domingo, 5 de maio de 2024

____HOJE, CELEBRAMOS O DIA DAS MÃES, COMO EU...

 ....mas um Filho que foi criança/poeta como o meu, só eu!


1984

Para Ti, Querida Mãe

Os anos passam por ti como a água de uma 
cascata por uma pedra, a água desgasta a pedra,
a pedra sofre. O seu sonho é que as águas da cascata
abrandem um pouco a sua força. Pois sim,
a água é cruel. Detrás dessa pedra existem duas pedrinhas,
a pedra sofre, tapa-as para que nem um 
pingo de água as afecte. Uma vez que a pedra se 
desgaste, as 2 pedrinhas têm de lutar contra
a força da água para sobreviver.

❤❤❤❤

Esta minha foto é de um tempo posterior ao descrito nos poemas do poeta/menino.

1985

Querida Mãe: Envio-te este poema:

Debaixo da mise com madeixas brancas
que lindos olhos tens!
Mas o rosto macerado, de andar na banca 
e na máquina,* de manhã até ao sol posto.
O jeito das mãos torcendo o robe entre
os dedos, é de mágoa, é de saudade.

Ai Mãe  
 levanta os olhos do chão 
 que eu quero ver 
o sol nascer!

* A máquina referida era a de tricotar. 

❤❤❤❤


❤❤❤❤

Mãe, tu dás-me amor

Mãe, tu és a minha protecção

Cada vez que te atinge a dor

Atinge também o meu coração

❤❤❤❤❤❤

Queridos Filhos.
 
 Quarenta anos se passaram sobre estas datas, estas demonstrações de amor e dedicação. A pedra foi ficando desgastada, sim, mas ainda tem força suficiente para vos apoiar quando dela precisam.
As pedrinhas, essas, souberam fazer-se à vida e à sua própria luta, quando se sentiram preparadas. Nunca a pedra mãe foi um obstáculo a que seguissem o seu caminho. O caminho por vós escolhido, meus filhos queridos.
Este ano, neste Dia especial, pedra, pedrinhas e outras pedrinhas, ramos da pedra Mãe, iremos festejar a Vida, todos juntos.  
Há lá Felicidade maior e melhor recompensa?

A  TODAS AS MÃES DO MUNDO
O MEU ABRAÇO 
SOLIDÁRIO

❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤

13 comentários:

  1. Sois uma família de poetas! Ainda bem, assim entendem-se melhor!
    Essa trepadeira que aparece na foto de capa como se chama? Aqui, no Minho, há casas velhas e abandonadas cobertas com essas trepadeiras que lhes dão um aspecto de festa, quando estão floridas!

    ResponderEliminar
  2. Que post mais lindo, poético e terno!
    Que bom ter filhos poetas!
    As flores do cabeçalho lembram-me a minha infância no pátio da avó paterna que foi mãe de nove e entre eles um poeta com livros publicados.
    Feliz Dia da Mãe, Janita!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adorei o teu post tão bonito!
      Também tenho várias cartas das filhas mas hoje não nos podemos juntar porque ambas foram trabalhar.
      Beijos e um dia feliz amiga

      Eliminar
  3. Bom dia
    Que prendas mais lindas. Valem milhões .
    Se me permite , um Abreijo .

    JR

    ResponderEliminar
  4. Homenageaste as mães de uma forma ímpar.
    Grato por isso.
    Beijinhos, Janita.

    ResponderEliminar
  5. Rogério V. Pereira05 maio, 2024 16:26

    Dá um abraço meu ao teu Luís

    Bjinho

    ResponderEliminar
  6. Que linda celebração do Dia da Mãe, Janita! :)

    Recebo o seu abraço solidário e deixo-lhe aqui o meu! ❤️

    ResponderEliminar
  7. O teu filho herdou a tua veia poética!
    A tua filha a tua beleza?

    Homenagem comovente e maravilhosa a todas as mães do mundo.
    O teu abraço é para a minha mãe portuguesa com uma costela espanhola.

    A ti deixo a minha admiração pela fenomenal publicação.

    ResponderEliminar
  8. Videochamada com a minha mãe.
    No próximo domingo será a celebração com as mães de Macau.
    Beijo, boa semana

    ResponderEliminar
  9. Um post inundado, não de água, mas de ternura e amor.
    Uma bela e bem elaborada homenagem às mães de todo o mundo.
    Uma átima semana.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  10. Feliz Dia das mães para todas as mamães! Elas merecem isso e muito mais. Sou muito grato à Deus pela vida da minha mãe. Temos que valorizar e fazer de tudo por elas.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderEliminar
  11. Caros Amigo e visitantes:

    Tintinaine - Rosa dos Ventos 🙏 - Fatyly 🌼- Joaquim Rosário - José (500) - António - Rogério Pereira ( o abraço foi entregue e o Luís mandou outro) - Maria João 🧡- Teresa 😊 - Pedro Coimbra - Jaime Portela - e Jovem Jornalista Emerson Garcia.

    O Meu Dia da Mãe, este ano, prolongou-se por dois dias. Tão gratificantes e especiais que dificilmente voltarei a viver outros iguais.

    Do fundo do coração vos agradeço as palavras de ternura e apreço.
    Para todos, mando um afectuoso abraço.
    Bem-Hajam!

    ResponderEliminar