terça-feira, 21 de maio de 2024

TERÇAS-FEIRAS MUSICAIS.

 



António Zambujo, Buba Espinho e Luís Trigacheiro

 (Um Dia Hei-de Voltar)




Fui ao jardim meu amor
Pra me despedir de ti
Vou embora e não quero
Que tu te esqueças de mim

Um dia hei-de voltar
Seja lá quando isso for
É cá que eu quero ficar
Ao pé do meu lindo amor

Ao pé do meu lindo amor
De olhos verdes cor de mar
Seja lá quando isso for
Um dia hei-de voltar

Levo-te no coração
Levo-te no meu sentido
Um dia quando eu voltar
Hei-de me casar contigo

Um dia hei-de voltar
Seja lá quando isso for
É cá que eu quero ficar
Ao pé do meu lindo amor

Ao pé do meu lindo amor
De olhos verdes cor de mar
Seja lá quando isso for
Um dia hei-de voltar.



NOTA: Poder-se-ia dizer que este cantar alentejano é mais elitista. Todavia, nem por isso deixa de ser Cante! Sobre esta minha opinião, fica o convite à palavra a quem se quiser pronunciar. 

-----------------------------------------------------


22 comentários:

  1. Tb acho que se pode considerar cante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se consideras, fazes parte do meu núcleo de considerandos, Catarina. : )
      Beijo.

      Eliminar
  2. Parece tão fácil, não parece?
    Vozes afinadas, um piano.
    E a magia acontece.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem diria, não é Pedro?
      Quem diria que o Cante Alentejano, que os meus antepassados cantavam, num canto triste e dolente, para afugentar o cansaço e a tristeza, poderia conter tanta beleza e magia...e ser acompanhado ao piano?!
      Beijinhos.

      Eliminar
  3. Que maravilha e gostei de ouvir porque desconhecia.
    Beijos e um bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando se houve uma melodia nova ou um novo estilo melódico, pela primeira vez, ou se gosta ou não se gosta.
      Que bom teres gostado, Fatyly!
      Beijinhos.

      Eliminar
  4. Bom dia
    Um género de música que para se gostar , tem de se ouvir com atenção para se aprender a gostar , e eu que não gostava mas agora até aprecio muito.

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O ouvido é como o paladar, JR.
      Às vezes, estranhamos paladares e sons, mas quando nos habituamos a gostar, acontece como nas coisas que de princípio se estranham e despois se entranham. : )
      Tenha um bom dia também.

      Eliminar
  5. Tem toda a toada de vozes e linha melódica do cante que eu adoro.
    E vem provar que nenhum alentejano canta sozinho, isso é cante!
    Gostei muito!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que dentro do teu peito, querida Leo, bate um coração alentejano... e que a tua alma tem muito de Florbela Espanca.

      Ainda que te consideres prosaica, o lirismo nestas tuas palavras, desmente-o. : )

      Um abraço.

      Eliminar
  6. A Janita adivinhou as preferências de quem manda aqui no meu serviço?
    Tivemos o Buba a actuar no 25 de Abril e teremos o Zambujo no dia 1 de Junho, dia do Concelho.
    Só falta o Trigacheiro.
    Um abraço,
    Sandra Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adivinhar, não adivinhei, Sandra. Mas não é difícil de crer que entre o Corridinho Algarvio e o Cante Alentejano há uma ligação que os completa. : )

      Ouvir "As Mondadeiras" na voz de Trigacheiro é ficarmos com todos os pêlos do corpo eriçados!!

      https://www.youtube.com/watch?v=GhCTg2bjtCU

      Um abraço.

      Eliminar
  7. É cante, sim, mas o piano está a mais. Dos três, só conhecia o Zambujo. Ignorante me confesso.
    Por que, sendo nato do Alto Douro, gosto tanto do Alentejo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O piano, aqui, nesta versão, é aquela nota de originalidade que é normal adicionar em tudo o que é inovador. Eu gostei!
      É natural que dos três alentejanos só conheça o Zambujo, José.
      O Buba Espinho e o Luís Trigacheiro já são pãezinhos de outra fornada... 😊
      Quem sabe tenha uma costela alentejana? É só questão de averiguar a sua árvore genealógica...

      Eliminar
  8. Gostei muitíssimo.
    Um clássico moderno lindíssimo.
    Eu, mulher do Norte de Portugal, digo que o piano não está a mais.
    O piano dá-lhe um toque original e maravilhoso.

    Abraço da aldeia do Düssel sob tempestade e trovões — quase como na Assembleia Nacional 🇵🇹

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei da denominação "clássico moderno" relativamente ao Cante, Teresa. 👍
      Parece que o mau tempo resolveu ir visitar o Norte da Alemanha.
      Tem cuidado com as enxurradas.
      Como és leve como uma pluma, tens de ter duplos cuidados.

      Beijinhos


      Eliminar
  9. Penso que foste tu que me deste a conhecer o Trigacheiro e sempre fui fã de piano, acho este conjunto musical soberbo.
    Beijinhos Janita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em boa verdade devo dizer que não me recordo, Manu.
      Mas se tu o dizes, é porque sim.
      Aqui, estão os três ao mesmo nível, embora a estrela que mais brilhe seja a do Buba, creio que o autor desta versão.
      Beijinhos, Manu!

      Eliminar
  10. Um trio fantástico que adorei ouvir. Elogio o seu bom gosto musical.
    Cumprimentos poéticos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grata pela visita e simpáticas palavras, Rycardo.
      Cumprimentos retribuídos.

      Eliminar
  11. Ontem, andei por fora, por isso não ouvi o Zambujo cantar. Mas cá estou para pôr a escrita em dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bem! Falta justificada.
      Se ouviu o Zambujo também ouviu os outros dois.
      E então, gostou?
      Isso é que é o mais importante!!

      Eliminar