domingo, 6 de setembro de 2020

CASTIGO SEM CRIME.

 ======================================




Nada é mais comum 
a todos os seres vivos
do que a certeza
do fim da vida.

Um dia, quando eu 
partir
deixarei de ver a vida
através dos teus olhos,
as tuas palavras 
deixarão de ser o 
amparo que hoje
mantém
minh'alma viva
e me sustenta.

Ah...nesse dia,
ou noite, quem sabe?-
para meu infortúnio,
continuarei a
eterna 
prisioneira
deste meu silencioso
cativeiro...


=========================================

=======================


26 comentários:

  1. Nada de tentativa..Fizeste uma linda, profunda poesia! Adorei a foto no cabeçalho! bjs, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pela parte que me toca nunca dou nada por certo e sabido, querida Chica. Para mim nunca passarão de tentativas.

      A foto de cabeçalho é a cameleira do meu quintal onde, em Maio de 2018, fui descobrir um ninho de melros. Vês lá os três bicos amarelos abertos à espera de comida? 😊

      Beijinhos.

      Eliminar
  2. Bom dia!! ou boa tarde!!!... sem cativeiro!
    : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por aqui é Boa Tarde, Catarina!
      Todos temos o nosso cativeiro, quer queiramos, quer não.
      Nem que seja aquele que nos prende a certos princípios... 😊

      Beijos!

      Eliminar
  3. Voa, Janita, recusa esse cativeiro. Procura novo alimento para a alma, novas palavras, novas paragens. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tento, Luísa, eu tento.
      Mas até onde, até quando, pode voar um pássaro ferido?
      :)

      Eliminar
  4. A mim me parece um bom poema embora me entristeçam os poemas que falam da morte.
    O meu pc é recente sim, ainda está dentro da garantia, e por isso vai para a worten amanhã. Não sei o que tem, penso que é qualquer coisa na fonte de alimentação. Ligo-o e trabalha normalmente uns 5, 5 minutos e desliga-se sem que me apareça nenhuma mensagem de erro. Quando volto a ligá-lo, liga sem que apareça aquele ecran azul com mensagem de anomalia. Mas pouco depois desliga de novo. Desde que as escolas fecharam, eu só trabalho com ele à noite e aso fins de semana. Durante o dia é a Mariana quem lhe mexe. Primeiro eram as aulas, agora são vídeos e jogos.
    Abraço, saúde e bom domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porquê Elvira, se com a partida já todos convivemos de perto?
      Repare que a palavra "morte" nem sequer foi usada. :)

      Afinal, sempre estava certa quanto à 'juventude' do seu PC.
      Nisso, de deixar netos 'brincarem' no meu PC, não sou tão permissiva quanto a Elvira o é. Se têm telemóveis que os usem para esse fim.
      Para trabalhos escolares, aí é diferente.

      Um abraço e boa semana.

      Eliminar
  5. É bonito, mas triste !
    Abraço Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É triste sim, Ricardo.
      Mas também é tudo ficção. :)
      Aproveitei esta foto da janela do piso inferior de minha casa e saiu isto.

      Um abraço, Ricardo e uma boa semana com saúde.

      Eliminar
  6. Respostas
    1. A Mena Almeida, - (que será feito dela?) - sempre que eu escrevia algo neste género dizia invariavelmente: NÃO GOSTEI. E a seguir soltava uma gargalhada...:))

      Agora lembrei-me dela, desculpe, Cidália.

      Beijos, boa semana e obrigada por ter vindo.

      Eliminar
  7. Eu prefiro crimes sem castigos!!

    ADOREI a janela.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas isso é o que acontece mais vezes, Teresa.
      Em Portugal então há crimes de corrupção e tráfico de influências que nunca são punidos.
      E o 'outro', coitado, que descobriu os crimes da cambada toda é que é considerado criminoso...

      O gradeamento é que é bonito. :-)

      Beijocas e boa semana.

      Eliminar
    2. Durante a minha viagem de autocarro esta manhã, vi um O gradeamento como o da janela da fotografia. Tenho que voltar lá ao sítio e tirar fotografia.

      Ótima semana, querida JANITA!!

      Eliminar
    3. Fotografa e depois mostra-nos lá no "ematejoca azul", Teresa.
      Só para comparar e ver se a minha janela tem um gradeamento mais bonito do que a dessa janela alemã.

      Excelente semana também para ti Amiga de longe!

      Eliminar
  8. Triste mas necessário, escrever sobre a morte.
    Retira lhe o fatalismo e torna a comoreensivel
    Gostei

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito bom sentirmos que quem nos lê entende o nosso ponto de vista de forma aprofundada. Lendo, apenas, o que está visível à superfície, não se faz a leitura correcta.

      Muito obrigada por ter vindo. :-)

      Eliminar
  9. Vamos levar esse astral, comadre!!!
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tá alevantado, compadre!!

      Beijinhos, boa semana. :-)

      Eliminar
  10. Bom dia
    Um pouco profundo para reentrê !!

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rentrée para si, JR.

      Eu nunca daqui saí.

      Se quer alegria vá ao piso de baixo, s'il vous plait.

      Boa semana.


      Eliminar
  11. A janela gradeada deu um belo poema!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Preciso descobrir motivos que me inspirem, Leo.

      Veremos p que descobrirei a seguir.

      Um abraço

      Eliminar
  12. Morte e vida, duas coisas que nos estão destinadas, mas vamos lá aceitar isto com um bonito sorriso😀
    Beijinhos Janita
    😘😘😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A esta altura da minha vida o que mais me assusta e preocupa não é a morte, Manu,
      É a monotonia dos dias que me consomem lentamente e o pânico da possibilidade de deixar de ser autónoma.

      Um beijinho, Manu.

      Eliminar