sábado, 30 de janeiro de 2021

QUERO.

 

Imagem retirada da Net.




Quero ver todas as crianças sorrir
Quero que todas tenham carinho e amor
Quero que sejam alegres passarinhos
Quero que não tenham um ar sofredor.


Vamos todos transformar o choro
Em risos, olhos brilhantes e felizes
Deixai vir a mim as criancinhas
Disse Cristo ao abençoar os petizes.


Quisera eu ter  poder tamanho
Soubera eu como trazer Paz ao mundo
Espalhava riso e alegria plas crianças


Faria com que ao serem adultos amanhã
Não sofressem nem fizessem sofrer
Que tudo à sua volta fosse um lugar fecundo.




Nota: Faço saber que está longe de mim a ideia de ter aqui escrito um Soneto, nem agora nem nunca. Como já alguém disse, e bem, não bastam duas quadras e dois tercetos para classificar uns versos de soneto. Não estudei a técnica de escrever poesia. Não percebo de métrica nem de fonética. Ao encontrar a imagem da criança a chorar, entristeci-me e iniciei uma sequência de palavras que ditaram o meu sentir. Apenas isso. Obrigada pela vossa compreensão.






28 comentários:

  1. Acho que perceber de métrica e fonética é só um obstáculo para a fluidez na poesia
    Eu tb não percebo nem quero perceber nada disso. 😊
    Gostei da criatividade

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que alívio, Miguel...que alívio!
      Vai ver, o entrave que me inibe e coarta a liberdade de expressão, é esse complexo da minha ignorância na matéria.

      Obrigada.

      PS- Desta vez, até substituo o abraço por dois beijinhos, um em cada bochecha. 😊

      Eliminar
  2. Bom dia
    Para mim a poesia é descrever aquilo que nos vai na alma para fora em certos momentos que nos sentimos mais inspirados e tantas vezes a propria saudade e ansiedade .

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde, JR.

      Sim, é isso, embora eu saiba que o conhecimento nos facilita em muito a forma como nos expressamos. Por vezes, só o sentir não chega, é preciso saber como passar a mensagem.

      Obrigada e um bom fim-de-semana.

      Eliminar
  3. Não sendo expert em poesia, como é sabido, gosto do ritmo dos sonetos.
    Sendo eu ainda miúdo, retenho na memória um mais miúdo que eu a chorar, com frio e fome, numa aldeia próxima da minha e por onde estava a passar. Retrato que se sabe existir um pouco por todo o Mundo. Devia ser proibido.
    Um beijinho com votos de um bom dia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será que neste mundo de Cristo, ainda nenhum estadista ou instituição benemérita, descobriu como erradicar a pobreza? Erradicado esse flagelo não haveria fome. Utopia, eu sei.

      No caso desta desta menina não me parece que o choro seja causado pela fome, tão pouco me parece birra. Creio que é uma mágoa funda, um ferimento na alma.

      Outro Beijinho para si, com a minha gratidão.

      Eliminar
  4. E um belo desejo cheio de humanismo mas impossível de alcançar!
    A vida é assim!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei, querida Leo, eu sei, mas se nós pudessemos, faríamos com a vida fosse diferente, não era?

      Um beijinho com votos de um apaziguador e soalheiro fim-de-semana.

      Eliminar
  5. A sensibilidade sobrepõe-se sempre à técnica, Janita, e é nisso que reside a força e o impacto de qualquer texto.
    Que tens um profundo sentir, não tenho qualquer dúvida. E é isso, podes crer, o que verdadeiramente interessa.

    Um beijinho, Maria Antonieta :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só tenho a agradecer-te essas palavras tão reconfortantes, AC.
      Amigos assim nunca nos deixam afundar. Bem-hajas.

      Um beijinho, Agostinho! :))

      Eliminar
  6. Não interessa se percebe ou não. Interessa sim, o sentimento com que os escreveu. Sim, escreveu-o com o coração ! AMEI!
    -
    A voz que me afaga e endoidece
    .
    Beijo, e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sensibilizou-me o seu comentário, Cidália.
      Muito obrigada pela confiança que em mim deposita.

      Um forte abraço. :)

      Eliminar
  7. Escrever com o coração é poesia, soneto ou não, minha amiga.
    Eu também quero !!!

    Um beijinho e continuação de bom fim de semana !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com uma opinião tão abalizada como a tua, tenho mais é que ir em frente, sem temor, Fê.
      Querer, queremos todos, não é verdade? Ainda que uns possam manifestá-lo com mais veemência do que outros, mais ensimesmados.

      Um beijinho com igual desejo.

      Eliminar
  8. Quando há emoção e sensibilidade, para transmitir o que nos comove e que nos vai na alma, não há métrica nem fonética que estrague o teu sentir e quando se fala de crianças que sofrem, tudo flui com harmonia, como aconteceu com as tuas belas e sentidas palavras

    Continuação de bom fim de semana.
    Beijinhos Janita
    😘😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas, se com conhecimento, talvez que a emoção possa ser envolvida numa 'embalagem' mais atractiva e melódica ao ouvido, querida Manu. Só isso.

      Um beijinho grande com votos de bom Domingo, Manu. 😘

      Eliminar
  9. Não creio que a tua generosidade
    e querer sirvam para grande coisa
    nestes tempos que correm

    mas registo a tua comoção
    com as crianças que sofrem

    Cristo?
    Quem é?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo absolutamente com as palavras do Rogério.

      Cristo?
      O primeiro comunista!

      Eliminar
    2. Rogério.

      Por essa ordem de ideias, ou seja, se tudo o que sentimos e manifestamos através da palavra, seja escrita ou falada, não valesse de nada, como esvasiaríamos a alma do peso que nos consome?

      Quem foi Cristo?
      Foi um ser idealista que, tal como o Rogério, também sonhou mudar o mundo.
      Quando alguém de si se aproximar e um beijo lhe der, fique alerta.

      Eliminar
    3. Teresa.
      Assim todos os comunistas tivessem o espírito de sacrifício e a capacidade de perdoar como teve esse comunista, condenado à morte, enquanto o maior vigarista e ladrão de todos os tempos era poupado pelo povo.
      Hoje, dás razão e amanhã, quiçá, já não! :)

      Um beijinho.

      Eliminar
    4. Olha que o comentário do Rogério é mais condizente com aquilo que eu penso do que aquilo que ele pensa, senão não continuava a lutar sem tréguas para um mundo melhor 🌎

      Eliminar
    5. 😊 Traduzindo e concluindo, Teresa:

      Sabes traduzir e expressar melhor o pensamento do Rogério do que ele próprio. O nosso amigo anda demasiado assoberbado de afazeres para se dedicar, apenas e só, a ser um novo Salvador.

      (Deus me perdoe. )

      Eliminar
  10. É um bonito desejo, um sonho que todas as pessoas de bom coração têm embora não o expressem assim. Não será soneto, por falta de métrica mas é poesia e me emocionou.
    Abraço, saúde e bom domingo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico muito emocionada e feliz com o seu comentário, amiga Elvira.
      Bem-haja pelas palavras que sei serem sinceras.

      Um beijinho grato com votos de um bom Domingo.

      Eliminar
  11. Também quero, Janita. Também quero.
    E de poesia, o que interessa é senti-la.

    ResponderEliminar