terça-feira, 8 de setembro de 2020

CELEBRAR A VIDA.

 ------------------------------------------------------


Rio Vouga - Aveiro


Na água do rio que procura o mar;

No mar sem fim; na luz que nos encanta;

Na montanha que aos ares se levanta;

No céu sem raias que deslumbra o olhar;


No astro maior, na mais humilde planta;

Na voz do vento, no clarão solar;

No insecto vil, no tronco secular,

— A vida universal palpita e canta!


Vive até, no seu sono, a pedra bruta . . .

Tudo vive! E, alta noite, na mudez

De tudo, — essa harmonia que se escuta


Correndo os ares, na amplidão perdida,

Essa música doce, é a voz, talvez,

Da alma de tudo, celebrando a Vida!


*   *   *


O Soneto é de Olavo Bilac 

16-12-1865  - 28-12-1918

Rio de Janeiro - Brasil


A fotografia é minha


=========================

--------------------------------------

-------------------


28 comentários:

  1. Respostas
    1. Este passeio nem foi bem pela cidade de Aveiro, veja só.
      Até deveria era ter mencionado Ílhavo e não Aveiro, pois a foto é da foz do Vouga que desagua na grande Ria de Aveiro. :)

      Eliminar
  2. Onde vais tu minha mana, toda formosa pela verdura e vais segura....
    Kisssssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida, isso, de formosa e segura, é para ti.
      Eu, pobre de mim, cada vez estou mais na mesma, tendendo a piorar em formosura e segurança... :)

      Big Hug!!

      Eliminar
  3. Olá, querida amiga Janita!
    Está viajando para comemorar seu aniversário?
    O lugar azul é lindo, pela visto.
    Se for, um abençoado dom da vida.
    Bjm carinhoso e fraterno

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, minha querida, eu já deixei de festejar o meu aniversário.
      Tal como o nosso João de Deus, acho uma tolice "fazer anos"...

      (...)
      Ainda se os desfizesse...
      Mas fazê-los não parece
      Coisa de quem tem miolo!

      Não sei quem foi que me disse
      Que fez a mesma tolice
      Aqui o ano passado...
      Agora o que vem, aposto,
      Como lhe tomou o gosto,
      Que faz o mesmo? Coitado!

      Não faça tal: porque os anos
      Que nos trazem? Desenganos
      Que fazem a gente velho
      Faça outra coisa: que em suma
      Não fazer coisa nenhuma,
      Também lhe não aconselho.

      Mas anos, não caia nessa!
      Olhe que a gente começa
      Às vezes por brincadeira,
      Mas depois que se habitua,
      Já não tem vontade sua,
      E fá-los queira ou não queira!


      Como ainda vou tendo algum miolo, prefiro desfazê-los...fazendo outras coisas. :)

      Um abraço.


      Eliminar
  4. Um poema bem escolhido de um grande poeta.
    Boa Noite.

    ResponderEliminar
  5. Um autor que viveu, como busto, ao lado do meu crescimento como pessoa. Todos os dias olhava para ele
    😊
    Mas tenho pena de conhecer pouco. Gostei do que li agora

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então, Sr. que «Por Ventura Escreve», deduzo que cresceu (como pessoa) na bonita cidade de Setúbal. :-) verdade?

      Já publiquei várias vezes poemas deste Grande Poeta. Como o confundiam com o outro Olavo Bilac - por sinal, Santo & Pecador - comecei a deixar claro quem era, em que época viveu e onde nasceu.

      Um abraço e obrigada por ter vindo.

      Eliminar
  6. Há quantos anos ando a prometer uma visita a Aveiro!!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um dia cumprirá a promessa, Pedro. Quiçá, ainda mais cedo do que espera. De Gaia a Aveiro, vai um saltinho de Pardal. :)
      Beijinhos.

      Eliminar
  7. Bom dia
    Aveiro Conheço muito bem , Já o soneto desconheço completamente , mas tem muita profundidade assim como as aguas do rio .

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, bem, não posso eu dizer, mas já a visitei muitas vezes.
      Umas vezes, ainda antes da força do turismo ter transformado os canais que atravessam a cidade, em belos passeios e lhe trouxeram a fama de Veneza portuguesa - alcunha que não gosto nada - até à mais recente, creio que há uns três anos.
      Vê? Aqui, sempre se aprende alguma coisa nova.

      Boa continuação!

      Eliminar
  8. CELEBRAR A VIDA e visitar Aveiro é uma ótima alternativa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há sempre algo que espera por nós e merece celebração, Teresa!

      Assim nós queiramos.
      Abraço.

      Eliminar
  9. Gosto muito de Aveiro.
    Diverte-te e aprecia a beleza dessa cidade de encantos mil.

    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seguirei o teu conselho amigo, Manu!
      Seja em Aveiro ou por aí, em qualquer lugar não faltam encantos mil.

      Beijinhos, querida Manu.

      Eliminar
  10. O Poema é lindíssimo e também o é o Rio Vouga que, como todos sabemos corre para o mar, afinal o mar é o destino de (quase) todos os rios.
    Beijinhos numa maré de sorrisos!

    §-agradeço a tua ajuda lá nos barítonos, contraltos e outros mais. mas parece-me que falhaste o vídeo no final do post. ô_ô

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha...este parece que não corre para o mar, Kok!!
      Com a mania de ser diferente vai-me escolher a Ria para terminar a longa viagem e, não contente, espalhar-se em canais pela cidade .

      §- Bem me pareceu que havia algo errado. Pois se falavas num vídeo e eu não via vídeo nenhum...Vou lá voltar, mas só ao fim do dia.

      Beijinhos sem mar à vista. :-P

      Eliminar
  11. Celebrar a vida é preciso sempre! Linda poesia, escolha e foto tua! beijos, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, querida Chica, sem dúvida.

      Um beijinho e obrigada.

      Eliminar
  12. Conheço vagamente o poeta, mas como não é difícil de calcular, não conhecia o poema.
    Ai é o rio Vouga, ali para as bandas de Aveiro? Bem bonita a foto, sim senhora.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)) Não conhecia e ficou a conhecer, ora pois...

      É esse todo, haverá outro?

      Fico feliz por me reconhecer jeito pra retratar (sem pincel nem lápis) e tudinho em tons de azul.
      Dois beijinhos.

      Eliminar
  13. A imagem é-me "conhecida" Lol Amei o soneto. Obrigada pela partilha!
    -
    Sonhava ser ...
    -
    Beijos, e um excelente dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É parecida mas não é igual. Nem pó!!
      Esta, nunca a publiquei.

      Beijocas!

      Eliminar
  14. Vim avisar que acaba de entrar céu teu lá! Podes ver aqu8i:

    http://ceuepalavras.blogspot.com/2020/10/blog-post_25.html

    Obrigadão! bjs, chica

    ResponderEliminar