quarta-feira, 2 de setembro de 2020

ANTIGO, MAS VIRGEM.

Foi assim que te vi, virgem e puro
e logo por ti me enamorei
ó doce e querido
companheiro.






"Talvez em eu morrendo a teus ouvidos
chegue a notícia, que hoje os factos voam,
e oiças então os íntimos gemidos
que exalo e não te soam."

🍀

Isto me dizias quando por entre ti olhei
ainda antes mesmo de te desfolhar
tão amarelecido, cansado, gasto
ó querido companheiro
agora que já és meu de copo inteiro
enquanto não te tiver 
possuído
até ao fim, 
não conseguirei 
serenar.






Tive-o há já tanto tempo que nem sei fazer as contas há quantos anos foi,

emprestei-o não sei a quem, perdi-lhe o rasto

mas reencontrei-o numa banca de rua 

de livros usados.

Com todas as folhas ainda por abrir.


Segundo rezam os escritos da primeira página, as 

"POESIAS  LÍRICAS  COMPLETAS

foram coordenadas sob as vistas do autor

por

TEÓFILO  BRAGA."


Que preciosidade me veio  ter às mãos sem eu contar!

Sinto que fui abençoada, por um feliz acaso.



**************************************



19 comentários:

  1. Os livros como companheiros de vida. Prenúncios de tantos sonhos, tanta coisa linda.
    Bonita dedicatória

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ao longo da minha vida têm sido eles os meus mais leais e fiéis companheiros. Se bem que a era digital me tenha desviado um bocadinho deles.

      Obrigada e um abraço.

      Eliminar
  2. O que tem que ser para nós, a nós vão parar.
    Ainda bem que vais poder reler e vê-lo na tua prateleira.
    São flores poéticas que dão outro cor à vida.

    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No livro não está explícita a data de edição mas suponho que seja bastante antiga. O que mais me intrigou e me fez comprar o livro foi o facto de não ter sido lido. Fui eu que separei todas as folhas, bastante amarelecidas.
      Acho tão estranho isso.
      Pela minha parte, irei lendo/relendo aos poucos. Depois colocá-lo-ei numa prateleira, junto aos outros. Um dia, o que deles farão os meus descendentes, não sei. Mas sei que não irão parar a outras mão com as folhas por abrir. Este livro, Manu, poderia ter-se finado sem que alguém o tivesse lido.
      Triste destino teria, pois os livros foram concebidos para ser lidos.
      Logo João de Deus, o autor da 'Cartilha Maternal'. Até seria um sacrilégio...

      Beijinhos, Manu.

      (hoje estou com o gás todo )

      Eliminar
  3. As minhas preciosidades estão a ser recuperadas para serem expostas numa biblioteca aqui em Macau, a biblioteca do Instituto Internacional de Macau.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olhe que notícia boa, Pedro!
      Quando isso acontecer, fale-nos sobre o acontecimento, por favor.

      Beijinhos.

      Eliminar
  4. Também "perdi" uma edição preciosa de "Viagens na Minha Terra", muito gostaria de ter a tua sorte!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu preciso de voltar àquela localidade para tratar de um assunto que ficou pendente, se tiver a sorte do senhor ainda lá ter a sua banquinha, darei uma vista geral em tudo, se as Viagens...lá estiverem, podes contar que o Almeida Garrett voltará a ser teu. :)

      Beijinhos.

      Eliminar
  5. Ler faz bem à alma e acarinha o ego
    .
    Saudações poéticas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que ler faz bem à alma isso é um facto, Ricardo.
      Quanto ao ego, quem mais me o acarinha são os camaradas e amigos blogueiros que por aqui vão passando... :)

      Saudações, com e sem poesia.

      Eliminar
  6. O meu livro é muito antigo (penso que era da minha avó materna) e não é virgem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois...se ele era da senhora tua avó certamente que foi lido.
      Só fiquei a saber que este - agora meu - é virgem porque fui eu quem primeiro o 'desvirginei', lendo-o. Actualmente todos os livros trazem as folhas separadas, as tipografias modernas usam métodos que antigamente não existiam, Teresa.

      A minha Avó materna, mãe de sete filhos, faleceu quando a filha mais nova tinha somente 13 anos de idade. A minha Mãe. Logo, não a conheci. :(

      Abraço

      Eliminar
  7. Bom dia, amiga ainda não somos, apenas deixo o link da festa da Elvira e Céu no meu blog.
    Bjs

    https://celebrandosuavida.blogspot.com/2020/09/festa-das-amigas-portuguesas-elvira-e.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde, Diná Fernandes.

      Agradeço o convite mas já fui uma das primeiras convidadas da Elvira a provar o bolo e a champanhe.
      Quanto à Céu, não faço a mínima ideia de que seja nem fiquei a saber, pois a Diná não colocou lá os links que nos conduziriam ao local do evento. A primeira creio que se trata da Elvira Carvalho.
      Obrigada na mesma. :)

      Eliminar
  8. Oi bom dia. Tudo bem? Quero apresentar o meu Blogger. Novos amigos são bem vindos, não importa a distância. Sou o seguidor 288.

    https://viagenspelobrasilerio.blogspot.com/?m=1

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Luiz Gomes!
      Que memória fraquinha a sua, hein?

      Já visitei o seu blogue e até fiz referência às belíssimas fotos que lá publica, num ou dois comentários. Não está lembrado? Se acaso o não segui irei resolver isso de imediato.
      Obrigada! :)

      Eliminar
    2. Voltei para lhe dizer que sou a sua seguidora nº 792!! ;)

      Eliminar
  9. Ainda bem que o recuperou! :))
    ~~
    Se, o meu coração falasse em voz alta
    ~~
    Beijos, e uma excelente tarde :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não recuperei o «meu livro», Cidália. :)
      Esse - e outros - ficaram na posse de quem os emprestei e não me lembro a quem. Adquiri outro com o mesmo conteúdo, o que não sendo bem a mesma coisa, não deixa de ser o mesmo.

      Abraço e obrigada. :)

      Eliminar