terça-feira, 14 de maio de 2024

TERÇAS-FEIRAS MUSICAIS.

 


 Joaquin Sabina 
 "Y Nos Dieron las Diez" 

(Um pouco de romantismo fica sempre bem)




Fue en un pueblo con mar, una noche después de un concierto
Tú reinabas detrás de la barra del único bar que vimos abierto
Cántame una canción, al oído, y te pongo un cubata
Con una condición: Que me dejes abierto el balcón de tus ojos de gata

Loco por conocer los secretos de tu dormitorio
Esa noche canté al piano del amanecer todo mi repertorio
Los clientes del bar, uno a uno se fueron marchando

Tú saliste a cerrar, yo me dije: "Cuidado, chaval, te estás enamorando"
Luego todo pasó, de repente, tu dedo en mi espalda
Dibujo un corazón y mi mano le correspondió debajo de tu falda

Caminito al hostal nos besamos, en cada farola
Era un pueblo con mar
Yo quería dormir contigo y tú no querías dormir sola

Y nos dieron las diez y las once
Las doce y la una, y las dos y las tres
Y desnudos al anochecer, nos encontró la luna

Nos dijimos adiós, ojalá que volvamos a vernos
El verano acabó, el otoño duró lo que tarda en llegar el invierno
Y a tu pueblo el azar, otra vez el verano siguiente

Me llevó, y al final del concierto
Me puse a buscar tu cara entre la gente
Y no hallé quien de ti me dijera ni media palabra
Parecía como si me quisiera gastar el destino una broma macabra

No había nadie detrás de la barra del otro verano
Y en lugar de tu bar me encontré una sucursal
Del Banco Hispano Americano

Tu memoria vengué, a pedradas contra los cristales
"Sé que no lo soñé", protestaba mientras me esposaban los municipales

En mi declaración alegué que llevaba tres copas
Y empecé esta canción en el cuarto
Donde aquella vez te quitaba la ropa

Y nos dieron las diez y las once
Las doce y la una y las dos y las tres
Y desnudos al anochecer nos encontró la luna

Y nos dieron las diez y las once
Las doce y la una y las dos y las tres
Y desnudos al anochecer nos encontró la luna

❤ ❤ 


( Penso não carecer de tradução, todos nós, portugueses, entendemos bem o castelhano, já se fosse o contrário...nuestros hermanos, não nos entendem, nem querem entender...)


***********************************************

33 comentários:

  1. Respostas
    1. VIVA!! 😊

      Entre flores, fandanguillos y alegría
      Nació mi España, la tierra del amor
      Sólo Dios pudiera hacer tanta belleza
      Y es imposible que puedan haber dos
      Y todo el mundo sabe que es verdad
      Y lloran cuando tienen que marchar

      Por eso se oye este refrán
      "Que viva España"
      Y siempre la recordarán
      "Y viva España"
      La gente canta con ardor
      "Que viva España"
      La vida tiene otro sabor
      Y España es la mejor


      Besitos.

      Eliminar
    2. Pedro, só agora me apercebi que não lhe ofereci uma canção, mas ainda estou em tempo...Como foi o primeiro, nem me lembrei.

      https://www.youtube.com/watch?v=ajjdY070VU4

      Vê como tenho boa memória? Esta é a canção da Tina e do Pedro!! 😊

      Eliminar
  2. Gostei de ouvir!!
    Adoro a língua espanhola. Muito romântica. : )
    Numa das vezes que fui a Espanha foi com o meu avô. Em Sevilha havia um festival de rua. Com bailarico. Um rapaz giríssimo pediu-me para dançar. Olhei para o meu avô, como que a pedir licença, e ele não me acenou a cabeça a indicar que não devia. Aceitei. E o rapaz diz-me “Eres maravillosa”. Quem pode esquecer o primeiro elogio em língua “estrangeira”? : ))
    Também não me esqueço que o meu avô não me perdeu de vista. : )))

    Bonito cabeçalho!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem poderia esquecer um momento inolvidável como esse que viveste, na idade das ilusões? 😊
      Achei lindo, Catarina!!
      Para ti, Mujer Maravillosa! 🌼

      https://www.tiktok.com/@milugarfeliz__/video/7343568324082683141

      Besitos

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Pués a mi si, me gusta y mucho!
      Qué te gusta, entonces? 😥
      Solamente el fútbol?

      https://www.youtube.com/watch?v=9kCp6rFMAlU

      😊

      Eliminar
    2. Como não escolhi acertadamente a canção para si, resolvi oferecer-lhe outra mais adequada.

      Esta actriz/cantora, a Marlene Dietrich, foi a mulher de semblante mais frio e temperamento mais gélido que a Sétima Arte conheceu.
      Esquisita, não gostava de nada, mas soube fazer um seguro aos caniços de um milhão de dólares...como se as pernitas dela valessem isso!

      Aqui tem especialmente para si e com um pedido meu de desculpas.

      https://www.youtube.com/watch?v=RDQnfF6-j48

      👍

      Eliminar
    3. Destes dois videos gostei muito mais. Vamos em frente que atrás vem gente!!!

      Eliminar
  4. Não conhecia e apetecia-me dançar:))) mas o par foi à vida:)).
    Beijos e um bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dança sozinha, Fatyly!
      Para dançar até uma vassoura serve de par. 😅

      https://www.youtube.com/watch?v=fApr9IW715c

      Beijos dançantes.

      Eliminar
  5. Bom dia
    Não sendo muito apreciador da música espanhola , faço aqui uma exceção a este tipo de musica que me faz lembrar Patxi Andión .

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também já por aqui passou e se não me engano, até foi Patxi Andión o primeiro a estrear esta rubrica.

      Como hoje, decidi oferecer uma musiquinha a todos os meus seguidores e o JR não aprecia muito a música espanhola sai um tema em francês que deve conhecer.
      Só tem de copiar, colar lá encima e dar enter.

      https://www.youtube.com/watch?v=NZTEHB7hwKM
      😊

      Eliminar
    2. Devido a um lapso lamentável, pelo qual peço imensa desculpa, troquei os links dos vídeos.
      A canção que lhe queria oferecer é esta:

      https://www.youtube.com/watch?v=fVfnEyLOkrM

      Desculpe, JR!

      Eliminar
  6. Encaixa bem na série 'música para entreter'.
    Desconhecia por completo Tânger Corrêa.
    Beijinhos, Janita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para confundires o presumível representante do CHEGA, lá em Bruxelas, com o cantante espanhol, para ti, António, esta "musiquinha para entreter", cai como sopa no mel:

      https://www.youtube.com/watch?v=s77l25CIJkY

      😛

      Eliminar
    2. 'Este país é um colosso, está tudo grosso'
      Ivone Silva e Camilo de Oliveira no Sabadabadu.

      Obrigado, Janita.

      Eliminar
    3. Estiveste bem, António e subiste uma boa centena de patamares no meu conceito de homem com fair play...👍 😅

      Eliminar
  7. Bem bonita.
    Romântica com alguma ousadia e também sentido de humor com a referência ao banco!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como és sempre muito querida, sensível e atenciosa, para ti querida Leo, vai um miminho especial, pois até reparaste na alusão ao Banco Hispano Americano...😊

      Como adoras a Língua e as canções francesas, deves lembrar-te deste casal. Eu gostava mais da Françoise Hardy e o nosso amigo CBO também, mas essa vou guardá-la para outras "núpcias".

      https://www.youtube.com/watch?v=OHZ7v-pAqmg

      Abraço. 🌺

      Eliminar
  8. Confesso que gostei. Até compreendi a letra.
    Apesar da minha aversão pela Espanha, língua e povo.
    A minha bisavó era espanhola. A mãe da minha querida avó materna.
    Abraço musical e viva PORTUGAL 🇵🇹

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És tu e eu com as embirrações, Teresa Hoffbauer!!!
      Se gostavas da tua mãe, da mãe dela e da sua avó, ou seja tua bisavó, não sei porque tanta aversão a essa tua costela espanhola. 😲
      Para ti tinha de ser uma música mais erudita, mas não fui para Óperas nem Cantatas nem nada que pedisse traje de gala...😇

      https://www.youtube.com/watch?v=bjVX5gCSaus

      Abrazo y Hoy Acá, Viva La España!! 🌷

      Eliminar
  9. Belíssima.
    Já a publiquei em tempos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também a considero um bela canção.
      Obrigada, José!
      Andou por fora em viagem?

      Como é óbvio também tem direito à sua canção.
      Espero que seja de seu agrado:

      https://www.youtube.com/watch?v=7XMEI3gXmCg
      .

      Eliminar
  10. Adoramos Sabina.
    Coincidência: fomos a Badajoz e compramos um álbum que vamos a ouvir no carro :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E ainda a MRP, disse que "não há coincidências", só se for para a Dona, por aqui tem sido só coincidências.
      Pois então, Ana, se adoram Sabina, Sabina vão ter...😊

      https://www.youtube.com/watch?v=fzXRBpkAeco
      Com espectáculo ao vivo e tudo.

      Um beijinho, também.

      Eliminar
  11. Apeteceu-me valsar ao som desta música.
    Boa escolha.
    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Manu!
      Apeteceu-te valsar mas vais rodopiar ao som do Tango.
      E olha que não te podia arranjar par mais jeitoso...😊
      Lembras-te do filme "Perfume de Mulher"?

      https://www.youtube.com/watch?v=F2zTd_YwTvo

      Beijinhos, Manu!

      Eliminar
    2. Obrigada.
      Costumo encontrá-lo aqui:
      https://www.letras.mus.br/joaquin-sabina/

      Eliminar
  12. Volto.
    Não, não andei em viagem. Um pouco alheado, sim.
    Gentileza a sua pela música oferecida, pois que, além do actor/cantor que aprecio, sabe bem do meu agrado pela "magricela".
    Gracia tanta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois sei...há amores platónicos que não se esquecem. 😃

      Eliminar