quinta-feira, 3 de setembro de 2020

DO MEU ENTARDECER.

 -----------------------------------------------------------





Não sei, nunca o soube 
e acredito que já seja tarde
para tentar saber.

Sempre que entardece
sinto que também 
em mim a noite vai descendo
e me sufoca.
Por isso, prefiro ficar
dentro de casa
acendo todos os candeeiros
para não me aperceber 
se já entardeceu.

A noite vai descendo e eu
fico esperando
que um dia
o entardecer não me 
entristeça...


_______________________________________________

________________________________


24 comentários:

  1. Boa noite de muita paz, querida amiga janita!
    Compreendo bem seu sentimento. A noite nos faz ficar assim em algumas delas.
    Eu também prefiro o dia, mas de um tempo para cá, aprecio uma noite feliz onde durmo embalada pelo Amor.
    Bonito demais o poema e a imagem ilustrativa é um primor.
    Tenha dias abençoados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Roselia.

      Tudo o que escrevi é a mais pura verdade.
      Quem dera fosse ficção.

      Um beijinho e uma boa noite.

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  2. Deste gostei. E da imagem também. Obrigado.
    Boa Noite.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei que 'este' lhe tenha agradado, mas compreendo quando isso não acontece, como muito bem deve saber.

      A imagem é uma foto da Capela de Nossa Senhora da Guadalupe.
      Padroeira da minha terra.
      Eu é que lhe agradeço por ter vindo.

      Obrigada e uma Boa Noite também para si.

      Eliminar
  3. O complemento entre a foto e o texto resulta muito bem.
    Um poema com muita presença de espírito.
    Gostei.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, isso é música para os meus ouvidos.
      E mais, cheguei à conclusão que, quando resolvo à última hora o que vou escrever e sigo o meu sentir sem me preocupar com o gosto alheio, é quando acerto. :-)

      Boa noite.

      Eliminar
  4. Nada de tristezas, faxavor!!!
    Beijinhos, bfds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não ando triste, Pedro.

      Esta melancolia que me vem em cada entardecer é algo que nem sei explicar. Sou assim desde miúda.

      Beijinhos.

      Eliminar
  5. Palavras poéticas criam um poema lindo
    bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, alfacinha.
      Estimo em vê-lo por cá.

      Obrigada.

      Eliminar
  6. Um poema lindo que demonstra o teu desagrado pelo entardecer.
    Já eu gosto muito dos entardeceres, da luz do sol que vai desaparecendo, das luzes lá fora que se vão acendendo e cá dento, quando me aninho no meu sofá ouvindo uma boa música ou leio um livro.
    Mas todos somos diferentes, só não me agrada a tua tristeza..

    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é desagrado, Manu. Adoro assistir ao pôr-do-sol.
      De preferência perto do mar, sentada numa esplanada na praia e acompanhada por amigos e/ou familiares, boa conversa uma bebida fresquinha, enfim... é como dizes; não somos todos iguais.

      Beijinhos.

      Eliminar
  7. Quanta nostalgia, Janita... Percebo a analogia desse entardecer, mas quero antes um entardecer colorido, como os que refere a Manu.
    Anima-te, vá. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na vida temos dias para tudo, Luísa.

      Já me animaste! :)

      Beijinhos

      Eliminar
  8. Melancólico, triste mesmo mas belo.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que sou melhor a expressar melancolias do que alegrias, Rosa dos Ventos. :-)

      Beijinho e bom fim de semana.

      Eliminar
  9. Quanta nostalgia se adivinha no teu poema e quanta tristeza cada entardecer te invade.
    Nisso somos diferentes. Eu gosto dos finais de tarde e gosto da noite.
    Gosto da noite, como te explico aqui:
    https://blogs.sapo.pt/editor/preview#

    Beijinhos e sorrisos :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se te disser, Kok, que comecei a sentir esta melancolia, pela primeira vez em garota, quando nas férias grandes fui passar uns dias ao Monte da minha Tia Ana e se durante o dia por lá me divertia com mil coisas, quando chegava o fim do dia e começava a anoitecer, entrava em mim uma saudade da minha rua, das minhas amigas e das nossas correrias que só me apetecia chorar. Reprimia essa vontade porque se os meus tios perguntassem eu não queria que pensassem que não gostava de lá estar. No dia seguinte, ao amanhecer, já estava novamente bem.
      Acho que isso se me agarrou à alma.
      De qualquer maneira gosto muito mais dos amanheceres.

      Depois vejo isso.

      Beijinhos, amigo Zé! :-)

      Eliminar
    2. Já apagaste ou ocultaste a página com queres tu que eu veja, ó Kok?
      Já me pareces aqueles bloguers a quem dedicamos determinada publicação e, quando nos lembramos de a ir repescar, indicamos o link e ficamos de cara à banda pois o autor já a armazenou nas catacumbas dos seus arquivos... 😜

      Eliminar
  10. Ainda sobre a (p)arte, eheheeehhh, da fotografia.
    A Manu sabe mais disto do que eu mas ainda assim...
    Uma boa foto requer uma boa máquina? Sim, sempre dá outras possibilidades ao fotógrafo. Mas agora os telemóveis têm capacidades várias que podem ser aproveitadas e fazerem "uns bonecos" com alguma qualidade.
    E se o fotógrafo tem sensibilidade para a coisa, a coisa faz-se independentemente do tipo de máq. que se use.
    Eu comprei uma baratinha e gostei tanto que já comprei uma carinha.
    Continua amiga e "sem medos". Beijinhos focados em sorrisos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já decidi que não compraria e não comprarei máquina nenhuma.
      Vou dando uso ao telemóvel que até nem é dos piores, ainda que seja mais stupid do que smartphone.

      Seguirei o teu conselho de Amigo!! :-)

      Beijos e abraços.

      Eliminar
  11. Boa noite. Tenho o PC avariado. José 500

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, amigo José, tenho sentido tanto a sua falta cá pelo blogobairro que até já tinha decidido enviar uma mensagem a saber de si. Por outro lado estava a custar-me meter a minha foice em seara alheia.
      Pronto, está explicada a ausência. Pior seria se fosse por motivos mais graves.

      Esperemos que resolva o problema em breve.
      Um abraço e o meu obrigada pela sua atenção.

      Eliminar