domingo, 26 de maio de 2024

____CANTAR RECANTADO____

 


Obsessão

Dentro de mim canta, intenso,
Um cantar que não é meu:
Cantar que ficou suspenso,
Cantar que já se perdeu.

Onde teria eu ouvido
Esta voz cantar assim?
Já lhe perdi o sentido:
Cantar que passa perdido,
Que não é meu estando em mim.

Depois, sonâmbulo, sonho
Um sonho lento, tristonho,
De nuvens a esfiapar
E, novamente, no sonho
Passa de novo o cantar...

Sobre um lago, onde em sossego
As águas olham o céu,
Roça a asa de um morcego.
E ao longe o cantar morreu.

Onde teria eu ouvido
Esta voz cantar assim?
Já lhe perdi o sentido...
E este cenário partido
Volta a voltar, repetido,
E o cantar recanta em mim.

*************

Francisco José  Bugalho, in "Margens"

 26 de Julho 1905, Porto   
29 de Janeiro de 1949, Castelo de Vide

[ "O poeta da calma melancolia alentejana" ]

______________________________

19 comentários:

  1. Rogério V. Pereira26 maio, 2024 01:14

    Que canto tão triste
    A que chama obsessão
    Eu tenho a esperança em riste
    E lha estendo em minha mão

    Que recante
    de hoje em diante

    Beijo entristecido



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já fui cantar, no teu canto
      O meu cantar em sobressalto
      Atenta naquele meu recanto
      E ergue o teu coração ao alto!

      Beijos.
      (Tentando fugir a um Fado triste)

      Eliminar
  2. Gostei do poema! Se de 1905 a 1949 foi o seu tempo de vida, ele não andou por cá muito tempo. O meu irmão mais novo viveu, exactamente, esse tempo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Descobri, recentemente, este poeta que se fixou no Alentejo e por lá se finou. Gostei do seu estilo. Fico muito contente por também lhe agradar, o que em boa verdade, devo dizer não ser nada fácil.

      Muito pouco tempo de vida, sim. Se temos só uma vida para viver, deveria ser longa, longa...até nos fartarmos de cá andar e pedir para ir embora, não acha?

      Eliminar
  3. Desconhecia mas apesar de melancólico gostei!
    Beijos e um bom domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tão melancólico, quão melancólicas são as paisagens alentejanas e os seus cantares.
      Beijinhos e dias alegres.

      Eliminar
  4. O cabeçalho é especial hoje! Gosto.
    Parece que ontem foi o dia da melancolia para muitos blogues. Como não quis ficar também melancólica não comentei em nenhum. : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se ontem a melancolia andou no ar, hoje, em alguns sites não está melhor. Diria mesmo estar pior: é tétrica!!
      Acho que, por aqui, nem está mal de todo! : ))

      O gatinho do cabeçalho já não pertence ao mundo dos vivos.
      Felizmente, fiquei com esta recordação.
      Beijo

      Eliminar
  5. Belo poema, melancólico mas gostei!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se gostaste, é porque há no ADN de todos nós um pouco de atração pelo estado puro de melancolia. : )

      Abraço.

      Eliminar
  6. Citando Speedy Gonzalez - Arriba, arriba!!!
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, esse ratinho esperto é que levava bem a vida!! : ))

      Beijinhos, boa semana

      Eliminar
  7. Não conheço na do poeta, mas gostei do poema. Está muito bem trabalhado e é agradável de ler.
    Obrigado pela partilha.
    Um abraço e boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez tenha sido o apelido do poeta que me despertou a atenção, a verdade é que li a sua biografia e algum conteúdo da sua obra e gostei muito.
      Eu é que lhe agradeço as visitas, caro Jaime.

      Um abraço e boa semana.

      Eliminar
  8. Melancolia. Quem nunca não é?
    Apesar de tudo, também gosto do cabeçalho. Bem bonito o bicho.
    Enquanto por cá andou, encantou de certeza.
    A escolha da fotografia também se deveu á melancolia?
    Um abraço,
    Sandra Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diz-se que só os tolos - quiçá, por alienados da crua realidade, -andam sempre alegres. Uma pessoa dita normal, tem os seus dias. Dias para a alegria e outros para a tristeza. Muitas vezes, sem motivo aparente, mas o nosso subconsciente está atento e de vez em quando desperta-nos da 'bobeira', como dizem os nossos irmãos de além-mar. : )
      Acho que não, Sandra. A escolha da foto foi aleatória.
      Embora sinta saudades de todos os animais que tenho criado por aqui e aqui têm crescido, quando um desaparece, como foi o caso do Malhado, o gato mais lindo e esperto que já tive, logo me trazem um recém-nascido. Este foi atropelado e o Malhado respondeu ao chamado do apetite sexual em fevereiro de 2023 e nunca mais apareceu.
      Agora, tenho um todo negro com o rabo quadrado que já foi castrado...E não é que versejei? :))
      Um abraço.

      Eliminar
  9. Nem mais. Comigo também acontece assim.
    Então venha uma fotografia do gato negro (eu adoro gatos pretos, sou ao contrário das outras pessoas!) com o rabo quadrado que já foi castrado (e assim não foge, o malandro).
    E a ode aos gatos, de Pablo Neruda (creio eu).
    Um abraço, Janita!
    Sandra Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por enquanto, o último felino que circula cá por estes domínios, ainda não teve o privilégio de ser fotografado...não calhou!
      Quando o apanhar a jeito, numa pose que se lhe veja bem a cauda, e eu o telemóvel à mão, sai retrato!
      Um abraço, Sandra.
      Boa noite.

      Eliminar