode. ehehehehe

      Isso da conformação é que é coisa que não me assiste, amiga.
      Sou e serei uma eterna inconformada. Pelo que nunca serei feliz...Eu sei!

      Um beijinho grande e bom fim-de-semana.


      Eliminar
  14. Isto dos cabelos eles são tantos tem que se lhe diga.
    Voltei para te dizer que estou solidário contigo e também eu fui "à tosquia" e fiquei mais leve mas nem por isso mais novo que isto dos rejuvenescimentos não é para todos. ó_*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aquilo de parecer mais jovem foi brincadeiora da minha irmã que usa o cabelo cortado à escovinha.
      Fizeste bem em ir à tosquia, essa tua juba indomável de leão albino tem de ser aparada rente. 😀

      Beijinhos.

      Eliminar
  15. E ainda há quem goze por haver gente que protesta contra o encerramento dos cabeleireiros!
    Estás muito bem!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gozam, porque não sabem o problema que representam estas paragens na vida das funcionárias que ficam sem ganhar durante todo este tempo. O assunto não passa apenas pela suposta superficialidade que envolve a profissão, é muito mais abrangente.
      Um abraço e bom fim-de-semana.

      Eliminar
  16. Janita, está linda, fizeste bem !
    Eu como uso o cabelo curtinho vou à cabeleireira todos os meses, para manter o corte, fui lá a semana passada, também com direito a tudo (;
    O meu cabelo ainda aguenta dois meses, mas o resto é mais complicado ((:

    Também tenho pena de quem trabalha por conta própria, que paga renda, com empregadas... está a ficar tudo muito cansativo e até dramático ...
    Beijinho e continua a cuidar de ti !


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esqueci-me de comentar quanto à vacina, como sou linda devo ser primeiro ... agora a sério, não tenho problema alguma em levá-la, pelo contrário.


      Eliminar
    2. Fê, vivemos tempos difíceis e, ainda que ninguém goste que se diga, se, e quando se vencer este flagelo, outro nos aguarda igualmente penoso: o tributo que teremos de pagar para sairmos da crise económica que se irá fazer sentir inevitavelmente.
      O futuro dos jovens não se apresenta nada risonho.
      Muita coisa vai acontecer e já não será para os meus dias.

      Um beijinho e cuida-te também.

      Eliminar
  17. Ó senhora da foto, viu por aí a Janita? 👀
    Se a vir, dê-lhe um beijinho meu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ehehehehh...António, creio que nunca li um comentário teu que me divertisse tanto. 😂 😂

      Eliminar
    2. Ah, encontrei sim. A Janita disse para retribuir o beijinho. 😘

      Mais outro desta senhora... 😘

      Eliminar
  18. Eu tbm cortei o cabelo esta semana, não fosse acontecer e o mesmo que na primavera.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fez bem, Último. Isto de confinamentos, nunca fiando.

      Eliminar
  19. Parece-me que ficou bem, mas vai ser precisa uma fotografia sem máscara (eu já não corto o cabelo desde Março do ano passado, até parece promessa embora não seja)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu ainda estava sentada na cadeira onde me cortaram o cabelo, Gábi. Mas tu tens um cabelo muito bom, o meu é fino e fraco, para o manter em condições e com algum volume, não o posso deixar crescer muito e ele já estava muito grande.

      Beijinho e bom fim-de-semana, Gábi. :)

      Eliminar
  20. Ó Janita, eu não fui ao cabeleireiro. Nem me lembrei disso! Costumo fazer madeixas porque tenho muito poucos brancos. Só que, como uso o cabelo comprido, as madeixas já passaram a californianas. 🤣

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas eu, UmaMaria, já estava mesmo a precisar de um bom banho de salão. Espigado nas pontas e com uma das ditas para cada lado não aguentava olhar para mim assim mais um mês.
      Beijinhos. 😘

      Eliminar